Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Cessna Skymaster Gse_multipart13851

Cessna Skymaster

2 participantes

Ir para baixo

Cessna Skymaster Empty Cessna Skymaster

Mensagem por Amilckar Qua 12 maio 2010, 20:30

Cessna Skymaster

A Cessna tradicionalmente sempre produziu aeronaves de configuração bastante convencional, sendo a maioria monomotores de asa alta, bimotores de asa baixa e motores nas asas e jatos executivos com motores na cauda.
Cessna Skymaster Cessna+337+Skymaster

Mas há uma exceção a essa regra: O Cessna 337 Skymaster. Essa aeronave possui dois motores instalados na fuselagem, um no nariz e outro na parte traseira da fuselagem, em tandem, o que elimina os problemas de assimetria de tração que tanto dificulta a pilotagem de aeronaves bimotores convencionais em caso de pane de um dos motores.

Devido ao fato de possuir hélices tratora e impulsora, ganhou o apelido de puxa-empurra.

A empenagem do avião foi instalada tendo como suporte dois "boons", que se originam nas asas. As derivas são duplas e bastante pequenas, já que não existe a necessidade de se compensar uma eventual assimetria de potência, e o torque de um motor compensa o torque do outro.

A configuração fora do comum tornou o Cessna 337 uma aeronave dócil e fácil de voar como os populares modelos 172 Skyhawk e 182 Skylane, bem de acordo com a filosofia da Cessna de produzir aeronaves que pudessem ser utilizadas quase como uma carro de passeio.

O primeiro modelo do Skymaster a ser produzido foi o 336 Skymaster, que tinha trem de pouso fixo e voou pela primeira vez em fevereiro de 1961. Entrou em produção em maio de 1963 e ficou em produção por cerca de um ano apenas, com 195 exemplares produzidos.

O 336 foi substituído pelo Cessna 337 Super Skymaster, maior, mais potente, com trens de pouso escamoteáveis e uma tomada de ar dorsal para o motor traseiro. Posteriormente, a Cessna denominou o modelo simplesmente como Skymaster, retirando o "Super". Essa aeronave entrou em produção em 1965, e permaneceu na linha de produção até 1982, com um total de 2.993 aeronaves produzidas, incluindo um modelo militar O-2 para a USAF.

Entre os modelos produzidos, estão modelos com motores turbocomprimidos, um O-2 com motores turbo-hélices e um modelo com motor turbo e pressurizado. Os modelos com motores turbo tinham teto de 33 mil pés e velocidade de cruzeiro de 233 Knots.

Em voo, o avião tem quase o comportamento de um monomotor, como o Cessna 210, mesmo com um motor a menos. Isso induziu alguns pilotos a tentarem decolagens com apenas um motor, que acabaram terminando eventualmente em acidentes. A FAA - Federal Aviation Administration obrigou a Cessna a colocar um placard no painel proibindo essa perigosa prática.

O avião não tem VMC - Velocidade Mínima de Controle Monomotor. Ainda sim, a maioria dos países, incluindo Brasil e EUA, exigem Certificado de Multimotores para voar a aeronave.

Uma organização de refugiados cubanos, denominada "Hermanos del Rescate", baseada em Miami e especializada em resgatar seus conterrâneos que fugiam de Cuba, caracterizou-se pelo uso intensivo desses aviões nas suas missões, devido à ótima visibilidade oferecida pelas asas altas e pela grande autonomia (7 horas) e alcance.

Vários tipos de motores foram utilizados pelos Skymaster, e os mais empregados foram os Continental IO-360 e TSIO-360 de 210 HP e 6 cilindros. Alguns foram modificados para usar 1 motor turbo-hélice Garret traseiro no lugar dos dois Continenal.

O Cessna 337 Skymaster pode levar o piloto e mais 5 passageiros. É uma aeronave rara no Brasil, possuindo atualmente apenas 2 aeronaves em condição de vôo no RAB - Registro Aeronáutico Brasileiro.

Fonte: Cultura Aéronautica.
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cessna Skymaster Empty Re: Cessna Skymaster

Mensagem por Alvega Qua 12 maio 2010, 20:56

Gosto muito desse avião. Pena que não existe nenhum modelo FSX. O que tenho aqui instalado é o da FSD, que é um modelo do FS2004 adaptado para o FSX.

Bom tópico.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos