Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Curiosidades sobre os ônibus espaciais Gse_multipart13851

Curiosidades sobre os ônibus espaciais

2 participantes

Ir para baixo

Curiosidades sobre os ônibus espaciais Empty Curiosidades sobre os ônibus espaciais

Mensagem por Icem@n Sex 08 Jul 2011, 13:31

Você sabia?
- Ele é um planador nos pousos. Não tem arremetida?
- Que a ignição dos foguetes principais se inicia a 6.6 segundos antes da decolagem e até o T-0seg o motor pode ser desligado e depois disso não, tem que se aguardar os 123seg. de queima do combustível após a decolagem?
- Que existem várias pistas de pouso alternativas ao redor do mundo para em caso de decolagem abortada, sendo 4 as principais e 2 são escolhidas antes dos voos dependendo do plano de voo?
- Que essas 2 são preparadas 5 dias antes, com pessoal chegando 48hrs antes dos voos e sob coordenação da NASA e Ministério da defesa americano?
- Que 2 C-130 são despachados para um ou os 2 aeródromos escolhidos, levando 8 tripulantes, 9 paraquedistas SAR, 2 cirurgiões com conhecimento em medicina aeroespacial, enfermeira e médicos de apoio e mais 2.500kgs de equipamentos médicos?
- Que um ou mais C-21(learjet35) ou C-12(Huron, versão militar do King Air) são despachados para efetuar reconhecimento meteorológico e prover comunicação entre a nave e o controle, no caso de decolagem abortada?
- Que os primeiros 4 voos dos onibus espaciais utilizaram assentos de ejeção modificados do SR-71 Blackbird?
- Que os voos seguintes utilizaram cabines de ejeção no lugar dos assentos?
Ufa... Não é por menos que são voos caros.
E ainda tem mais para se ler.
http://en.wikipedia.org/wiki/Space_Shuttle_abort_modes
Icem@n

Icem@n
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 439
Reputação : 51
Idade : 55
Emprego/lazer : Pilotar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidades sobre os ônibus espaciais Empty Re: Curiosidades sobre os ônibus espaciais

Mensagem por Duley Sex 08 Jul 2011, 15:05

Legal Ice, mas tem uma informação errada ai:
O SSME (Space Shuttle Main Engine) é acionado em T-6.5s e ele pode ser desligado a qualquer momento durante a subida. O que não é desligado e é acionado no T=0 é o SRB (Solid Rocket Booster) pois como o próprio nome diz, o combustível é sólido e depois que começa a queimar, nada consegue parar a reação química. A duração da queima do combustível sólido do SRB é de 123 segundos aproximadamente, quando ele é separado a 160.000ft.

Com relação ao assento ejetável ele foi instalado em pouquissimos voos. A cabine ejetável passou a ser utilizado, mas logo passaram a deixar o sistema desativado por não terem a certeza do seu funcionamento correto. Acho que somente a partir do STS-71 eles tiraram completamente todos os sistemas da cabine de ejeção para remover o peso desnecessário.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 323
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos