Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Antineblina - Infraero vai instalar novo equipamento Gse_multipart13851

[Brasil] Antineblina - Infraero vai instalar novo equipamento

Ir para baixo

[Brasil] Antineblina - Infraero vai instalar novo equipamento Empty [Brasil] Antineblina - Infraero vai instalar novo equipamento

Mensagem por cwbspotter Sex 01 Jun 2012, 09:56

ZERO HORA
01 de junho de 2012
ANTINEBLINA - Infraero vai instalar novo equipamento
Aparelho deve começar a funcionar antes da ampliação da pista do aeroporto

Tantas vezes prometida ao longo dos últimos 15 anos, a instalação de um equipamento para facilitar pousos e decolagens no aeroporto Salgado Filho em dias de baixa visibilidade pode estar tomando forma. Edital da Infraero estabelece que a abertura das propostas de empresas interessadas em implantar o instrumento deve ocorrer em 2 de julho.

Na quarta-feira, foi publicado o edital estabelecendo o prazo. Ontem, o superintendente do aeroporto, Jorge Herdina, anunciou que a instalação do ILS Categoria II (na sigla em inglês, Instrument Landing System, ou sistema de pouso por instrumentos) está aprovada. O complexo custará em torno de R$ 40 milhões.

Herdina estima que a obra estará pronta em 12 meses, a partir da assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação. Os trabalhos só serão realizados entre 1h e 5h, para não interromper as operações no aeroporto. Com chuva, as obras ficam suspensas.

A Infraero pretendia abrir as propostas em 22 de junho, mas Herdina diz que foram necessários ajustes. Por isso, o edital publicado na quarta-feira se refere a um adiamento de 10 dias. Ficou para 2 de julho.

Salgado Filho fechou menos dias em maio

O ILS Cat II diminuirá o tempo de fechamento do Salgado Filho em decorrência de nevoeiros. Permitirá pousos com 30 metros de visibilidade vertical e 400 metros na horizontal. O aparelho em uso, o ILS Cat I, exige visibilidade de 60 metros (vertical) e 800 metros (horizontal).

A implantação do ILS Cat II sempre esteve condicionada ao alongamento da pista de pouso e decolagem, dos atuais 2,28 mil metros para 3,2 mil metros de extensão. Mas a Infraero resolveu não esperar pela segunda obra. O projeto da nova pista segue em estudos, sem data para ser concluído.

Com o ILS Cat II, passageiros, tripulação e companhias aéreas enfrentarão menos contratempos. Em maio, o Salgado Filho fechou durante 13 horas e 24 minutos por causa do nevoeiro. Houve ocorrência do fenômeno meteorológicos em seis dias do mês.

A baixa incidência de nevoeiros, em comparação ao passado, é atribuída à estiagem que assola o Estado. Elizabeth Lima Carnevskis, da Somar Meteorologia, explica que é necessária uma conjunção de frio e umidade para a formação de névoas.

– Não houve umidade suficiente – diz Elizabeth.

_________________
Rafael
[Brasil] Antineblina - Infraero vai instalar novo equipamento 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos