Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Celso Amorim sobre o F-X2: ‘já estamos nos últimos capítulos’ Gse_multipart13851

[Brasil] Celso Amorim sobre o F-X2: ‘já estamos nos últimos capítulos’

Ir para baixo

[Brasil] Celso Amorim sobre o F-X2: ‘já estamos nos últimos capítulos’ Empty [Brasil] Celso Amorim sobre o F-X2: ‘já estamos nos últimos capítulos’

Mensagem por Amilckar Seg 02 Abr 2012, 20:14

Celso Amorim sobre o F-X2: ‘já estamos nos últimos capítulos’


[Brasil] Celso Amorim sobre o F-X2: ‘já estamos nos últimos capítulos’ Presidente-da-República-Dilma-Rousseff-e-ministro-da-Defesa-Celso-Amorim-foto-Agência-Brasil-580x419


Abaixo, alguns trechos de entrevista publicada pela revista Istoé com o ministro da Defesa, Celso Amorim. A data de divulgação da entrevista original é 30 de março – ou seja, você não precisa se preocupar: não se trata de uma brincadeira nossa, neste dia primeiro de abril. A maior parte da entrevista refere-se à polêmica da Comissão da Verdade – você pode clicar no link ao final da matéria para acessar o conteúdo completo, no site da Istoé. Já nos trechos que selecionamos e que falam sobre o F-X2, o ministro reafirma que espera uma decisão para este semestre (após outras notícias terem jogado essa expectativa para o segundo). Será que a “novela” do F-X2 realmente está entrando nos últimos capítulos? Haverá alguma surpresa reservada pelos dois protagonistas da foto acima?


Istoé – Então os projetos de investimento e modernização das Forças serão mantidos?

Celso Amorim - Sim. A compra dos helicópteros não foi afetada, nem o projeto do submarino nuclear ou o programa dos blindados.

Istoé -Mas e o F-X2? A compra dos caças virou uma novela que já dura mais de uma década…

Celso Amorim - Posso dizer que já estamos nos últimos capítulos. Tenho uma expectativa de que a compra dos aviões possa ser resolvida ainda neste semestre.

Istoé – E a troca de informações com a Índia sobre a compra que eles fizeram de 126 caças Rafale? Muita gente interpretou como mais um aval brasileiro ao avião francês.

Celso Amorim - Não tem sentido. Minha visita à Índia para firmarmos essa cooperação já estava marcada muito antes de eles definirem a compra. Coincidiu de optarem pelo Rafale na semana em que fui lá.

Istoé – Os outros dois concorrentes não podem reclamar de um tratamento privilegiado?

Celso Amorim - Não há essa possibilidade. Eu já recebi aqui delegações da Suécia em que estava presente o presidente da Saab. Está prevista uma visita do secretário de Defesa dos EUA, mas não sei se ele vai tocar no assunto. Nada disso influencia no meu julgamento.

Istoé – Nem a decisão dos EUA de cancelarem a compra dos Super Tucanos?

Celso Amorim - Foi algo decepcionante, sem dúvida, e me parece improvável que possam reverter o resultado. Mas não há relação, até porque estamos falando de uma compra de R$* 300 milhões e de outra de R$ 5 bilhões.

Istoé – A cooperação entre o Itamaraty e o Ministério da Defesa nem sempre funcionou satisfatoriamente. Sua vinda para cá tende a melhorar esse diálogo?

Celso Amorim - Sinceramente, nunca houve uma divergência muito grande. Pode ter havido algum detalhe em algum momento, mas participamos de muitas coisas juntos. Claro que minha vivência no Itamaraty talvez ajude.

Istoé - De que maneira?

Celso Amorim - A grande estratégia de Defesa do Brasil tem que incluir as Relações Exteriores. Creio que pode haver uma mudança de intensidade nesse sentido, especialmente na cooperação com a América do Sul. Este é um dos grandes eixos de trabalho para os próximos anos. Se para o mundo nossa política é mais de dissuasão, para a região é de cooperação.

Istoé – Falando nisso, ressurgiu agora o debate sobre a soberania das Malvinas. Como o Brasil está lidando com isso?

Celso Amorim - A demanda da Argentina é histórica, e o Brasil apoia, assim como todos os demais países da região. Mas nós procuramos levar isso com transparência e bom-senso. Afinal, nós também temos uma cooperação importante com o Reino Unido.

FONTE: Istoé FOTO: Agência Brasil

VIA: Poder Aéreo

*NOTA DO EDITOR: supomos que o ministro tenha falado dos valores sem dizer a moeda e que o “R$” tenha sido colocado na transcrição de sua fala (ou, no caso dele ter falado em reais, seja somente uma pequena confusão), pois já foi divulgado por várias fontes que o contrato da Força Aérea dos EUA com a Embraer para 20 Super Tucanos, recentemente cancelado, tinha valor de aproximadamente 350 milhões de dólares, e não de reais. Assim, também supomos que o valor do F-X2 ao qual o ministro se refere (5 bilhões) seja em dólar.

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Celso Amorim sobre o F-X2: ‘já estamos nos últimos capítulos’ Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos