ANAC Prova de Navegação / Meteorologia - Dúvidas
3 participantes
Página 1 de 1
ANAC Prova de Navegação / Meteorologia - Dúvidas
Pessoal,
Gostaria de saber se na prova de navegação ainda funciona como antigamente, onde aparece um caso de voo real que envolve 3 a 4 lugares a serem voados, com velocidades, consumo etc... e sai perguntando diversas coisas da navegação, tais como: Proa Mag., estimado em um determinado ponto, consumo até um determinado ponto etc...
Com relação a meteorologia, cai algum outra informação aeronautica além de METAR, TAF e SPECI?
Desde já agradeço as respostas.
Abraços
Rodrigo
Gostaria de saber se na prova de navegação ainda funciona como antigamente, onde aparece um caso de voo real que envolve 3 a 4 lugares a serem voados, com velocidades, consumo etc... e sai perguntando diversas coisas da navegação, tais como: Proa Mag., estimado em um determinado ponto, consumo até um determinado ponto etc...
Com relação a meteorologia, cai algum outra informação aeronautica além de METAR, TAF e SPECI?
Desde já agradeço as respostas.
Abraços
Rodrigo
PT-RAA- Aspirante
-
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 47
Nacionalidade :
Re: ANAC Prova de Navegação / Meteorologia - Dúvidas
RAA,
Banca de PC sim, na banca de PP não.
Na minha banca só caiu METAR e um TAF.
Banca de PC sim, na banca de PP não.
Na minha banca só caiu METAR e um TAF.
Galeno- Coronel
-
Inscrito em : 14/03/2011
Mensagens : 1458
Reputação : 46
Idade : 39
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade :
Re: ANAC Prova de Navegação / Meteorologia - Dúvidas
Faltou especificar a categoria, falemos do PP primeiro:
Não vai nessa de que na do PP só cai METAR e TAF não RAA. Um amigo meu foi fazer a do PP e caiu altura de base de nuvem, Razão adiabática e mais alguma coisa. METAR/TAF predominam, mas é bom ir sabendo tudo.
Já na prova de navegação, é bem isso ai mesmo. É uma navegaçãozinha VFR normalmente direta ou com sobrevoo de uns 2 locais. Normalmente você não irá para o aeroporto de destino, vai acabar alternando quando estiver sobre algum lugar.
É comum também cair aquela pergunta (exemplo): "aos 22z passou o través de Campinas. Qual o vento que provocou a deriva?". Você acha a distância entre o ponto anterior (que você sabe o horário que passou) e entre esse das 22z e daí pra frente eu não sei mais.
Falando do PC:
Em meteorologia tem que estudar tudo. Cai classificação de nuvem, Razão adiabática, altura da base na nuvem, METAR/TAF. Em um livro de questões preparatórias que tem poraí, eles colocaram uma carta SIGWX e fazem pergunta em cima, mas isso nunca ouvi falar de cair na banca.
Na navegação é relativamente simples. Eles vão te dar uma SID, um pedaço da carta de rota e uma IAC. É só planejar a navegação, igual ao do PP. É claro que você não prosseguirá para o destino, vai ter que prosseguir até a alternativa.
Normalmente tem troca de nível (desce do FL290 pro FL270, por exemplo), nada exagerado. Tem também a questão da deriva igual ao do PP, só o ponto é dado em radial ou marcação.
Quase metade da prova é isso, a outra é interpretação das cartas dada (qual a MDA, qual a radial de afastamento), nada de outro mundo.
Abraço e boa sorte!
Não vai nessa de que na do PP só cai METAR e TAF não RAA. Um amigo meu foi fazer a do PP e caiu altura de base de nuvem, Razão adiabática e mais alguma coisa. METAR/TAF predominam, mas é bom ir sabendo tudo.
Já na prova de navegação, é bem isso ai mesmo. É uma navegaçãozinha VFR normalmente direta ou com sobrevoo de uns 2 locais. Normalmente você não irá para o aeroporto de destino, vai acabar alternando quando estiver sobre algum lugar.
É comum também cair aquela pergunta (exemplo): "aos 22z passou o través de Campinas. Qual o vento que provocou a deriva?". Você acha a distância entre o ponto anterior (que você sabe o horário que passou) e entre esse das 22z e daí pra frente eu não sei mais.

Falando do PC:
Em meteorologia tem que estudar tudo. Cai classificação de nuvem, Razão adiabática, altura da base na nuvem, METAR/TAF. Em um livro de questões preparatórias que tem poraí, eles colocaram uma carta SIGWX e fazem pergunta em cima, mas isso nunca ouvi falar de cair na banca.
Na navegação é relativamente simples. Eles vão te dar uma SID, um pedaço da carta de rota e uma IAC. É só planejar a navegação, igual ao do PP. É claro que você não prosseguirá para o destino, vai ter que prosseguir até a alternativa.
Normalmente tem troca de nível (desce do FL290 pro FL270, por exemplo), nada exagerado. Tem também a questão da deriva igual ao do PP, só o ponto é dado em radial ou marcação.
Quase metade da prova é isso, a outra é interpretação das cartas dada (qual a MDA, qual a radial de afastamento), nada de outro mundo.
Abraço e boa sorte!
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 31
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: ANAC Prova de Navegação / Meteorologia - Dúvidas
Ok Pessoal,
No meu caso é PP.
Obrigado pelas respostas.
Abraços
No meu caso é PP.
Obrigado pelas respostas.
Abraços
PT-RAA- Aspirante
-
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 47
Nacionalidade :
Re: ANAC Prova de Navegação / Meteorologia - Dúvidas
Não quis dizer que só caiu METAR e TAF. Somente que dos 3 que ele disse, cairam só os mais usuais.
Fora isso, claro, caiu toda a matéria do programa.
[]s
Fora isso, claro, caiu toda a matéria do programa.
[]s
Galeno- Coronel
-
Inscrito em : 14/03/2011
Mensagens : 1458
Reputação : 46
Idade : 39
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade :

» Prova Anac de cms
» Meteorologia - O Perigo dos relâmpagos
» [Brasil] Anac obriga mais 51 pilotos a refazer prova de inglês
» [Brasil] Nota da Anac: ANAC verifica procedimentos adotados no aeroporto de Brasília
» Palestra na USP: Meteorologia - 30/09
» Meteorologia - O Perigo dos relâmpagos
» [Brasil] Anac obriga mais 51 pilotos a refazer prova de inglês
» [Brasil] Nota da Anac: ANAC verifica procedimentos adotados no aeroporto de Brasília
» Palestra na USP: Meteorologia - 30/09
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|