Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Duvida sobre rota SBCF-SBKP Gse_multipart13851

Duvida sobre rota SBCF-SBKP

+2
cwbspotter
jmgodoi
6 participantes

Ir para baixo

Dúvida Duvida sobre rota SBCF-SBKP

Mensagem por jmgodoi Dom 10 Jun 2012, 22:25

Boa noite pessoal, trago aos senhores uma questão sobre a rota SBCF-SBKP.
Hoje a noite, um pouco mais cedo resolvi fazer um voo na ivao. Tinha tudo para ser um bom voo, tudo configurado software estável e sem dar crash.
O Controlador estava em exame e o trafego intenso, não sei por que ele me colocou em ultimo na fila. Tudo bem até ai, aconteceu um acidente no aeródromo, agora tudo conspirava contra.
Ai que vem a duvida: O controlador disse que a minha rota estava errada: UW58 MAVIK ZANET PIR MENDS
Pensei que MENDS estava errado, pois poderia ser a chegada, dei uma olhada em planos prontos e encontrei a seguinte rota: UW58 MAVIK DCT ZANET PIR DCT MENDS. A rota se repetia em diversas companhias e estava muito parecida com a minha, enviei a rota e o controlador me veio com essa:
''WTA-421, a UW58 não parte do aerodromo, coloque um fixo antes''
A duvida: Senhores, o fixo ao qual o controlador se refere não está contido em uma SID? logo eu não posso colocar o fixo sem conhecer a SID. Pois existem diversas transições e saidas em confins, e se não me engano antes de MAVIK vem TRIVI e CALDA.
Então, existe mesmo um fixo antes? Que fixo é este?
Logo depois o exame acabou, eu desconectei e vim até aqui tirar a dúvida.
Desde já agradeço, João.

jmgodoi
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 23/07/2011
Mensagens : 7
Reputação : 4
Idade : 30
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/joaomanoelgodoi

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Duvida sobre rota SBCF-SBKP

Mensagem por cwbspotter Dom 10 Jun 2012, 23:23

Bom não sei qual é a rota real e não pesquisei! Mais abri as cartas e fiz minha rota e faria da seguinte forma:

SID: http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/cartas/emenda/sbcf_confins-1_sid_20120308.pdf?CFID=7b33dd8f-582d-4026-9b02-3e954747aca9&CFTOKEN=0

H2: http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/cartas/emenda/_enrc_h2_enrc_20120308.pdf

STAR: http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/cartas/emenda/sbkp_mends-15--star-_star_20120308.pdf?CFID=7b33dd8f-582d-4026-9b02-3e954747aca9&CFTOKEN=0

SELDO UZ16 GAXEV UN741 KUDIV

Você está usando cartas atualizadas?

Edit: Resolvi olhar a rota usada pela GOL - DCT MUBIK DCT KUDIV DCT e ficou parecido com o que montei porém mais curto eu acho podendo usar a SID e STAR que lhe informei. E lembre que sempre que for colocar uma aerovia tem que colocar antes dela o fixo de entrada e após dela o fixo de saída, final e etc... thumbsup


Última edição por cwbspotter em Dom 10 Jun 2012, 23:36, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Adicionar informações)

_________________
Rafael
Duvida sobre rota SBCF-SBKP 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Duvida sobre rota SBCF-SBKP

Mensagem por jmgodoi Dom 10 Jun 2012, 23:37

Tem um detalhe, Cwbspotter: Como a aeronave é um Embraer e190, eu estou usando apenas aerovias com níveis altos, as chamadas UW e no caso a que vai para SBKP é a UW58.
Pelo o que via sua rota vai pela aerovia de nível baixo UZ16, certo?
Quero saber indo pela UW 58.
Muito obrigado pela resposta e vou dar uma olhada de novo na carta Enroute de novo para ter noção da rota.
*minhas cartas estão atualizadas.
Obrigado de novo, João.

jmgodoi
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 23/07/2011
Mensagens : 7
Reputação : 4
Idade : 30
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/joaomanoelgodoi

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Duvida sobre rota SBCF-SBKP

Mensagem por cwbspotter Dom 10 Jun 2012, 23:46

jmgodoi escreveu:Tem um detalhe, Cwbspotter: Como a aeronave é um Embraer e190, eu estou usando apenas aerovias com níveis altos, as chamadas UW e no caso a que vai para SBKP é a UW58.
Pelo o que via sua rota vai pela aerovia de nível baixo UZ16, certo?
Quero saber indo pela UW 58.
Muito obrigado pela resposta e vou dar uma olhada de novo na carta Enroute de novo para ter noção da rota.
*minhas cartas estão atualizadas.
Obrigado de novo, João.
Errado! Você olhou a carta que lhe passei? Se interpretar ela verá que está escrito na mesma que é de alta. Isso sim como o próprio nome da carta ja diz é aerovia de baixa: http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/cartas/emenda/_enrc_l2_enrc_20120308.pdf
Pela UW58 não sei se vai ser possível, pois a carta que tem no AIS que lhe passei efetivada 08/03 não encontrei essa aerovia! Provavelmente ela não existe mais devido a reestruturação de nosso espaço aéreo, ou eu não encontro ela hehehe dos dois um. Tongue

Abraço

_________________
Rafael
Duvida sobre rota SBCF-SBKP 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Duvida sobre rota SBCF-SBKP

Mensagem por Fabbrini Seg 11 Jun 2012, 00:47

cwbspotter escreveu:
GOL - DCT MUBIK DCT KUDIV DCT

A gente na Azul tambem usa essa rota.... E decolando da pista 16 em CNF, pode fazer a MUBIK1 e chegar via chegada MENDS-15 em VCP pousando na pista 15 fazendo o ILS-Z que foi exatamente o que fiz a 2 dias atras, mas no real.... hehe
Fabbrini
Fabbrini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 122
Reputação : 51
Idade : 43
Simulador preferido : CAE
Emprego/lazer : Copiloto-B777 Emirates
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Duvida sobre rota SBCF-SBKP

Mensagem por Lucasj Seg 11 Jun 2012, 07:51

Minha rota de CNF para VCP sempre foi UW58 PCL DCT , depois das alterações no espaço aéreo e como não temos mais a UW58 no trecho BH/SP Passei a voar pela UZ21 para SP e quando vou para VCP executo a mesma SID que uso para SP Confis1 Transição Pabeg apos DCT Kudiv para executar a MENDS15 OU MENDS33 anbas com início em Kudiv . Mas agora que vi a rota que é voada no real vou passar usa-la. Não sou piloto real e não sei por quais motivos é que são feitas estas alterações no espaço aéreo, mas era muito mais simples o trecho CNF/CHG pela UW58 PCL,voava-mos um bom tempo na UW58 depois era só iniciar o procedimento de descida em PCL, agora, (no meu caso) entro na UZ21 e em Mapmi vou DCT para PCL para inicar a Star ou mau entro na UZ21 em Trivi ou Pabeg vou DCT para Kubla DCT PIR e ai inicio a Star para CCH. Porque desconheço alguma Star para CHG com início na UZ21.Bons voos.
Lucasj
Lucasj
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 01/04/2009
Mensagens : 38
Reputação : 5
Idade : 45
Simulador preferido : X-Plane10/11
Emprego/lazer : Motorista Carreteiro
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Duvida sobre rota SBCF-SBKP

Mensagem por cwbspotter Seg 11 Jun 2012, 08:32

Lucasj escreveu:Minha rota de CNF para VCP sempre foi UW58 PCL DCT , depois das alterações no espaço aéreo e como não temos mais a UW58 no trecho BH/SP Passei a voar pela UZ21 para SP e quando vou para VCP executo a mesma SID que uso para SP Confis1 Transição Pabeg apos DCT Kudiv para executar a MENDS15 OU MENDS33 anbas com início em Kudiv . Mas agora que vi a rota que é voada no real vou passar usa-la. Não sou piloto real e não sei por quais motivos é que são feitas estas alterações no espaço aéreo, mas era muito mais simples o trecho CNF/CHG pela UW58 PCL,voava-mos um bom tempo na UW58 depois era só iniciar o procedimento de descida em PCL, agora, (no meu caso) entro na UZ21 e em Mapmi vou DCT para PCL para inicar a Star ou mau entro na UZ21 em Trivi ou Pabeg vou DCT para Kubla DCT PIR e ai inicio a Star para CCH. Porque desconheço alguma Star para CHG com início na UZ21.Bons voos.

Até onde sei veio para o bem finalmente essa reestruturação Lucas encurtando distâncias, retirando meios de navegações ultrapassados. Claro que como sempre veio com mais atraso do que em outros lugares. Até onde sei nos US por exemplo o pessoal mal lembra o que é um NDB hehehe, não sei se isso é verdade amigo Fabbrini poderia confirmar, mais ja escutei falar bastante sobre. Um link bem legal que fala mais sobre e de simples entendimento: http://www.vatsim.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=288%3Areestruturacao-do-espaco-aereo-brasileiro&catid=89%3Aoperacoes-atc-em-destaque&Itemid=239&lang=en

Abraços


Última edição por cwbspotter em Seg 11 Jun 2012, 10:19, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção)
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Duvida sobre rota SBCF-SBKP

Mensagem por Fabbrini Seg 11 Jun 2012, 12:58

cwbspotter escreveu:
Até onde sei veio para o bem finalmente essa reestruturação Lucas encurtando distâncias, retirando meios de navegações ultrapassados. Claro que como sempre veio com mais atraso do que em outros lugares. Até onde sei nos US por exemplo o pessoal mal lembra o que é um NDB hehehe, não sei se isso é verdade amigo Fabbrini poderia confirmar, mais ja escutei falar bastante sobre. Um link bem legal que fala mais sobre e de simples entendimento: http://www.vatsim.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=288%3Areestruturacao-do-espaco-aereo-brasileiro&catid=89%3Aoperacoes-atc-em-destaque&Itemid=239&lang=en

Abraços

Sim, muita gente nos EUA nem sabe o que é um NDB. É uma coisa que nem é pedido no cheque nem no treinamento prático de IFR, apenas no estudo teórico ele é visto.... Porém com meus alunos brasileiros eu sempre levava eles para o simulador e fazia algumas interceptações de QDM e QDR e também algunas órbitas para mostrar que não é nada demais. Só muito chato de fazer.... hehe

Essas mudanças no Espaço Aéreo, no geral foram bem vindas, a não ser por um problema.... Muitas posições com nome parecido.... Isso ta bem chato, e gerando certa confusão as vezes. É preciso soletrar o nome da posição muitas das vezes....
Fabbrini
Fabbrini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 122
Reputação : 51
Idade : 43
Simulador preferido : CAE
Emprego/lazer : Copiloto-B777 Emirates
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Duvida sobre rota SBCF-SBKP

Mensagem por jmgodoi Seg 11 Jun 2012, 13:16

Pessoal, MUITO obrigado pelas respostas, agora tudo ficou muito mais claro!
Fabbrini, você pelo visto é um piloto real, que bela profissão!
Perguntas: Qual aeronave você pilota rotineiramente?
E caso já tenha voado no 190 da embraer, você acha que o do simulador é possui uma sensibilidade pelo menos parecida com o real?

jmgodoi
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 23/07/2011
Mensagens : 7
Reputação : 4
Idade : 30
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/joaomanoelgodoi

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Duvida sobre rota SBCF-SBKP

Mensagem por cwbspotter Ter 12 Jun 2012, 23:56

Disponha amigo! No que puder estamos ae tentando ajudar!

Abraços

_________________
Rafael
Duvida sobre rota SBCF-SBKP 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Duvida sobre rota SBCF-SBKP

Mensagem por Fabbrini Qua 13 Jun 2012, 01:20

jmgodoi escreveu:Pessoal, MUITO obrigado pelas respostas, agora tudo ficou muito mais claro!
Fabbrini, você pelo visto é um piloto real, que bela profissão!
Perguntas: Qual aeronave você pilota rotineiramente?
E caso já tenha voado no 190 da embraer, você acha que o do simulador é possui uma sensibilidade pelo menos parecida com o real?

Piloto o E-190/195 aqui na Azul.....

O do FS não, a sensibilidade não chega nem perto..... Agora, os sistemas que são simulados no Wilco são muito bons e da para treinar bem direitinho com ele os sistemas do avião.... Alias é até encorajado na Azul que os pilotos usem o Wilco para se familiarizarem com o avião....
Fabbrini
Fabbrini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 122
Reputação : 51
Idade : 43
Simulador preferido : CAE
Emprego/lazer : Copiloto-B777 Emirates
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Duvida sobre rota SBCF-SBKP

Mensagem por Braconi Qua 13 Jun 2012, 08:34

Fabbrini escreveu:
Piloto o E-190/195 aqui na Azul.....

O do FS não, a sensibilidade não chega nem perto..... Agora, os sistemas que são simulados no Wilco são muito bons e da para treinar bem direitinho com ele os sistemas do avião.... Alias é até encorajado na Azul que os pilotos usem o Wilco para se familiarizarem com o avião....

Eu ja pensei em comprar o Embraer da wilco, porém tive dúvidas na época e terminei comprando um outro addon. Depois de ver o nosso amigo Fabbrini tecer tal comentário a cerca dos sistemas do wilco, confesso que me arrependo de não ter feito.

Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Duvida sobre rota SBCF-SBKP

Mensagem por Julio Giunti Dom 01 Jul 2012, 01:16

Aerovias de espaço aéreo superior sempre tem a letra U a frente e se chama Upper ao invés de Uniform.

Aerovias de espaço aéreo inferior não tem o U a frente e geralmente (mas não é regra) é o mesmo indicativo da superior.

Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Duvida sobre rota SBCF-SBKP

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos