Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também Gse_multipart13851

Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também

4 participantes

Ir para baixo

Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também Empty Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também

Mensagem por hellmike Dom 31 Jul 2011, 09:52

Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também 924510

Quem assiste a toda a imponência dos ônibus espaciais em uma base de lançamento talvez não acredite que aquele “monstro” tem um cérebro tão pequeno. Mas é verdade: o computador usado para monitorar os sensores da aeronave tem desempenho muito inferior a qualquer PC moderno.

O Computador de Propósito Geral (GPC) é uma máquina presente possui apenas 1 MB de memória interna e opera a uma velocidade de 1,4 milhões de instruções por segundo, ou seja, possui clock de 1,4 MHz. Por incrível que pareça, antes de 1991, quando o GPC passou por seu último upgrade, essas configurações eram ainda menores.

E por mais que pareçam poucas, essas especificações são mais do que o suficiente para que ele seja não apenas o cérebro dos ônibus espaciais, mas também o coração deles. Esses computadores são responsáveis pela leitura dos dados de inúmeros sensores e, com base nisso, determinam, por exemplo, como os motores devem operar durante o lançamento, qual é a elevação correta das asas para a terrisagem e quais propulsores devem ser acionados no espaço ao se encontrar com a Estação Espacial Internacional.

Além disso, os comandos executados pelos astronautas nunca são realizados diretamente, de maneira mecânica. Eles são enviados para o computador de bordo que, por sua vez, transmite os sinais necessários para que determinado mecanismo se movimente.

Como se pode imaginar, esses cálculos e operações não podem falhar. Uma fração de segundo sem o GPC poderia ser catastrófica, capaz de comprometer não apenas a missão, mas também a vida de seus tripulantes. E é nesse ponto que ele difere do computador que você está usando neste momento.

Estabilidade e resistência:
Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também 613883

Um ônibus espacial vibra muito mais do que os caminhões dirigidos diariamente nas estradas do país. O impacto dessas vibrações é tão grande que um desktop comum não seria capaz de operar nessas condições. Como se não bastasse, ao entrar em órbita, o computador também sofre efeitos da radiação filtrada pela atmosfera do nosso planeta.

Por isso, o GPC deve estar preparado para funcionar sem interrupção e dentro dessas condições. E os engenheiros da NASA sabem o que fazem. Nos últimos 12 anos, apenas três erros do GPC apareceram durante uma missão. Também faz 24 anos desde a última correção em órbita pela qual o computador precisou passar. Recentemente, os astronautas da missão STS-135, a última do ônibus espacial Atlantis, tiveram problemas com os computadores da nave. Mas isso não comprometeu as tarefas que deveriam desempenhar.

Esses computadores trabalham com um sistema de fallback, ou seja, há uma máquina pronta para entrar em ação, caso uma venha a falhar. No total, cinco GPCs controlam a nave. Quatro deles estão interconectados e trabalham em conjunto. A quinta máquina é a segurança final para os astronautas.

Não se mexe em time que está vencendo
Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também 826346

Quem reclama dos ciclos de atualização de alguns sistemas, como o Debian Linux, talvez não leve em conta o fator estabilidade e segurança: quanto menos atualizações, a mais testes e controle de qualidade são submetidos os softwares que estão sendo executados há anos. A mesma mentalidade é empregada no desenvolvimento do programa utilizado pelo GPC.

Antes de ser adotada na prática, uma modificação no sistema do GPC passa por uma bateria de nove meses de testes em simuladores. Depois, mais testes são realizados, durante seis meses, nos laboratórios da agência espacial. Só depois desse período, caso a mudança se mostre estável o suficiente, ela é adotada para uso no computador da nave.

O upgrade do hardware também custa a acontecer. As doze primeiras missões foram realizadas com GPCs ainda mais modestos, que funcionam a um terço da velocidade do GPC atual e com apenas 416 KB de memória interna. Além disso, pesavam o dobro do que essa nova geração. Depois da atualização de 1991, o computador passou a ocupar apenas uma caixa, em vez de duas.

Portáteis em órbita
Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também 731648

Em 1993, um laptop foi para o espaço, pela primeira vez, junto com a tripulação do ônibus espacial Endeavour, em uma missão para consertar o telescópio Hubble. Engenheiros trabalharam muito, durante anos, para poderem enviar esses laptops a bordo da STS-61.

Atualmente, os modelos usados pelos astronautas em órbita são os IBM ThinkPad A31p e 760XD. E, apesar de terem sido adaptados para a missão, eles ainda precisam passar por duas ou três trocas de memória quando estão no espaço, devido aos efeitos da radiação. Durante a missão para o reparo do Hubble, o número de trocas subiu para 30, já que o telescópio está a 240 quilômetros acima da Estação Espacial Internacional, ou seja, possui ainda menos proteção às partículas radioativas.

Obviamente, esses portáteis a bordo não são usados em situações críticas, como as que são tratadas pelo GPC. Os laptops servem para executar, por exemplo, simuladores de terrisagem, demonstrar informações geográficas da Terra, enviar e receber emails e, também, fornecer um editor de textos para os astronautas.

Essas máquinas também podem apresentar defeitos ao passarem pela Anomalia do Atlântico Sul, uma região do nosso planeta onde a intensidade da radiação é mais alta do que em qualquer outra.

Enquanto isso, os computadores que usamos, fabricados e operados dentro da Terra, não se cansam de nos irritar com telas azuis e mensagens de kernel panic. Pelo menos temos a felicidade de ganhar em desempenho e liberdade de uso, certo?


postei no Off-Topic por ser mais uma curiosidade do que algo especifico
se algum moderador achar mais adequado, favor mover para o forum de hardware thumbsup

_________________
Asus P8Z68 Deluxe, Core I7 2600k, CORSAIR Vengeance 8GB DDR3 1866, EVGA GTX 580 3GB, XFX 850W Core Edition, 2x Seagate Barracuda 1TB 32mb 7200rpm, W7 x64 Ultimate

hellmike
Banido

Masculino
Inscrito em : 17/03/2010
Mensagens : 444
Reputação : 11
Idade : 39
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também Empty Re: Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também

Mensagem por RStyle Dom 31 Jul 2011, 10:11

Ônibus Espacial dentro da órbita - Bagunça

Ônibus Espacial fora da órbita - MUITA BAGUNÇA.

Não sei como eles conseguem operar com tanta bagunça. Good post

_________________
"Sou uma criança, mas estar ligado á novidades nacionais e internacionais, principalmente na aviação, é o meu forte"

Mateus Vinícius, 13 anos.

Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também Rstyleassinatura <<< Clique aqui para entrar no Canal RStyle do Youtube

RStyle
Banido

Masculino
Inscrito em : 29/10/2010
Mensagens : 253
Reputação : -9
Idade : 23
Simulador preferido : Flaight Simulei
Emprego/lazer : Estudante - Voovirtual e FSX
Nacionalidade : Brasil

https://www.youtube.com/RStyleProducoes

Ir para o topo Ir para baixo

Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também Empty Re: Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também

Mensagem por Augusto Sposito Dom 31 Jul 2011, 10:17

Vendo pela época em que o ônibus espacial foi projetado, e concebido, era o melhor que existia!!
E de lá pra cá, pouca coisa mudou abordo...
Bom só a tripulação mudou... lol
Mas não vejo bagunça alguma... assobiar

Hoje no Natgeo às 21:00hs vai passar o especial sobre o último voo dessas belezas!!

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 36
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também Empty Re: Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também

Mensagem por hellmike Dom 31 Jul 2011, 11:08

uma coisa q só de ler me arrepiou foi a descriçao de como é feito um procedimento de aproximaçao no onibus espacial..
o troço é uma locura...
ele intercepta o ILS a aproximadamente 600km de altitude...
queria muito reencontra o link pq vale a pena a leitura

_________________
Asus P8Z68 Deluxe, Core I7 2600k, CORSAIR Vengeance 8GB DDR3 1866, EVGA GTX 580 3GB, XFX 850W Core Edition, 2x Seagate Barracuda 1TB 32mb 7200rpm, W7 x64 Ultimate

hellmike
Banido

Masculino
Inscrito em : 17/03/2010
Mensagens : 444
Reputação : 11
Idade : 39
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também Empty Re: Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também

Mensagem por Augusto Sposito Dom 31 Jul 2011, 11:09

hellmike escreveu:uma coisa q só de ler me arrepiou foi a descriçao de como é feito um procedimento de aproximaçao no onibus espacial..
o troço é uma locura...
ele intercepta o ILS a aproximadamente 600km de altitude...
queria muito reencontra o link pq vale a pena a leitura

Esse deve ser o ILS com maior alcance do planeta!!
Mas pensa aproximar um "tijolo voador" na mão!! espanto

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 36
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também Empty Re: Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também

Mensagem por Edenio Rodrigues Dom 31 Jul 2011, 12:29

Outro dia li um comentario que afirmava: Uma simples calculadora, é muito mais avançada do que os computadores da NASA.
Será? scratch , abraços

_________________
Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate - http://usbi.com.br
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4599
Reputação : 480
Idade : 78
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também Empty Re: Meu PC é melhor que o da NASA, e o seu também

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos