Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


aeronaves - [Brasil] Categoria ‘aeronaves leves esportivas’ começa a ser implantada, diz Anac Gse_multipart13851

[Brasil] Categoria ‘aeronaves leves esportivas’ começa a ser implantada, diz Anac

Ir para baixo

aeronaves - [Brasil] Categoria ‘aeronaves leves esportivas’ começa a ser implantada, diz Anac Empty [Brasil] Categoria ‘aeronaves leves esportivas’ começa a ser implantada, diz Anac

Mensagem por Amilckar Ter 31 maio 2011, 16:38

Categoria ‘aeronaves leves esportivas’ começa a ser implantada, diz Anac
Introdução da categoria abre possibilidade de comercialização de aeronaves não certificadas entregues prontas ao comprador e incentivará o surgimento de novos fabricantes.

aeronaves - [Brasil] Categoria ‘aeronaves leves esportivas’ começa a ser implantada, diz Anac Reforma_ultraleves_depois01
Foto Ilustrativa

Equipe AE

SÃO PAULO - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que, a partir desta quarta-feira,1º, começará a implantar, de forma experimental, a nova categoria "aeronaves leves esportivas", que substituirá a categoria dos atuais ultraleves. Segundo nota da agência, a introdução da categoria abre a possibilidade de comercialização de aeronaves não certificadas entregues prontas ao comprador e incentivará o surgimento de novos fabricantes.






Na nova classificação, diz a Anac, a aeronave será menos complexa (por exemplo, o trem de pouso e o passo da hélice serão fixos) e mais leve (o peso máximo de decolagem será até 600 kg, contra 750 kg dos atuais ultraleves) e terá que cumprir normas internacionais. Todas as normas adotadas serão da ASTM (American Society for Testing and Materials, órgão norte-americano de normatização), desenvolvidas junto com à autoridade americana de aviação civil e ao público geral.
A Anac esclarece que, nesta fase inicial, a emissão dos certificados para aeronaves leves esportivas experimentais não mudará os certificados de piloto, permanecendo as mesmas habilitações utilizadas hoje para aeronaves ultraleves: o Certificado de Piloto Desportivo ou um Certificado de Piloto de Recreio, que são os certificados mais simples e acabam servindo como porta de entrada de vários pilotos no mundo da aviação.
A agência ressalta que a categoria leve esportiva inclui dois tipos de aeronaves: experimentais e especiais. No momento, serão emitidos exclusivamente certificados das experimentais - no caso das especiais, que podem executar atividades remuneradas, serão implantadas apenas após a publicação de toda a regulamentação relacionada à categoria.
Ainda conforme a nota divulgada há pouco, a criação da nova categoria faz parte de um esforço da Anac para revisão e atualização da legislação sobre aeronaves esportivas. "Apesar de a regulamentação da categoria ainda não estar totalmente publicada, a Anac decidiu que há previsão no texto em vigor para que as mudanças comecem a ser executadas imediatamente", acrescenta a agência, no comunicado.
Fonte: economia.estadao.com.br

_________________
Carlos Amilckar
aeronaves - [Brasil] Categoria ‘aeronaves leves esportivas’ começa a ser implantada, diz Anac Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos