Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] Tripulação não configurou bem avião acidentado em Madri em 2008  Gse_multipart13851

[Internacional] Tripulação não configurou bem avião acidentado em Madri em 2008

Ir para baixo

[Internacional] Tripulação não configurou bem avião acidentado em Madri em 2008  Empty [Internacional] Tripulação não configurou bem avião acidentado em Madri em 2008

Mensagem por Amilckar Qua 03 Ago 2011, 06:31

Tripulação não configurou bem avião acidentado em Madri em 2008

[Internacional] Tripulação não configurou bem avião acidentado em Madri em 2008  280px-EC-HFP

A tripulação do avião da companhia Spanair acidentado em agosto de 2008 no aeroporto de Madri-Barajas perdeu o controle depois da decolagem "por não ter configurado o avião corretamente" e não ter acionado os flaps/slaps, segundo a comissão que investiga o acidente. Os flaps e os slats são superfícies situadas nas asas usadas para as operações de decolagem e aterrissagem. A Comissão de Investigação de Acidentes e Incidentes de Aviação Civil (CIAIAC) inclui essa conclusão no relatório definitivo do acidente, no qual morreram 154 pessoas, e que foi publicado nesta sexta-feira.

[Internacional] Tripulação não configurou bem avião acidentado em Madri em 2008  220px-Accidente_barajas_2008_localizacion No capítulo de causas, o relatório assinala que a tripulação do avião acidentado não detectou o erro de configuração nem "identificou os avisos de perda nem corrigiu essa situação depois da decolagem", o que causou uma deterioração das condições de voo. Também enumera entre os fatores que contribuíram para o acidente que não houve um aviso de configuração incorreta porque o TOWS (sistema que alerta nestes casos) não funcionou. De acordo com a comissão, a tripulação não realizou a ação de selecionar os flaps/slats com a correspondente alavanca de comando, nem realizou a comprovação cruzada da posição da alavanca e o estado das luzes indicadoras desses dois elementos. Também não confirmou de forma visual a execução final correspondente à posição dos flaps/slats, tal como mostravam os instrumentos da cabine de comando. Embora tenha falhado o funcionamento do TOWS, o relatório se refere à "inadequada gestão" dos recursos por parte da tripulação. À vista da análise do acidente, a comissão recomenda que se modifique o Manual de Voo vinculado ao Certificado de Tipo da aeronave para que se incluam as instruções oportunas relativas à revisão do TOWS. O TOWS é o sistema de advertência de configuração inadequada para a decolagem dos aviões da série MD-80 e é programado para que se alerte os pilotos se os flaps, os slats ou outros elementos do avião não foram corretamente selecionados para a decolagem. O avião acidentado procedia de Barcelona, onde tinha iniciado sua jornada e se dispunha a voar de Madri para Grande Canária quando teve o acidente, no dia 20 de agosto de 2008.
Fonte: EFE/Terra
Via: aeroflower

_________________
Carlos Amilckar
[Internacional] Tripulação não configurou bem avião acidentado em Madri em 2008  Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos