[Internacional] NASA incentiva cria��o de avi�es mais verdes
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[Internacional] NASA incentiva cria��o de avi�es mais verdes
NASA incentiva cria��o de avi�es mais verdes
Sara Nanni
O que s�o os avi�es verdes?
Muito se ouve falar de carros e motos movidos � energia el�trica. A ind�stria automobil�stica busca cada vez mais avan�ar na cria��o de ve�culos com melhor efici�ncia energ�tica. O mesmo acontece com a tecnologia aeron�utica, que avan�a rapidamente em pesquisas para diminuir a depend�ncia das aeronaves de combust�veis f�sseis, que s�o caros e poluentes.
H� os avi�es h�bridos, que mesclam o uso de combust�veis f�sseis com a energia el�trica, tendo como base o uso de c�lulas a combust�vel. Nesse caso, a aeronave utiliza uma c�lula a combust�vel e um banco de baterias de �ons de l�tio para alimentar um motor el�trico, acoplado a um motor convencional.
E tamb�m existem as aeronaves, ainda em fase de testes e desenvolvimento, que funcionam totalmente movidas � energia el�trica. O peso e o tamanho das baterias ainda � um entrave ao seu desenvolvimento, que precisa ser depurado pela tecnologia aeron�utica.
Efici�ncia energ�tica
A NASA, ag�ncia espacial norte-americana, incentiva essas tecnologias no evento Desafio Voo Verde (The Green Flight Challenge), que oferece aos ganhadores o maior pr�mio da hist�ria da avia��o. Vence o desafio a equipe que desenvolver a aeronave mais eficiente do ponto de vista energ�tico, voando o m�ximo de dist�ncia e tempo com o m�nimo de combust�vel. Tamb�m � preciso n�o exceder nos ru�dos do avi�o.
O desafio aconteceu nos �ltimos dias e o primeiro pr�mio de US$ 1,35 milh�es foi para a equipe Pipistrel-USA.com de State College, na Pensilv�nia. O segundo pr�mio de US$ 120 mil ficou com a eGenius, de Ramona, na Calif�rnia. No total, 14 equipes se inscreveram, mas apenas essas duas conseguiram cumprir todos os requisitos da organiza��o do evento.
As aeronaves voaram sobre o M. Charles Schulz Sonoma County Airport, em Santa Rosa, na Calif�rnia, sob a inspe��o da CAFE, uma funda��o que avalia, compara e pesquisa a efici�ncia energ�tica de aeronaves. Elas tiveram que voar 200 milhas em menos de duas horas, usando menos de um gal�o de combust�vel por ocupante, ou o equivalente em energia el�trica.
As equipes que ficaram em primeiro e segundo lugar, e que utilizaram no desafio aeronaves movidas � eletricidade, alcan�aram duas vezes a efici�ncia energ�tica exigida pela competi��o. Isso significa que elas voaram as 200 milhas usando o equivalente a pouco mais de meio litro de combust�vel por passageiro.
De acordo com as equipes que ganharam os pr�mios, h� dois anos o primeiro avi�o el�trico conseguiu voar por apenas 20 minutos. Hoje, essas aeronaves j� conseguem ficar no ar por mais de duas horas. Sem d�vida, uma grande evolu��o em pequeno espa�o de tempo, e essa pode ser a inaugura��o de uma nova era para os voos verdes ou voos eficientes.
Fonte: NASA
Via: NOTIMP
Sara Nanni
O que s�o os avi�es verdes?
Muito se ouve falar de carros e motos movidos � energia el�trica. A ind�stria automobil�stica busca cada vez mais avan�ar na cria��o de ve�culos com melhor efici�ncia energ�tica. O mesmo acontece com a tecnologia aeron�utica, que avan�a rapidamente em pesquisas para diminuir a depend�ncia das aeronaves de combust�veis f�sseis, que s�o caros e poluentes.
H� os avi�es h�bridos, que mesclam o uso de combust�veis f�sseis com a energia el�trica, tendo como base o uso de c�lulas a combust�vel. Nesse caso, a aeronave utiliza uma c�lula a combust�vel e um banco de baterias de �ons de l�tio para alimentar um motor el�trico, acoplado a um motor convencional.
E tamb�m existem as aeronaves, ainda em fase de testes e desenvolvimento, que funcionam totalmente movidas � energia el�trica. O peso e o tamanho das baterias ainda � um entrave ao seu desenvolvimento, que precisa ser depurado pela tecnologia aeron�utica.
Efici�ncia energ�tica
A NASA, ag�ncia espacial norte-americana, incentiva essas tecnologias no evento Desafio Voo Verde (The Green Flight Challenge), que oferece aos ganhadores o maior pr�mio da hist�ria da avia��o. Vence o desafio a equipe que desenvolver a aeronave mais eficiente do ponto de vista energ�tico, voando o m�ximo de dist�ncia e tempo com o m�nimo de combust�vel. Tamb�m � preciso n�o exceder nos ru�dos do avi�o.
O desafio aconteceu nos �ltimos dias e o primeiro pr�mio de US$ 1,35 milh�es foi para a equipe Pipistrel-USA.com de State College, na Pensilv�nia. O segundo pr�mio de US$ 120 mil ficou com a eGenius, de Ramona, na Calif�rnia. No total, 14 equipes se inscreveram, mas apenas essas duas conseguiram cumprir todos os requisitos da organiza��o do evento.
As aeronaves voaram sobre o M. Charles Schulz Sonoma County Airport, em Santa Rosa, na Calif�rnia, sob a inspe��o da CAFE, uma funda��o que avalia, compara e pesquisa a efici�ncia energ�tica de aeronaves. Elas tiveram que voar 200 milhas em menos de duas horas, usando menos de um gal�o de combust�vel por ocupante, ou o equivalente em energia el�trica.
As equipes que ficaram em primeiro e segundo lugar, e que utilizaram no desafio aeronaves movidas � eletricidade, alcan�aram duas vezes a efici�ncia energ�tica exigida pela competi��o. Isso significa que elas voaram as 200 milhas usando o equivalente a pouco mais de meio litro de combust�vel por passageiro.
De acordo com as equipes que ganharam os pr�mios, h� dois anos o primeiro avi�o el�trico conseguiu voar por apenas 20 minutos. Hoje, essas aeronaves j� conseguem ficar no ar por mais de duas horas. Sem d�vida, uma grande evolu��o em pequeno espa�o de tempo, e essa pode ser a inaugura��o de uma nova era para os voos verdes ou voos eficientes.
Fonte: NASA
Via: NOTIMP
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