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Angulo de Ataque Empty Angulo de Ataque

Mensagem por renaq Sex 06 Jul 2012, 01:12

Pessoal, como funciona o ângulo de ataque?
Ja li vários artigos sobre isso e me veio uma dúvida.

Quanto maior o ângulo de ataque maior a sustentação, mas no ângulo de ataque crítico pode haver um estol. Esse Estol depende da velocidade? Se um avião subir com velocidade em 90° ele só entrará em estol quando acabar a velocidade? O Fluxo de ar consegue passar nas asas normalmente em um Looping por exemplo?

Abraços

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Angulo de Ataque Empty Re: Angulo de Ataque

Mensagem por andre_sp Sex 06 Jul 2012, 09:08

Seja Welcome renaq.

Creio que este link te ajudará. yes

Abraços!

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Angulo de Ataque Empty Re: Angulo de Ataque

Mensagem por Fontenele Sex 06 Jul 2012, 09:35

André, não conhecia este texto e achei ótimo e cheio de bom humor. Valeu! thumbsup

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Angulo de Ataque Empty Re: Angulo de Ataque

Mensagem por renaq Sex 06 Jul 2012, 16:04

Ainda não entendi muito bem.. No caso do avião voar na vertical, qual sera o angulo de ataque das asas? O angulo de ataque só tras efeito quando em baixa velocidade? por exemplo, estou a uma velocidade lenta, puxo o manche pra cima num angulo bem elevado ai o avião entra em estol, mas se eu estiver numa velocidade rapida, nao entrarei em estol, e porque? O fluxo de ar nas asas é mantido e isso da sustentação?

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Angulo de Ataque Empty Re: Angulo de Ataque

Mensagem por biazi Sex 06 Jul 2012, 16:17

renaq escreveu:Ainda não entendi muito bem.. No caso do avião voar na vertical, qual sera o angulo de ataque das asas? O angulo de ataque só tras efeito quando em baixa velocidade? por exemplo, estou a uma velocidade lenta, puxo o manche pra cima num angulo bem elevado ai o avião entra em estol, mas se eu estiver numa velocidade rapida, nao entrarei em estol, e porque? O fluxo de ar nas asas é mantido e isso da sustentação?

Não há sustentação num vôo vertical (90°). Não entendi a segunda pergunta. Também há estol em alta velocidade. Chegando em casa pego o livro de Teoria r te explico melhor.
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Angulo de Ataque Empty Re: Angulo de Ataque

Mensagem por Braconi Sex 06 Jul 2012, 16:39

Eu também não entendi bem suas perguntas....

Sem considerar motor , numa trajetória ascendente a 90º para que o avião suba será necessário manter o ângulo de ataque de sustentação nula, caso contrário a componente que antes produziria a sustentação passaria a atuar deslacando o avião horizontalmente impedindo a trajetória de 90°.

Assim que a energia potencial que estava movendo a aeronave acabar, ela teoricamente cai pinch

O coeficiente de sustentação é resultado direto do ângulo de ataque, se tentar voar em um ângulo igual ou maior que o seu critico independente de sua velocidade a sua asa não produzirá sustenteção e sim arrasto.

Pelo ponto de vista de velocidade, você pode contar com a velocidade de estol que vai depender de vários fatores como peso, altitude, carga alar, densidade área da asa e o tal do coeficiente de sustentação.

Também não entendi a ultima questão. fighting

Forçando um ângulo de ataque igual ou maior que o de estol mesmo voando ultra rápido você vai estolar de qualquer jeito....
Foi isto que perguntou por último?
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Mensagem por renaq Sex 06 Jul 2012, 16:47

Obrigado galera..
Vou tentar explicar melhor..
Por que o avião com alta velocidade não estola quando voa num ângulo muito alto, por exemplo 90°? E por que um avião com baixa velocidade estola antes de inclinar a 90°?

Basicamente isso, parece simples, mas eu não consigo entender.

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Mensagem por Braconi Sex 06 Jul 2012, 17:00

Ah...agora entendi!!!

Complicada sua pergunta.... vou explicar.



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Mensagem por biazi Sex 06 Jul 2012, 17:08

renaq escreveu:Obrigado galera..
Vou tentar explicar melhor..
Por que o avião com alta velocidade não estola quando voa num ângulo muito alto, por exemplo 90°? E por que um avião com baixa velocidade estola antes de inclinar a 90°?

Basicamente isso, parece simples, mas eu não consigo entender.

A velocidade atua duas vezes vezes na fórmula da sustentação V². Pela sua afirmação, não é possível afirmar que um avião não irá estolar num angulo de 90°. Espero que entenda.
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Angulo de Ataque Empty Re: Angulo de Ataque

Mensagem por Braconi Sex 06 Jul 2012, 17:48

Ah...agora entendi!!!

Complicada sua pergunta.... vou tentar explicar.





Estol em uma asa significa perca da capacidade de produzir sustentação que é a sua principal função.

Ângulo de ataque é o ângulo existente entre o vento relativo (que passa pelas asas) e a corda ( uma linha imaginaria que vai do bordo de ataque ao de fuga )

Quando a ângulo de ataque de uma asa ultrapassar um ângulo valor critico entre 16° e 18° (com referencia ao vento relativo) algo bem menor que os 90°, esta asas nãoo vão ser mais capazes de produzir sustentação e dizemos que ocorreu o stall.

O avião do exemplo dos 90° não para de subir pq estola, estol nem entra nesta situação.

Um avião que sobe a 90° pela atmosfera não sobe baseando-se na sustentação produzida pelas asas, diga-se de passagem as asas deste avião estarão com um ângulo de ataque igual a zero ou até mesmo com um valor negativo, o que em voo horizontal seria o mesmo que ângulo de sustentação nula.

O que move estes aviões para cima serão outras forças sozinhas ou em conjunto, (ex. tração do motor e/ou energia cinética ) e haverá uma altitude onde estas forças não possuirão mais energia capazes de vencer o peso, e teoricamente o avião desce , é como se jogarmos objeto qualquer para cima, ele sobe e cai.

Agora um avião em voo horizontal esteja ele lento ou rápido, qualquer tentativa de se forçar o voo com um ângulo de ataque maior que o crítico vai causar o estol.

Tratando o estol de uma forma bem simples, quanto menor sua velocidade menor é a sustentação produzida pelas asas, desta forma você aumenta o ângulo de ataque para produzir mais sustentação, e haverá uma velocidade onde abaixo dela o perfil da asa existente no seu avião não consegue gerar a sustentação mínima igual ao peso do avião e na tentativa de se aumentar este ângulo de ataque para produzir mais sustentação , é ultrapassado este ângulo critico e a asa estola deixando de produzir sustentação.

Desculpe a demora, estou trabalhando thumbsup
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Mensagem por Sr. Wonka Sáb 07 Jul 2012, 19:29

Braconi escreveu:Ah...agora entendi!!!

Complicada sua pergunta.... vou tentar explicar.




Estol em uma asa significa perca da capacidade de produzir sustentação que é a sua principal função.

Ângulo de ataque é o ângulo existente entre o vento relativo (que passa pelas asas) e a corda ( uma linha imaginaria que vai do bordo de ataque ao de fuga )




Quando a ângulo de ataque de uma asa ultrapassar um ângulo valor critico entre 16° e 18° (com referencia ao vento relativo) algo bem menor que os 90°, esta asas nãoo vão ser mais capazes de produzir sustentação e dizemos que ocorreu o stall.

O avião do exemplo dos 90° não para de subir pq estola, estol nem entra nesta situação.

Um avião que sobe a 90° pela atmosfera não sobe baseando-se na sustentação produzida pelas asas, diga-se de passagem as asas deste avião estarão com um ângulo de ataque igual a zero ou até mesmo com um valor negativo, o que em voo horizontal seria o mesmo que ângulo de sustentação nula.

O que move estes aviões para cima serão outras forças sozinhas ou em conjunto, (ex. tração do motor e/ou energia cinética ) e haverá uma altitude onde estas forças não possuirão mais energia capazes de vencer o peso, e teoricamente o avião desce , é como se jogarmos objeto qualquer para cima, ele sobe e cai.

Agora um avião em voo horizontal esteja ele lento ou rápido, qualquer tentativa de se forçar o voo com um ângulo de ataque maior que o crítico vai causar o estol.

Tratando o estol de uma forma bem simples, quanto menor sua velocidade menor é a sustentação produzida pelas asas, desta forma você aumenta o ângulo de ataque para produzir mais sustentação, e haverá uma velocidade onde abaixo dela o perfil da asa existente no seu avião não consegue gerar a sustentação mínima igual ao peso do avião e na tentativa de se aumentar este ângulo de ataque para produzir mais sustentação , é ultrapassado este ângulo critico e a asa estola deixando de produzir sustentação.

Desculpe a demora, estou trabalhando thumbsup

Não sei não, mas o braconi anda com uma imaginação muito fértil. lol
Não me levem a mal mas nda a ver estas explicações, segue um material de procedencia para vocês.


http://www.faa.gov/library/manuals/aviation/media/00-80T-80.pdf

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Mensagem por Braconi Sáb 07 Jul 2012, 20:28

Sr. Wonka escreveu:

Não sei não, mas o braconi anda com uma imaginação muito fértil. lol
Não me levem a mal mas nda a ver estas explicações, segue um material de procedencia para vocês.


http://www.faa.gov/library/manuals/aviation/media/00-80T-80.pdf


Prezado Wonka,

Para mim o conteúdo da mensagem esta OK, mas como não sou senhor da verdade e posso cometer erros, tomei a precaução de enviar um alerta para que os moderadores analisem o produto de minha imaginação fértil e removam se necessário para assim evitar que conceitos errôneos sejam difundidos.

Belo link você postou. Este material da nasa já havia sido publicada antes por um piloto profissional que frequenta o fórum.

Percebo que é novo no fórum, então seja benvindo thumbsup
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Mensagem por Sr. Wonka Sáb 07 Jul 2012, 20:51

Braconi escreveu:
Sr. Wonka escreveu:

Não sei não, mas o braconi anda com uma imaginação muito fértil. lol
Não me levem a mal mas nda a ver estas explicações, segue um material de procedencia para vocês.


http://www.faa.gov/library/manuals/aviation/media/00-80T-80.pdf


Prezado Wonka,

Para mim o conteúdo da mensagem esta OK, mas como não sou senhor da verdade e posso cometer erros, tomei a precaução de enviar um alerta para que os moderadores analisem o produto de minha imaginação fértil e removam se necessário para assim evitar que conceitos errôneos sejam difundidos.

Belo link você postou. Este material da nasa já havia sido publicada antes por um piloto profissional que frequenta o fórum.

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Mensagem por Alvega Sáb 07 Jul 2012, 21:25

Sr. Wonka, quando diz que o Braconi anda com uma imaginação muito fértil, seria bom explicar o porquê dessa sua afirmação, no mínimo dizendo o que foi que ele postou errado.
Dizer que as explicações dos outros não têm nada a ver, sem justificar, e colocar um link para um documento em inglês com mais de 400 páginas não vai ajudar em nada o membro com a dúvida, além de estar criando um conflito com o outro membro que tentou ajudar. hmm

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Mensagem por Sr. Wonka Sáb 07 Jul 2012, 22:26

Alvega escreveu:Sr. Wonka, quando diz que o Braconi anda com uma imaginação muito fértil, seria bom explicar o porquê dessa sua afirmação, no mínimo dizendo o que foi que ele postou errado.
Dizer que as explicações dos outros não têm nada a ver, sem justificar, e colocar um link para um documento em inglês com mais de 400 páginas não vai ajudar em nada o membro com a dúvida, além de estar criando um conflito com o outro membro que tentou ajudar. hmm

Mente fértil por dizer babozeiras que nem sabe o que é... thumbsdown

Eu postei o documento para ele aprender alguma coisa, e deixar de dizer groselha! damn
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Mensagem por flavioSSA Sáb 07 Jul 2012, 23:02

Sr. Wonka, este é seu primeiro aviso. (E se depender de mim o último) Se continuar nessa linha de raciocínio sua estadia entre nós será breve. Favor refrear seus comentários desnecessários aos outros usuários. Se tiver algo de útil para comentar, sinta-se a vontade.

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Mensagem por Braconi Dom 08 Jul 2012, 01:01

Sr. Wonka escreveu:
Alvega escreveu:Sr. Wonka, quando diz que o Braconi anda com uma imaginação muito fértil, seria bom explicar o porquê dessa sua afirmação, no mínimo dizendo o que foi que ele postou errado.
Dizer que as explicações dos outros não têm nada a ver, sem justificar, e colocar um link para um documento em inglês com mais de 400 páginas não vai ajudar em nada o membro com a dúvida, além de estar criando um conflito com o outro membro que tentou ajudar. hmm

Mente fértil por dizer babozeiras que nem sabe o que é... thumbsdown

Eu postei o documento para ele aprender alguma coisa, e deixar de dizer groselha! damn

Então Sr. Wonka

Como eu havia dito não vi nada de anormal na minha explicação, mas não significa que ela não esteja aberta a complementos.

Até o momento você não trouxe nenhum elemento técnico ao tópico.
Então acho que você como piloto, eu como DOV e quem mais quiser poderiamos discutir o assunto técnicamente como adultos.

Fica o meu convite a você e todos do fórum.

Tenha um bom domingo Sr. Wonka hmm
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Mensagem por Sr. Wonka Seg 09 Jul 2012, 09:20

Braconi escreveu:
Sr. Wonka escreveu:

Mente fértil por dizer babozeiras que nem sabe o que é... thumbsdown

Eu postei o documento para ele aprender alguma coisa, e deixar de dizer groselha! damn

Então Sr. Wonka

Como eu havia dito não vi nada de anormal na minha explicação, mas não significa que ela não esteja aberta a complementos.

Até o momento você não trouxe nenhum elemento técnico ao tópico.
Então acho que você como piloto, eu como DOV e quem mais quiser poderiamos discutir o assunto técnicamente como adultos.

Fica o meu convite a você e todos do fórum.

Tenha um bom domingo Sr. Wonka hmm


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Mensagem por Rodrigo Sotto-Maior Seg 09 Jul 2012, 09:33

Sr. Monka poderia ser menos arrogante em suas postagens. Desculpem o offtopic, mas já estou começando a duvidar da real intenção dele por aqui. scratch Se a 'birra' é com Braconi, note nas postagens anteriores que ele em momento algum lhe faltou com respeito.

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Mensagem por Augusto Sposito Seg 09 Jul 2012, 09:46

Ainda acha que ele veio pra arrumar encrenca?? confused

Eu tenho certeza!! thumbsdown

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Mensagem por Braconi Seg 09 Jul 2012, 10:03

Sr. Wonka escreveu:

Desculpe mas não vou discutir com um DOV thumbsdown

Faça um curso de piloto comercial ai depois você volta e a gente conversa, fechado?

Wonka,

Se o seu objetivo foi me tirar do sério este tempo todo, acho que você falhou!!

Já que você não quer debater o assunto técnico, eu me recuso a brincar de guerrinha de palavras com você.

Sua CHT de PC deve ser de cartolina, não é? cool
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Mensagem por Sr. Wonka Seg 09 Jul 2012, 10:10

Braconi escreveu:
Sr. Wonka escreveu:

Desculpe mas não vou discutir com um DOV thumbsdown

Faça um curso de piloto comercial ai depois você volta e a gente conversa, fechado?

Wonka,

Se o seu objetivo foi me tirar do sério este tempo todo, acho que você falhou!!

Já que você não quer debater o assunto técnico, eu me recuso a brincar de guerrinha de palavras com você.

Sua CHT de PC deve ser de cartolina, não é? cool

Se é de cartolina ou não, você não tem!!!

lol lol lol lol lol lol

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Angulo de Ataque Empty Re: Angulo de Ataque

Mensagem por Rodrigo Sotto-Maior Seg 09 Jul 2012, 10:17

Ok, é um moleque. Sugiro manter em sua insignificância e suas ações o levarão ao lugar que merece.

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Mensagem por flavioSSA Seg 09 Jul 2012, 10:52

Ok, tópico temporariamente encerrado. A situação foi levada ao staff para análise. damn

Edit: Tópico desbloqueado.

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Angulo de Ataque Empty Re: Angulo de Ataque

Mensagem por cwbspotter Seg 09 Jul 2012, 13:58

Minha sugestão aos colegas de fórum, entrar no perfil do "cidadão" e o adicionar a lista de ignorados. Dessa forma qualquer mensagem dele no fórum fica oculta. Faço dessa forma pois somente a pontuação negativa não adianta ja que se ele posta algo bom, vão tirando aos poucos o negativo, então esse tipo de gente e pirataria entra na minha lista de ignorados...

Abraços e segue a prosa!

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