D�vida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
P�gina 1 de 1 • Compartilhe •
D�vida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
Pessoas.
Pe�o a ajuda dos mais entendidos para esclarecer uma d�vida recente.
Estava eu preparando algumas rotas para 'brincar' e enquanto separava as cartas e o 'material de apoio' me deparei com os seguindes documentos:
LOC-Y RWY33
LOC-Z RWY33
Bem, para mim s�o muito similares e na minha ignor�ncia n�o entendi qual das duas devo utilizar quando estiver fazendo app ILS na 33...
Ou, quando usar uma ou outra...
Algu�m consegue me explicar???
Por favor???
Pe�o a ajuda dos mais entendidos para esclarecer uma d�vida recente.
Estava eu preparando algumas rotas para 'brincar' e enquanto separava as cartas e o 'material de apoio' me deparei com os seguindes documentos:
LOC-Y RWY33
LOC-Z RWY33
Bem, para mim s�o muito similares e na minha ignor�ncia n�o entendi qual das duas devo utilizar quando estiver fazendo app ILS na 33...
Ou, quando usar uma ou outra...
Algu�m consegue me explicar???
Por favor???
_________________
Apenas minha opini�o de bosta...
Re: D�vida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
fiquei curioso tamb�m com essa APP
Rhodes Olha aqui :
http://www.studentpilot.com/interact/forum/showthread.php?39310-LOC-Y-vs.-LOC-Z-Approach

Rhodes Olha aqui :
http://www.studentpilot.com/interact/forum/showthread.php?39310-LOC-Y-vs.-LOC-Z-Approach
Nilo- Brigadeiro
-
Inscrito em: 13/12/2009
Mensagens: 2638
Reputa��o: 273
Idade: 43
Simulador preferido: FSX
Nacionalidade:
Re: D�vida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
Nossa, complicou de vez minha cabe�a agora.
Permita-me divagar afim de tentar entender. (destrinchar, separar em partes para entender algo de um todo.)
Se entendi algo das cita��es listadas no link referenciado, as cartas recebem identifica��es alfab�ticas em ordem decrescente quando existem procedimentos similares, por�m com detalhes que devem ser observados afim de decidir o documento correto?
Nossa, que confuso.
Permita-me divagar afim de tentar entender. (destrinchar, separar em partes para entender algo de um todo.)
Se entendi algo das cita��es listadas no link referenciado, as cartas recebem identifica��es alfab�ticas em ordem decrescente quando existem procedimentos similares, por�m com detalhes que devem ser observados afim de decidir o documento correto?
Nossa, que confuso.
_________________
Apenas minha opini�o de bosta...
Re: D�vida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
Pelo que pude entender das duas cartas a carta Y, so � aplicavel para aeronaves categoria A e B, ja a carta Z so � aplicavel as aeronaves categoria C e D, e outra na carta Z tamb�m diz que � proibido circular pelo Oeste ou mais que 4.4nm alem do sul.
Bem � isso que conseguir ver as diferen�as entre ambas
Bem � isso que conseguir ver as diferen�as entre ambas
joaopaulo_2008- Segundo-Tenente
-
Inscrito em: 16/04/2010
Mensagens: 22
Reputa��o: 1
Idade: 19
Simulador preferido: FSX
Emprego/lazer: Estudante Eng Civil
Nacionalidade:
Re: D�vida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
Existem diversas diferen�as mesmo, apenas o "desenho" � igual.
� s� ver com calma as 'letrinhas mi�das'. E tambem j� est� especifico na carta o tipo de acft que pode usar o procedimento, ent�o fica facil saber qual usar.
� s� ver com calma as 'letrinhas mi�das'. E tambem j� est� especifico na carta o tipo de acft que pode usar o procedimento, ent�o fica facil saber qual usar.
Keeepz- Major
-
Inscrito em: 30/09/2010
Mensagens: 273
Reputa��o: 3
Idade: 22
Nacionalidade:
Re: D�vida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
Caro rhodes, muito boa a sua pergunta. Vamos l�...
O procedimento preferencial � o Z e devem continuar em ordem alfabeticamente reversa os demais.
De acordo com o documento 8168 da ICAO (International Civil Aviation Organization), referente a identifica��o de procedimentos duplicados, segue:
8.5.1.3 Duplicate procedure identification
8.5.1.3.1 A single letter suffix, starting with the letter Z, following the radio navigation aid type shall be used if
two or more procedures to the same runway cannot be distinguished by the radio navigation aid type only. For
example:
VOR Z Rwy 20
VOR Y Rwy 20
8.5.1.3.2 The single letter suffix shall be used as follows:
a) when two or more navigation aids of the same type are used to support different approaches to the same
runway;
b) when two or more missed approaches are associated with a common approach, each approach shall be identified
by a single letter suffix;
c) if different approach procedures using the same radio navigation type are provided for different aircraft
categories; and
d) if two or more arrivals are used to a common approach and are published on different charts, each approach
shall be identified by a single letter suffix. If additional radio navigation aids are required for the arrival, they
shall be specified on the chart�s plan view. For example:
ILS Z RWY 20 (�DNA VOR Arrival� shown in the plan view)
ILS Y RWY 20 (�CAB VOR Arrival� shown in the plan view)
No SEU CASO, elas diferem na aproxima��o perdida / m�nimos e categorias de opera��o, da� o uso das "index letters" Z e Y.
Espero ter ajudado
O procedimento preferencial � o Z e devem continuar em ordem alfabeticamente reversa os demais.
De acordo com o documento 8168 da ICAO (International Civil Aviation Organization), referente a identifica��o de procedimentos duplicados, segue:
8.5.1.3 Duplicate procedure identification
8.5.1.3.1 A single letter suffix, starting with the letter Z, following the radio navigation aid type shall be used if
two or more procedures to the same runway cannot be distinguished by the radio navigation aid type only. For
example:
VOR Z Rwy 20
VOR Y Rwy 20
8.5.1.3.2 The single letter suffix shall be used as follows:
a) when two or more navigation aids of the same type are used to support different approaches to the same
runway;
b) when two or more missed approaches are associated with a common approach, each approach shall be identified
by a single letter suffix;
c) if different approach procedures using the same radio navigation type are provided for different aircraft
categories; and
d) if two or more arrivals are used to a common approach and are published on different charts, each approach
shall be identified by a single letter suffix. If additional radio navigation aids are required for the arrival, they
shall be specified on the chart�s plan view. For example:
ILS Z RWY 20 (�DNA VOR Arrival� shown in the plan view)
ILS Y RWY 20 (�CAB VOR Arrival� shown in the plan view)
No SEU CASO, elas diferem na aproxima��o perdida / m�nimos e categorias de opera��o, da� o uso das "index letters" Z e Y.
Espero ter ajudado

_________________
N�o se pode chegar longe sem sair do mesmo lugar. Voc� pode caminhar, correr ou simplesmente VOAR.
Re: D�vida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
joaopaulo_2008 escreveu:Pelo que pude entender das duas cartas a carta Y, so � aplicavel para aeronaves categoria A e B, ja a carta Z so � aplicavel as aeronaves categoria C e D, e outra na carta Z tamb�m diz que � proibido circular pelo Oeste ou mais que 4.4nm alem do sul.
Bem � isso que conseguir ver as diferen�as entre ambas
Fiz uma busca r�pida no google mas n�o encontrei quais s�o as 'categorias oficiais' para avi�es.
Quais avi�es se enquadram na categoria A e B e quais na categoria C e D?
_________________
Apenas minha opini�o de bosta...
Re: D�vida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
Assim n�o lembro bem onde vi isso mas sei que existe categorias ate o E, se n�o me falha a memoria quanto maior a letra mais pesado � a aeronave tanto que n�o � todos os aeroportos que suportam a letra E.
Mas eu acho q na ICA 100-12 deve falar sobre isso depois vou dar uma procurada melhor e posto aqui
Mas eu acho q na ICA 100-12 deve falar sobre isso depois vou dar uma procurada melhor e posto aqui
joaopaulo_2008- Segundo-Tenente
-
Inscrito em: 16/04/2010
Mensagens: 22
Reputa��o: 1
Idade: 19
Simulador preferido: FSX
Emprego/lazer: Estudante Eng Civil
Nacionalidade:
Re: D�vida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
rhodesbauer escreveu:joaopaulo_2008 escreveu:Pelo que pude entender das duas cartas a carta Y, so � aplicavel para aeronaves categoria A e B, ja a carta Z so � aplicavel as aeronaves categoria C e D, e outra na carta Z tamb�m diz que � proibido circular pelo Oeste ou mais que 4.4nm alem do sul.
Bem � isso que conseguir ver as diferen�as entre ambas
Fiz uma busca r�pida no google mas n�o encontrei quais s�o as 'categorias oficiais' para avi�es.
Quais avi�es se enquadram na categoria A e B e quais na categoria C e D?
rhodes, em caso de d�vidas, informe:

_________________
N�o se pode chegar longe sem sair do mesmo lugar. Voc� pode caminhar, correr ou simplesmente VOAR.
el_lopes- Brigadeiro
-
Inscrito em: 28/04/2010
Mensagens: 2986
Reputa��o: 127
Idade: 48
Simulador preferido: FS2004
Emprego/lazer: Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e avi�es!
Nacionalidade:
Re: D�vida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
Quem sabe sabe...
Quem n�o sabe pergunta...

Quem n�o sabe pergunta...
_________________
Apenas minha opini�o de bosta...
P�gina 1 de 1
Permiss�o deste f�rum:
Voc� n�o pode responder aos t�picos neste f�rum