Cartas de voo e aproxima��es com os diversos detalhes
P�gina 1 de 1 • Compartilhe •
Cartas de voo e aproxima��es com os diversos detalhes
Vamos a mais uma explica��o muito interessante amigos:
NOVA TMA SP, Esta s�o as CTR-SP1 E CTR-SP2 com seus novos dimensionamentos, respectivamente S�o Paulo e Guarulhos, com o AVAN�O DA TENCOLOGIA AEROESPACIAL E SUJEITO A MODIFICA�AO.
Esta � a nova ATZ-MT (MARTE) , como podem ver ela foi aumentada para poder inglobar as novas posi��es que foram criadas
[
as novas frequ�ncias, agora � todo mundo voando na frequ�ncia de coordena��o 126.65, portanto, SEE AND AVOID.
EXEMPLO CARTA CORREDOR VISUAL SAO PAULO VFR., CASO DESEJEM ESTA CARTA E SO COMPRAR NO CAMPO DE MARTE ESTA EM TORNO DE CINCO REAIS. ACONSELHO A ALUNOS PILOTOS EM MISSAO NA REGIAO DE MOGI DA CRUZES CASO ESTEJAM EM CONDI�OES ESTAREM MUNIDOS DE GPS ADEQUADO PARA MAIOR SEGURAN�A NA MISSAO. OK!!! " A REGIAO DE MOGI DAS CRUZES TEM O APELIDO DE TRIANGULO DAS BERMUDAS POR CAUSA DAS VARIA�OES CLIMATICAS, POR ISSO TODA CAUTELA E PROCEDIMENTO ADEQUADO.
EXEMPLO DE CARTA ERC, os corredores visuais de S�o Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. as cartas ERC s�o as cartas que mostram aerovias, fixos, VOR's e etc.. FIXO COMPULSORIO SAO OS TRIANGULOS PRETOS ONDE O CMTE REPORTA SUA POSI�AO AO CONTROLE DE VOO.
AEROVIAS s�o corredores a�reos por onde flui o tr�fego de aeronaves. Correspondem �s rodovias. Assim como estas, as aerovias podem ser de m�o �nica ou de m�o dupla. Cada aerovia � separada por n�veis de altitude de acordo com regras. Cabe ressaltar que h� uma regra para v�os IFR Instrument Flight Rulese outra para v�os VFR Visual Flight Rules.

Vamos as cartas:
CARTAS A�REAS Cartas a�reas s�o mapas sobre os quais s�o adicionadas informa��es de interesse para a navega��o a�rea. Existem diversos tipos de cartas a�reas. Vamos aqui nos ater apenas �s de uso mais comum nos v�s simulados no Brasil. Neste contexto, temos os seguintes tipos de cartas a�reas: Cartas SID; Cartas ERC; Cartas ARC; Cartas STAR; e Cartas de Aproxima��o
Todas estas cartas fazem uso de s�mbolos que devem ser do conhecimento do piloto, pois s�o de extrema utilidade
estrutura de carta aerea
simbologia para uso de radio
SIMBOLOGIA DE CARTA AEREA MARCADOR DE RADIO
PROCEDIMETNOS PARA ROTAS AEREAS
SIMBOLOGIA PARA CORREDOR AEREO
TRAJETORIA DE VOO
simbologia de CARTA AEREA, ORBITA, TRAJETORIA VFR
CARTAS AEREAS FIXO COMPULSORIO FREQUENCIA DE RADIO
LIMITES APROXIMA�OES E ESCALA GRAFICA
carta area indicador de curso e indicadores de altitude
carta aerea ESPA�O AEREO CONDICIONADO E ALTITUDE DE TRANSI�AO
FAMILIARIZA�AO COM A SIMBOLOGIA DE CARTAS AEREAS
SID (STANDARD INSTRUMENT DEPARTURE) Tamb�m chamadas de cartas de sa�da, as SID apresentam diversos procedimentos padronizados para decolagem e afastamento do aeroporto de partida. Uma mesma SID pode conter mais de um procedimento. Pode ocorrer tamb�m que um procedimento ofere�a desdobramentos, permitindo sa�das para diferentes setores. Cada desdobramento recebe o nome de TRANSI��O (TRANS). O procedimento consiste em um trajeto a ser percorrido e um gradiente de subida, ou seja, a velocidade de subida em p�s por minuto (ft/min). A trajet�ria � marcada por VOR, NDB ou fixos.
No caso de um v�o ATC v�o controlado, empregando os servidores da SATCO, IVAO etc., o controlador respons�vel pelo aeroporto de onde partimos define qual a sa�da ou SID ativa, ou seja, em vigor. Mesmo no caso de v�os off-line, onde n�o h� controlador, as SID podem ser empregadas, ficando a cargo do piloto a escolha de qual procedimento usar.A seguir, apresentamos uma carta SID e, sobre ela, destacamos as informa��es disponibilizadas
Existem dois grupos de cartas ERC brasileiras: CARTAS LOW: S�o as empregadas em v�os a baixa altitude, onde o limite m�ximo � de 26000 ft.No Brasil, temos duas cartas LOW: A carta L1-L2, que abrange as Regi�es Nordeste, Sudeste e Sul, e a carta L3-L4, que engloba as Regi�es Norte e Centro-Oeste; e CARTAS HIGH: Usadas em v�os a altitude mais elevada. O limite, agora m�nimo, � de 26000 ft. As cartas HIGH brasileiras s�o: H1-H2 e H3-H4, abordando respectivamente as mesmas Regi�es das cartas LOW. Temos aqui como exemplo uma parte da carta L1-L2, mais precisamente o entorno dos aeroportos de Coongonhas, Guarulhos e Viracopos
H� ainda uma carta ERC especial que apresenta dois panoramas bem distintos. Uma de suas faces, � uma carta HI-LO HIGH e LOW ao mesmo tempo do trecho Rio de Janeiro S�o Paulo, reunindo com maior riqueza de detalhes as informa��es das cartas L1-L2 e H1-H2 nesta �rea. Ela � ideal para o planejamento e uso em rota na ponte a�rea Rio S�o Paulo.
A outra face re�ne todas as aerovias que passam pelo Brasil, sendo muito �til nos v�os internacionais.
ARC (ARRIVAL CHART) S�o cartas que representam entornos de aeroportos (Terminais) de razo�vel movimenta��o. Al�m de complementar as cartas ERC, s�o muito �teis quando a aeronave, j� em v�o, se encontra dentro da Terminal. A sua import�ncia se evidencia pela riqueza de informa��es, permitindo a consulta a todos os VOR's, NDB's, Fixos, aerovias, aer�dromos e �reas restritas em uma escala ampla. Vejamos um pequeno trecho da carta ARC de Belo Horizonte
STAR (STANDARD ARRIVAL CHART) De maneira an�loga �s cartas SID, destinadas a organizar a partida de aeronaves a partir de um determinado aeroporto, as cartas STAR coordenam as chegadas. Al�m de determinar a trajet�ria, as STAR's definem tamb�m os diferentes n�veis de altitude que a aeronave deve estar ao longo deste percurso. As STAR's podem apresentar TRANSI��ES (TRANS) nos casos em que um mesmo procedimento prov� a chegada por diferentes setores, que depois se incorporam ao procedimento como um todo. Uma mesma STAR pode ainda conter mais de um procedimento e a defini��o de qual deve ser empregado fica a cargo do controlador, no caso de v�o ATC, ou do piloto, quando o v�o � offline, ou seja, sem controlador
CARTAS DE APROXIMA��O Este � o �ltimo tipo de carta a ser comentado.Elas definem procedimentos para a aproxima��o especificamente a um aeroporto, n�o atendendo a nenhum outro. Entretanto, cada aeroporto pode ter, e normalmente tem, mais de uma carta. Novamente, � o controlador quem define o procedimento ativo (ou seja, em vigor) para cada aeroporto sob sua responsabilidade. O piloto, na aus�ncia do controlador, tem a liberdade de escolher o procedimento que melhor lhe convier. Diferentemente das SID's e STAR's, cada carta s� pode apresentar um �nico procedimento de aproxima��o de modo a n�o confundir o piloto num momento t�o cr�tico. Existem basicamente dois tipos de cartas de aproxima��o
CARTAS VAC VISUAL APPROACH CHART Apresenta o procedimento para aproxima��o visual. � dividida em duas se��es, sendo que a superior apresenta o circuito de aproxima��o e pouso visual. A se��o inferior disponibiliza coment�rios �teis. A figura abaixo � a carta VAC do aeroporto de Santos Dumont
CARTAS IAP (INSTRUMENT APPROACH PROCEDURE) O procedimento aqui � adaptado para uma aproxima��o auxiliada por instrumentos. Este tipo de carta apresenta tr�s se��es: A se��o superior mostra o trajeto a ser percorrido com as respectivas proas verdadeiras. A se��o intermedi�ria, por sua vez, detalha o PERFIL de descida e a se��o inferior discrimina informa��es complementares. Vejamos o exemplo ACIMA.
As cartas de aproxima��o s�o extremamente �teis e garantem um bom pouso. Entretanto, nem sempre o piloto contar� com elas. Neste caso, ele tem duas op��es. Se em v�o ATC, deve solicitar ao controlador uma aproxima��o vetorada, recebendo instru��es espec�ficas de proa, altitude e aux�lios ao pouso ILS, VOR, NDB etc ou Se em v�o offline, cumprir circuito padr�o de aproxima��o visual ou realizar afastamento, curva base e pouso usando instrumentos, iniciando neste caso o procedimento a, no m�nimo, 1500 ft em rela��o ao aeroporto.
Helicopteros voos visuais tma sp
Refor�ando - � PROIBIDO e Perigoso o v�o noturno na REH RODOANEL no trecho entre o norte do PICO DO JARAGU� ponto mais elevado da cidade, com 1135 metros 3724 ft p�s, tendo o RODOANEL rodovia como refer�ncia visual , at� a Rodovia Castelo Branco. Rota de m�o dupla de dire��o, tendo neste trecho dois tuneis um de 1.600 metros e outro de 700m, que encobrem a rodovia refer�ncial e principalmente pela altitude dos morros onde est�o esses tuneis Serra da Cantareira que s�o bastante elevados.
METAR
GRUPOS DE MUDAN�AS SIGNIFICATIVAS, Grupo FM, Quando forem esperadas altera��es meteorol�gicas significativas no conjunto de condi��es prevalecente o grupo FM from a partir de dever� ser utilizado. Todas as condi��es dadas antes do grupo FM ser�o substitu�das pelas novas condi��es previstas.
TAF SBPA 130530Z 131212 31015G27KT 8000 SHRA FEW005 FEW010CB SCT018 BKN025 FM1800 27017KT 4000 +SHRA BKN025 TX28/18Z
TN20/09Z, A partir das 1800z haver� mudan�a de vento para 270� 17 n�s, visibilidade horizontal de 4000 metros, presen�a de pancadas fortes de chuva e c�u nublado a 2500 p�s.
Temperaturas Previstas, Dentro do per�odo de validade do TAF ser�o previstas as temperaturas m�xima e
m�nima seguidas de suas respectivas horas UTC, TAF SBPA 130530Z 131212 31015G27KT 8000 SHRA FEW005 FEW010CB SCT018 BKN025 TX28/18Z TN20/09Z, TX28/18Z � Temperatura m�xima de 18�C �s 1800z, TN20/09Z � Temperatura m�nima de 20�C �s 0900z
Nuvens,
An�logo ao c�digo METAR, com as mesmas varia��es e possibilidades, TAF SBPA 130530Z 131212 31015G27KT 8000 SHRA FEW005 FEW010CB SCT018 BKN025 TX28/18Z TN20/09Z, FEW005 � Poucas nuvens a 500 p�s, FEW010CB � Poucas nuvens a 1000 p�s Cumulunimbus, SCT018 � Nuvens Esparsas a 1800 p�s, BKN025 � Nublada a 2500 p�s.
Fen�menos Clim�ticos Significativos, An�logo ao c�digo METAR, com as mesmas varia��es e possibilidades, TAF SBPA 130530Z 131212 31015G27KT 8000 SHRA FEW005 FEW010CB SCT018 BKN025 TX28/18Z TN20/09Z, SHRA � Pancadas de Chuva.
Visibilidade, An�logo ao c�digo METAR, com as mesmas varia��es e possibilidades, TAF SBPA 130530Z 131212 31015G27KT 8000 SHRA FEW005 FEW010CB
SCT018 BKN025 TX28/18Z TN20/09Z, 8000 Visibilidade horizontal de 8000 metros.
NOVA TMA SP, Esta s�o as CTR-SP1 E CTR-SP2 com seus novos dimensionamentos, respectivamente S�o Paulo e Guarulhos, com o AVAN�O DA TENCOLOGIA AEROESPACIAL E SUJEITO A MODIFICA�AO.
Esta � a nova ATZ-MT (MARTE) , como podem ver ela foi aumentada para poder inglobar as novas posi��es que foram criadas
[
as novas frequ�ncias, agora � todo mundo voando na frequ�ncia de coordena��o 126.65, portanto, SEE AND AVOID.
EXEMPLO CARTA CORREDOR VISUAL SAO PAULO VFR., CASO DESEJEM ESTA CARTA E SO COMPRAR NO CAMPO DE MARTE ESTA EM TORNO DE CINCO REAIS. ACONSELHO A ALUNOS PILOTOS EM MISSAO NA REGIAO DE MOGI DA CRUZES CASO ESTEJAM EM CONDI�OES ESTAREM MUNIDOS DE GPS ADEQUADO PARA MAIOR SEGURAN�A NA MISSAO. OK!!! " A REGIAO DE MOGI DAS CRUZES TEM O APELIDO DE TRIANGULO DAS BERMUDAS POR CAUSA DAS VARIA�OES CLIMATICAS, POR ISSO TODA CAUTELA E PROCEDIMENTO ADEQUADO.
EXEMPLO DE CARTA ERC, os corredores visuais de S�o Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. as cartas ERC s�o as cartas que mostram aerovias, fixos, VOR's e etc.. FIXO COMPULSORIO SAO OS TRIANGULOS PRETOS ONDE O CMTE REPORTA SUA POSI�AO AO CONTROLE DE VOO.
AEROVIAS s�o corredores a�reos por onde flui o tr�fego de aeronaves. Correspondem �s rodovias. Assim como estas, as aerovias podem ser de m�o �nica ou de m�o dupla. Cada aerovia � separada por n�veis de altitude de acordo com regras. Cabe ressaltar que h� uma regra para v�os IFR Instrument Flight Rulese outra para v�os VFR Visual Flight Rules.

Vamos as cartas:
CARTAS A�REAS Cartas a�reas s�o mapas sobre os quais s�o adicionadas informa��es de interesse para a navega��o a�rea. Existem diversos tipos de cartas a�reas. Vamos aqui nos ater apenas �s de uso mais comum nos v�s simulados no Brasil. Neste contexto, temos os seguintes tipos de cartas a�reas: Cartas SID; Cartas ERC; Cartas ARC; Cartas STAR; e Cartas de Aproxima��o
Todas estas cartas fazem uso de s�mbolos que devem ser do conhecimento do piloto, pois s�o de extrema utilidade
estrutura de carta aerea
simbologia para uso de radio
SIMBOLOGIA DE CARTA AEREA MARCADOR DE RADIO
PROCEDIMETNOS PARA ROTAS AEREAS
SIMBOLOGIA PARA CORREDOR AEREO
TRAJETORIA DE VOO
simbologia de CARTA AEREA, ORBITA, TRAJETORIA VFR
CARTAS AEREAS FIXO COMPULSORIO FREQUENCIA DE RADIO
LIMITES APROXIMA�OES E ESCALA GRAFICA
carta area indicador de curso e indicadores de altitude
carta aerea ESPA�O AEREO CONDICIONADO E ALTITUDE DE TRANSI�AO
FAMILIARIZA�AO COM A SIMBOLOGIA DE CARTAS AEREAS
SID (STANDARD INSTRUMENT DEPARTURE) Tamb�m chamadas de cartas de sa�da, as SID apresentam diversos procedimentos padronizados para decolagem e afastamento do aeroporto de partida. Uma mesma SID pode conter mais de um procedimento. Pode ocorrer tamb�m que um procedimento ofere�a desdobramentos, permitindo sa�das para diferentes setores. Cada desdobramento recebe o nome de TRANSI��O (TRANS). O procedimento consiste em um trajeto a ser percorrido e um gradiente de subida, ou seja, a velocidade de subida em p�s por minuto (ft/min). A trajet�ria � marcada por VOR, NDB ou fixos.
No caso de um v�o ATC v�o controlado, empregando os servidores da SATCO, IVAO etc., o controlador respons�vel pelo aeroporto de onde partimos define qual a sa�da ou SID ativa, ou seja, em vigor. Mesmo no caso de v�os off-line, onde n�o h� controlador, as SID podem ser empregadas, ficando a cargo do piloto a escolha de qual procedimento usar.A seguir, apresentamos uma carta SID e, sobre ela, destacamos as informa��es disponibilizadas
Existem dois grupos de cartas ERC brasileiras: CARTAS LOW: S�o as empregadas em v�os a baixa altitude, onde o limite m�ximo � de 26000 ft.No Brasil, temos duas cartas LOW: A carta L1-L2, que abrange as Regi�es Nordeste, Sudeste e Sul, e a carta L3-L4, que engloba as Regi�es Norte e Centro-Oeste; e CARTAS HIGH: Usadas em v�os a altitude mais elevada. O limite, agora m�nimo, � de 26000 ft. As cartas HIGH brasileiras s�o: H1-H2 e H3-H4, abordando respectivamente as mesmas Regi�es das cartas LOW. Temos aqui como exemplo uma parte da carta L1-L2, mais precisamente o entorno dos aeroportos de Coongonhas, Guarulhos e Viracopos
H� ainda uma carta ERC especial que apresenta dois panoramas bem distintos. Uma de suas faces, � uma carta HI-LO HIGH e LOW ao mesmo tempo do trecho Rio de Janeiro S�o Paulo, reunindo com maior riqueza de detalhes as informa��es das cartas L1-L2 e H1-H2 nesta �rea. Ela � ideal para o planejamento e uso em rota na ponte a�rea Rio S�o Paulo.
A outra face re�ne todas as aerovias que passam pelo Brasil, sendo muito �til nos v�os internacionais.
ARC (ARRIVAL CHART) S�o cartas que representam entornos de aeroportos (Terminais) de razo�vel movimenta��o. Al�m de complementar as cartas ERC, s�o muito �teis quando a aeronave, j� em v�o, se encontra dentro da Terminal. A sua import�ncia se evidencia pela riqueza de informa��es, permitindo a consulta a todos os VOR's, NDB's, Fixos, aerovias, aer�dromos e �reas restritas em uma escala ampla. Vejamos um pequeno trecho da carta ARC de Belo Horizonte
STAR (STANDARD ARRIVAL CHART) De maneira an�loga �s cartas SID, destinadas a organizar a partida de aeronaves a partir de um determinado aeroporto, as cartas STAR coordenam as chegadas. Al�m de determinar a trajet�ria, as STAR's definem tamb�m os diferentes n�veis de altitude que a aeronave deve estar ao longo deste percurso. As STAR's podem apresentar TRANSI��ES (TRANS) nos casos em que um mesmo procedimento prov� a chegada por diferentes setores, que depois se incorporam ao procedimento como um todo. Uma mesma STAR pode ainda conter mais de um procedimento e a defini��o de qual deve ser empregado fica a cargo do controlador, no caso de v�o ATC, ou do piloto, quando o v�o � offline, ou seja, sem controlador
CARTAS DE APROXIMA��O Este � o �ltimo tipo de carta a ser comentado.Elas definem procedimentos para a aproxima��o especificamente a um aeroporto, n�o atendendo a nenhum outro. Entretanto, cada aeroporto pode ter, e normalmente tem, mais de uma carta. Novamente, � o controlador quem define o procedimento ativo (ou seja, em vigor) para cada aeroporto sob sua responsabilidade. O piloto, na aus�ncia do controlador, tem a liberdade de escolher o procedimento que melhor lhe convier. Diferentemente das SID's e STAR's, cada carta s� pode apresentar um �nico procedimento de aproxima��o de modo a n�o confundir o piloto num momento t�o cr�tico. Existem basicamente dois tipos de cartas de aproxima��o
CARTAS VAC VISUAL APPROACH CHART Apresenta o procedimento para aproxima��o visual. � dividida em duas se��es, sendo que a superior apresenta o circuito de aproxima��o e pouso visual. A se��o inferior disponibiliza coment�rios �teis. A figura abaixo � a carta VAC do aeroporto de Santos Dumont
CARTAS IAP (INSTRUMENT APPROACH PROCEDURE) O procedimento aqui � adaptado para uma aproxima��o auxiliada por instrumentos. Este tipo de carta apresenta tr�s se��es: A se��o superior mostra o trajeto a ser percorrido com as respectivas proas verdadeiras. A se��o intermedi�ria, por sua vez, detalha o PERFIL de descida e a se��o inferior discrimina informa��es complementares. Vejamos o exemplo ACIMA.
As cartas de aproxima��o s�o extremamente �teis e garantem um bom pouso. Entretanto, nem sempre o piloto contar� com elas. Neste caso, ele tem duas op��es. Se em v�o ATC, deve solicitar ao controlador uma aproxima��o vetorada, recebendo instru��es espec�ficas de proa, altitude e aux�lios ao pouso ILS, VOR, NDB etc ou Se em v�o offline, cumprir circuito padr�o de aproxima��o visual ou realizar afastamento, curva base e pouso usando instrumentos, iniciando neste caso o procedimento a, no m�nimo, 1500 ft em rela��o ao aeroporto.
Helicopteros voos visuais tma sp
Refor�ando - � PROIBIDO e Perigoso o v�o noturno na REH RODOANEL no trecho entre o norte do PICO DO JARAGU� ponto mais elevado da cidade, com 1135 metros 3724 ft p�s, tendo o RODOANEL rodovia como refer�ncia visual , at� a Rodovia Castelo Branco. Rota de m�o dupla de dire��o, tendo neste trecho dois tuneis um de 1.600 metros e outro de 700m, que encobrem a rodovia refer�ncial e principalmente pela altitude dos morros onde est�o esses tuneis Serra da Cantareira que s�o bastante elevados.
METAR
GRUPOS DE MUDAN�AS SIGNIFICATIVAS, Grupo FM, Quando forem esperadas altera��es meteorol�gicas significativas no conjunto de condi��es prevalecente o grupo FM from a partir de dever� ser utilizado. Todas as condi��es dadas antes do grupo FM ser�o substitu�das pelas novas condi��es previstas.
TAF SBPA 130530Z 131212 31015G27KT 8000 SHRA FEW005 FEW010CB SCT018 BKN025 FM1800 27017KT 4000 +SHRA BKN025 TX28/18Z
TN20/09Z, A partir das 1800z haver� mudan�a de vento para 270� 17 n�s, visibilidade horizontal de 4000 metros, presen�a de pancadas fortes de chuva e c�u nublado a 2500 p�s.
Temperaturas Previstas, Dentro do per�odo de validade do TAF ser�o previstas as temperaturas m�xima e
m�nima seguidas de suas respectivas horas UTC, TAF SBPA 130530Z 131212 31015G27KT 8000 SHRA FEW005 FEW010CB SCT018 BKN025 TX28/18Z TN20/09Z, TX28/18Z � Temperatura m�xima de 18�C �s 1800z, TN20/09Z � Temperatura m�nima de 20�C �s 0900z
Nuvens,
An�logo ao c�digo METAR, com as mesmas varia��es e possibilidades, TAF SBPA 130530Z 131212 31015G27KT 8000 SHRA FEW005 FEW010CB SCT018 BKN025 TX28/18Z TN20/09Z, FEW005 � Poucas nuvens a 500 p�s, FEW010CB � Poucas nuvens a 1000 p�s Cumulunimbus, SCT018 � Nuvens Esparsas a 1800 p�s, BKN025 � Nublada a 2500 p�s.
Fen�menos Clim�ticos Significativos, An�logo ao c�digo METAR, com as mesmas varia��es e possibilidades, TAF SBPA 130530Z 131212 31015G27KT 8000 SHRA FEW005 FEW010CB SCT018 BKN025 TX28/18Z TN20/09Z, SHRA � Pancadas de Chuva.
Visibilidade, An�logo ao c�digo METAR, com as mesmas varia��es e possibilidades, TAF SBPA 130530Z 131212 31015G27KT 8000 SHRA FEW005 FEW010CB
SCT018 BKN025 TX28/18Z TN20/09Z, 8000 Visibilidade horizontal de 8000 metros.
Re: Cartas de voo e aproxima��es com os diversos detalhes
Muito �til essas explica��es, valeu!!
rodrigo mago- Moderador
-
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 4482
Reputa��o : 292
Idade : 47
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade :
Re: Cartas de voo e aproxima��es com os diversos detalhes
caramba mais uma bela aula
vamo te q muda o nome de forum pra aeroclube VV
se alguem tiver ideia de como � possivel guardar esse material me da 1 toque
ou melhor ainda se puder disponibilizar em pdf
ederson, vai mais um ponto por esse otimo post
vamo te q muda o nome de forum pra aeroclube VV

se alguem tiver ideia de como � possivel guardar esse material me da 1 toque
ou melhor ainda se puder disponibilizar em pdf

ederson, vai mais um ponto por esse otimo post

_________________
Asus P8Z68 Deluxe, Core I7 2600k, CORSAIR Vengeance 8GB DDR3 1866, EVGA GTX 580 3GB, XFX 850W Core Edition, 2x Seagate Barracuda 1TB 32mb 7200rpm, W7 x64 Ultimate
hellmike- Banido
-
Inscrito em : 17/03/2010
Mensagens : 444
Reputa��o : 11
Idade : 34
Nacionalidade :
Re: Cartas de voo e aproxima��es com os diversos detalhes
Excelente professor! Ponto mais que merecido
_________________
Placa m�e: Intel� Desktop Board DB75EN � Processador: Intel� Core i7 3770 3,40 GHz � Mem�ria Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz � Disco r�gido Samsung 1 Tb � Placa de v�deo: Zotac Nvidia GTX750 2048 Mb � �Monitor: LG E2250v 21,5 LED � Sistema Operacional: Windows 10 Home 64 bits � Joystick: Mad Catz Cyborg V1 Flight Stick
Fontenele- Coronel
-
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1756
Reputa��o : 232
Idade : 45
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : T�cnico em Inform�tica
Nacionalidade :
Re: Cartas de voo e aproxima��es com os diversos detalhes
Valeu pessoal, � muito importante dividirmos o conhecimento e o material, vou postando mais na sequencia
Re: Cartas de voo e aproxima��es com os diversos detalhes
Mt bom

_________________
Luiz H Esper
Decis�es corretas v�m com a experi�ncia e a experi�ncia vem com as decis�es incorretas.
Luiz_Esper- Capit�o
-
Inscrito em : 09/07/2011
Mensagens : 246
Reputa��o : 6
Idade : 20
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante do curso de eletr�nica (Cefet-MG)
Nacionalidade :
Re: Cartas de voo e aproxima��es com os diversos detalhes
Ressuscitando t�pico
*******!!!!
*******!!!!
�ltima edi��o por Alvega em Sex 13 Abr 2012, 21:05, editado 2 vez(es) (Raz�o : Palavr�o retirado e adequar o t�pico � regra 21)
_________________
Cmnte Celso Junior
CelsoCruise- Capit�o
-
Inscrito em : 02/04/2012
Mensagens : 130
Reputa��o : 3
Idade : 45
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro
Nacionalidade :
Re: Cartas de voo e aproxima��es com os diversos detalhes

Vale um pontinho com certeza.
Obrigado por compartilhar.
Bons voos.
_________________

______________________________________________________________________________ � � � � � � � � � � � � � � �� � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � �
I7 3770 / GA-Z77X-UD3H / 2x 4GB DDR3 1600MHz Kingston / SSD: SATA III 120GB Kingston / HD 1TB WD / GTX 970 / Cougar 850W / Gabinete: Cooler Master Storm Trooper / Windows 7 Home Premium 64 Bit / Monitor:�3x Monitor TV LG M2451 24" LED �1x Monitor Lg E2050
Marco A Rui- Major
-
Inscrito em : 28/07/2010
Mensagens : 342
Reputa��o : 32
Idade : 43
Nacionalidade :
Re: Cartas de voo e aproxima��es com os diversos detalhes
CelsoCruise escreveu:*******!!!!
CelsoCruise, recomendo que leia as regras do f�rum pois vejo que ainda n�o o fez. S� neste post desrespeitou umas 3 ou 4 regras (regra 3, regra 12 e regra 21). Ainda podia acrescentar a do flood ou spam pois reativou um t�pico sem postar nada de interesse para o mesmo (s� para postar um palavr�o).
Se tiver alguma d�vida, envie MP, para n�o desrespeitar mais uma e poder ser suspenso.
�ltima edi��o por Alvega em Sab 14 Abr 2012, 14:01, editado 1 vez(es)
Re: Cartas de voo e aproxima��es com os diversos detalhes
Muito legal esse t�pico!! Obrigado por compartilhar.
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputa��o : 249
Idade : 30
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Cartas de voo e aproxima��es com os diversos detalhes
Reativando t�pico
Incrivelmente bom essas informa��es, estou gostando do site, n�o conhecia, vou dar uma olhada geral.
Obrigado
---GLD045
Incrivelmente bom essas informa��es, estou gostando do site, n�o conhecia, vou dar uma olhada geral.
Obrigado
---GLD045
AnderSaymon- Recruta
-
Inscrito em : 02/08/2012
Mensagens : 3
Reputa��o : 0
Idade : 36
Nacionalidade :
Re: Cartas de voo e aproxima��es com os diversos detalhes
AnderSaymon, favor ficar atento as regras do f�rum:
21. Quando um t�pico estiver sem respostas h� MAIS DE UM M�S, evite fazer postagens nele. N�o � recomend�vel trazer de volta uma discuss�o que j� terminou. Se achar que o assunto voltou a ser relevante e que o t�pico antigo pode ser reaproveitado, escreva em negrito "Ressuscitando t�pico" ou "Reativando t�pico" no in�cio da sua mensagem. Usu�rios que ressuscitem t�picos sem conte�do adicional relevante ou que n�o escrevam "Ressuscitando t�pico" no in�cio da mensagem ser�o advertidos.
Aqui: http://www.voovirtual.com/t122-regras-do-forum
Atualizei sua mensagem para ficar de acordo.
21. Quando um t�pico estiver sem respostas h� MAIS DE UM M�S, evite fazer postagens nele. N�o � recomend�vel trazer de volta uma discuss�o que j� terminou. Se achar que o assunto voltou a ser relevante e que o t�pico antigo pode ser reaproveitado, escreva em negrito "Ressuscitando t�pico" ou "Reativando t�pico" no in�cio da sua mensagem. Usu�rios que ressuscitem t�picos sem conte�do adicional relevante ou que n�o escrevam "Ressuscitando t�pico" no in�cio da mensagem ser�o advertidos.
Aqui: http://www.voovirtual.com/t122-regras-do-forum
Atualizei sua mensagem para ficar de acordo.
_________________
Flavio - P3D v4.0.28 / FSX SE - Win 10 Pro 64 - VV206
i74960X 4.5ghz - ASUS Rampage IV Black Ed. - Corsair H100i - 32gb �Ripjaws Z 2400mhz - EVGA GTX1080 SC - ASUS 27'' MG278Q 2k 144mhz - TrackIR 5
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSD 960Gb + 480Gb Hyper X 3K - Minhas imagens do FS
flavioSSA- Marechal-do-Ar
-
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 7875
Reputa��o : 768
Idade : 42
Simulador preferido : P3Dv4, FSXSE
Nacionalidade :
P�gina 1 de 1
Permiss�o deste f�rum:
Voc� n�o pode responder aos t�picos neste f�rum