[Internacional] Infraestrutura “Made in China”
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[Internacional] Infraestrutura “Made in China”
Infraestrutura “Made in China”
Ao ler a Aeromagazine deste mês, nº 209, se deparamos com uma reportagem
muito interessante. A revista compara a aviação comercial, aviação
militar, indústria aeronáutica, aviação executiva e infraestrutura
aeroportuária da China, Brasil e Rússia. Entretanto, o que mais me
chamou a atenção, não foi a comparação, foi a parte em que ele falava
sobre a Infraestrutura Aeroportuária da China. Segue a cópia fiel da
reportagem:
Os investimentos da China em infraestrutura assombram. São gigantescas
hidroelétricas, 500km de metrô em cinco anos, meta de construir a maior
malha para trem bala do mundo e os maiores e mais modernos aeroportos já
construídos na face terrestre.
No setor aéreo, a China hoje possui 50 grandes aeroportos, que movimentam
juntos mais de 450 milhões de passageiros por ano. Segundo as
autoridades chinesas, serão construídos 97 aeroportos nos próximos cinco anos ,
elevando o número total de aeroportos civis para mais de 230, cobrindo
83% da população. E todas as grandes cidades terão pelo menos dois
aeroportos de grande porte.
"Os investimentos na infraestrutura aeroportuária da China provavelmente
serão superiores a US$ 230 bilhões nos próximos cinco anos”, afirma Li
Jiaxiang, diretor da CAAC (Administração de Aviação Civil da China).
Apenas nos últimos cinco anos a China investiu US$ 38 bilhões na construção de
33 novos aeroportos, e na modernização e ampliação de outros 33, o que
elevou o número total de aeroportos para 175 em 2010. A soma de
investimentos em aviação entre 2005 e 2010, que superou o US$ 150
bilhões, é superior ao que o país havia investido nos últimos 25 anos.
A previsão das autoridades chinesas é que o país tenha o maior tráfego
aéreo mundial até 2030. Para isso, deverão manter os investimentos na
construção de novos aeroportos e na modernização dos sistemas de
controle de tráfego aéreo, a fim de evitarem qualquer contratempo no
crescimento projetado.
Segundo o Plano Quinquenal chinês, que vai de 2011 a 2015, a capital Pequim
pode ganhar um novo aeroporto. Segundo reportagem do jornal Guardian, o
novo superaeroporto teria oito pistas civis e uma militar.
Os principais aeroportos chineses são conectados ao centro da cidade via
trens ou metrô. Nos casos em que a ligação se dá apenas via rodoviária,
há rede de ônibus, táxi e as vias são expressas. O aeroporto de Pequim,
por exemplo, conta com ligação via trem rápido ao sistema de metrô desde
2008. A linha de 28,5km custou US$ 882 milhões. E o terminal 3, o mais
novo do aeroporto, custou US$ 3,65 bilhões. A capital chinesa tem hoje
14 linhas de metrô, 12 das quais construídas nos últimos 10 anos. Até
2007, eram quatro linhas. Hoje, a cidade dispõe de 300km de ferrovias,
número que deverá chegar a 420km em 2012 e a 561km em 2015, quando a
cidade deverá ter 19 linhas em operação. O investimento total previsto
no sistema, segundo o governo, é de quase US$ 52 bilhões até lá.
O sistema de tráfego aéreo na China é considerado seguro, como aponta o
piloto brasileiro Fábio de Almeida França. Mas enfrenta problemas com a
demanda crescente. O crescimento anual de passageiros na aviação regular
gira em torno de 11%. E como lembra o professor da Universidade de
Aviação da China em Pequim, Zheng Xingwu, apenas 20% do espaço aéreo
chinês é aberto à aviação comercial – o restante é reservado à aviação
militar. Com isso, há constantes atrasos ou até cancelamentos de voos.
Em 2010, a taxa de pontualidade na China ficou em 75,43%, abaixo dos
mais de 80% registrados em 2009.
Fica o desafio: vamos comparar os investimentos da emergente China com os investimentos da Argentina?
Fonte: http://eaglesky.wordpress.com/2011/10/22/infraestrutura-made-in-china/
Via: Direto da Pista
Ao ler a Aeromagazine deste mês, nº 209, se deparamos com uma reportagem
muito interessante. A revista compara a aviação comercial, aviação
militar, indústria aeronáutica, aviação executiva e infraestrutura
aeroportuária da China, Brasil e Rússia. Entretanto, o que mais me
chamou a atenção, não foi a comparação, foi a parte em que ele falava
sobre a Infraestrutura Aeroportuária da China. Segue a cópia fiel da
reportagem:
Os investimentos da China em infraestrutura assombram. São gigantescas
hidroelétricas, 500km de metrô em cinco anos, meta de construir a maior
malha para trem bala do mundo e os maiores e mais modernos aeroportos já
construídos na face terrestre.
No setor aéreo, a China hoje possui 50 grandes aeroportos, que movimentam
juntos mais de 450 milhões de passageiros por ano. Segundo as
autoridades chinesas, serão construídos 97 aeroportos nos próximos cinco anos ,
elevando o número total de aeroportos civis para mais de 230, cobrindo
83% da população. E todas as grandes cidades terão pelo menos dois
aeroportos de grande porte.
"Os investimentos na infraestrutura aeroportuária da China provavelmente
serão superiores a US$ 230 bilhões nos próximos cinco anos”, afirma Li
Jiaxiang, diretor da CAAC (Administração de Aviação Civil da China).
Apenas nos últimos cinco anos a China investiu US$ 38 bilhões na construção de
33 novos aeroportos, e na modernização e ampliação de outros 33, o que
elevou o número total de aeroportos para 175 em 2010. A soma de
investimentos em aviação entre 2005 e 2010, que superou o US$ 150
bilhões, é superior ao que o país havia investido nos últimos 25 anos.
A previsão das autoridades chinesas é que o país tenha o maior tráfego
aéreo mundial até 2030. Para isso, deverão manter os investimentos na
construção de novos aeroportos e na modernização dos sistemas de
controle de tráfego aéreo, a fim de evitarem qualquer contratempo no
crescimento projetado.
Segundo o Plano Quinquenal chinês, que vai de 2011 a 2015, a capital Pequim
pode ganhar um novo aeroporto. Segundo reportagem do jornal Guardian, o
novo superaeroporto teria oito pistas civis e uma militar.
Os principais aeroportos chineses são conectados ao centro da cidade via
trens ou metrô. Nos casos em que a ligação se dá apenas via rodoviária,
há rede de ônibus, táxi e as vias são expressas. O aeroporto de Pequim,
por exemplo, conta com ligação via trem rápido ao sistema de metrô desde
2008. A linha de 28,5km custou US$ 882 milhões. E o terminal 3, o mais
novo do aeroporto, custou US$ 3,65 bilhões. A capital chinesa tem hoje
14 linhas de metrô, 12 das quais construídas nos últimos 10 anos. Até
2007, eram quatro linhas. Hoje, a cidade dispõe de 300km de ferrovias,
número que deverá chegar a 420km em 2012 e a 561km em 2015, quando a
cidade deverá ter 19 linhas em operação. O investimento total previsto
no sistema, segundo o governo, é de quase US$ 52 bilhões até lá.
O sistema de tráfego aéreo na China é considerado seguro, como aponta o
piloto brasileiro Fábio de Almeida França. Mas enfrenta problemas com a
demanda crescente. O crescimento anual de passageiros na aviação regular
gira em torno de 11%. E como lembra o professor da Universidade de
Aviação da China em Pequim, Zheng Xingwu, apenas 20% do espaço aéreo
chinês é aberto à aviação comercial – o restante é reservado à aviação
militar. Com isso, há constantes atrasos ou até cancelamentos de voos.
Em 2010, a taxa de pontualidade na China ficou em 75,43%, abaixo dos
mais de 80% registrados em 2009.
Fica o desafio: vamos comparar os investimentos da emergente China com os investimentos da Argentina?
Fonte: http://eaglesky.wordpress.com/2011/10/22/infraestrutura-made-in-china/
Via: Direto da Pista
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