Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Aeronave testa querosene de cana como combustível  Gse_multipart13851

Aeronave testa querosene de cana como combustível

Ir em baixo

Aeronave testa querosene de cana como combustível  Empty Aeronave testa querosene de cana como combustível

Mensagem por Abner Dom 05 Fev 2012, 20:57

Aeronave testa querosene de cana como combustível  Dsc00005la

O primeiro querosene para aviões produzido de cana-de açúcar será testado em uma aeronave Embraer da Azul Linhas Aéreas no início de 2012. Desenvolvido pela Amyris, centro de pesquisa instalado no Techno Park, em Campinas, o combustível renovável é parte de uma linha de pesquisa em busca de biocombustíveis que podem diminuir as emissões de gás de efeito estufa e fornecer uma alternativa sustentável aos combustíveis de petróleo para aviões. A empresa planeja comercializar o querosene de cana para aviões em 2014. A empresa informou que começou a testar o querosene de cana para aviões em motores maiores e com fabricantes de aeronaves e outras indústrias participantes do setor como o Air Force Research Laboratory E.U., Southwest Research Institute, e a GE Aviation. No Brasil, um projeto com a Embraer, General Electric e Azul está avaliando os aspectos técnicos e de sustentabilidade.
As fabricantes de aviões Boeing e Embraer e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estão financiando uma análise de sustentabilidade para a produção do biocombustível para jatos desenvolvido pela Amyris. O estudo está fazendo uma análise do ciclo de vida das emissões associadas com o combustível de fonte renovável, incluindo mudança do uso indireto da terra e seus efeitos. Programado para ser concluído no início de 2012, o estudo está sendo coordenado pelo Icone, uma incubadora brasileira de pesquisas que atua na agricultura e análise de biocombustíveis. No projeto, o World Wildlife Fund (WWF) atua como consultor independente.
A Amyris já desenvolveu um diesel de cana, o primeiro renovável, não poluente, obtido da cana-de-açúcar. Os testes de bancada com motores Mercedes foram concluídos e mostraram que a utilização de 10% do diesel de cana no tanque misturado ao biodiesel tradicional reduziu em 9% a emissão de material particulado, não aumentou a emissão de óxido de nitrogênio, não afetou o desempenho do motor e nem o consumo de combustível. A Mercedes está testando o novo diesel no transporte coletivo de São Paulo. Com 100% de diesel de cana, o desempenho é muito superior. Os testes mostram redução de 6,3% de óxido de nitrogênio, 12,5% de material particulado, 3,2% de dióxido de carbono, 11,8% de hidrocarbonetos, 34,5% de monóxido de carbono.
Unicamp pode ter centro de pesquisa de biocombustíveis
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma candidata, entre universidades paulistas, a sediar um centro de pesquisas em biocombustíveis para aviões. A definição da localização desse centro será feita com base em estudo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp) e as fabricantes de aviões Boeing e Embraer. O estudo fará um mapeamento das pesquisas relacionadas com a produção e distribuição do combustível renovável e vai pautar o edital que selecionará a sede do centro. O diretor-científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, disse ontem que o maior desafio do centro de pesquisa será encontrar um biocombustível que preencha os requisitos físicos, energéticos, econômicos e de mercado (fornecimento). “O que se busca é um combustível que possa substituir o querosene de aviação sem se mudar nada no resto da turbina e dos controles”, afirmou.

agemcamp.sp.gov.b

"PR-AYX, é o novo Embraer 195 da Azul. Com a pintura verde, logo logo receberá sticker com frases a favor da sustentabilidade. A aeronave já está na malha e já foi vista na cidade de Goiânia."

Provavelmente é o PR-AYX que vai abordar o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade. Quero ver o Azul Verde concluído logo! Seja adesivado ou pintado!
Abner
Abner
Coronel
Coronel

Inscrito em : 26/03/2011
Mensagens : 1750
Reputação : 90

Voltar ao Topo Ir em baixo

Aeronave testa querosene de cana como combustível  Empty Re: Aeronave testa querosene de cana como combustível

Mensagem por biazi Dom 05 Fev 2012, 21:37

Que ótima notícia para a natureza thumbsup
Muito interessante o avanço da tecnologia nos últimos tempos, quase tudo voltado para a sustentabilidade. wink
biazi
biazi
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/10/2011
Mensagens : 575
Reputação : 23
Idade : 26
Simulador preferido : X-Plane, FSX
Emprego/lazer : PP Avião
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Aeronave testa querosene de cana como combustível  Empty Re: Aeronave testa querosene de cana como combustível

Mensagem por sergiotucano Dom 05 Fev 2012, 23:17

Show!!!
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 35
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Aeronave testa querosene de cana como combustível  Empty Re: Aeronave testa querosene de cana como combustível

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum