Voo Virtual
Ol�, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda n�o seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conte�dos do site.
Por favor leia as regras do f�rum aqui antes de postar, para evitar advert�ncias e suspens�o.

Sobre cartas SID (saida) e STAR (chegada)552

Sobre cartas SID (saida) e STAR (chegada)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sobre cartas SID (saida) e STAR (chegada)

Mensagem por Jordan Marcos Rocha em Qui 30 Ago 2012, 13:58

Pessoal, sou novo nesse forum, quem me chamou pra fazer parte dele foi meu amigo Nicholas Teixeira Soares, n�o sei muito bem pra que serve um forum, espero que seja para tirar duvidas e mostrar novidades, minha duvida j� tem bastante tempo que esta comigo, desde quando eu fazia plano de voo no fsx, hoje eu tenho flightsim commander e tento fazer alguns planos de voo e alguns n�o d�o certo, o motivo e sempre o mesmo: cartas SID e STAR: em alguns planos de voo as SID n�o se encaixam na aerovia que vou usar pra fazer a rota, elas geralmente me deixam num fixo qualquer, de outra aerovia e em alguns planos de voo tambem ocorre de nenhuma STAR se encaixar na aerovia que estou usando, porque isso ocorre? o que devo fazer para que n�o ocorra mais? lembrando que meu flightsim commander � atualizado e que em alguns aeroportos nem cartas STAR tem...
Aproveitando essa pergunta, queria perguntar tambem se as aeronaves wilco e pmdg necessitam de SP 2, pois todas que eu baixam est�o bugadas, se alguem tiver um bom site para baixar essas aeronaves podem me passar!

Jordan Marcos Rocha
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em: 30/08/2012
Reputa��o: 0
Nacionalidade: Brasil

Re: Sobre cartas SID (saida) e STAR (chegada)

Mensagem por virtualroutes em Qui 30 Ago 2012, 14:16

Jordan, bem vindo!
Tente ser mais especifico com rela��o as sid/star de um exemplo da rota que voce esta tentando fazer.
SP2 vc se refere ao do FSX? sim o pmdg precisa do sp2.

virtualroutes
Capit�o
Capitão

Masculino
Inscrito em: 15/04/2012
Reputa��o: 23
Simulador preferido: P3DV2

http://www.virtualroutes.org

Mensagem por Paulo Stavis em Qui 30 Ago 2012, 14:25

Um f�rum serve para isso: Tirar d�vidas, compartilhar experi�ncias, trocar id�ias. Pense que � uma roda de amigos que conversa sobre um assunto, que no nosso caso � avia��o.

Com rela��o a sua d�vida, primeiramente temos que ver se a rota est� correta. No geral as SIDS s�o criadas em cima das rotas para que sempre haja uma SID correta para cada aerovia.
O que pode ocorrer � voc� estar planejando o voo por uma aerovia incorreta ou que � de m�o �nica, mas s� de vinda at� o aeroporto. Conforme o Alexandre falou diga quais as rotas que n�o est� dando certo.

Por fim com rela��o as STARs, nem todo aeroporto possui porque n�o s�o essenciais ao voo. Elas existem nos aeroportos onde se h� necessidade de orientar o fluxo de chegada, canalizando o fluxo das aerovias at� um ponto X no qual � feita a aproxima��o para o pouso. Onde n�o h� essa carta normalmente h� vetora��o radar ou � autorizado a voar at� o aux�lio b�sico do procedimento e efetuar o pouso.

Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em: 07/04/2011
Reputa��o: 502
Simulador preferido: FSX

Mensagem por chico.nascimento em Qui 30 Ago 2012, 15:24

Jordan Marcos Rocha escreveu:Pessoal, sou novo nesse forum, quem me chamou pra fazer parte dele foi meu amigo Nicholas Teixeira Soares, n�o sei muito bem pra que serve um forum, espero que seja para tirar duvidas e mostrar novidades, minha duvida j� tem bastante tempo que esta comigo, desde quando eu fazia plano de voo no fsx, hoje eu tenho flightsim commander e tento fazer alguns planos de voo e alguns n�o d�o certo, o motivo e sempre o mesmo: cartas SID e STAR: em alguns planos de voo as SID n�o se encaixam na aerovia que vou usar pra fazer a rota, elas geralmente me deixam num fixo qualquer, de outra aerovia e em alguns planos de voo tambem ocorre de nenhuma STAR se encaixar na aerovia que estou usando, porque isso ocorre? o que devo fazer para que n�o ocorra mais? lembrando que meu flightsim commander � atualizado e que em alguns aeroportos nem cartas STAR tem...
Aproveitando essa pergunta, queria perguntar tambem se as aeronaves wilco e pmdg necessitam de SP 2, pois todas que eu baixam est�o bugadas, se alguem tiver um bom site para baixar essas aeronaves podem me passar!

Ol�, Jordan!

Vamos ver se eu consigo te ajudar.

Algumas aerovias s�o de m�o �nica. Portanto, nem sempre um fixo que est� pr�ximo ao aeroporto necessariamente � SID ou STAR. Vou te dar dois exemplos usando a cidade de S�o Paulo:

O VOR SCB (Sorocaba) � um fixo de SID, pois as aerovias UM415, UW49 e UW50 que partem deste fixo, s�o de m�o �nica, conforme a carta: http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/cartas/emenda/_fpc_h2_enrc_20120823.pdf

Portanto, voc� n�o achar� nenhuma STAR que comece em SCB.

Entretanto, o VOR STN (Santana) � um fixo de chegada, pois n�o h� nenhuma aerovia que saia por ele. Portanto, voc� n�o achar� nenhuma SID que passe por STN

Para ilustrar, eu coloco uma carta de SID que passe em Sorocaba http://servicos.decea.gov.br/arquivos/ais/cartas/emendas/20120823/sbsp_apit-avex-king_sid_20120503.pdf?CFID=13a35d68-5b42-4cc8-a364-6540f21c3459&CFTOKEN;=0

e uma de STAR passando por STN
http://servicos.decea.gov.br/arquivos/ais/cartas/emendas/20120823/sbsp_rnav--gnss--rwy-17-aaq-2-obdok-2-pira-3-star-_star_20120308.pdf?CFID=13a35d68-5b42-4cc8-a364-6540f21c3459&CFTOKEN;=0

Nem todos os aeroportos t�m SID e STAR, mas se ele opera por instrumentos, ele pode ter RNAV, NDB ou VOR. Neste caso, a carta n�o � de STAR e sim de IAC:
Como exemplo, a IAC do procedimento ECHO1 (NDB) para a pista 03 de Mar�lia. Note que n�o tem STAR e o procedimento se inicia no bloqueio do NDB. Ent�o, voc� voa com proa do NDB para assim come�ar o procedimento.

http://servicos.decea.gov.br/arquivos/ais/cartas/emendas/20120823/sbml_echo-1_iac_20011101.pdf?CFID=13a35d68-5b42-4cc8-a364-6540f21c3459&CFTOKEN;=0

As cartas voc� pode peg�-las gratuitamente em http://www.aisweb.aer.mil.br/?i=cartas Aqui tem todas as cartas do Brasil inteiro!

Quanto as aeronaves Wilco e PMDG, elas s�o pagas. Se voc� por acaso tentar baixar de sites que n�o s�o os pr�prios (www.feelthere.com para o Wilco e www.precisionmanuals.com para o PMDG), voc� pode estar sendo v�tima de pirataria, no qual corretamente o pessoal do VooVirtual n�o tolera. Entre nos sites e fa�a a sua aquisi��o dos avi�es em suas vers�es completas, que voc� n�o ir� se arrepender!

Espero ter ajudado!

Grande abra�o

Voados:

chico.nascimento
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em: 06/02/2012
Reputa��o: 17
Emprego/lazer: Contabilista/Spotting

Mensagem por Jordan Marcos Rocha em Qui 30 Ago 2012, 23:29

N�o d� certo em varias, EX: SBCG GRD UW62 BRU UZ42 PUBSU SBGR , eu pe�o para que o flightsim commander gere uma rota pra mim com aerovia alta (UW) ent�o seria muita sacanagem do flisim commander se me desse uma aerovia que tem sentido contrario,lembrando que o airac do meu flightsim commander � bem atualizado, se caso n�o ter jeito de pedir para que o propio flightsim commander gere uma aerovia, existe alguma regra pra escolher aerovia? posso sair de uma aerovia e entrar em outra sem ter um fixo entre as duas? tenho que colocar no meu plano de voo todos os fixos em cima da aerovia que vou usar? caso o aeroporto n�o tenha carta star, eu posso seguir qualquer carta de app (IAC) que ele tem? (obrigado pelas respostas mesmo, tenho quase certeza que este � o meu problema thanks )

Jordan Marcos Rocha
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em: 30/08/2012
Reputa��o: 0

Mensagem por Paulo Stavis em Sex 31 Ago 2012, 00:06

Jordan Marcos Rocha escreveu:N�o d� certo em varias, EX: SBCG GRD UW62 BRU UZ42 PUBSU SBGR , eu pe�o para que o flightsim commander gere uma rota pra mim com aerovia alta (UW) ent�o seria muita sacanagem do flisim commander se me desse uma aerovia que tem sentido contrario,lembrando que o airac do meu flightsim commander � bem atualizado, se caso n�o ter jeito de pedir para que o propio flightsim commander gere uma aerovia, existe alguma regra pra escolher aerovia? posso sair de uma aerovia e entrar em outra sem ter um fixo entre as duas? tenho que colocar no meu plano de voo todos os fixos em cima da aerovia que vou usar? caso o aeroporto n�o tenha carta star, eu posso seguir qualquer carta de app (IAC) que ele tem? (obrigado pelas respostas mesmo, tenho quase certeza que este � o meu problema thanks )

Voc� pode usar o CGNA, sess�o RPL para saber quais as rotas usadas pelas cias a�reas. N�o tem de todos os aeroportos para todos os aeroportos mas j� � um bom come�o.

No caso espec�fico dessa rota ela n�o bate com a do CGNA. N�o que ela esteja totalmente errada mas se voc� apresentasse um plano desses na sala AIS o operador iria solicitar que voc� mudasse pra rota do CGNA. Porque?
Por causa de um notam que indica uma rota prefer�ncia, que no caso de um voo SBCG-SBGR � UZ22 PIR, que � a mesma do CGNA.

O FSC pode n�o dar uma aerovia que voc� voe contra m�o mas ele n�o sabe desses detalhes e tamb�m n�o sabe que n�o h� chegada come�ando em PUBSA, que agora mudou de nome.

Voc� pode voar para um outro fixo de outra aerovia mas n�o h� necessidade pois quando o planejamento foi feito corretamente voc� vai voar na aerovia correta ou no m�ximo vai trocar somente nos pontos de conflu�ncia de aerovias.
N�o h� necessidade de colocar todos os fixos no PV. Se n�o me falha a mem�ria s� � necess�rio colocar os pontos onde h� mudan�a de FIR. A rota do CGNA apresenta exatamente isso, o fixo Rorax que � o limite entre a FIR Bras�lia e Curitiba.

Por fim, se n�o houver nenhum notam contra (cancelando o procedimento), a priori voc� pode voar qualquer um. Mas vai depender da pista em uso. A id�ia � procurar voar sempre o mais preciso deles.

Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em: 07/04/2011
Reputa��o: 502

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permiss�o deste f�rum:
Voc� n�o pode responder aos t�picos neste f�rum