Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Risco No Ar. Gse_multipart13851

Risco No Ar.

Ir em baixo

Risco No Ar. Empty Risco No Ar.

Mensagem por Netinho Ter 08 Nov 2011, 00:10

Bom senhores,vim compartilha com vocês,está matéria que li na AeroMagazine,e confesso que fiquei perplexo com oque li e vi.E a que ponto um ser humano pode chegar,pois aparti do momento que você põem vida de pessoas em risco por uma brincadeira infântil,é algo tão abobinavél,tenho nem palavras.Mas oque me conforta é que no fim todos morreram.

Raios laser que ganharam fama nos estádios de futebol agora ameaçam a segurança de voo ao serem usados para alvejar aviões e helicópteros durante o pouso

Risco No Ar. I300189
Simulação de ataque com luz verde mostra a potência dos apontadores lasers

O laser, abreviação em inglês para “amplificação da luz por emissão estimulada de radiação”, foi pensado em estudos científicos no início do século passado, mas foi só nos anos 1950 que começou a tomar forma. No princípio, tinha seu uso destinado a pesquisas em universidades e tornou-se útil em meios industriais e médicos. Nos anos 80, se popularizou, principalmente com os megaespetáculos musicais (e visuais) do tecladista francês Jean Michel Jarre e da banda inglesa Pink Floyd. Nos anos 90, os apontadores lasers viraram febre nas palestras e aulas em faculdades, nas quais se exigia o uso de apresentações de slides em telões.

De uns anos para cá, porém, o laser ganhou uma função bem menos nobre, por assim dizer. Virou brincadeira de gosto um tanto duvidoso. Primeiro surgiram os pontos verdes iluminando prédios, casas e placas de trânsito. Depois, vieram as luzes ofuscando a vista principalmente de goleiros nos estádios de futebol. Agora, a moda é, pasmem!, alvejar aviões e helicópteros em voo, sobretudo durante o procedimento para o pouso.

Uma situação tão insólita quanto perigosa. E o que os inconsequentes parecem não se dar conta é que a brincadeira pode ter um desfecho trágico, colocando em risco a segurança do voo e a vida de pessoas a bordo e no solo. “Ser alvejado pelo laser é terrível, desvia nossa atenção do voo. A visão fica ofuscada por alguns segundos, justamente aqueles segundos em que você não pode se desconcentrar”, relata Rodrigo Duarte, presidente da Abraphe (Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros). Ele afirma ser alvo quase que diariamente dos raios laser ao sobrevoar a “feira da madrugada”, no Brás, bairro tradicional da capital paulista. “Em diversos pontos da Zona Leste de São Paulo e nos municípios de Osasco e Barueri também há inúmeros ataques de lasers”.

A luz que sai dos apontadores é uma pequena bomba atômica, de forma concentrada em um único feixe, na definição do oftalmologista Milton Ruiz, professor livre-docente da Universidade de São Paulo. “Se essa luz atinge os olhos de alguém, há risco de destruição de células. A visão pode ficar borrada, deformada, ou com perda da qualidade de contraste”, informa o médico. No caso dos pilotos, a situação é ainda mais grave. Segundo o professor da USP, o laser, ao pegá-los de surpresa, pode causar um fenômeno conhecido como deslumbramento. “É como dirigir por uma estrada escura à noite e, de repente, cruzar com um carro com o farol alto trafegando no sentido contrário.

Você perde a concentração e a capacidade de focar a pista”. O deslumbramento ocorre quando a iluminação que vem de frente é pelo menos três vezes superior àquela do ambiente. E é justamente esse o cenário que pilotos enfrentam nos pousos noturnos: uma penumbra quebrada apenas pela iluminação vinda do painel de instrumentos. Assim, se repentinamente uma luz verde forte invade a cabine, os segundos de desconcentração podem ser fatais.

CRIME E CASTIGO

A Infraero, empresa que administra parte dos aeroportos brasileiros, esclarece que a brincadeira é caso de polícia, pois está prevista no artigo 261 do Código Penal, que discorre sobre atos que exponham embarcações ou aeronaves a perigo ou causem dificuldade ou impedimentos à navegação marítima, aérea ou fluvial. A pena de reclusão para os infratores é de dois a cinco anos. Em caso de a brincadeira virar tragédia, a punição vai de quatro a 12 anos. Ainda de acordo com a Infraero, foram 282 ocorrências de lasers em 2010 nos aeroportos administrados por ela (veja o quadro). Esse número só não é maior porque boa parte dos pilotos não relata o ocorrido aos órgãos competentes.

Thiago Sabino, comandante de Embraer E-145 da Passaredo, tem travado uma verdadeira batalha contra a brincadeira de mau gosto em fóruns especializados em aviação, incentivando os colegas a denunciar. “Em Ribeirão Preto (SP), base da Passaredo, os lasers são muito comuns. De tanto relatarmos à torre, o helicóptero Águia, da Polícia Militar, apoiou uma viatura e os policiais conseguiram identificar o infrator, que era menor, e acabou só por tomar uma bronca”. Para Sabino, a atitude da polícia deveria ocorrer em todos os aeroportos que contam com helicópteros policiais. “Não só as autoridades aeroportuárias, mas as policiais também deveriam dar atenção a esse assunto, que está se alastrando pelo país”.

Risco No Ar. I300190

LASER APONTADO PARA UM AVIÃO NO MOMENTO DO POUSO EM MANAUS (AM); ATAQUES OCORREM EM DIVERSOS PONTOS DO PAÍS

O piloto relata que costuma ser alvejado com frequência também em Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Guarulhos (SP), além de Ribeirão Preto. Já os pilotos de helicópteros, por voarem mais baixos, são alvos mais frequentes. “Num voo entre Ribeirão Preto e São Paulo, contei seis ataques em diversos pontos”, denuncia Rodrigo Duarte, da Abraphe.
Nos fóruns de aviação, as discussões são acaloradas, com relatos de casos em aeroportos de todo o país. O levantamento das ocorrências começou a ser feito pela Infraero apenas em 2010. O trabalho tem a meta de mapear os casos para planejar ações e prevenir os ataques, o que inclui notificar autoridades, como o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), as polícias Federal, Civil e Militar, e governos estaduais e municipais. A Infraero afirma que tem incentivado os órgãos de navegação aérea, locais e regionais, a realizar encontros com autoridades políticas e membros de comunidade para a conscientização da gravidade do problema.

ESPADAS JEDI

Há uma diversidade enorme de aparelhos de laser à venda na internet. Os apontadores na cor vermelha, usados em apresentações e aulas, são os mais comuns. Mas há fabricantes que produzem versões mais potentes, principalmente na cor verde – a mais utilizada nos ataques a aeronaves. O curioso é que esse tipo de equipamento parece não ter outra utilidade senão o entretenimento. Após uma rápida navegada pelo site de uma empresa norte-americana, é fácil encontrar desde os modelos mais fracos, de 5 mW, até o mais potente, de 1 W. Este modelo, chamado Krypton (em alusão à principal fraqueza de Superman, a kryptonita, um mineral espacial verde), é orgulhosamente apresentado como o laser mais potente do mundo. Segundo o fabricante, ele é oito mil vezes mais brilhante do que o sol e pode ser visto do espaço.

O aparelho, aliás, almeja um lugar no Livro dos Recordes. Custa US$ 300,00 nos Estados Unidos e, ao ser ligado, mais se parece um sabre de luz, como os usados pelos Jedi na saga Guerra nas Estrelas. Vem com óculos protetores e avisos de segurança do tipo “não aponte para pessoas e animais”, “não aponte para os olhos” e “não aponte para aviões”. Parece ironia, mas não é.

Risco No Ar. I300191

Fonte:
Aero Magazine,por Rodrigo Cozato

_________________
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Netinho
Netinho
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/02/2011
Mensagens : 1369
Reputação : 61
Idade : 30
Simulador preferido : FSX xP
Emprego/lazer : Estudante Engenharia da computação/Wing Chun
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/wilmar.neto.5

Voltar ao Topo Ir em baixo

Risco No Ar. Empty Re: Risco No Ar.

Mensagem por andre_sp Ter 08 Nov 2011, 05:19

Uma "brincadeira" dessas pode levar a sérias consequências. ACHO que a coisa poderia ser levada mais a sério Risco No Ar. 776876

Ótimo tópico, ótimo ALERTA, Netinho. Risco No Ar. 652185

Vou mover para o fórum de aviação real.

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 11711
Reputação : 1101
Idade : 52
Simulador preferido : FSX / MSFS 2020
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Risco No Ar. Empty Re: Risco No Ar.

Mensagem por Augusto Sposito Ter 08 Nov 2011, 10:14

Infelizmente é comum escutar, pilotos informando lazer verde na final de GRU... hmmm

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 35
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Risco No Ar. Empty Re: Risco No Ar.

Mensagem por Jonathan_Bauru Ter 08 Nov 2011, 11:29

Vai que um dia alguem mira o laser para o avião bem na hora do pouso, e o laser atinge os dois pilotos, é um grande perigo para quem está abordo do avião. Tenho quase certeza, quem mira o laser nos aviões são pessoas que não tem nada pra fazer alem de deixar em risco as pessoas abordo. thumbsdown

_________________
Gigabyte A320M-S2H, Ryzen 5 3600 3.6Ghz, Memória Corsair Vengeance 2x8GB DDR4 2400mhz, PCyes GTX 1660 DUAL OC 6GB, Fonte Aerocool Kcas 500W 80 Plus Bronze, Monitor LED Full HD Samsung 21,5'' S22B300.
Jonathan_Bauru
Jonathan_Bauru
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/02/2011
Mensagens : 1367
Reputação : 203
Idade : 23
Simulador preferido : FSX,P3D,X-Plane
Emprego/lazer : Estudante Engenharia Mecânica - UNESP
Nacionalidade : Brasil

http://fstexturas.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Risco No Ar. Empty Re: Risco No Ar.

Mensagem por Alexandre da Silva Ter 08 Nov 2011, 12:49

Parabéns pela matéria Netinho.

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6929
Reputação : 593
Idade : 31
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://www.youtube.com/biro4fun

Voltar ao Topo Ir em baixo

Risco No Ar. Empty Re: Risco No Ar.

Mensagem por Bruno Nascimento Ter 08 Nov 2011, 15:44

Nos U.S.A já teve uma prisão,tem vídeo no you tube.

_________________
Risco No Ar. 239102
Lembre-se sempre que você pilota com a cabeça e não com as mãos.
Bruno Nascimento
Bruno Nascimento
Banido

Masculino
Inscrito em : 30/10/2011
Mensagens : 2949
Reputação : 97
Idade : 34
Simulador preferido : FS9
Emprego/lazer : ME - Paraquedista - FS2004
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Risco No Ar. Empty Re: Risco No Ar.

Mensagem por Sam5407 Ter 08 Nov 2011, 18:14

cara, eh muita ignorancia das pessoas...tem que ser muito idiota mesmo pra fazer uma coisa dessas.......

_________________
Gigabyte GA-X58A-UD3R
Intel Core i7-950 3.06GHz
Nvidia GeForce GTX 460
Memória DDR3 8GB 1333MHz
2 HD SATA II 500GB 7.200RPM
Win 7 Ultimate 64x
Thrustmaster T-flight Hotas
Saitek yoke/rudder pedals/throttle
Sam5407
Sam5407
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 15/08/2011
Mensagens : 471
Reputação : 10
Idade : 36
Emprego/lazer : Tecnico Multimidia
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Risco No Ar. Empty Re: Risco No Ar.

Mensagem por Netinho Qui 10 Nov 2011, 17:59

andre_sp escreveu:Uma "brincadeira" dessas pode levar a sérias consequências. ACHO que a coisa poderia ser levada mais a sério Risco No Ar. 776876

Ótimo tópico, ótimo ALERTA, Netinho. Risco No Ar. 652185

Vou mover para o fórum de aviação real.

Obrigado andre,estava em dúvida onde postar lol

Abraços.


Alexandre da Silva escreveu:Parabéns pela matéria Netinho.

Obrigado,Alexandre thumbsup

_________________
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Netinho
Netinho
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/02/2011
Mensagens : 1369
Reputação : 61
Idade : 30
Simulador preferido : FSX xP
Emprego/lazer : Estudante Engenharia da computação/Wing Chun
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/wilmar.neto.5

Voltar ao Topo Ir em baixo

Risco No Ar. Empty Re: Risco No Ar.

Mensagem por Jacsantana Sex 11 Nov 2011, 07:58

Bom tópico thumbsup

_________________
Risco No Ar. MMercante03
João Sant'Ana
Jacsantana
Jacsantana
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 12/05/2008
Mensagens : 2735
Reputação : 143
Idade : 79
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Capitão da Marinha Mercante, Comandante dos Bombeiros Voluntários / FS - Desporto apropriado à idade :-)
Nacionalidade : Portugal

Voltar ao Topo Ir em baixo

Risco No Ar. Empty Re: Risco No Ar.

Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 11 Nov 2011, 11:48

Para que serve um emissor de led verde de 1W? scratch

Obrigado Netinho thumbsup , abraços

_________________
Risco No Ar. Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate - http://usbi.com.br
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4570
Reputação : 476
Idade : 77
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Risco No Ar. Empty Re: Risco No Ar.

Mensagem por Sam5407 Sex 11 Nov 2011, 12:43

Inventor, inicialmente, o laser foi desenvolvido para entretenimento, mas as maquinas eram muitos grandes, e resfriadas a agua, e acredite, elas esquentavam muuuuito!....a partir dai, começaram a desenvolver pequenos Lasers, como 0.5 e 1w, para sinalizaçao, em palestras e eventos com grande publico, mas ate ai, era carissimo um laser portatil, e restrito a profissionais que investiam na carreira, quando os chineses começaram a fabricar e vender bemm mais barato, e caiu no gosto popular das mulecada......eu trabalho com laser, e posso afirmar que desregulado, ele pode queimar! segue um exemplo do que eu faço.....

http://www.ustream.tv/recorded/16347709

esse é um canal online da casa noturna que trabalho, onde o Laser é uma das principais atraçoes!
Abraço!

PS: nosso laser é de 4w, mas trabalho com ele em 1,5 e com as cores muito bem equilibradas, pelo motivo mencionado antes, ele pode queimar se nao souber fazer direito.

_________________
Gigabyte GA-X58A-UD3R
Intel Core i7-950 3.06GHz
Nvidia GeForce GTX 460
Memória DDR3 8GB 1333MHz
2 HD SATA II 500GB 7.200RPM
Win 7 Ultimate 64x
Thrustmaster T-flight Hotas
Saitek yoke/rudder pedals/throttle
Sam5407
Sam5407
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 15/08/2011
Mensagens : 471
Reputação : 10
Idade : 36
Emprego/lazer : Tecnico Multimidia
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Risco No Ar. Empty Re: Risco No Ar.

Mensagem por Augusto Sposito Sex 11 Nov 2011, 12:50

E hoje os de 500mw, que são pouco maiores que uma caneta, e estão sento usado por marginais para atrapalharem os pilotos. pinch

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 35
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Risco No Ar. Empty Re: Risco No Ar.

Mensagem por marcos1sp Sex 11 Nov 2011, 13:04

Ë lamentável a que ponto chegamos. É capaz de algum zé cochinha dizer que o piloto é culpado. Se ele viu o lazer porque não desviou? É brincadeira.

Um grande post Netinho thumbsup

_________________
Marcos Montanheiro
Risco No Ar. Marcos1sp%252FVV156
marcos1sp
marcos1sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/11/2010
Mensagens : 2556
Reputação : 207
Idade : 53
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Analista de Suporte
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Risco No Ar. Empty Re: Risco No Ar.

Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 11 Nov 2011, 13:07

Sam5407 escreveu:Inventor, inicialmente, o laser foi desenvolvido para entretenimento, mas as maquinas eram muitos grandes, e resfriadas a agua, e acredite, elas esquentavam muuuuito!....a partir dai, começaram a desenvolver pequenos Lasers, como 0.5 e 1w, para sinalizaçao, em palestras e eventos com grande publico, mas ate ai, era carissimo um laser portatil, e restrito a profissionais que investiam na carreira, quando os chineses começaram a fabricar e vender bemm mais barato, e caiu no gosto popular das mulecada......eu trabalho com laser, e posso afirmar que desregulado, ele pode queimar! segue um exemplo do que eu faço.....

http://www.ustream.tv/recorded/16347709

esse é um canal online da casa noturna que trabalho, onde o Laser é uma das principais atraçoes!
Abraço!

PS: nosso laser é de 4w, mas trabalho com ele em 1,5 e com as cores muito bem equilibradas, pelo motivo mencionado antes, ele pode queimar se nao souber fazer direito.

Obrigado e parabens amigo, voce produz um belissimo espetaculo! aplauso , abraços

_________________
Risco No Ar. Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate - http://usbi.com.br
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4570
Reputação : 476
Idade : 77
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Risco No Ar. Empty Re: Risco No Ar.

Mensagem por Sam5407 Sex 11 Nov 2011, 13:13

Obrigado Inventor! A tecnologia usada de maneira certa é incrivel!! thumbsup

_________________
Gigabyte GA-X58A-UD3R
Intel Core i7-950 3.06GHz
Nvidia GeForce GTX 460
Memória DDR3 8GB 1333MHz
2 HD SATA II 500GB 7.200RPM
Win 7 Ultimate 64x
Thrustmaster T-flight Hotas
Saitek yoke/rudder pedals/throttle
Sam5407
Sam5407
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 15/08/2011
Mensagens : 471
Reputação : 10
Idade : 36
Emprego/lazer : Tecnico Multimidia
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Risco No Ar. Empty Re: Risco No Ar.

Mensagem por BrunoEverton Ter 15 Nov 2011, 10:07

Aqui em macapá fizeram uma operação para prender o povo do laser verde que estava atrapalhando os pilotos aqui pela redondeza. tem matéria no google sobre isso...

_________________
White and White: you´ll flight all night, Red and Red: you´ll be dead, Red and White: you´ll right! wink
BrunoEverton
BrunoEverton
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 20/03/2011
Mensagens : 22
Reputação : 1
Idade : 39
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Risco No Ar. Empty Re: Risco No Ar.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum