Spotter como profissão?
+6
rhodesbauer
Gabriel Moradillo
Alexandre da Silva
GustavoAguiar
jailton
Augusto Sposito
10 participantes
Página 1 de 1
Spotter como profissão?
Depois que vi essa foto, fiquei pensando, será que Spotter é profissão?

Se sim, já vou mudar de profissão!!
Abraços!!

Se sim, já vou mudar de profissão!!

Abraços!!

| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Reputação : 447
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Spotter como profissão?
Eu acho que é mais um hobby do que profissão
, agora ganhar dinheiro tirando fotos de aeronaves a pessoa deverá investir uma graninha em equipamento fotográfico para que as fotos saiam perfeitas, em Guarulhos mesmo tem até alguns pontos para esta prática.

Inscrito em : 01/02/2010
Reputação : 26
Emprego/lazer : Industria Farmacêutica, cerveja, aviação e automodelismo.
Nacionalidade :
Simples: em países sérios, spotters tem acesso ao pátio. Só não sei como é o esquema lá. Já vi fotos de spotters com esse colete e uma mera câmera compacta (tem gente que tira leite de pedra com essas câmeras simples)
Ou seja, no Brasil nem com uma pilha de documentação. isso não é permitido?!

| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Nacionalidade :

Augusto Sposito- Banido
-
Nacionalidade :
NA verdade pode ser uma profissão sim, tenho um amigo que inclusive postei algumas fotos dele aqui no fórum que volte e meia postam duas fotos nas principais revista de aviação do país, visto que ele ganha direitos autorais e alguns bônus ainda. É claro que no caso dele é Hobby, mais em países de primeiro mundo concerteza da para se tirar uma graninha.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva escreveu:NA verdade pode ser uma profissão sim, tenho um amigo que inclusive postei algumas fotos dele aqui no fórum que volte e meia postam duas fotos nas principais revista de aviação do país, visto que ele ganha direitos autorais e alguns bônus ainda. É claro que no caso dele é Hobby, mais em países de primeiro mundo concerteza da para se tirar uma graninha.

Claro, além de uma boa câmera.

Augusto Sposito- Banido
-
Nacionalidade :
Alexandre da Silva escreveu:NA verdade pode ser uma profissão sim, tenho um amigo que inclusive postei algumas fotos dele aqui no fórum que volte e meia postam duas fotos nas principais revista de aviação do país, visto que ele ganha direitos autorais e alguns bônus ainda. É claro que no caso dele é Hobby, mais em países de primeiro mundo concerteza da para se tirar uma graninha.
Foi o que eu pensei, tirar fotos para revistas ou sites

Inscrito em : 26/06/2011
Reputação : 143
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Analista Contábil
Nacionalidade :
Gabriel Moradillo escreveu:Foi o que eu pensei, tirar fotos para revistas ou sites![]()
Não penso em vender... só por hobbie mesmo.

E postar aqui.

Augusto Sposito- Banido
-
Nacionalidade :
Augusto Sposito escreveu:Alexandre da Silva escreveu:NA verdade pode ser uma profissão sim, tenho um amigo que inclusive postei algumas fotos dele aqui no fórum que volte e meia postam duas fotos nas principais revista de aviação do país, visto que ele ganha direitos autorais e alguns bônus ainda. É claro que no caso dele é Hobby, mais em países de primeiro mundo concerteza da para se tirar uma graninha.
Ótima notícia!! Teria como se informar com ele, como devo fazer para ingressar no ramo?!
![]()
Claro, além de uma boa câmera.![]()
Augusto na verdade ele comprou uma maquina/lente excelente e começou a fotografar só em CWB, depois foi indo mais longe, o lance é fotografar aquilo que não se tem costume de ver. Por exemplo, uma visita unica de uma aeronave a um certo aeroporto, ele já fotografou o "747 Albino" da Cargolux aqui em CWB, sorte ? Talvez sim, talvez não. Pois ele sempre está no lugar certo e na hora certa. Quando uma revista precisa de tal prefixo para postar recorre também ao Airliners para pegar o contato do fotógrafo, imagine se tem uma foto importante para próxima edição da revista, eles buscam no airliners e tem a foto que eles precisam de um Spotter brasileiro, é claro que eles irão procurar o cara e pagar para ter a foto original sem aquela amostra d'agua do airliners.
É um exemplo e claro que o mais importante, conhecer as pessoas certas, pessoas influentes no ramo da aviação.

Meu canal no Youtube.
Augusto Sposito escreveu:Não penso em vender... só por hobbie mesmo.![]()
E postar aqui.![]()
Não Augusto, eu falei que essas pessoas que tem crachá de spotter devem ser empregadas de alguma revista ou site, tirando foto para matérias (ou não).

Inscrito em : 26/06/2011
Reputação : 143
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Analista Contábil
Nacionalidade :

Abraços!!

Augusto Sposito- Banido
-
Nacionalidade :
Augusto Sposito escreveu:Entendi Alexandre... agora vem a parte mais difícil... investir em uma câmera de boa qualidade.
![]()
![]()
Abraços!!![]()
Sugiro Canon EOS Rebel T3. DSLR mais básica e barata da Canon, no Mercado Livre tá custando entre R$ 1350 e R$ 1600. kit com lente 18-55mm.
A vantagem da SLR é trocar as lentes.

Eu possuo uma câmera intermediária, entre uma compacta e uma SLR, Canon S3. A versão "0 km" é a SX40, com uma objetiva de zoom 35x! Custa mais que a T3, mas é uma excelente câmera.
GustavoAguiar escreveu:Sugiro Canon EOS Rebel T3. DSLR mais básica e barata da Canon, no Mercado Livre tá custando entre R$ 1350 e R$ 1600. kit com lente 18-55mm.
A vantagem da SLR é trocar as lentes.![]()
Eu possuo uma câmera intermediária, entre uma compacta e uma SLR, Canon S3. A versão "0 km" é a SX40, com uma objetiva de zoom 35x! Custa mais que a T3, mas é uma excelente câmera.
Muito obrigado pelas dicas!! Irei pesquisar, e comprar o quanto antes.

Augusto Sposito- Banido
-
Nacionalidade :
Então...
A sugestão do GustavoAguiar é excelente, e pretendo chegar lá.
Mas se você não tem muita afinidade com as máquinas, eu te aconselho a começar por baixo...
A GE X500 é uma máquina de baixo custo que é excelente para quem está começando.
Ela é uma point and Shoot, tem boa qualidade, sensor CCD, zoom de 15x, tem recursos para controlar ISO, velocidade do obturador, tempo de abertura do diafragma, já tem o jeitão de máquina profissional e várias outras funcionalidades que vão te permitir se 'iniciar' nesse mundo.
E com isso você vai ter uma boa noção se deve investir em lentes ou em tecnologia da caixa.
Por exemplo, eu já percebi que preciso de um bom 'anti-shake' na máquina, mais do que uma lente pois minhas imagens tendem a sair tremidas...
Outra coisa que percebi, minhas fotos saem muito melhor quando utilizo aquele visor pequeno que esqueci o nome ao invés do grande de lcd...
Com isso já sei o que procurar quando for pegar uma máquina profissional SLR como a que o Gustavo sugeriu...
Acredito que você deva fazer algo parecido...
Só minha opinião...
A sugestão do GustavoAguiar é excelente, e pretendo chegar lá.
Mas se você não tem muita afinidade com as máquinas, eu te aconselho a começar por baixo...
A GE X500 é uma máquina de baixo custo que é excelente para quem está começando.
Ela é uma point and Shoot, tem boa qualidade, sensor CCD, zoom de 15x, tem recursos para controlar ISO, velocidade do obturador, tempo de abertura do diafragma, já tem o jeitão de máquina profissional e várias outras funcionalidades que vão te permitir se 'iniciar' nesse mundo.
E com isso você vai ter uma boa noção se deve investir em lentes ou em tecnologia da caixa.
Por exemplo, eu já percebi que preciso de um bom 'anti-shake' na máquina, mais do que uma lente pois minhas imagens tendem a sair tremidas...
Outra coisa que percebi, minhas fotos saem muito melhor quando utilizo aquele visor pequeno que esqueci o nome ao invés do grande de lcd...
Com isso já sei o que procurar quando for pegar uma máquina profissional SLR como a que o Gustavo sugeriu...
Acredito que você deva fazer algo parecido...
Só minha opinião...
Tomei nota de todas as dicas, e espero que eu comece a praticar em breve!!
Forte abraço!! E um ótimo final de semana para todos!!

Tomei nota de todas as dicas, e espero que eu comece a praticar em breve!!

Forte abraço!! E um ótimo final de semana para todos!!

Augusto Sposito- Banido
-
Nacionalidade :

Lembre-se sempre que você pilota com a cabeça e não com as mãos.
Bruno Nascimento- Banido
-
Inscrito em : 30/10/2011
Reputação : 97
Simulador preferido : FS9
Emprego/lazer : ME - Paraquedista - FS2004
Nacionalidade :
Tem muita gente ganhando dinheiro com fotos de aeronaves.
Mas o mercado não é tão aberto assim...
Quem sabe trabalhando para uma revista do ramo....
Sobre o equipamento...
SZ, super zooms, são boas para começar, Fuji HS20, Panasonic Lumix FZ100 e FZ150, Nikon P500 e Canon SX40 estão entre as melhores da categoria.
Porém, muito zoom , 15, 20 e até 30 x , significa muita perda de nitidez, fotos escuras e mão tremula, então um tripé é indispensável. Qualquer SZ vai perder muita qualidade com muito zoom, outra coisa, em vários momentos é necessário subir o ISO, SZ, não tem sensor que aguente bem ISO elevado, granulando muito as fotos em ISO acima de 400 ou 800...
DSLRs e micro 4/3 são câmeras ideais para spotter. Porém, ai vem o custo das lentes e flash externo etc... Ai a lente depende do fator de crop da câmera em questão.
Por exemplo, uma câmera com crop 2x, se eu usar uma lente 50-200mm significa que ela terá até 400mm de distância focal.
Eu estou pensando em comprar a Lumix G10, uma micro 4/3 muito boa. Hoje a minha máquina é uma Fuji S2800HD...
Mas o mercado não é tão aberto assim...
Quem sabe trabalhando para uma revista do ramo....
Sobre o equipamento...
SZ, super zooms, são boas para começar, Fuji HS20, Panasonic Lumix FZ100 e FZ150, Nikon P500 e Canon SX40 estão entre as melhores da categoria.
Porém, muito zoom , 15, 20 e até 30 x , significa muita perda de nitidez, fotos escuras e mão tremula, então um tripé é indispensável. Qualquer SZ vai perder muita qualidade com muito zoom, outra coisa, em vários momentos é necessário subir o ISO, SZ, não tem sensor que aguente bem ISO elevado, granulando muito as fotos em ISO acima de 400 ou 800...
DSLRs e micro 4/3 são câmeras ideais para spotter. Porém, ai vem o custo das lentes e flash externo etc... Ai a lente depende do fator de crop da câmera em questão.
Por exemplo, uma câmera com crop 2x, se eu usar uma lente 50-200mm significa que ela terá até 400mm de distância focal.
Eu estou pensando em comprar a Lumix G10, uma micro 4/3 muito boa. Hoje a minha máquina é uma Fuji S2800HD...
GE não tem tradição em fotografia, tenho um pé atrás com ela, apesar da X500 ser boa. Já fotografei com uma, mas prefiro a minha boa e velha Canon S3.
Usadas, uma boa opção é a Canon SX110, S5 e SX1. A SX110 é compacta, mas tem objetiva grande pros padrões de cameras compactas, com zoom de 10x. Também já fotografei com uma, é excelente.
As outras são as substitutas da S3.
Usadas, uma boa opção é a Canon SX110, S5 e SX1. A SX110 é compacta, mas tem objetiva grande pros padrões de cameras compactas, com zoom de 10x. Também já fotografei com uma, é excelente.
As outras são as substitutas da S3.
GE é igual a linha S da Fuji, que eu possuo, o modo de Abertura é restrito, não é possível selecionar todas as aberturas, apenas a mínima e máxima de cada distância focal...
Usar isso como profissão aqui é difícil hein! Até onde sei no meio spotter o qual ando afastadinho por um tempo, aqui no pais se tiver 2 pessoas que vivam disso somente é muito. Até hoje so escutei falar de uma e até hoje também não sei se ele so vivia disso. Eu ate hoje so tive 2 pedidos de fotos para serem publicadas, não que eu seja bom né, só para tentar demonstrar alguns pontos heheh
1 do exterior que acabou que nao deu em nada na qual eu e mais um amigo do ramo recebemos um pedido para postar no site da empresa uma foto que fizemos em GRU. E a 2 que me irritou bastante de uma revista aqui do país querendo fazer nota de uma aeronave de aluguel de um deputado que fiz foto e publiquei e me falavam que pagariam 30 reais. Tivessem me pedido para colocar com créditos e eu teria aceito sem grana nenhuma, mais jogar uma coisa que você faz por paixão a 30 pila era muita sacanagem e falta de respeito com quem vive disso! Dai falei um monte de besterinha que nem da para escrever aqui hehehhe! Mais para quem quer ingressar por gosto e diversão não vai se arrepender e vai viciar, vale conferir o forum do contato radar onde o assunto e levado bem a serio com muita gente experiente no assunto!
Abraços, fiquei ate com vontade de tirar poeira da minha D7000 hehhehe...
Quem quiser ver umas fotitas minhas segue o link: http://www.jetphotos.net/showphotos.php?userid=45800

Abraços, fiquei ate com vontade de tirar poeira da minha D7000 hehhehe...
Quem quiser ver umas fotitas minhas segue o link: http://www.jetphotos.net/showphotos.php?userid=45800
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Reputação : 249
Nacionalidade :
Belissimas imagens meu amigo! Inclusive tinha umas que já tinha visto mas não sabia que era de sua autoria!

flavioSSA- Marechal-do-Ar
-
Inscrito em : 04/09/2009
Reputação : 793
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade :
Opa valeu flavio, obrigado pelo elogio que bom que curtiu!flaviossa escreveu:Belissimas imagens meu amigo! Inclusive tinha umas que já tinha visto mas não sabia que era de sua autoria!![]()
Abraços
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Reputação : 249
Nacionalidade :

» Profissão de Comissário (Dúvida)
» [Brasil] Loucos por avião explicam como seguir na profissão de piloto
» Responsabilidade pela profissão
» Profissão Perigo.
» [FS9] Nova Profissão - De PLA para PP !
» [Brasil] Loucos por avião explicam como seguir na profissão de piloto
» Responsabilidade pela profissão
» Profissão Perigo.
» [FS9] Nova Profissão - De PLA para PP !
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|