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Mensagem por BeriloJr Ter 19 Jun 2012, 20:15

Problems no autothrottle. Estou a bordo depois posto mais infos !

Estavamos na rolagem da 28 quando houve o RTO. Segundo as infos do cmte falha no sistema autothrottle, agora a manutencao esta verificando.


08:30 Segundo Andre, supervisor de manutencao TAM, o "sistema foi resetado" e agora estamos em reabastecimento para nova decolagem... tem pax querendo desembarcar assobiar


08:35 Portals fechadas, vamos denovo.... depois coloco um relato mais completo... vlw....

20/06/2012

Fala turma... estou vivo happy Tongue

Vou tentar resumir, foi uma experiência única....

O Dia começou atípico, sempre estou no Rio pois a sede da empresa fica no centro da cidade maravilhosa (tem uma deslumbrante vista pra 02 do SDU), mas normalmente viajo no dia anterior ou fica até o dia seguinte, dependendo da agenda, principalmente quando a reunião é com a Diretoria, daí uso os dois e as vezes não é o suficiente....

Contudo, com o Rio +20 e como a reunião era com uma empresa e um órgão público e foi agendada semana passada solicitei que fosse agendada para tarde do dia 19 pois não iria encontrar hotel disponível.

Saí de fortaleza as 08:10 no JJ3545 poltrona 2F, vôo tranquilo, dentro do horário somente com alguns pontos de turbulência onde exigiu-se o cinto de segurança, mas como sou acostumado e entusiasta da aviação, sempre o utilizo, pois o clima geralmente não manda sms informando turbulência.

Chegamos no Rio 20min antes do previsto e pude desfrutar do sonho de qualquer entusiasta, 737BBJ, A340, A330, 767, 747 e diversos A320,19 e 737s...

O caminho até o centro estava um pouco conturbado devido a Rio +20 mas dava pra andar com alguns pontos de engarrafamento, à tarde foi em uma produtiva reunião....

Cinco horas da tarde, horário em que em meu planejamento defini como limite para a saída da sede da empresa para o GIG, findou a reunião e corri para pegar o taxi, encontrei uma motorista muito simpática que me informou que iria "tentar" chegar ao GIG até as 18:30, meu horário para embarque, pois, conforme seu relato, a Rio +20 não estava atrapalhando muito o trânsito, porém, as passeatas estavam e muito...

A corrida até o galeão foi bem mais tranquila do que o normal, motivo de espanto para a taxista e eu, conseguimos chegar no GIG as 17:25... pronto, daí foi tomar um capuccino e esperar o horario do embarque.

O embarque começou cedo e tranquilo, as 18:30, aproximadamente, foi anunciado o início do embarque pela equipe do GIG e tudo transcorreu como o previsto, a única diferença é que hoje, a equipe de segurança da infraero estava exigindo identidade antes mesmo de o passageiro se dirigir ao raio-x, fora isso tudo normal......

Uma vez embarcado, tive a sorte de, conforme ocorrido pela manhã, prosseguir sozinho na fileira da 2F o que me empolguei, pois posso descansar para o novo dia de trabalho na manhã seguinte. Utilizo uma técnica ensinada pelo meu irmão, frequente passageiros da nossa aviação comercial, que consiste em retirar o assento da poltrona da janela, apoiá-lo no braço da poltrona do corredor, abrir todo o curso do cinto de segurança da poltrona no meio e tentar achar a melhor posição deitado nas três fileiras, o que não é muito fácil pra quem tem 1,87 mas consigo "dormir como criança" e descansar o vôo inteiro.

O embarque finalizou as 19:00, 10minutos antes do previsto para a partida do vôo, porém só conseguimos iniciar o taxi 19:20 devido ao carregamento da aeronave, bem "delicado" por sinal (os carinhas tavam tentando destruir o porão de cargas logo abaixo da minha poltrona).

Putz, taxi para a 28, quem já a pegou sabe o que eu digo, tal qual a 28 do GIG é a 11R de BSB, a impressão que temos é que o cmte desistiu de voar e vai andando mesmo para o destino.... no final ainda pegamos uma pequena fila para a decolagem, que disputava com duas aeronaves na final.

Mais ou menos as 19:40 ou 19:50 ingressamos na pista, o que me deixou atento pois uma das aeronaves na final estava realmente perto e mesmo assim não foi aquela decolagem direta, onde a aeronave entra na pista já em full, como era comum na RG....

Como sou entusiasta, como grande maioria aqui (fora os profissionais da aviação, que são bem mais que isso), gosto em particular de estudar desastres aéreos e sigo as dicas e recomendações dos especialistas, sempre conto as fileiras até a saída de emergência mais próxima, verifico o cartão de segurança para verificar a possibilidade, ou não, de abrir as portas traseiras em caso de pouso na água, identificar se há bote a bordo, verificar como abre o cinto de segurança e repasso os procedimentos em minha mente rapidamente sempre em todos os vôos....

Mas como qualquer situação na vida, só sabemos mesmo como iremos reagir depois da passá-la, e esta serviu de teste um pouco para mim...

Após alguns segundos parado na cabeceira ouvi a bela música dos IAEs entrando em full, senti aquele empuxo e fomos "empurrados para traz" (sensação) devido a inercia, nos primeiros segundos tudo normal, depois abruptamente somos jogados para frente, senti os freios em máximo e o barulho do reverso a pique, nesta hora, é tudo muito rápido, muito rápido mesmo e quando me vi, embalado pela inércia da freada, já estava na posição de impácto (não sei pra quê, mas foi pura intuição), ou seja, apoiado na poltrona da frente, conforme o procedimento que é repassado a cada vôo...

Fiquei assustado, aliás, não fui só eu, olhei de imediato para o comisário e a comissária a galley dianteira, que da minha posição estava bem a minha frente e à esquerda, olhei como quem perguntasse o porque, pois assim que escutei o reverso e senti a inércia notei e veio só uma coisa em minha mente... RTO logo seguido do medo da aeronave na final a qual já estava atento quando ingressamos.... acredito que esta deva ter arremetido....

Após a brusca redução de velocidade logo a aeronave livrou a pista e ficou na taxiway que dá acesso à pista, e lá ficou por alguns minutos, tudo no maior silêncio, onde podíamos ouvir só algumas perguntas como "o que foi isso", "o que tá acontecendo".... confesso que o pronunciamento do cmte foi tão rápido quanto o possível, mas minha curiosidade na hora não segurou a ansiedade e os poucos minutos que passamos no silêncio para mim foi uma eternidade...

Daí veio o primeiro anúncio do cmte:

"Sras e Srs aqui é o comandante, tivemos uma falha no sistema de aceleração automática da aeronave e procedemos com seu cancelamento, esta falha não impediria de continuarmos com o vôo porém por regras da companhia tivemos que abortá-lo, estaremos regressando ao pátio para que nossa equipe de manutenção possa analisar o ocorrido a assim que tivermos qualquer novidade voltaremos a informar."

O taxi para a remota foi demorado, devido ao tráfego em solo, com várias paradas, mas foi agilizado pela tripulação, pois o rítmo era já bem diferente....

Após estacionado apaga-se o sinal do cinto e a galley dianteira se enche imediatamente de passageiros anciosos bombardeando os comissários com diversas perguntas, neste momento uma passageira, se demonstra mais exaltada e pede pra se retirar da aeronave.

A postura dos comissários foi muito boa, informando a situação e compartilhando realmente toda a informação disponível, ou seja, a mesma que o cmte havia informado, mas sempre muito cortês e simpático(a).

A manutenção logo entra na aeronave e um profissional se direige a cabine de comando, neste mesmo tempo estava eu já com o tablet no colo postando as informações aqui em tempo real.... Very Happy , entrou também um profissional da TAM o qual também foi bombardeado com perguntas e questionamentos, porém este não levava muito jeito para respondê-las e foi até um pouco grosseiro, desnecessariamente, atribuo não culpa a ele, mas bem que as empresas aéreas podiam treinar seu pessoal de solo para lidar com este tipo de situação, pois pelo que percebi ele estava mais alterado que muito passageiro....

Após alguns minutos, cinco no máximo, o supervisor de manutenção saiu da cabine e foi também bombardeado de perguntas, que respondeu rapidamente dizendo que já tinha "resetado o sistema" e não tinha mais problema algum, poderia seguir com o vôo normalmente. Questionado pela passageira que queria sair ele identificou como supervisor de manutenção André e disse que era o responsável pela manutenção e qualquer coisa poderia citar o nome dele (no além acredito, dedurando ele pro todo poderoso lol )...

Bom, depois disso veio o comunicado do comandante que reportou a normalidade do sistema e a necessidade de reabastecimento o que foi bem rápido e tranquilo.... após fechada a porta, mais um atrazo, a passageira que queria descer decidiu realmente por descer e assim procedeu a tripulação, abrindo a porta e atrasando ainda um pouco mais o vôo...

