Voo Virtual
Ol�, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda n�o seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conte�dos do site.
Por favor leia as regras do f�rum aqui antes de postar, para evitar advert�ncias e suspens�o.

Overfly nas cartas 5 5 1

Overfly nas cartas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resolvido Overfly nas cartas

Mensagem por Hermes em Sex 06 Jul 2012, 21:17

Pessoal, boa noite,

Fiz um voo h� pouco SBCG SBMG, e gostaria de uma ajuda dos senhores. Primeiro �, pelo AIRAC disponibilizado percebo uma certa displic�ncia em rela��o ao overfly dos waypoints tanto nas SIDs quanto nas STARs brasileiras.

Fiz a sa�da KISAB1A da RWY 6 de SBCG e j� de in�cio, ap�s acoplar AP a aeronave come�ou a virar para o pr�ximo waypoint. Um pouco mais pra frente o controller do rc4 j� me disse que estava "drifting off course", ou seja, tive que pedir direct ck.

Na carta da desta SID, temos: Ap�s decolagem manter rumo 058 at� 3500, voar 4mn at� waypoint flyover CG021....

Ou seja, faltou um overfly na SID que n�o foi considerado.

Na chegada, RNAV para a RWY 10, muita turbul�ncia e chuva, e mesma coisa, como a aeronave n�o fez flyover sobre os waypoints, o alinhamento foi todo torto � cabeceira, consegui pousar, mas, na vida real certamente optaria pelo go around visto o risco do pouso. Resultado, catrapo de 500 fpm e pneu estourado no fspax.

A pergunta �: Temos como saber se o waypoint deve ser overfly pela carta? Lendo a SID de SBCG, se especifica claramente o overfly, mas na RNAV da RWY 10 de SBMG n�o encontrei nada.

Abra�o aos amigos. Bom final de semana.

Hermes
Capit�o
Capitão

Masculino
Inscrito em: 19/01/2012
Reputa��o: 19
Simulador preferido: FSX
Nacionalidade: Brasil

Resolvido Re: Overfly nas cartas

Mensagem por Fabbrini em Sab 07 Jul 2012, 00:46

Na KISAB1A tem um fly-over na posi��o CG021. E no RNAV para a pista 10 em Maringa tem fly-over a RW10 e no fixo de arremetida, o MG367.

A simbologia � simples, o fixo tem um circulo ao redor do simbolo que representa o fixo GNSS, que � um estrela de 4 pontas, parecendo uma rosa dos ventos bem simples.... Se a estrela n�o tem o circulo ent�o � um fixo Fly-by...

Fabbrini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em: 09/12/2011
Reputa��o: 43
Simulador preferido: CAE
Emprego/lazer: Copiloto/Instrutor Azul Linhas A�reas Brasileiras

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Mensagem por Hermes em Sab 07 Jul 2012, 01:32

Perfeito Fabbrini, muito obrigado pela sua explica��o.

Tenho mais umas d�vidas, primeiro, voc� pode detalhar um pouco o que seria o fixo GNSS? Li a respeito do Global Nav Satellite System, mas n�o entendi muito bem.

Segundo, qual a real necessidade da RWY 10 ter um fly over, visto que ap�s o �ltimo fixo nessa RNAV eu j� estaria com AP desacoplado? Esse fly over me daria garantia de alinhamento com a cabeceira, gerando mais tempo de AP acoplado, principalmente no caso de mal tempo?

Hermes
Capit�o
Capitão

Masculino

Mensagem por Fabbrini em Sab 07 Jul 2012, 01:48

Hermes escreveu:
Tenho mais umas d�vidas, primeiro, voc� pode detalhar um pouco o que seria o fixo GNSS? Li a respeito do Global Nav Satellite System, mas n�o entendi muito bem.

GNSS, como o professor de navega��o dos pilotos da Azul resumiu, � igual a GPS. GNSS seria um termo mais correto s� isso....

Hoje em dia com o advento cada vez maior dessa tecnologia tem ficado cada vez mais facil fazer esses procedimentos.... Hoje mesmo eu fiz em Campinas quando voltava de Manaus.... RNAV (GNSS) pista 33.... J� sei at� decorado a prepara��o do E-190/195 de tanto que fa�o..... hehehe

Hermes escreveu:
Segundo, qual a real necessidade da RWY 10 ter um fly over, visto que ap�s o �ltimo fixo nessa RNAV eu j� estaria com AP desacoplado? Esse fly over me daria garantia de alinhamento com a cabeceira, gerando mais tempo de AP acoplado, principalmente no caso de mal tempo?

Um fly-over sobre a cabeceira aumenta o gabarito de seguran�a para a arremetida. � para assegurar que a aeronave estara no lugar correto. Afinal, se fosse um fixo fly-by, voce poderia "erra-lo" por uma margem. J� o Fly-over n�o.... E mesmo se o AP est� desligado, o flight director ainda te joga para cima do fixo ent�o o perfil de arremetida est� garantido....

Fabbrini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em: 09/12/2011
Reputa��o: 43
Simulador preferido: CAE
Emprego/lazer: Copiloto/Instrutor Azul Linhas A�reas Brasileiras

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Mensagem por Hermes em Dom 08 Jul 2012, 11:27

Fabbrini, muito obrigado. Aceite um ponto pela sua explana��o.

Hermes
Capit�o
Capitão

Masculino

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permiss�o deste f�rum:
Voc� n�o pode responder aos t�picos neste f�rum