Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Página 1 de 2 • Compartilhe •
Página 1 de 2 • 1, 2 
Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Um Caso bastante curioso que ocorreu no pará Em setembro de 1989 o vôo 254 da Varig,que ficou conhecido como "caso Garcez",que decolou de Marabá-PA com Destino á Belém-PA . A tripulação não percebeu um erro de impressão no plano oferecido pela empresa e interpretou errado o rumo a ser seguido. O rumo correto era o 027º(quase norte) e eles seguiram 270º(Oeste). Quando imaginaram estar em cima de Belém não viram nada e perceberam o erro cometido. Uma outra série de erros contribuíram antes e depois para o acidente: Alguns erros antes de perceberem que seguiam com indicação ...
Não sei onde foi para a parte 3.
Não sei onde foi para a parte 3.
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."

Netinho- Coronel

-

Inscrito em: 26/02/2011
Reputação: 57
Simulador preferido: FSX xP
Emprego/lazer: Estudante Engenharia da computação/Wing Chun
Nacionalidade:
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Trágico e dramático...
É difícil de entender para mim, como navegador profissional, a interpretação e a não reação do comandante ao plano de voo indicado, antes do voo/take-off.
Mas quem sou eu para julgar a ação dos outros?
Podia ter sido uma tragédia muito maior, visto que houve sobreviventes, Graças a Deus...
É difícil de entender para mim, como navegador profissional, a interpretação e a não reação do comandante ao plano de voo indicado, antes do voo/take-off.
Mas quem sou eu para julgar a ação dos outros?
Podia ter sido uma tragédia muito maior, visto que houve sobreviventes, Graças a Deus...

Jacsantana- Moderador

-

Inscrito em: 12/05/2008
Reputação: 115
Simulador preferido: FS2004
Emprego/lazer: Capitão da Marinha Mercante, Comandante dos Bombeiros Voluntários / FS - Desporto apropriado à idade :-)
Nacionalidade:
José Augusto Lima escreveu:E agora a verdade sobre esse acidente terrível...
"http://www.youtube.com/embed/Db_YwPebQzI"
é a vedade é libertadora.
Muito obrigado José Augusto,estava atráz dessa parte a tempos,muito obrigado mesmo.
,e como queria ouvir essa caixa preta toda
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."

Netinho- Coronel

-

Inscrito em: 26/02/2011
Reputação: 57
Simulador preferido: FSX xP
Emprego/lazer: Estudante Engenharia da computação/Wing Chun
Nacionalidade:
Todo este acidente se resume a duas coisas:
1 - Um plano de vôo mau elaborado que deixou varios oficiais em duvida, não somente o Garcez.
2 Um comandante que achava que sabia tudo, uma coisa eu aprendi no Aeroclub "Auto-confiança mata"
- Eu tenho o livro do Ivan Sant'anna que relate este trágico acidente, uma verdadeira obra de arte !
Belo post.
1 - Um plano de vôo mau elaborado que deixou varios oficiais em duvida, não somente o Garcez.
2 Um comandante que achava que sabia tudo, uma coisa eu aprendi no Aeroclub "Auto-confiança mata"
- Eu tenho o livro do Ivan Sant'anna que relate este trágico acidente, uma verdadeira obra de arte !
Belo post.

Como diz o adagio popular: "morrem uns a bem de outros". Depois dessa tragedia muita coisa mudou.
Acho que o perigo que ainda nos ronda é a confiança total no automatismo, porque ele é estupido e jamais irá substituir o bom senso, abraços
Acho que o perigo que ainda nos ronda é a confiança total no automatismo, porque ele é estupido e jamais irá substituir o bom senso, abraços

Inventor- Coronel

-

Inscrito em: 07/12/2010
Reputação: 165
Emprego/lazer: Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade:
É aquela velha história: Um excelente piloto porém um péssimo comandante, com certeza salvou muitos ao fazer um pouso na escuridão praticamente sem sistema hidráulico e com os dois motores apagados.
Se não me engano a navegação era feita pela VARIG em parceria com a UFRJ, era experimental e falha, fizeram um teste após o acidente e de 22 pilotos 15 repetiram o mesmo erro do Garcez ao interpretar a navegação.
Se não me engano a navegação era feita pela VARIG em parceria com a UFRJ, era experimental e falha, fizeram um teste após o acidente e de 22 pilotos 15 repetiram o mesmo erro do Garcez ao interpretar a navegação.

Inner marker- Segundo-Tenente

-

Inscrito em: 24/02/2011
Reputação: 1
Nacionalidade:
É uma pena o ocorrido. Alguém sabe como está o piloto e o copiloto hoje em dia? O que eles fazem, se foram condenados...

rauancf- Capitão

-

Inscrito em: 24/06/2010
Reputação: 16
Simulador preferido: FSX
Emprego/lazer: Estudante de Ciências Aeronáuticas
Nacionalidade:
Que bela reportagem.
É inadmissível que uma pessoal que é responsável por centenas de vidas tenha um comportamento como o deste ex Cmte.
É inadmissível que uma pessoal que é responsável por centenas de vidas tenha um comportamento como o deste ex Cmte.
Corsair Vengeance 8GB ram 1600mhz
Samsung 160GB - WD 500GB
Zalman CNPS10X Extreme
Corsair TX 750W
Thermaltake Element V Full Tower Case
Philips 32"
Saitek Pro Flight Yoke System
Daniel Santoro

Dani.Santoro- Moderador

-

Inscrito em: 07/04/2010
Reputação: 281
Simulador preferido: FSX
Nacionalidade:
Belo post..
Acredito que esteja onde estiver ,esse comandante já deve ter pago,pelo simples facto de ter de viver esse tempo todo com essa tragédia.
Foi pena ele não ter escutado o seu co-piloto...pena mesmo!!

el_lopes- Brigadeiro

-

Inscrito em: 28/04/2010
Reputação: 117
Emprego/lazer: Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade:
Excelente post
Esse foi o primeiro acidente aereo que me lembro, acompanhei todo o caso atraves da TV, tinha uns 6 pra 7 anos (criança maluca por aviação da nisso).
Nesse caso como na maioria dos casos foi um acumulo de falhas, primeiro um Comandante que se achava o melhor e não precisa de ajuda, um aeroporto de porte consideravel sem radar de aproximação, cartas de navegação com erros, tripulação cansada estavam voando desde GRU com muitas escalas, atenção no jogo do Brasil (embora digam ao contrario), controle do espaço aereo no Brasil falho.
Bem pelo menos no final o comandante arrogante tomou as decisões certas, pouso muito bem o avião no meio da selva e salvo muitas vidas, pena que só tomou as atitudes certas no final, talvez se tivesse tomando essas decisões mais cedo teria salvo todas as vidas.
Esse foi o primeiro acidente aereo que me lembro, acompanhei todo o caso atraves da TV, tinha uns 6 pra 7 anos (criança maluca por aviação da nisso).
Nesse caso como na maioria dos casos foi um acumulo de falhas, primeiro um Comandante que se achava o melhor e não precisa de ajuda, um aeroporto de porte consideravel sem radar de aproximação, cartas de navegação com erros, tripulação cansada estavam voando desde GRU com muitas escalas, atenção no jogo do Brasil (embora digam ao contrario), controle do espaço aereo no Brasil falho.
Bem pelo menos no final o comandante arrogante tomou as decisões certas, pouso muito bem o avião no meio da selva e salvo muitas vidas, pena que só tomou as atitudes certas no final, talvez se tivesse tomando essas decisões mais cedo teria salvo todas as vidas.

G.Friedrich- Tenente-Coronel

-

Inscrito em: 01/03/2011
Reputação: 17
Emprego/lazer: Analista de Suporte
Nacionalidade:
Nessa época eu morava em Belém e estava indo de ônibus ao centro da cidade. Como a linha de ônibus passava bem atrás da cabeceira da pista, vi 2 caminhões de bombeiros posicionados na cabeceira. Desci no aeroporto e verifiquei que as aeronaves estavam todas no pátio, sem movimentação de decolagem (no horário aconteciam muitas delas) nem pousos. Liguei para casa e comentei o fato com meu pai.
Só depois de mais de uma hora é que as decolagens foram liberadas. Na manhã seguinte soube do fato.
Icem@n
Só depois de mais de uma hora é que as decolagens foram liberadas. Na manhã seguinte soube do fato.
Icem@n
Icem@n- Major

-

Inscrito em: 03/03/2011
Reputação: 51
Emprego/lazer: Pilotar
Nacionalidade:
Estou ressuscitando o tópico, pois estava assistindo o documentário do Discovery hoje, e resolvi postar o programa que encontrei no Youtube.
São 5 partes.
Abraços.
São 5 partes.
Abraços.

Asus Sabertooth P67 - Core i7-2700K 3.5GHz - 16GB DDR3 - Nvidia GTX550Ti 1GB GDDR5 - HD 320GB (Win 7 SP1) - HD 2TB (Backup e Games) - Seventeam 750W - Samsung 19" - FSX Acceleration Pack - Saitek Cyborg X - Speedy Fibra 15MB.
Vi os videos todos.....impressionante os relatos, e a coragem dos sobreviventes..

el_lopes- Brigadeiro

-

Inscrito em: 28/04/2010
Reputação: 117
Emprego/lazer: Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade:
Página 1 de 2 • 1, 2 
Página 1 de 2
Permissão deste fórum: