Overfly nas cartas
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Overfly nas cartas
Pessoal, boa noite,
Fiz um voo h� pouco SBCG SBMG, e gostaria de uma ajuda dos senhores. Primeiro �, pelo AIRAC disponibilizado percebo uma certa displic�ncia em rela��o ao overfly dos waypoints tanto nas SIDs quanto nas STARs brasileiras.
Fiz a sa�da KISAB1A da RWY 6 de SBCG e j� de in�cio, ap�s acoplar AP a aeronave come�ou a virar para o pr�ximo waypoint. Um pouco mais pra frente o controller do rc4 j� me disse que estava "drifting off course", ou seja, tive que pedir direct ck.
Na carta da desta SID, temos: Ap�s decolagem manter rumo 058 at� 3500, voar 4mn at� waypoint flyover CG021....
Ou seja, faltou um overfly na SID que n�o foi considerado.
Na chegada, RNAV para a RWY 10, muita turbul�ncia e chuva, e mesma coisa, como a aeronave n�o fez flyover sobre os waypoints, o alinhamento foi todo torto � cabeceira, consegui pousar, mas, na vida real certamente optaria pelo go around visto o risco do pouso. Resultado, catrapo de 500 fpm e pneu estourado no fspax.
A pergunta �: Temos como saber se o waypoint deve ser overfly pela carta? Lendo a SID de SBCG, se especifica claramente o overfly, mas na RNAV da RWY 10 de SBMG n�o encontrei nada.
Abra�o aos amigos. Bom final de semana.
Fiz um voo h� pouco SBCG SBMG, e gostaria de uma ajuda dos senhores. Primeiro �, pelo AIRAC disponibilizado percebo uma certa displic�ncia em rela��o ao overfly dos waypoints tanto nas SIDs quanto nas STARs brasileiras.
Fiz a sa�da KISAB1A da RWY 6 de SBCG e j� de in�cio, ap�s acoplar AP a aeronave come�ou a virar para o pr�ximo waypoint. Um pouco mais pra frente o controller do rc4 j� me disse que estava "drifting off course", ou seja, tive que pedir direct ck.
Na carta da desta SID, temos: Ap�s decolagem manter rumo 058 at� 3500, voar 4mn at� waypoint flyover CG021....
Ou seja, faltou um overfly na SID que n�o foi considerado.
Na chegada, RNAV para a RWY 10, muita turbul�ncia e chuva, e mesma coisa, como a aeronave n�o fez flyover sobre os waypoints, o alinhamento foi todo torto � cabeceira, consegui pousar, mas, na vida real certamente optaria pelo go around visto o risco do pouso. Resultado, catrapo de 500 fpm e pneu estourado no fspax.
A pergunta �: Temos como saber se o waypoint deve ser overfly pela carta? Lendo a SID de SBCG, se especifica claramente o overfly, mas na RNAV da RWY 10 de SBMG n�o encontrei nada.
Abra�o aos amigos. Bom final de semana.
Hermes- Capit�o
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Re: Overfly nas cartas
Na KISAB1A tem um fly-over na posi��o CG021. E no RNAV para a pista 10 em Maringa tem fly-over a RW10 e no fixo de arremetida, o MG367.
A simbologia � simples, o fixo tem um circulo ao redor do simbolo que representa o fixo GNSS, que � um estrela de 4 pontas, parecendo uma rosa dos ventos bem simples.... Se a estrela n�o tem o circulo ent�o � um fixo Fly-by...
A simbologia � simples, o fixo tem um circulo ao redor do simbolo que representa o fixo GNSS, que � um estrela de 4 pontas, parecendo uma rosa dos ventos bem simples.... Se a estrela n�o tem o circulo ent�o � um fixo Fly-by...
Re: Overfly nas cartas
Perfeito Fabbrini, muito obrigado pela sua explica��o.
Tenho mais umas d�vidas, primeiro, voc� pode detalhar um pouco o que seria o fixo GNSS? Li a respeito do Global Nav Satellite System, mas n�o entendi muito bem.
Segundo, qual a real necessidade da RWY 10 ter um fly over, visto que ap�s o �ltimo fixo nessa RNAV eu j� estaria com AP desacoplado? Esse fly over me daria garantia de alinhamento com a cabeceira, gerando mais tempo de AP acoplado, principalmente no caso de mal tempo?
Tenho mais umas d�vidas, primeiro, voc� pode detalhar um pouco o que seria o fixo GNSS? Li a respeito do Global Nav Satellite System, mas n�o entendi muito bem.
Segundo, qual a real necessidade da RWY 10 ter um fly over, visto que ap�s o �ltimo fixo nessa RNAV eu j� estaria com AP desacoplado? Esse fly over me daria garantia de alinhamento com a cabeceira, gerando mais tempo de AP acoplado, principalmente no caso de mal tempo?
Hermes- Capit�o
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Re: Overfly nas cartas
Hermes escreveu:
Tenho mais umas d�vidas, primeiro, voc� pode detalhar um pouco o que seria o fixo GNSS? Li a respeito do Global Nav Satellite System, mas n�o entendi muito bem.
GNSS, como o professor de navega��o dos pilotos da Azul resumiu, � igual a GPS. GNSS seria um termo mais correto s� isso....
Hoje em dia com o advento cada vez maior dessa tecnologia tem ficado cada vez mais facil fazer esses procedimentos.... Hoje mesmo eu fiz em Campinas quando voltava de Manaus.... RNAV (GNSS) pista 33.... J� sei at� decorado a prepara��o do E-190/195 de tanto que fa�o..... hehehe
Hermes escreveu:
Segundo, qual a real necessidade da RWY 10 ter um fly over, visto que ap�s o �ltimo fixo nessa RNAV eu j� estaria com AP desacoplado? Esse fly over me daria garantia de alinhamento com a cabeceira, gerando mais tempo de AP acoplado, principalmente no caso de mal tempo?
Um fly-over sobre a cabeceira aumenta o gabarito de seguran�a para a arremetida. � para assegurar que a aeronave estara no lugar correto. Afinal, se fosse um fixo fly-by, voce poderia "erra-lo" por uma margem. J� o Fly-over n�o.... E mesmo se o AP est� desligado, o flight director ainda te joga para cima do fixo ent�o o perfil de arremetida est� garantido....
Re: Overfly nas cartas
Fabbrini, muito obrigado. Aceite um ponto pela sua explana��o.
Hermes- Capit�o
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