Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Gse_multipart13851

flightradar24.com / enganação ou não????

+19
dan_flying
Rabbers
Valdir Ávila
andrematiolli
eduardoamll
Eduardo Vieitas
Rafael Sanders
Paulo RKM
Ricardo Gonçalves
MX
Renato Vicente
Netinho
el_lopes
andre_sp
Keeepz
Sandro Schneider
Alvega
angelo marcelo
Francesco Caterino
23 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por Francesco Caterino Seg 11 Jul 2011, 22:49

Galera, esse site http://www.flightradar24.com/ é muito interessante.
Pra quemnão sabe ele mostra as aeronaves no espaço aéreo.
Realmente sim...eu acompanhei 2 aeronaves na fonia aqui em São Paulo.
Porém, estou meio descondiado que isso não passa de um banco de dados de vôos.
Ou qualquer um pode ter ascesso a um radar!!!
Bem eu acho que o programa pega os planos de vôos e faz uma simulação no site.
Dai a pergunta é...Mas e ai...vc escutou na fonia e coincidiu com a tela do site...Eu penso que coincidiu pois não houve alteração no plano de vôo.
Dai eu acho que se por exemplo o piloto precisar ficar em uma órbita não prevista em cima de algum auxílio o programa não vai registrar...
Oq vcs acgam disso tudo?
Valeu.

Francesco Caterino
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 13/03/2011
Mensagens : 115
Reputação : -2
Idade : 48
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por angelo marcelo Seg 11 Jul 2011, 23:15

olha,na minha opiniao tudo hoje em dia pode ser manipulado.
eu tenho acessado nesses ultimos dias so pra mostrar aos meus filhos,pois um amigo disse que ele saberia de onde vem e pra onde vai as aeronaves,inclusive onde elas passam.dai a pulga na orelha:
onde moro aqui no rio ha 3 corredores de chegada tanto de SBRJ quanto SBGL,justamente no momento em que eu olhava na tela um TAM 1923 passando,aqui em cima passava um A-318 da TAM.
sera coincidencia Question

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Sig_1

_________________

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? B763captain

AMD Ryzen5 1600 six core
MB Asus B450M gaming-BR
4x4GB DDR4 2666 Ballistix
RX5600 8GB
Corsair CX650
SSd256Gb,3x HD 1TB.
angelo marcelo
angelo marcelo
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/05/2011
Mensagens : 949
Reputação : 25
Idade : 45
Simulador preferido : FSX/P3D2/FS2020
Emprego/lazer : mecânico/voar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por Alvega Ter 12 Jul 2011, 00:04

Não, não é enganação.
A maioria dos aviões comerciais possui um transponder ADS-B, que transmite (entre outras coisas) a posição, altitude e velocidade da aeronave. Se você possuir um receptor ADS-B (como este ) pode receber esses dados. O site funciona recebendo informação de pessoas em todo o mundo que possuem receptores desses.
Veja uma imagem de como funciona o sistema:

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Ads-b10

No próprio site pode ver quais as aeronaves que aparecem ou não e como funciona o site:

http://www.flightradar24.com/#!/about.php

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por Sandro Schneider Ter 12 Jul 2011, 01:41

Eu tenho no meu Ipad e funciona muito bem.
abraco.

_________________
Intel(R) Core(TM) i9-9900K CPU @ 3.6GHz, MPG Z390 GAMING PRO CARBON (MS-7B17), SSD INTEL 1T, Corsair Vengeance 64GB memory (4x16), MSI - Nvidia RTX 3090 ,Windows 10-64bit , Corsair 1000W,
Sandro Schneider
Sandro Schneider
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 2394
Reputação : 132
Idade : 55
Simulador preferido : MSFS20 Premium
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por Francesco Caterino Ter 12 Jul 2011, 01:59

Só saberemos o dia que alguem estiver na escuta aérea e verificar se houve ou não um desvio na tela do site, batendo com o desvio real.
Acho que ai sim.

Francesco Caterino
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 13/03/2011
Mensagens : 115
Reputação : -2
Idade : 48
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por Keeepz Ter 12 Jul 2011, 02:40

É correto sim cara. Acompanho escutas aereas, e ja comparei com o site.
O TAM3255 acabou de decolar, apareceu no radar, altitude certa, etc.

Keeepz
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 30/09/2010
Mensagens : 273
Reputação : 3
Idade : 33
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por Sandro Schneider Ter 12 Jul 2011, 02:51

Francesco Caterino escreveu:Só saberemos o dia que alguem estiver na escuta aérea e verificar se houve ou não um desvio na tela do site, batendo com o desvio real.
Acho que ai sim.

Entao lhe digo, funciona muito bem.

_________________
Intel(R) Core(TM) i9-9900K CPU @ 3.6GHz, MPG Z390 GAMING PRO CARBON (MS-7B17), SSD INTEL 1T, Corsair Vengeance 64GB memory (4x16), MSI - Nvidia RTX 3090 ,Windows 10-64bit , Corsair 1000W,
Sandro Schneider
Sandro Schneider
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 2394
Reputação : 132
Idade : 55
Simulador preferido : MSFS20 Premium
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por andre_sp Ter 12 Jul 2011, 12:56

Alvega escreveu:Não, não é enganação.
A maioria dos aviões comerciais possui um transponder ADS-B, que transmite (entre outras coisas) a posição, altitude e velocidade da aeronave. Se você possuir um receptor ADS-B (como este ) pode receber esses dados. O site funciona recebendo informação de pessoas em todo o mundo que possuem receptores desses.
Explicação rápida e clara, Artur. thumbsup

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por el_lopes Qui 14 Jul 2011, 13:47


Tenho acompanhado também e bate certo...como as aeronaves passam bem perto por cima da minha casa,dá para verificar ,ou seja,no site descola um TAP dizendo que vai para o Porto...e de facto passados poucos segundos eu vejo a aeronave passando...
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por Francesco Caterino Qui 14 Jul 2011, 14:59

até ai td bem...
só gostaria de saber pq não existe nehum avião sobre a amazonas, argentina, africa, e por ai vai...
continuo achando ser banco de dados...respeitando as explicações de todos.
abraços.

Francesco Caterino
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 13/03/2011
Mensagens : 115
Reputação : -2
Idade : 48
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por el_lopes Qui 14 Jul 2011, 15:03


Bom...sobre áfrica estou a ver agora um Boeing 777 da Emirates que levantou de Luanda, Quatro de Fevereiro,e vai para o Dubai thumbsup

Acho que indo em Planes, na página do radar24 dá para seleccionar quais as aeronaves que queremos que apareçam no mapa...
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por Keeepz Qui 14 Jul 2011, 15:22

Francesco Caterino escreveu:até ai td bem...
só gostaria de saber pq não existe nehum avião sobre a amazonas, argentina, africa, e por ai vai...
continuo achando ser banco de dados...respeitando as explicações de todos.
abraços.

Não é em todo lugar que tem radares disponiveis, e nem em todo lugar que os aviões tem o xpdr do modo que esses radares detectam, por isso não aparece tudo. Mas posso garantir que é correto, verifiquei vetores, velocidade etc, tudo bate.

Keeepz
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 30/09/2010
Mensagens : 273
Reputação : 3
Idade : 33
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por Francesco Caterino Qui 14 Jul 2011, 15:24

el_lopes escreveu:
Bom...sobre áfrica estou a ver agora um Boeing 777 da Emirates que levantou de Luanda, Quatro de Fevereiro,e vai para o Dubai thumbsup

Acho que indo em Planes, na página do radar24 dá para seleccionar quais as aeronaves que queremos que apareçam no mapa...

mesmo assim...é um pouco estranho...2 aeronaves na africa toda...
e o restante...
chile, argentina, bolivia, peru, equador, venezuela, parte central dos eua...
estranho né...?

Francesco Caterino
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 13/03/2011
Mensagens : 115
Reputação : -2
Idade : 48
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por angelo marcelo Qui 14 Jul 2011, 15:34

vou te dar um exemplo,se puder coloque sobre a area do rio de janeiro.tem uns avioes aqui em cima passando tanto na tela quanto na minha janela...


flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Sig_1

_________________

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? B763captain

AMD Ryzen5 1600 six core
MB Asus B450M gaming-BR
4x4GB DDR4 2666 Ballistix
RX5600 8GB
Corsair CX650
SSd256Gb,3x HD 1TB.
angelo marcelo
angelo marcelo
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/05/2011
Mensagens : 949
Reputação : 25
Idade : 45
Simulador preferido : FSX/P3D2/FS2020
Emprego/lazer : mecânico/voar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por Sandro Schneider Qui 14 Jul 2011, 15:40

Estou aqui em Frankfurt aguardando minha conexao pro Brasil e acompanhando o flightradar24 e os pousos ao vivo e posso dizer que as informacoes do flightradar24 sao extremamente verdadeiras.
100% aprovado!

_________________
Intel(R) Core(TM) i9-9900K CPU @ 3.6GHz, MPG Z390 GAMING PRO CARBON (MS-7B17), SSD INTEL 1T, Corsair Vengeance 64GB memory (4x16), MSI - Nvidia RTX 3090 ,Windows 10-64bit , Corsair 1000W,
Sandro Schneider
Sandro Schneider
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 2394
Reputação : 132
Idade : 55
Simulador preferido : MSFS20 Premium
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por Alvega Qui 14 Jul 2011, 19:39

Francesco Caterino escreveu:
el_lopes escreveu:
Bom...sobre áfrica estou a ver agora um Boeing 777 da Emirates que levantou de Luanda, Quatro de Fevereiro,e vai para o Dubai thumbsup

Acho que indo em Planes, na página do radar24 dá para seleccionar quais as aeronaves que queremos que apareçam no mapa...

mesmo assim...é um pouco estranho...2 aeronaves na africa toda...
e o restante...
chile, argentina, bolivia, peru, equador, venezuela, parte central dos eua...
estranho né...?

Como eu disse, é necessário haver pessoas com os receptores ADS-B nesses locais para que os aviões apareçam. Nos países pobres de África, no deserto dos EUA e nas montanhas da Bolívia, Peru, etc, é natural que não haja muita gente com dinheiro para adquirir esses receptores.
Para além de que os aviões velhos que circulam na África não possuem também o transponder ADS-B.
Só há cerca de 300 receptores no mundo inteiro a enviar informação para os servidores do site, logo é natural que nem todos os países tenham cobertura.

Tirado do site:

Where do you have coverage?

Flightradar24.com has a network of about 300 ADS-B receivers around the world that receives plane and flight information from aircraft with ADS-B and sends this information to a server, and then displays this information on a map on Flightradar24.com. Only aircraft within the coverage area of the 300 receivers are visible.

Flightradar24.com covers about 90% of Europe. There is also some coverage in USA, Canada, Australia, Brazil, Middle East, Japan and other parts around the world. Please read more below about coverage and how to improve coverage in your area.


_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por Netinho Qui 14 Jul 2011, 23:29

como faz para ouvir lá no site? estou boiando confused

_________________
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Netinho
Netinho
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/02/2011
Mensagens : 1369
Reputação : 61
Idade : 33
Simulador preferido : FSX xP
Emprego/lazer : Estudante Engenharia da computação/Wing Chun
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/wilmar.neto.5

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por Renato Vicente Sex 15 Jul 2011, 00:21

Netinho escreveu:como faz para ouvir lá no site? estou boiando confused

Não tem fonia, apenas imagem

Aqui como tem escuta da para escutar e observar, já onde não tem não dá

Abraço

Renato Vicente
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 15/07/2011
Mensagens : 228
Reputação : 9
Idade : 33
Simulador preferido : XP11, MSFS2020
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por MX Sex 21 Dez 2012, 01:16

Reativando o tópico

Eu imagino que tem alguma enganação sim, porque eu moro bem na cabeceira do aeroporto de congonhas, portanto todos os voos que decolaram não vejo no mapa. Alguém pode explicar o porque não o vejo!


Última edição por Paulo RKM em Sex 21 Dez 2012, 10:30, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Informar tópico reativado, Regra 21.)

MX
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 21/12/2012
Mensagens : 1
Reputação : 0
Idade : 54
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por Ricardo Gonçalves Sex 21 Dez 2012, 01:35

Seja bem vindo MX. thumbsup

Mas fique atento às regras do fórum em caso de tópicos sem postagem a mais de um mês.

"21. Quando um tópico estiver sem respostas há MAIS DE UM MÊS, evite fazer postagens nele. Não é recomendável trazer de volta uma discussão que já terminou. Se achar que o assunto voltou a ser relevante e que o tópico antigo pode ser reaproveitado, escreva em negrito "Ressuscitando tópico" ou "Reativando tópico" antes da sua mensagem. Usuários que ressuscitem tópicos sem conteúdo adicional relevante ou que não escrevam "Ressuscitando tópico" no início da mensagem serão advertidos."

Um abraço.
Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/01/2012
Mensagens : 1673
Reputação : 247
Idade : 64
Simulador preferido : P3D v4.5, MSFS2
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por Paulo RKM Sex 21 Dez 2012, 10:28

MX observe as regras do fórum ok, como observou o Ricardo.
https://www.voovirtual.com/f15-regras-do-forum

Vou editar sua mensagem para ficar de acordo.

_________________
Paulo Ricardo
flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? P-51
Paulo RKM
Paulo RKM
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/07/2009
Mensagens : 3776
Reputação : 211
Idade : 53
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por Sandro Schneider Sex 21 Dez 2012, 16:11

thumbsup

_________________
Intel(R) Core(TM) i9-9900K CPU @ 3.6GHz, MPG Z390 GAMING PRO CARBON (MS-7B17), SSD INTEL 1T, Corsair Vengeance 64GB memory (4x16), MSI - Nvidia RTX 3090 ,Windows 10-64bit , Corsair 1000W,
Sandro Schneider
Sandro Schneider
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 2394
Reputação : 132
Idade : 55
Simulador preferido : MSFS20 Premium
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por Rafael Sanders Seg 24 Dez 2012, 16:01

Há um mês, meu pais viajaram ao Rio Grande do Sul e eu fiquei acompanhando o voo no site. Na ida eu vi o avião deles aparecer na tela saindo do Rio de Janeiro, porém, enquanto o avião no radar ainda estava sobrevoando o litoral de São Paulo/Paraná foi justamente quando a minha mãe ligou falando que já estavam em Porto Alegre, ou seja totalmente em desacordo com a realidade!

Porém na volta, o voo dele atrasou cerca de uma hora por conta do mau tempo no Galeão... Estava acompanhando a Fonia e realmente cerca de 1 minuto após o controlador de voo autorizar a decolagem da aeronave, no radar começou a aparecer para mim tudo certinho, realmente AO VIVO!

Ou seja, é um misto entre AO VIVO e "simulado"
Rafael Sanders
Rafael Sanders
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 13/08/2011
Mensagens : 55
Reputação : 13
Idade : 33
Simulador preferido : P3d v4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por Eduardo Vieitas Seg 24 Dez 2012, 16:51

Concordo com o amigo Sandro, eu moro proximo a pista 28 do SBGL, e funciona perfeitamente. abraço
Eduardo Vieitas
Eduardo Vieitas
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 05/01/2012
Mensagens : 40
Reputação : 1
Idade : 49
Simulador preferido : FS9, FSX
Emprego/lazer : Taxista Permissionario do RJ
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por eduardoamll Seg 24 Dez 2012, 20:19

O pior é que em uma matéria na Veja desse ano, na tentativa de comparar o tráfego aéreo brasileiro com o americano, eles usaram imagens do Flightradar24, sendo que em vários estados no país não tem receptores dele.

_________________
DELL G15 5530 - i5-13450HX 2.40 GHz| NVIDIA RTX 3050 6GB| 24GB DDR5| (256 GB + 1TB) SSD | Win11 home
eduardoamll
eduardoamll
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/07/2011
Mensagens : 1850
Reputação : 356
Idade : 33
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flightradar24 - flightradar24.com / enganação ou não???? Empty Re: flightradar24.com / enganação ou não????

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos