Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Compra compartilhada. Gse_multipart13851

Compra compartilhada.

+4
GustavoGermano
flavioSSA
conex
Guilherme Aufer
8 participantes

Ir para baixo

Dúvida Compra compartilhada.

Mensagem por Guilherme Aufer Seg 13 Ago 2012, 21:01

Comprando o X-plane dessa forma é caracterizado Pirataria?
Vamos poder atualizar o X-plane sem problemas?

_________________
PC - I5/16gb/gtx 970 4gb/Saitek
X-Plane 11 - B737-800 Zibo / Carenado Cessna Citation II / JustFlight Piper Arrow III/IV
Guilherme Aufer
Guilherme Aufer
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 25/07/2011
Mensagens : 224
Reputação : -2
Idade : 35
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Azul Linhas Aéreas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Compra compartilhada.

Mensagem por conex Seg 13 Ago 2012, 21:24

Se você comprar e emprestar para seu colega, não é pirataria, já que você não vai poder jogar enquanto estiver sem o dvd.

Se você comprar e fazer uma cópia para seu colega, é pirataria.

conex
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 07/09/2011
Mensagens : 231
Reputação : 40
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Compra compartilhada.

Mensagem por Guilherme Aufer Seg 13 Ago 2012, 21:26

Suponto que tenhamos um revezamento do dvd...
Poderemos atualizar o soft normalmente?

_________________
PC - I5/16gb/gtx 970 4gb/Saitek
X-Plane 11 - B737-800 Zibo / Carenado Cessna Citation II / JustFlight Piper Arrow III/IV
Guilherme Aufer
Guilherme Aufer
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 25/07/2011
Mensagens : 224
Reputação : -2
Idade : 35
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Azul Linhas Aéreas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Compra compartilhada.

Mensagem por flavioSSA Seg 13 Ago 2012, 21:40

Revezamento de DVD é pirataria. A GS Produtos já esta vendendo no Brasil se não quiserem comprar no exterior. E convenhamos, $39.95 não é tão caro pra justificar esse tipo de situação.
Sugiro procurar outra saída e consequentemente evitar o bloqueio desse tópico. thumbsup

_________________
Flavio - MSFS & P3D v4.5 - Win 11 Pro 64 - VV206
i912900KF 5.2ghz - ASUS TUFZ690 - AIO Cooler Master PL360 Flux Masterliquid - 32gb Kingston Fury DDR4 3600mhz - Asus RTX 2080 Super - AGON 32'' AG323FCXE 165mhz
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSDs M2 2Tb+1Tb XPG - Minhas imagens do FS
flavioSSA
flavioSSA
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8137
Reputação : 793
Idade : 48
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Compra compartilhada.

Mensagem por GustavoGermano Seg 13 Ago 2012, 22:26

A questão do revezamento é um pouco controvertida.
Tanto a Lei 10.695/2003, quanto a Lei 9.609/1998, considera "pirataria" (Violar direitos de autor de programa de computador com crime) ("Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos:)
Acredito que termo Violar, consiste principalmente na utilização sem licença ou reprodução de um programa com licença individual, para fornecimento indevido a terceiros, com ou sem os fins lucrativos.
Mais adiante, as referida Leis disciplinam a reprodução indevida com os fins de comércio/lucro.
Assim, a princípio a questão do empréstimo (sem fins de lucro) não me parece ilegal. (contudo, realizada uma cópia do disco principal para terceiro, fica configurada a pirataria), já que o produto não roda sem o DVD1 de ativação.
Pois assim, iria de encontro com o direito do adquirente de um programa de usar, gozar e dispor, como bem entender, (direito de propriedade).
Mas a questão deve ser melhor estudada, já que não domino muito esse assunto, e não analisei o contrato do produto.
De qualquer forma, revezar seria muito inconveniente, lembrando que fazer uma cópia, fornecendo para terceiro é pirataria.

GustavoGermano
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 30/12/2011
Mensagens : 449
Reputação : 37
Idade : 47
Simulador preferido : FSX, P3D, XP-10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Compra compartilhada.

Mensagem por Ghost Seg 13 Ago 2012, 22:33

Dentro de algumas empresas (pequenas e grandes) existem o uso de licença flutuante para softwares muitas vezes caros como alguns software de engenharia avançada, neste caso a máquina puxa a licença que flutua na rede e somente 1 computador de cada vez pode usar essa licença e nesse caso não é considerado pirataria, por isso se não houver intensão de fazer cópia do DVD e for realmente usado em revesamento não se caracteriza como pirataria, se grandes empresas podem fazer isso não vejo porque usuários pessoas físicas não possam fazer o mesmo.

_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb

Ghost
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 50
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Compra compartilhada.

Mensagem por flavioSSA Seg 13 Ago 2012, 22:50

Ser utilizado ou não por grandes empresas não é condição suficiente para que o xplane também seja. Não vi nada sobre esse tipo de licenciamento no site do xplane. Até que esse ponto seja esclarecido, peço que essa questão de "licença compartilhada" seja evitada.
Deixarei o tópico aberto para que se alguém traga a informação confiável (De preferência do site oficial) de que isso é possivel poste aqui. Caso contrário, favor evitar comentários de "eu acho" ou conclusões tiradas por nós mesmos. Conto com a compreensão de todos thumbsup

_________________
Flavio - MSFS & P3D v4.5 - Win 11 Pro 64 - VV206
i912900KF 5.2ghz - ASUS TUFZ690 - AIO Cooler Master PL360 Flux Masterliquid - 32gb Kingston Fury DDR4 3600mhz - Asus RTX 2080 Super - AGON 32'' AG323FCXE 165mhz
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSDs M2 2Tb+1Tb XPG - Minhas imagens do FS
flavioSSA
flavioSSA
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8137
Reputação : 793
Idade : 48
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Compra compartilhada.

Mensagem por Guilherme Aufer Seg 13 Ago 2012, 22:55

Desculpe-me mas... Aqui é um forum, acredito que seja para tirar duvida. Não é mesmo?
Afinal estamos falando a respeito das regras do Software. Não vejo o motivo de "trancar" ou "evitar" falar sobre "achismo".
Se o Forum se preocupa tanto em não falar sobre pirataria, esse é um topico que deveria ser mais discutido. Afinal, podemos estar sendo "ilegais" achando que estamos fazendo a coisa certa.

Nao vejo este topico como Apologia a Pirataria, muitooooooo pelo contrario.

_________________
PC - I5/16gb/gtx 970 4gb/Saitek
X-Plane 11 - B737-800 Zibo / Carenado Cessna Citation II / JustFlight Piper Arrow III/IV
Guilherme Aufer
Guilherme Aufer
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 25/07/2011
Mensagens : 224
Reputação : -2
Idade : 35
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Azul Linhas Aéreas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Compra compartilhada.

Mensagem por conex Seg 13 Ago 2012, 23:01

yes this is fine

On Aug 13, 2012, at 9:57 PM, Alfredo Fernandes wrote:

> Hello Austin,
>
> I´m at an forum and some people lift a question.
>
> Two guys want to buy x-plane like in a shared use mode, they would use once per time the dvd to run x-plane, in that way they describe that would not copy the dvd they will just borrow for each other so when one is using another cant and vice-versa.
>
> What you have to tell about that, i´m not really sure if i tell them that its piracy or that they can do it.
>
> Best Regards,
> Fred.

Palavras do Austin desenvolvedor do x-plane: (Yes its fine) = (Sim sem problemas)

conex
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 07/09/2011
Mensagens : 231
Reputação : 40
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Compra compartilhada.

Mensagem por flavioSSA Seg 13 Ago 2012, 23:07

Resposta bem "sucinta" pra não dizer outra coisa, mas já que o Fred que é desenvolvedor ligado ao pessoal do xplane tá botando a mão dele no fogo, então não tenho mais argumentos. Boa sorte com a licença "casadinha" thumbsup

_________________
Flavio - MSFS & P3D v4.5 - Win 11 Pro 64 - VV206
i912900KF 5.2ghz - ASUS TUFZ690 - AIO Cooler Master PL360 Flux Masterliquid - 32gb Kingston Fury DDR4 3600mhz - Asus RTX 2080 Super - AGON 32'' AG323FCXE 165mhz
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSDs M2 2Tb+1Tb XPG - Minhas imagens do FS
flavioSSA
flavioSSA
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8137
Reputação : 793
Idade : 48
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Compra compartilhada.

Mensagem por conex Seg 13 Ago 2012, 23:12

Pois então flavio,

Austin costuma ser assim mesmo, respostas rápidas sem demais, acredito que seja devido ao volume, se ele fosse ficar escrevendo respostas grandes pra todos emails que recebe ele nunca mais teria tempo para o simulador wink

Mas podem confiar, se necessário tenho o email dele que posso salvar em arquivo .eml (corrijam se estiver errado é o arquivo de emails certo?) e enviar.

Porém acredito que a melhor situação e menos desconfortável seria cada um possuir sua própria cópia, até mesmo pra maior comodidade e segurança da mídia já que o vai e volta pode acabar danificando o dvd em algum momento.

Fred.

conex
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 07/09/2011
Mensagens : 231
Reputação : 40
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Compra compartilhada.

Mensagem por flavioSSA Seg 13 Ago 2012, 23:18

Não precisa de email Fred, da minha parte eu acredito thumbsup

O que eu não consigo entender é esse modelo de negócio adotado pelo Austin caso seja dessa forma, pois evidentemente é menos uma licença comprada. E nada impede que as pessoas (Não estou me referindo a ninguém acima) façam copias dos DVD´s. Assim perde-se o controle e ele fica refém da boa vontade das pessoas. O que sabemos que é longe da realidade.
Mas, dúvidas já sanadas com a fonte, acho que a dúvida do Cmte Barros foi respondida. Obrigado Fred, por ter trazido a informação veridica. O que não podia acontecer é ficar no "achismo" e tirarmos nossas próprias conclusões sobre o licenciamento. E era esse caminho que eu queria evitar no início.

_________________
Flavio - MSFS & P3D v4.5 - Win 11 Pro 64 - VV206
i912900KF 5.2ghz - ASUS TUFZ690 - AIO Cooler Master PL360 Flux Masterliquid - 32gb Kingston Fury DDR4 3600mhz - Asus RTX 2080 Super - AGON 32'' AG323FCXE 165mhz
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSDs M2 2Tb+1Tb XPG - Minhas imagens do FS
flavioSSA
flavioSSA
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8137
Reputação : 793
Idade : 48
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Compra compartilhada.

Mensagem por conex Seg 13 Ago 2012, 23:25

Sem problemas flavio,

Acho que na verdade é uma forma de se livrar de um problema de forma simples, ignorando ele.
Pirataria todo mundo sofre seja com ou sem proteção, deixando ou não deixando.

Eu mesmo sofro com isso nos meus modelos, e no fim lutar contra é bem difícil já que você remove de um lugar e aparece em mais dois. O que precisa mudar é a forma de raciocinar das pessoas, se lembrando que alguem depende do dinheiro (que foi deixado de pagar) muitas vezes pra comprar o pão de casa e que se o produto está a venda e é cobiçado é porque alguem gastou tempo/dinheiro no mesmo.

Bom enfim só isso não quero extender a conversa sobre pirataria wink

conex
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 07/09/2011
Mensagens : 231
Reputação : 40
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Compra compartilhada.

Mensagem por GustavoGermano Ter 14 Ago 2012, 01:11

Flavio, ele está sendo sensato e realista, já que nesse meio é muito difícil fazer um programa com uma segurança inviolável.
Lembrando que cada País disciplina o combate à pirataria de uma forma. Temos inclusive alguns mais liberais.
De qualquer forma, ainda assim, no caso de comercialização do programa pela Laminar (no caso X-Plane) no Brasil (e eles estão autorizados à vender inclusive com representação), eles tem que seguir as regras Brasileiras, aplicando-se as Leis antipirataria e inclusive o Código de Defesa do Consumidor, já que as duas Leis também disciplinam o suporte e a garantia.
Pelo que eu informei, anteriormente, não vejo o uso compartilhado nos moldes acima como pirataria. A Lei diz claramente “Violar” neste caso podemos citar a quebra da segurança e a reprodução e disponibilização sem a devida licença, para terceiros, bem como uma pena mais severa para a reprodução com fins lucrativos.
Veja bem, uma licença desse tipo geralmente é individual, mas isso não implica que ela não possa ser transferida para terceira pessoa (exceto no caso de previsão contratual, o que é raro), pois se assim fosse, não seria sequer possível dar um programa (jogo, simulador etc.) como “presente” para uma pessoa, e muito menos até de vender um jogo original que o proprietário já não utiliza mais.
Ora, se você comprou você passa a ser proprietário de uma licença do produto e pode fazer dela o que bem entender desde que não viole os direitos autorais, e convenhamos, emprestar um jogo original não viola dos direitos do autor, pois, pensar dessa forma seria como taxar de criminoso todos que também pegaram emprestado um livro de alguém ou mesmo um filme/cd de música original (já que a regra é a mesma).

GustavoGermano
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 30/12/2011
Mensagens : 449
Reputação : 37
Idade : 47
Simulador preferido : FSX, P3D, XP-10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Compra compartilhada.

Mensagem por andre_sp Ter 14 Ago 2012, 09:17

Ao que me parece, o contato com o desenvolvedor não é tão difícil assim. Com isso, porque algum dos interessados não faz um levantamento de quantas pessoas estariam dispostas a efetuar a compra e de posse dessa informação tenta um preço mais em conta para um número "X" de licenças?
Fica aí a minha sugestão... thumbsup

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Compra compartilhada.

Mensagem por conex Ter 14 Ago 2012, 11:25

Outra idéia seria um comprar os dvds e o outro somente a chave usb que custa $29 contra $69 dos dvd´s, é uma economia significativa.

conex
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 07/09/2011
Mensagens : 231
Reputação : 40
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Compra compartilhada.

Mensagem por SABACH Ter 14 Ago 2012, 15:59

conex escreveu:Outra idéia seria um comprar os dvds e o outro somente a chave usb que custa $29 contra $69 dos dvd´s, é uma economia significativa.

Uma boa sugestão, e este tópico não esta fazendo apologia a pirataria thumbsup
SABACH
SABACH
Banido

Masculino
Inscrito em : 27/12/2009
Mensagens : 1455
Reputação : 40
Idade : 40
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : Hammond e piano (músico)
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002192577954&ref=t

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Compra compartilhada.

Mensagem por Levi Nicacio Dom 19 Ago 2012, 20:33

Pesquisei preço X-Plane 10, na internet a R$ 199,00 em 6 vezes , isso que os colegas estão pagado? O preço esta bom? O alguém tem outro dica? Nada pirata oficial.

Levi Nicacio
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 05/10/2011
Mensagens : 16
Reputação : 0
Idade : 54
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Compra compartilhada.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos