Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Viracopos projeta terminal para 14 milhões de usuários Gse_multipart13851

[Brasil] Viracopos projeta terminal para 14 milhões de usuários

Ir para baixo

[Brasil] Viracopos projeta terminal para 14 milhões de usuários Empty [Brasil] Viracopos projeta terminal para 14 milhões de usuários

Mensagem por Cassinho Ter 26 Jun 2012, 12:40

Viracopos projeta terminal para 14 milhões de usuários


Obra custará R$ 1,4 bilhão e está prevista para começar em outubro



O novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos, que começará a ser construído em outubro, terá capacidade quase três vezes maior do que a exigência feita pelo governo na primeira etapa de obras prevista no contrato de concessão. A exigência é que tenha capacidade para 5,5 milhões de passageiros anuais, mas o concessionário Aeroportos Brasil decidiu construir um terminal para 14 milhões de passageiros, que exigirá investimentos de R$ 1,4 bilhão.

O diretor-presidente do consórcio Luiz Alberto Küster estará hoje em Campinas para informar aos empresários da cidade o projeto de modernização do aeroporto. O encontro, promovido pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), ocorrerá as 19h30 no Vitória Concept Hotel.

O novo terminal, conforme o projeto que está sendo elaborado pelo consórcio, terá 110 mil metros quadrados de área. Nele, haverá um edifício-garagem com três andares e 28 posições para o estacionamento de aeronaves com fingers (pontes de embarque e desembarque), e mais sete posições remotas. Nesses locais, os passageiros acessam os aviões por meio de ônibus.

A previsão é que o novo terminal seja entregue em 22 meses, antes da Copa do Mundo. O atual terminal deverá ser demolido assim que o novo estiver pronto.

A operadora francesa Egis tem 10% de participação na concessionária. Triunfo Participações e UTC possuem 45% cada de participação. Não está prevista abertura de capital nem mudança societária nos primeiros anos de operação.

Para a segunda fase de investimentos em Campinas está prevista a construção da segunda e terceira pistas de pouso e decolagem. A primeira deverá ter pelo menos 3.600 metros de comprimento. A segunda, 2.600 metros.

Viracopos está sendo administrado por uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), isto é, uma nova empresa formada pelo consórcio vencedor do leilão, em sociedade com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que detém 49% de cada SPE. A Infraero, empresa pública federal, continuará administrando diretamente 63 aeroportos no País, responsáveis pela movimentação de 67% do total de passageiros.

Como acionista relevante, a Infraero participará das principais decisões da companhia, sendo acompanhada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República. Os dividendos decorrentes de sua participação acionária nos três aeroportos concedidos serão utilizados para investimentos nos outros 63 terminais da rede. As obras em curso nos aeroportos concedidos continuarão a ser executadas pela Infraero. As novas serão de responsabilidade da concessionária de cada aeroporto.

Nos primeiros 30 dias, os três aeroportos serão administrados pela Infraero. Nesse período, as concessionárias vão apresentar um Plano de Transferência Operacional (PTO), que será aprovado pela Anac. Após a aprovação do PTO, terá início a chamada operação assistida de 180 dias. Nos primeiros 90 dias, a Infraero continuará responsável pelas operações e será acompanhada pelo novo operador. Após esse período, a concessionária assume a operação de transição por 90 dias, com acompanhamento e suporte da Infraero. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 180 dias. Ontem, o superintendente de Viracopos, Carlos Alberto Cardoso Alcântara, apresentou na Câmara de Campinas o cronograma de transferência da administração do aeroporto.

Fonte: http://correio.rac.com.br/correio-popular/noticias--correio-popular/123445/2012/06/25/viracopos-projeta-terminal-para-14-milhoes-de-usuarios.html
Cassinho
Cassinho
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 13/05/2011
Mensagens : 861
Reputação : 43
Idade : 35
Simulador preferido : P3D V4
Emprego/lazer : Consultor de Vendas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos