Sobre cartas SID (saida) e STAR (chegada)
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Sobre cartas SID (saida) e STAR (chegada)
Pessoal, sou novo nesse forum, quem me chamou pra fazer parte dele foi meu amigo Nicholas Teixeira Soares, n�o sei muito bem pra que serve um forum, espero que seja para tirar duvidas e mostrar novidades, minha duvida j� tem bastante tempo que esta comigo, desde quando eu fazia plano de voo no fsx, hoje eu tenho flightsim commander e tento fazer alguns planos de voo e alguns n�o d�o certo, o motivo e sempre o mesmo: cartas SID e STAR: em alguns planos de voo as SID n�o se encaixam na aerovia que vou usar pra fazer a rota, elas geralmente me deixam num fixo qualquer, de outra aerovia e em alguns planos de voo tambem ocorre de nenhuma STAR se encaixar na aerovia que estou usando, porque isso ocorre? o que devo fazer para que n�o ocorra mais? lembrando que meu flightsim commander � atualizado e que em alguns aeroportos nem cartas STAR tem...
Aproveitando essa pergunta, queria perguntar tambem se as aeronaves wilco e pmdg necessitam de SP 2, pois todas que eu baixam est�o bugadas, se alguem tiver um bom site para baixar essas aeronaves podem me passar!
Aproveitando essa pergunta, queria perguntar tambem se as aeronaves wilco e pmdg necessitam de SP 2, pois todas que eu baixam est�o bugadas, se alguem tiver um bom site para baixar essas aeronaves podem me passar!
Jordan Marcos Rocha- Recruta
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Re: Sobre cartas SID (saida) e STAR (chegada)
Jordan, bem vindo!
Tente ser mais especifico com rela��o as sid/star de um exemplo da rota que voce esta tentando fazer.
SP2 vc se refere ao do FSX? sim o pmdg precisa do sp2.
Tente ser mais especifico com rela��o as sid/star de um exemplo da rota que voce esta tentando fazer.
SP2 vc se refere ao do FSX? sim o pmdg precisa do sp2.
Re: Sobre cartas SID (saida) e STAR (chegada)
Um f�rum serve para isso: Tirar d�vidas, compartilhar experi�ncias, trocar id�ias. Pense que � uma roda de amigos que conversa sobre um assunto, que no nosso caso � avia��o.
Com rela��o a sua d�vida, primeiramente temos que ver se a rota est� correta. No geral as SIDS s�o criadas em cima das rotas para que sempre haja uma SID correta para cada aerovia.
O que pode ocorrer � voc� estar planejando o voo por uma aerovia incorreta ou que � de m�o �nica, mas s� de vinda at� o aeroporto. Conforme o Alexandre falou diga quais as rotas que n�o est� dando certo.
Por fim com rela��o as STARs, nem todo aeroporto possui porque n�o s�o essenciais ao voo. Elas existem nos aeroportos onde se h� necessidade de orientar o fluxo de chegada, canalizando o fluxo das aerovias at� um ponto X no qual � feita a aproxima��o para o pouso. Onde n�o h� essa carta normalmente h� vetora��o radar ou � autorizado a voar at� o aux�lio b�sico do procedimento e efetuar o pouso.
Paulo Stavis- Brigadeiro
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Re: Sobre cartas SID (saida) e STAR (chegada)
Jordan Marcos Rocha escreveu:Pessoal, sou novo nesse forum, quem me chamou pra fazer parte dele foi meu amigo Nicholas Teixeira Soares, n�o sei muito bem pra que serve um forum, espero que seja para tirar duvidas e mostrar novidades, minha duvida j� tem bastante tempo que esta comigo, desde quando eu fazia plano de voo no fsx, hoje eu tenho flightsim commander e tento fazer alguns planos de voo e alguns n�o d�o certo, o motivo e sempre o mesmo: cartas SID e STAR: em alguns planos de voo as SID n�o se encaixam na aerovia que vou usar pra fazer a rota, elas geralmente me deixam num fixo qualquer, de outra aerovia e em alguns planos de voo tambem ocorre de nenhuma STAR se encaixar na aerovia que estou usando, porque isso ocorre? o que devo fazer para que n�o ocorra mais? lembrando que meu flightsim commander � atualizado e que em alguns aeroportos nem cartas STAR tem...
Aproveitando essa pergunta, queria perguntar tambem se as aeronaves wilco e pmdg necessitam de SP 2, pois todas que eu baixam est�o bugadas, se alguem tiver um bom site para baixar essas aeronaves podem me passar!
Ol�, Jordan!
Vamos ver se eu consigo te ajudar.
Algumas aerovias s�o de m�o �nica. Portanto, nem sempre um fixo que est� pr�ximo ao aeroporto necessariamente � SID ou STAR. Vou te dar dois exemplos usando a cidade de S�o Paulo:
O VOR SCB (Sorocaba) � um fixo de SID, pois as aerovias UM415, UW49 e UW50 que partem deste fixo, s�o de m�o �nica, conforme a carta: http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/cartas/emenda/_fpc_h2_enrc_20120823.pdf
Portanto, voc� n�o achar� nenhuma STAR que comece em SCB.
Entretanto, o VOR STN (Santana) � um fixo de chegada, pois n�o h� nenhuma aerovia que saia por ele. Portanto, voc� n�o achar� nenhuma SID que passe por STN
Para ilustrar, eu coloco uma carta de SID que passe em Sorocaba http://servicos.decea.gov.br/arquivos/ais/cartas/emendas/20120823/sbsp_apit-avex-king_sid_20120503.pdf?CFID=13a35d68-5b42-4cc8-a364-6540f21c3459&CFTOKEN;=0
e uma de STAR passando por STN
http://servicos.decea.gov.br/arquivos/ais/cartas/emendas/20120823/sbsp_rnav--gnss--rwy-17-aaq-2-obdok-2-pira-3-star-_star_20120308.pdf?CFID=13a35d68-5b42-4cc8-a364-6540f21c3459&CFTOKEN;=0
Nem todos os aeroportos t�m SID e STAR, mas se ele opera por instrumentos, ele pode ter RNAV, NDB ou VOR. Neste caso, a carta n�o � de STAR e sim de IAC:
Como exemplo, a IAC do procedimento ECHO1 (NDB) para a pista 03 de Mar�lia. Note que n�o tem STAR e o procedimento se inicia no bloqueio do NDB. Ent�o, voc� voa com proa do NDB para assim come�ar o procedimento.
http://servicos.decea.gov.br/arquivos/ais/cartas/emendas/20120823/sbml_echo-1_iac_20011101.pdf?CFID=13a35d68-5b42-4cc8-a364-6540f21c3459&CFTOKEN;=0
As cartas voc� pode peg�-las gratuitamente em http://www.aisweb.aer.mil.br/?i=cartas Aqui tem todas as cartas do Brasil inteiro!
Quanto as aeronaves Wilco e PMDG, elas s�o pagas. Se voc� por acaso tentar baixar de sites que n�o s�o os pr�prios (www.feelthere.com para o Wilco e www.precisionmanuals.com para o PMDG), voc� pode estar sendo v�tima de pirataria, no qual corretamente o pessoal do VooVirtual n�o tolera. Entre nos sites e fa�a a sua aquisi��o dos avi�es em suas vers�es completas, que voc� n�o ir� se arrepender!
Espero ter ajudado!
Grande abra�o
chico.nascimento- Primeiro-Tenente
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Re: Sobre cartas SID (saida) e STAR (chegada)
N�o d� certo em varias, EX: SBCG GRD UW62 BRU UZ42 PUBSU SBGR , eu pe�o para que o flightsim commander gere uma rota pra mim com aerovia alta (UW) ent�o seria muita sacanagem do flisim commander se me desse uma aerovia que tem sentido contrario,lembrando que o airac do meu flightsim commander � bem atualizado, se caso n�o ter jeito de pedir para que o propio flightsim commander gere uma aerovia, existe alguma regra pra escolher aerovia? posso sair de uma aerovia e entrar em outra sem ter um fixo entre as duas? tenho que colocar no meu plano de voo todos os fixos em cima da aerovia que vou usar? caso o aeroporto n�o tenha carta star, eu posso seguir qualquer carta de app (IAC) que ele tem? (obrigado pelas respostas mesmo, tenho quase certeza que este � o meu problema
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Jordan Marcos Rocha- Recruta
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Re: Sobre cartas SID (saida) e STAR (chegada)
Jordan Marcos Rocha escreveu:N�o d� certo em varias, EX: SBCG GRD UW62 BRU UZ42 PUBSU SBGR , eu pe�o para que o flightsim commander gere uma rota pra mim com aerovia alta (UW) ent�o seria muita sacanagem do flisim commander se me desse uma aerovia que tem sentido contrario,lembrando que o airac do meu flightsim commander � bem atualizado, se caso n�o ter jeito de pedir para que o propio flightsim commander gere uma aerovia, existe alguma regra pra escolher aerovia? posso sair de uma aerovia e entrar em outra sem ter um fixo entre as duas? tenho que colocar no meu plano de voo todos os fixos em cima da aerovia que vou usar? caso o aeroporto n�o tenha carta star, eu posso seguir qualquer carta de app (IAC) que ele tem? (obrigado pelas respostas mesmo, tenho quase certeza que este � o meu problema)
Voc� pode usar o CGNA, sess�o RPL para saber quais as rotas usadas pelas cias a�reas. N�o tem de todos os aeroportos para todos os aeroportos mas j� � um bom come�o.
No caso espec�fico dessa rota ela n�o bate com a do CGNA. N�o que ela esteja totalmente errada mas se voc� apresentasse um plano desses na sala AIS o operador iria solicitar que voc� mudasse pra rota do CGNA. Porque?
Por causa de um notam que indica uma rota prefer�ncia, que no caso de um voo SBCG-SBGR � UZ22 PIR, que � a mesma do CGNA.
O FSC pode n�o dar uma aerovia que voc� voe contra m�o mas ele n�o sabe desses detalhes e tamb�m n�o sabe que n�o h� chegada come�ando em PUBSA, que agora mudou de nome.
Voc� pode voar para um outro fixo de outra aerovia mas n�o h� necessidade pois quando o planejamento foi feito corretamente voc� vai voar na aerovia correta ou no m�ximo vai trocar somente nos pontos de conflu�ncia de aerovias.
N�o h� necessidade de colocar todos os fixos no PV. Se n�o me falha a mem�ria s� � necess�rio colocar os pontos onde h� mudan�a de FIR. A rota do CGNA apresenta exatamente isso, o fixo Rorax que � o limite entre a FIR Bras�lia e Curitiba.
Por fim, se n�o houver nenhum notam contra (cancelando o procedimento), a priori voc� pode voar qualquer um. Mas vai depender da pista em uso. A id�ia � procurar voar sempre o mais preciso deles.
Paulo Stavis- Brigadeiro
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