Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


ERJ145 OTFM

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ERJ145 OTFM

Mensagem por Cristovão em Seg 02 Maio 2011, 18:05

Boa pessoal!

Tenho voado com certa frequência o ERJ145 da Feelthere e percebo a falta de tabelas de performance de pista para decolagem, conforme peso, altitude e temperatura, na documentação que acompanha a aeronave da Feelthere não existe. O documento que contem estas informações me parece que se chama OTFM. Se alguem tiver acesso e puder compartilhar!

Abraços e bons vôos!

Cristovão
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 10/03/2011
Mensagens : 32
Reputação : 3
Idade : 49
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ERJ145 OTFM

Mensagem por andre_sp em Seg 02 Maio 2011, 18:25

Seja Welcome Cristovão.

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
avatar
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 11272
Reputação : 1005
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ERJ145 OTFM

Mensagem por Bocate em Seg 02 Maio 2011, 18:39

Bem vindo Cristovão... thumbsup
avatar
Bocate
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 14/07/2010
Mensagens : 925
Reputação : 79
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Transporte de Cargas - Aereo e Rodoviario
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ERJ145 OTFM

Mensagem por Winicius em Ter 03 Maio 2011, 08:55

Bem vindo, Cristovão!
Olha, numa busca rápida eu achei essa tabela.
E nesse site também tem um bom material complementar.
Não é exatamente o que você queria mas espero que ajude.
Bons voos! thumbsup

_________________
avatar
Winicius
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 11/03/2011
Mensagens : 945
Reputação : 28
Idade : 29
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : CEF
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ERJ145 OTFM

Mensagem por Cristovão em Ter 03 Maio 2011, 11:58

Boa Winicius!



Fico muito grato pelo interesse em ajudar, mas estas informações do site que vc postou vem junto com a aeronave nos manuais que a acompanham. O que estou procurando é mais expecífico da operação de decolagem, e cruza as informações de elevação da pista com a temperatura e o peso da aeronave, para determinar se é possível decolar com o comprimento de pista disponível.

Outra coisa ausente nos manuais da Felthere é a tabela de velocidades para decolagem com flaps 18º ou 22º

Cristovão
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 10/03/2011
Mensagens : 32
Reputação : 3
Idade : 49
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ERJ145 OTFM

Mensagem por Winicius em Ter 03 Maio 2011, 13:11

Pois é, a FeelThere deixou um pouco a desejar no manual desses ERJ's mesmo. Sugiro, então, que faça contato com o Paulo Palmeira. Ele é especialista nesses modelos, já fez umas modificações que os tornam muito mais realistas e talvez tenha essa documentação que você quer. Ou você pode baixar o ERJ-145 da project ERJ e ver se essa tabela consta na documentação. Alguns free tem manuais muito mais completos que certos pay.

Boa sorte na busca!


_________________
avatar
Winicius
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 11/03/2011
Mensagens : 945
Reputação : 28
Idade : 29
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : CEF
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ERJ145 OTFM

Mensagem por Ricardo Soares em Ter 03 Maio 2011, 14:27

Não sei se pode postar o link do 4shared aqui, então vou postar o nome do arquivo com o manual completo real do ERJ 145. "ERJ-145 Quick Reference Handbook" Tem o SOP e todos os diagramas de performance.

Mas o que o Cristovão especificamente está procurando que é a distância necessária de pista para decolagens com as determinadas variáveis só tem no software da Embraer e não tem em cartas ou diagramas específicos.

No manual acima explica esse item.

O restante tem tudo completo e muito detalhado como operação em caso de emergência e qual o procedimento em caso de falha de equipamentos e sistemas. É um excelente material.

Ricardo Soares
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 10/03/2011
Mensagens : 14
Reputação : 1
Idade : 43
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ERJ145 OTFM

Mensagem por paulopalmeira em Ter 03 Maio 2011, 20:07


_________________

paulopalmeira
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 143
Reputação : 13
Idade : 32
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ERJ145 OTFM

Mensagem por Cristovão em Ter 03 Maio 2011, 22:16

Boa Ricardo e Paulo!

Muito bom o material, inclusive tem as tabelas de velocidades para decolagem com flaps 22, agora quando decolar de SDU não vou mais decolar lambendo as ondas depois da pista!!
Pra quem gosta de voar esta bela aeronave, este material é imprescindível.

Com relação aos calculos de performance de pista, vc tinha razão, são feitos em um software da Embraer, e esse provavelmente não teremos acesso. Porém achei uns gráficos que suprem em parte isso, so preciso aprender a interpretar corretamente.

Abraços e bons vôos!!


Cristovão
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 10/03/2011
Mensagens : 32
Reputação : 3
Idade : 49
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ERJ145 OTFM

Mensagem por Cristovão em Ter 03 Maio 2011, 22:50

Procurem no site da Embraer, em dowloads, por erj145, airport planning. La tem um grafico de comprimento de pista requerido.

Cristovão
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 10/03/2011
Mensagens : 32
Reputação : 3
Idade : 49
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ERJ145 OTFM

Mensagem por paulopalmeira em Ter 03 Maio 2011, 23:01

Cristovão escreveu:Boa Ricardo e Paulo!

Muito bom o material, inclusive tem as tabelas de velocidades para decolagem com flaps 22, agora quando decolar de SDU não vou mais decolar lambendo as ondas depois da pista!!
Pra quem gosta de voar esta bela aeronave, este material é imprescindível.

Com relação aos calculos de performance de pista, vc tinha razão, são feitos em um software da Embraer, e esse provavelmente não teremos acesso. Porém achei uns gráficos que suprem em parte isso, so preciso aprender a interpretar corretamente.

Abraços e bons vôos!!


Com o fuel correto, flap 9 e pitch 5 dá pra decolar tranquilo do sbrj thumbsup

_________________

paulopalmeira
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 143
Reputação : 13
Idade : 32
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ERJ145 OTFM

Mensagem por paulopalmeira em Ter 03 Maio 2011, 23:13


_________________

paulopalmeira
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 143
Reputação : 13
Idade : 32
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ERJ145 OTFM

Mensagem por Cristovão em Qua 04 Maio 2011, 13:01

Paulo, qual o peso médio considerado por passageiro e quanto de bagagem a passaredo permite por passageiro no 145?

Bagagem ja achei no site da Cia., 28kg, sendo 5 de mão e 23 no porão. E o peso médio por passageiro? No FMC do 145 esta padrão 86Kg, mas acho muito.

Cristovão
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 10/03/2011
Mensagens : 32
Reputação : 3
Idade : 49
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ERJ145 OTFM

Mensagem por paulopalmeira em Qua 04 Maio 2011, 19:30

Cristovão escreveu:Paulo, qual o peso médio considerado por passageiro e quanto de bagagem a passaredo permite por passageiro no 145?

Bagagem ja achei no site da Cia., 28kg, sendo 5 de mão e 23 no porão. E o peso médio por passageiro? No FMC do 145 esta padrão 86Kg, mas acho muito.

Eles fazem esse cálculo de 5 e 23kg porque nem todas as 50 pessoas abordo estarão utilizando os 28kg... Uma vez que o peso de bagagem máxima do ERJ145 é de 1200kg, se todos abordo usassem seus 28kg de direito daria 1400kg.

Quando ao peso considerado do PAX é só diminuir 13% do peso total calculado pelo FMS do ERJ145 da feelthere, que você terá o peso correspondente se fossem utilizados os 75kg/pax.

Como sempre a feelthere sempre faz m***** e não percebeu que se você utilizar 86kg por pax (full pax=4300kg), mais a lotação máxima de bagagem (1200kg), mais o peso sem combustível (17 900 kg) ficará a cima do peso máximo de decolagem em 1400kg.

PRa você não estrapolar o peso e o FMS calcular tudo errado, poem sempre a quantidade máxima de 33pax.

Abraço.




_________________

paulopalmeira
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 143
Reputação : 13
Idade : 32
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ERJ145 OTFM

Mensagem por Cristovão em Qui 05 Maio 2011, 10:25

Mas Paulo, vc pode informar para o FMC um peso diferente, dai da pra informar os 50 pax sem problemas.


Cristovão
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 10/03/2011
Mensagens : 32
Reputação : 3
Idade : 49
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ERJ145 OTFM

Mensagem por paulopalmeira em Qui 05 Maio 2011, 23:45

Cristovão escreveu:Mas Paulo, vc pode informar para o FMC um peso diferente, dai da pra informar os 50 pax sem problemas.


Mas dependendo do FDE que você use o peso da aeronave irá extrapolar as cartas reais de velocidade, etc.

_________________

paulopalmeira
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 143
Reputação : 13
Idade : 32
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ERJ145 OTFM

Mensagem por Cristovão em Sex 06 Maio 2011, 11:03

Uso um que se não me engano foi modificado por vc.

Cristovão
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 10/03/2011
Mensagens : 32
Reputação : 3
Idade : 49
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ERJ145 OTFM

Mensagem por Cristovão em Qui 12 Maio 2011, 17:52

Outra coisa Paulo, observei que os dados da tela do FS em aircraft payload e os do FMS não batem, por exemplo o peso vasio da aeronave no FS é de 12.114 enquanto que no FMS do 145 é de 12.700. E na verdade teria que ser 12.010, segundo o manual da aeronave. Isso não pode ser alterado no aircraft.cfg?

Cristovão
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 10/03/2011
Mensagens : 32
Reputação : 3
Idade : 49
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ERJ145 OTFM

Mensagem por eduphn em Sab 21 Maio 2011, 15:26

Pessoal, aproveitando o ganho... Qual seria a rota utilizada pela Embraer ou Operadores que adquirem o ERJ145LR, para o vôo de traslado para a Europa? Seria algo como SBSJ - SBRF ou SBFN - GVAC - Daí Europa?

[]´s

_________________
SO: Windows 7 Home Premium  64bits / MOBO: GA-B75M-D3H - Gigabyte / PROC: Intel i5 3570 3.4Ghz / M.RAM: 8GB (2 x 4GB) Corsair Vengeance DDR3 1600Mhz
GPU: GTX1060 6GB Galax OC / SSD: Sandisk Plus 240Gb / HD: Seagate 500Gb / FONTE: CX 430w Plus Bronze

SIMULADOR: X-Plane 10

eduphn
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 20/04/2011
Mensagens : 1009
Reputação : 42
Idade : 37
Simulador preferido : X-Plane 10
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ERJ145 OTFM

Mensagem por paulopalmeira em Dom 22 Maio 2011, 03:07

Cristovão escreveu:Outra coisa Paulo, observei que os dados da tela do FS em aircraft payload e os do FMS não batem, por exemplo o peso vasio da aeronave no FS é de 12.114 enquanto que no FMS do 145 é de 12.700. E na verdade teria que ser 12.010, segundo o manual da aeronave. Isso não pode ser alterado no aircraft.cfg?

Esqueca o fms. O peso que realmente importa esta no fde e no cfg da aeronave. Se vc usa a minha modificacao ja esta de acordo com as especificacoes reais da aeronave, de acordo com p termo homologado da embraer na anac

_________________

paulopalmeira
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 143
Reputação : 13
Idade : 32
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum