Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


"O mistério de STENDEC" Gse_multipart13851

"O mistério de STENDEC"

+4
Amilckar
Jacsantana
flavioSSA
Alvega
8 participantes

Ir para baixo

"O mistério de STENDEC" Empty "O mistério de STENDEC"

Mensagem por Alvega Qua 07 Dez 2011, 01:23

"O mistério de STENDEC"

"O mistério de STENDEC" Stardu10

Qual foi o significado desta misteriosa transmissão final de um avião pouco antes de seu acidente?

Talvez alguns já conheçam o caso, para os que não conhecem, aqui fica a história, que achei muito intrigante e até hoje continua a ser um mistério.

No dia 2 de Agosto de 1947, o avião Star Dust, um Avro Lancastrian (versão civil do bombardeiro da Segunda Guerra Mundial Avro Lancaster) da companhia aérea British South American Airways, com onze ocupantes a bordo e que sobrevoava a cordilheira dos Andes no voo CS-59 de Buenos Aires para Santiago do Chile via Mendoza, embateu num glaciar perto do alto do Tupungato.

Para além da forte queda de neve que se verificava na altura, o avião foi instantaneamente soterrado pela avalanche resultante do embate. O avião ficou totalmente oculto, bem escondido no interior de um glaciar, por mais de cinquenta anos, até que os restos do impacto voltaram a ser visíveis com o degelo do glaciar em 2000. Pouco depois, uma equipa descobriu os destroços do avião espalhados em volta, tendo recolhido alguns para investigação.

Segundo investigação da JIAAC (Junta de Investigaciones de Accidentes de Aviacion Civil) argentina, a causa do acidente foi um CFIT (Controlled Flight into Terrain ou Voo Controlado com o Terreno) devido a um fenómeno conhecido como "lee wave" ou Onda Estacionária (ver link), que teria feito com que o piloto pensasse que já tinha passado a montanha, quando na realidade ainda nem tinha chegada a ela quando começou a descida.
A tripulação do CS-59 era constituída por experientes ex-pilotos da RAF, que tinham voado contra os alemães na Segunda Guerra Mundial. O piloto, Reginald Cook, tinha voado mais de 90 missões de combate. O FO Norman Hilton-Cook e segundo oficial Donald Checklin tinham cada um mais de 2.000 horas de voo. Dennis Harmer tinha servido como um operador de rádio por três anos durante a guerra, e mais de 600 horas para a companhia aérea. Entre todos, tinham cerca de 30 travessias da Cordilheira dos Andes, embora esta fosse a primeira vez de Cook como comandante.

O mistério da palavra STENDEC

O mais intrigante, contudo, e que ainda hoje continua um mistério, foi a última transmissão realizada em código Morse antes do acidente.
Às 17:41, o operador de rádio Dennis Harmer informou o ETA (Tempo estimado de chegada) de 17:45 e concluiu a transmissão com a palavra STENDEC (... - . -. -.. . -.-. em Morse). O controlador chileno pediu para repetir e Harmer enviou mais duas vezes STENDEC, STENDEC.
(Para ouvir a transmissão, cliquem neste link, escrevam a palavra STENDEC em "Input", mudem o Speed nos dois campos para 25, cliquem em "Translate" e depois em "Play").
Essa foi a última coisa que se ouviu do voo CS-59. O mistério da palavra Stendec tomou o seu lugar entre os casos sem solução tão apreciados pelos que se interessam pelas chamadas "lendas urbanas".

Muitas pessoas fizeram todos os tipos de suposições sobre o que poderia significar a palavra Stendec. Nenhuma delas é muito convincente. Mais interessante é que as letras são um anagrama de Descent (descida), e o voo CS-59 estava, na realidade, na fase de descida.
Será que Harmer simplesmente trocou as letras de descida? Parece pouco provável que esse operador experiente tivesse feito o mesmo erro de ortografia três vezes de seguida. Além disso, teria sido um lugar totalmente aleatório na transmissão para colocar esta palavra. Ninguém nunca tinha feito isso antes.

Também foi proposto que Harmer quereria enviar o nome do avião e se enganou. O nome era Star Dust (a todos os aviões da British South American Airways foram dados nomes com duas palavras, que começavam com Star). Este erro ortográfico possível tem sido uma teoria popular, tanto que a maioria das histórias que se podem encontrar acerca de vôo CS-59 são intituladas "The Mystery of the Star Dust" ou algo assim. No entanto, na realidade, ninguém na época jamais se referiu à aeronave ou ao voo com o nome oficial pintado pela companhia aérea. Provavelmente a tripulação nem sabia o nome do avião. Em transmissões de rádio da época, os aviões só foram chamados pelo número de registo, neste caso G-AGWH. E, mais uma vez, teria sido completamente aleatório e desnecessário colocar o nome do avião no fim de uma transmissão de rotina.

Na maioria das teorias, Stendec era um acrônimo das primeiras letras das palavras em uma frase, e diversas coisas têm sido propostas. Nenhuma delas faz sentido, porque nenhum operador de rádio jamais iria comunicar de tal forma, e certamente não iria repeti-lo mais duas vezes, quando lhe dissessem que não era compreendido.
Numa dessas teorias, a palavra STENDEC significaria ""Santiago tower, now descending entering cloud", o que até era verdade, mas nenhum operador de rádio são deve esperar que tal acrônimo seja compreendido.
Outra era ""Star Dust tank empty no diesel expecting crash", que tem cinco problemas: Harmer não teria identificado a aeronave pelo seu nome não oficial; Star Dust eram duas palavras, e não uma; motores Merlin não queimam diesel; o avião não estava com pouco combustível, e Harmer era experiente o suficiente para saber que não haveria qualquer expectativa razoável de se compreender esse acrônimo.

Alguns especialistas em código Morse também procuraram uma solução. Há um sinal de atenção que é constituído por três pontos e um traço. Estes são os mesmos das duas primeiras letras da palavra Stendec, excepto que na palavra Stendec elas têm um espaço. Coloquem no link do tradutor de Morse que dei anteriormente ...- e depois ... - para verem a diferença.
O código Morse usa também os chamados prosigns, que são duas letras juntas sem um espaço. O prosign AR significa "Fim de mensagem" e é o mesmo que as duas letras finais de STENDEC (EC). AR é .- .-. e EC é . -.-. , o que soa bastante parecido mas de novo tem um espaço a diferenciá-las. Então teoricamente STENDEC poderia significar ATTENTION - END - END OF MESSAGE, o que é até razoável, só que não faria muito sentido Harmer transmitir isto. Ele transmitiu Stendec depois do seu tempo estimado de chegada, por isso seria muito estranho para ele inserir o sinal de atenção no meio da mensagem. Da mesma forma, seria redundante dizer END e depois transmitir END OF MESSAGE. Isto foi o melhor que os especialistas em Morse conseguiram, mas que não chega para convencer.

Até hoje, o significado de STENDEC continua um mistério. O que é certo é que isso não teve nada a ver com a causa do acidente, mas poderia ter sido esclarecido se Harmer tivesse ficado vivo mais 5 minutos.


Abraços.


Fontes:

Wikipédia
Skeptoid.com
Vanished: The Plane that Disappeared (BBC)

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

"O mistério de STENDEC" Empty Re: "O mistério de STENDEC"

Mensagem por flavioSSA Qua 07 Dez 2011, 01:54

Valeu pelo relato Alvega, não conhecia essa história intrigante! thumbsup

_________________
Flavio - MSFS & P3D v4.5 - Win 11 Pro 64 - VV206
i912900KF 5.2ghz - ASUS TUFZ690 - AIO Cooler Master PL360 Flux Masterliquid - 32gb Kingston Fury DDR4 3600mhz - Asus RTX 2080 Super - AGON 32'' AG323FCXE 165mhz
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSDs M2 2Tb+1Tb XPG - Minhas imagens do FS
flavioSSA
flavioSSA
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8138
Reputação : 794
Idade : 49
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"O mistério de STENDEC" Empty Re: "O mistério de STENDEC"

Mensagem por Jacsantana Qua 07 Dez 2011, 09:01

Interessante e misterioso acontecimento aéreo, que desconhecia.
Obrigado, Artur por partilhar thumbsup

_________________
"O mistério de STENDEC" MMercante03
João Sant'Ana
Jacsantana
Jacsantana
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 12/05/2008
Mensagens : 2735
Reputação : 143
Idade : 82
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Capitão da Marinha Mercante, Comandante dos Bombeiros Voluntários / FS - Desporto apropriado à idade :-)
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

"O mistério de STENDEC" Empty Re: "O mistério de STENDEC"

Mensagem por Amilckar Qua 07 Dez 2011, 11:08

Boa Artur, esse fato era novidade! "O mistério de STENDEC" 652185

_________________
Carlos Amilckar
"O mistério de STENDEC" Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"O mistério de STENDEC" Empty Re: "O mistério de STENDEC"

Mensagem por andre_sp Qua 07 Dez 2011, 14:20

Muito intrigante. Acredito que o mistério nunca seja revelado thinking

Exclente tópico! thanks

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"O mistério de STENDEC" Empty Re: "O mistério de STENDEC"

Mensagem por Augusto Sposito Qua 07 Dez 2011, 16:37

reverencia Obrigado por postar!! Good post

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"O mistério de STENDEC" Empty Re: "O mistério de STENDEC"

Mensagem por el_lopes Qua 07 Dez 2011, 20:34



Que fiquei curioso fiquei...Não tinha conhecimento desse facto..

Good post

_________________
Manuel Lopes
"O mistério de STENDEC" El_lopes%252FVV140
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

"O mistério de STENDEC" Empty Re: "O mistério de STENDEC"

Mensagem por Bayma Dom 11 Dez 2011, 16:47

Interessante. Eu mesmo não sabia deste sinistro. thumbsup

_________________
Dell XPS 8940
CPU: Intel i7-10700 8 núcleos (16 threads) 2.90 GHz (boost desativado)
RAM: 16 GB DDR4-2933
Arm.: Seagate ST1000DM010-2EP102 1 TB | A-Data NVMe 256 GB (Windows 10 instalado no HD SATA)
Víd.: GeForce GTX 1660 SUPER 6 GB GDDR6
Res: 1920x1080~60Hz
PSU: 360 W 80 plus bronze
Ajuste no FS: Alto (flertando com médio) - 30 FPS
Bayma
Bayma
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/02/2011
Mensagens : 783
Reputação : 38
Idade : 47
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de sistemas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"O mistério de STENDEC" Empty Re: "O mistério de STENDEC"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos