[Resolvido]Serviço De Solo
4 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]Serviço De Solo
Alguém Poderia informar o nome do profissional que trabalha no solo dos aeroportos; aqueles que fazem prestação serviço "ao aviao" ;push back,conexão de GPU,retiram o calço e também são chamados "flanelinha de avião"(sem desmerecer ninguém)
.Se Mal mim lembro é um serviço "terceirizado".Outra pergunta , qual a carga horária e quanto ganha aproximadamente?
Acabei de vê aqui que é Fiscal de Pátio! será que estou certo?
Última edição por alexlimax em Qui 22 Mar 2012, 19:44, editado 1 vez(es)
Inscrito em : 02/10/2011
Reputação : 20
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Resolvido]Serviço De Solo
"Flanelinha de avião" (tenho uma amiga controladora que foi fiscal e quando chamo ela de flanelinha fica P da vida hahaha). É função da Infraero e você pode entrar mediante concurso público para a empresa no cargo de PSA (Profissional de serviços Aeronáuticos).
O pessoal que presta serviço em solo são empresas privadas, existe hoje a que atende o Brasil todo quase chamada RM, não conheço muito de como funciona esta parte em relação a Infraero e as empresas aéreas, como é a admissão e tal.
Existem alguns aeroportos chave também, que são aqueles aonde as empresas aéreas mantem um pessoal de solo específico dela para cuidar de aeronaves em pernoite para fazer manutenção programada e não programada e etc...
O pessoal que presta serviço em solo são empresas privadas, existe hoje a que atende o Brasil todo quase chamada RM, não conheço muito de como funciona esta parte em relação a Infraero e as empresas aéreas, como é a admissão e tal.
Existem alguns aeroportos chave também, que são aqueles aonde as empresas aéreas mantem um pessoal de solo específico dela para cuidar de aeronaves em pernoite para fazer manutenção programada e não programada e etc...
Julio Giunti- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 19/08/2011
Reputação : 59
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade :
Julio Giunti escreveu:"Flanelinha de avião" (tenho uma amiga controladora que foi fiscal e quando chamo ela de flanelinha fica P da vida hahaha). É função da Infraero e você pode entrar mediante concurso público para a empresa no cargo de PSA (Profissional de serviços Aeronáuticos).
Vê se eu intendi.Os chamados "flanelinhas de avião" é um .... e o pessoal de serviço de solo é outro?
Nacionalidade :
alexlimax escreveu:Alguém Poderia informar o nome do profissional que trabalha no solo dos aeroportos; aqueles que fazem prestação serviço "ao aviao" ;push back,conexão de GPU,retiram o calço e também são chamados "flanelinha de avião"(sem desmerecer ninguém)Acabei de vê aqui que é Fiscal de Pátio! será que estou certo?.Se Mal mim lembro é um serviço "terceirizado".Outra pergunta , qual a carga horária e quanto ganha aproximadamente?
Push-Back -> Operador de Push-Back
Conexão de GPU -> Apenas Auxiliares de manutenção de aeronaves, ou seja (Azultec )
Retiram os calços -> Auxiliares de Rampa ou Líderes de Rampa, depende de que empresa que é, pois tem várias terceirizadas. Em Viracopos tem a Tam Cargo (ainda não terceirizada), Swissport, Pro Air, Quicklink, VIT Solo, Orbital.
Carga horária? "6h" e 5 por 1.
Quanto ganha? Isso varia de cada empresa. Entra na Tam que paga melhor.
flanelinha de avião?

Abner- Coronel
- Inscrito em : 26/03/2011
Reputação : 90
Abner escreveu:alexlimax escreveu:Alguém Poderia informar o nome do profissional que trabalha no solo dos aeroportos; aqueles que fazem prestação serviço "ao aviao" ;push back,conexão de GPU,retiram o calço e também são chamados "flanelinha de avião"(sem desmerecer ninguém)Acabei de vê aqui que é Fiscal de Pátio! será que estou certo?.Se Mal mim lembro é um serviço "terceirizado".Outra pergunta , qual a carga horária e quanto ganha aproximadamente?
Conexão de GPU -> Apenas Auxiliares de manutenção de aeronaves, ou seja (Azultec )
Retiram os calços -> Auxiliares de Rampa ou Líderes de Rampa, depende de que empresa que é, pois tem várias terceirizadas. Em Viracopos tem a Tam Cargo (ainda não terceirizada), Swissport, Pro Air, Quicklink, VIT Solo, Orbital.
flanelinha de avião?![]()
Grato peça informação

Nacionalidade :
E complementando o fiscal de pátio é aquele que sinaliza a posição para as aeronaves estacionarem e faz vistoria de pátio e pistas. Este sim é funcionário da Infraero e só é contratado mediante concurso como disse anteriormente. O restante como o Abner disse acima são funcionários de empresas privadas.
Julio Giunti- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 19/08/2011
Reputação : 59
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade :
alexlimax escreveu:Abner escreveu:
flanelinha de avião?![]()
Grato peça informação![]()
Olha depende de cada empresa, no meu tempo de SATA no SDU, nós operadores, faziamos tudo, como colocar GPU, Ar condicionado, Push-Back, escadas (ainda não tinha finger!), trazer as carretas de cargas e bagagens , eramos tipo BOMBRIL

Teve dias que até balizamento eu fazia, pegava o meu Valmet já vinha com a escada, deixava no envelope, pegava a segunda deixava também, olhava para um lado e para o outro e via todos ocupados, então pegava as raquetes e balizava mesmo...

Eduardo Vieitas- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 05/01/2012
Reputação : 1
Simulador preferido : FS9, FSX
Emprego/lazer : Taxista Permissionario do RJ
Nacionalidade :
Eduardo Vieitas escreveu:alexlimax escreveu:
Grato peça informação![]()
Olha depende de cada empresa, no meu tempo de SATA no SDU, nós operadores, faziamos tudo, como colocar GPU, Ar condicionado, Push-Back, escadas (ainda não tinha finger!), trazer as carretas de cargas e bagagens , eramos tipo BOMBRILAlém de outros equipamentos como Água potável, QTU e etc.
Teve dias que até balizamento eu fazia, pegava o meu Valmet já vinha com a escada, deixava no envelope, pegava a segunda deixava também, olhava para um lado e para o outro e via todos ocupados, então pegava as raquetes e balizava mesmo...Depois disso estacionava o Valmet e corria, corria mesmo para fazer o push, era ralação pura, mas bem que eu gostava e sinto saudades, só o salario que não era grandes coisas, mas o fato de vivenciar aquela rotina da aviação era bem legal. Boa sorte e grande abraço
Eu quero vivenciar isso também....Gosto muito do carisma do povo que trabalham na Rampa Sempre Alegres.

Nacionalidade :
Muito Obrigado a todos pela atenção
.
Principalmente ao Abner
quê estar me trazendo informações muito detalhadas!

Principalmente ao Abner

Nacionalidade :

» Sobre Serviço de solo FSX
» Tráfego e serviço solo
» Serviço de solo para FSX
» Serviço de solo, qual é o melhor?
» Boeing 737-200 ainda em serviço
» Tráfego e serviço solo
» Serviço de solo para FSX