Nesta hora confesso se estivesse com minha família teria desembarcado também pois um simples reset do sistema não resolve problema algum, caso o tenha, e pude notar que havia muita pressa em resolver o problema para não cancelar o vôo, fora o aparente nervosismo da equipe de solo, mas como estava só, cansado, sem possibilidade de hotel naquelas alturas, continuei, só que o cansaço já havia ido embora e estava bem mais apreensivo.

Foi bom pois pude notar algumas peculiaridades do GIG em plena Rio +20, havia um 777 da KLM "movido a biocombustível" estampado em sua pintura no portão de embarque, como este é meu dia-a-dia, pois trabalho com biocombustível, fiquei bem empolgado, mas não tive sucesso na tentativa de foto, pois estava a noite, só com celular e o Xoom além de dentro da aeronave a distância... mas valeu a visão....

No taxi encontrei algumas coisas interessantes, A330, A340, 3 BBJ, 1 MD8X (que sou apaixonado e nunca tinha visto pessoalmente) de algum país que não consegui indentificar e a estrela da noite, um 767 particular com uma belíssima pintura... os BBJs, MD8X e 767 estavam todos espalhados no GIG e totalmente no escuro... mas o mais interessante foi a seguinte cena:

No taxi para a 28, proximo a cabeceira 10, havia um conjunto de carros com o giroflex amarelo acionado e todas as luzes apagadas, literalmente tudo no escuro, inclusive uma van escada de avião, tão escuro que só dava para identificar a silhueta e logo acima, em app, dois helicópteros, todo no escuro, somente com a beacon e navigation lights acionadas, aproximando para pouso no total escuro, bem diferente e interessante....

A segunda decolagem foi normal (graças a Deus) e não me lembro bem do vôo em si, pois consegui dormir ele todo Yesyes Tongue acordei na descida com a conversa do copila com os tripulantes bem descontraídos, a app em FOR foi normal, baixamos trem as 11:49, PA desacoplado as 11:53 (adoro ouvir o alarme do PA dos Airbus...) e o pouso as 11:56 aproximadamente... cheguei em casa tudo em paz para poder descançar e matar a manhã do meu trabalho redigindo este texto... assobiar

É.... não consegui resumir muito.... lol lol

Valeu pessoal, foi isso....

[]s


Última edição por BeriloJr em Qua 20 Jun 2012, 11:03, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Braconi Ter 19 Jun 2012, 21:14

Confesso que se eu estivesse em um Airbus que tivesse acabado de abortar uma decolagem por conta de autothrust, inventaria uma desculpa para desembarcar.
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Mensagem por cwbspotter Ter 19 Jun 2012, 21:22

Braconi escreveu:Confesso que se eu estivesse em um Airbus que tivesse acabado de abortar uma decolagem por conta de autothrust, inventaria uma desculpa para desembarcar.
Não é uma coisa que me deixaria muito seguro também não hehehe! Eu podendo com toda certeza "abortaria o voo"... Tongue

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Mensagem por Braconi Ter 19 Jun 2012, 21:29

cwbspotter escreveu:
Braconi escreveu:Confesso que se eu estivesse em um Airbus que tivesse acabado de abortar uma decolagem por conta de autothrust, inventaria uma desculpa para desembarcar.
Não é uma coisa que me deixaria muito seguro também não hehehe! Eu podendo com toda certeza "abortaria o voo"... Tongue

Vamos aguardar o relato do BeriloJr hmm ... ou não shocked !!
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Mensagem por cafejava Ter 19 Jun 2012, 21:43

Sortudo esse Berilo. Eu já peguei um go around, mas nunca um rto. Espero que ele sobreviva pra contar o final lol
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Mensagem por alexlimax Ter 19 Jun 2012, 21:56

Eita pessoal...parecem que não conhece os aviões mad .
Não dá em nada isso ai...daqui a pouco o cara manda um post dizendo que já pousou.

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Mensagem por Braconi Qua 20 Jun 2012, 11:21

Belo relato.!

Segue ponto na conta . thumbs3

Me diga uma coisa, quanto tempo levou do inicio da RTO até vocês estarem alinhados novamente para decolagem?
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Mensagem por BeriloJr Qua 20 Jun 2012, 11:26

Braconi escreveu:Belo relato.!

Segue ponto na conta . thumbs3

Me diga uma coisa, quanto tempo levou do inicio da RTO até vocês estarem alinhados novamente para decolagem?

Olha só, estava bem apreensivo e confesso que não olhei pro relógio, mas acredito ter se passado um pouco mais de 1 hora... o atrazo todo do vôo foi de 1 hora e 50 minutos do horário previsto de chegada....

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Mensagem por cwbspotter Qua 20 Jun 2012, 11:39

Show, que bom que foi tudo certo! Eu juro que iria ficar apreensivo e ficaria em dúvida entre descer ou não. Isso não significa que faria escândalo ou algo do tipo simplismente iria informar a comissária(o) que não gostaria de prosseguir no voo e ponto e nessa hora a pior coisa que alguém no voo pode fazer é contrariar ou questionar a opção dessa pessoa creio que tem que deixar descer e ponto! Valeu pelo relato hehehe, abraços.

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Mensagem por Leber Qua 20 Jun 2012, 15:37

Mas que susto hein companheiro? Ainda bem que o decorrer foi tranquilo...

Mas assim, já que você trabalha com biocombustíveis, com esse atraso você teve a oportunidade de ver a primeira aeronave na história que fez um vôo transatlântico utilizando este tipo de combustível !

Fato histórico ! thumbsup

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Mensagem por mancini Qui 21 Jun 2012, 08:04

esse MD8X branco que vc viu la parardo é da delegação do congo. eu estava atendendo eles. e os BBJS são da delegação da africa do sul e gabão. o 767 estacionado perto do hangar da TAP é do zimbabwe...eu estou trabalhando na rio +20. só no tps5 tem 4 747-400! lol

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Mensagem por BeriloJr Qui 21 Jun 2012, 09:47

cwbspotter escreveu:Show, que bom que foi tudo certo! Eu juro que iria ficar apreensivo e ficaria em dúvida entre descer ou não. Isso não significa que faria escândalo ou algo do tipo simplismente iria informar a comissária(o) que não gostaria de prosseguir no voo e ponto e nessa hora a pior coisa que alguém no voo pode fazer é contrariar ou questionar a opção dessa pessoa creio que tem que deixar descer e ponto! Valeu pelo relato hehehe, abraços.
Na verdade não houve escândalo, os ânimos estavam um pouco alterado por causa do momento, mas tudo transcorreu bem, estava até bem calmo até a equipe da TAM entrar, parece que quem estava mais nervoso era o carinha lá, ele já chegou falando alto e sendo desagradável, acredito até que a passageira foi muito tranquila e decidiu tranquilamente em não continuar... com certeza falta treinamento para estas situações, seria um importante ponto de melhoria....

Realmente se estivesse com minha família teria desistido do vôo, foi roleta russa continuar pois não confiei nem confio na solução dada ao problema, pelo que entendi havia mais pressa em não cancelar o vôo e ter todos os problemas decorrentes desta ação do que identificar a real causa da falha... reset de sistema nunca foi solução para problema algum...

Leber escreveu:Mas que susto hein companheiro? Ainda bem que o decorrer foi tranquilo...

Mas assim, já que você trabalha com biocombustíveis, com esse atraso você teve a oportunidade de ver a primeira aeronave na história que fez um vôo transatlântico utilizando este tipo de combustível !

Fato histórico !

É bom saber, no correr do dia-a-dia não sabia disto, mas valeu a pena, fico triste de não ter conseguido registrar o momento.... mas serviu de uma coisa, já estou me gabando aqui no trabalho lol cool

mancini escreveu:esse MD8X branco que vc viu la parardo é da delegação do congo. eu estava atendendo eles. e os BBJS são da delegação da africa do sul e gabão. o 767 estacionado perto do hangar da TAP é do zimbabwe...eu estou trabalhando na rio +20. só no tps5 tem 4 747-400! lol
Mancini, muito bom saber, são fantásticas aeronaves, só consegui ver 1 BBJ durante o dia, na chagada, pois estava preocupado com o trânsito para o centro devido a reunião e não prestei muita atenção no desembarque. Valeu !

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Mensagem por mancini Qui 21 Jun 2012, 10:18

a delegação do Kuwait chegou em um gulfstream G4 muito bonito. a korea, china e india vieram de 747-400. a frança veio de a330, a da argentina veio de 757, panama veio de legacy etiopia veio de 767 benin veio de a320 matricula CS-TLU...esses são os que me lembro no momento

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Mensagem por henriquesteppan Qui 21 Jun 2012, 16:48

Um RTO na 28 do Galeão é quase um vôo até o SDU.
Pista gigantesca, tranquilíssimo. lol
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Mensagem por BeriloJr Qui 21 Jun 2012, 17:24

henriquesteppan escreveu:Um RTO na 28 do Galeão é quase um vôo até o SDU.
Pista gigantesca, tranquilíssimo. lol

RTO é tranquilíssimo em qualquer pista, independente do tamanho, pois é um procedimento executado antes da V1, com cálculos de segurança para sua execução. Desconfortável é voar sabendo que há um problema abordo que pode não ter sido corrigido e gerar uma decolagem mal sucedida... Smile

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Mensagem por Eduardo Qui 21 Jun 2012, 18:20


Conversando com um colega que trabalhou com manutenção de Airbus ele disse que varias vezes resolveu panes resetando breakers da aeronave, nesses casos são na maioria mensagens de erro de algum sistema.
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Mensagem por Bayma Qui 21 Jun 2012, 20:19

Eduardo escreveu:
Conversando com um colega que trabalhou com manutenção de Airbus ele disse que varias vezes resolveu panes resetando breakers da aeronave, nesses casos são na maioria mensagens de erro de algum sistema.

Vixe! É como se fosse um ctrl + alt + del no Windows! espanto

Já pensou se ao chegar lá em cima vem a mensagem: "este autothrust executou uma operação ilegal"? assobiar
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Mensagem por cwbspotter Qui 21 Jun 2012, 20:49

Bayma escreveu:
Eduardo escreveu:
Conversando com um colega que trabalhou com manutenção de Airbus ele disse que varias vezes resolveu panes resetando breakers da aeronave, nesses casos são na maioria mensagens de erro de algum sistema.

Vixe! É como se fosse um ctrl + alt + del no Windows! espanto

Já pensou se ao chegar lá em cima vem a mensagem: "este autothrust executou uma operação ilegal"? assobiar
lol lol
Boa!

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Mensagem por angelo marcelo Sex 22 Jun 2012, 00:01

Bayma escreveu:

Vixe! É como se fosse um ctrl + alt + del no Windows! espanto

Já pensou se ao chegar lá em cima vem a mensagem: "este autothrust executou uma operação ilegal"? assobiar
pior mesmo é se der tela azul nos MCD e FMC! shocked

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Mensagem por lucas_marreto Sex 29 Jun 2012, 12:58

Costumo usar esse critério: If is not Boeing, I'm not Going!!!

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Mensagem por asjsouzajr Sab 30 Jun 2012, 17:40

Eu já viajei muito a bordo de Airbus, mas pra ser bem sincero, fico sempre meio apreensivo.
Não sei o porque exatamente mas fico sempre menos "apreensivo" a bordo de Boeing (salvo quando é pela Ryanair assobiar )
Ainda bem que o voo seguiu sem problemas.

Ps: Obrigado por compartilhar a experiência thumbsup

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Mensagem por rhodesbauer Sab 30 Jun 2012, 18:26

Bem, levando em conta que Airbus é extremamente informatizado, é bem capaz de se tratar de um erro no aplicativo e não no sistema em si.
Mas também não ficaria muito satisfeito com a explicação dada...

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Mensagem por Bruno Rodrigues Seg 16 Jul 2012, 13:37

lucas_marreto escreveu:Costumo usar esse critério: If is not Boeing, I'm not Going!!!

pelo amor né damn
Não é querendo ser chato mas eu como ja voei MUITAS vezes no A3xx isso ja aconteçeu varias vezes,o FADEC as vezes reseta suas configurações por segurança,o computador tem um RAM limitada e por segurança ele reseta as configurações,porem a Tripulação não checou isso antes,creio que isso é feito a cada 200 horas de voo.

Agora o que me deixa Chateado e as vezes irritado,é a desconfiança do POVO com o Airbus,se fosse em um Facebook ou numa Rede Social da vida tudo bem,mas agora em um forum de entusiastas de Aviação confused ,gente novas tecnologias tem que surgir,se o Airbus é comandado da maneira correta,ele é mais seguro que qualuquer Boeing 737,não adianta,você pode ter preferencia pela aeronave,agora não é por isso que você estaria mais seguro em um 737 do que em um A320.
e os avanços da Airbus tão criticado pelos rivais estão ai em varios aeronaves como os Ejets que usam o Fly By Wire(de forma limitada) e o FADEC,o 777 tambem tem FBW e o 787 que consegue ter mais Computadores que os A320 aplauso

é o avanço pessoal e isso é melhor para nos aplauso

Abraços.


Mas que deve ter sido emocionante deve né Tongue

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Mensagem por Trovis Ter 17 Jul 2012, 14:08

Esse negocio de não querer voar Airbus... fala serio, que coisa sem sentido.
Brunobrslive disse tudo. Se a desconfiança ainda fosse de leigos, até entenderia. Mas vindo de pessoas que amam aviação é lamentável, pra não dizer coisa pior heheh

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