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Boeing está falindo

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Mensagem por Wingman em Seg 04 Nov 2019, 12:44

Aproveito para reproduzir o texto do especialista em aviação, Ivan Sant'Anna, emitido no dia de hoje.

Caro leitor,


Durante o fim de semana, troquei diversos e-mails e WhatsApps com um comandante de Boeings 777 de uma importante companhia aérea asiática. Assunto: crise da The Boeing Company, que inevitavelmente a levará à falência se não for encampada pelo governo americano.


Para que fique claro o que estou afirmando, vou repetir: se não for salva pelos contribuintes americanos, a Boeing vai quebrar.


Meu amigo piloto encaminhou um artigo de 110 páginas cujo título é: Why Boeing is Going... The Deadly Path from Blackmail to Bankruptcy (Por que a Boeing está indo… O caminho mortal da chantagem para a falência).


O autor da matéria, David Spring, é professor da Universidade de Washington. Pela qualidade técnica de sua argumentação, vê-se que conhece o assunto. Estou me referindo ao trágico Boeing 737 Max.


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Como se sabe, dois Max, um da Lion Air, da Indonésia, e o outro da Ethiopian Airlines, ambos novos em folha, caíram em circunstâncias idênticas, logo após a decolagem, com um intervalo de 132 dias entre um desastre e outro.


Em resposta, diversas companhias aéreas que já haviam incorporado o Max em suas frotas imediatamente suspenderam os voos da aeronave, antes mesmo que a Boeing e a FAA (Federal Aviation Administration) determinassem essa interdição.


Agora, o Senado americano está investigando o que realmente aconteceu com os Max e a verdade começa a surgir à tona.


O projeto Max é um Frankenstein. Como a aeronave tinha um defeito sério de concepção, numa tentativa canhestra de saná-lo, os motores foram deslocados 30,5 centímetros para a frente e outros 30,5 para cima. Disso resultou um jato aerodinamicamente ingovernável.


Para corrigir o defeito do defeito, a Boeing criou um sistema automático de controle de voo chamado MCAS. Mas decidiu não dar conhecimento de sua existência aos pilotos, excluindo-o do manual do Max (1.600 páginas). Por um cochilo, se esqueceram de tirar a sigla do glossário ao final do livro de instruções.


No momento, há aproximadamente 500 Max em poder das companhias aéreas que os adquiriram, imobilizados no solo. Outros 1.514 já fabricados, atulham os pátios de estacionamento (inclusive os de automóveis dos empregados) da Boeing em Seattle e de boa parte dos aeroportos do estado de Washington (noroeste dos Estados Unidos).


Como desgraça pouca é bobagem, descobriu-se agora que os Boeings 737 NG (Next Generation, parece piada), que compreendem os modelos 737-700, 737-800 e 737-900, estão apresentando fissuras na estrutura.


A Gol, por exemplo, interditou 11 NGs, além de sete Max há meses no solo. Diversas companhias aéreas estão imobilizando parte de seus NGs. Entre elas, a Koreian Air, a Ryanair e a Qantas. É questão de dias que outras empresas façam isso também.


Até o surgimento da crise atual, os 737 representavam 80% das vendas da Boeing Company, uma das componentes do índice Industrial Dow Jones de 30 ações. Trata-se da oitava em valor de mercado: US$ 211 bilhões.


Quando a Boeing falir, pedir concordata ou for estatizada (hipótese esta última que considero a mais provável), teremos um tombaço na Bolsa de Valores de Nova York, que acabará repercutindo na daqui.


O mercado está varrendo esse problema para baixo do tapete. Não por muito tempo.

Att. Ivan Sant'Anna
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Mensagem por Alexandre da Silva em Seg 04 Nov 2019, 19:29

Ivan Sant'Anna é um verdadeiro mestre no que se trata de acidentes aéreos. Tivemos o prazer de fazer uma entrevista com ele aqui no Voo Virtual. É uma pessoa que admiro muito.

- Realmente a crise na Boeing é de longe a pior já enfrentada, MCAS derrubando avião, pátio entupido de 737 e semana passada apareceu um áudio dos "grandões da Boeing" com mais uma grande polêmica. Pelo visto o MAX, vai demorar para sair do HANGAR.

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Mensagem por etops em Ter 05 Nov 2019, 07:39

IndiGO trocando 196 motores de Airbus A320 NEO. Airbus fazendo também reprogramação de software do NEO que apresenta problemas similares ao MAX em situações específicas de voo (A Lufthansa inclusive parou de vender as últimas fileiras do voo para manter o CG dentro de certos limites). Os NEOs da Azul tiveram inúmeros deligamentos de motores em voo também..

RR e seus problemas de motor no 787 (que ficaram no chão vários meses)e A380 (que explodiu em voo). Baterias do 787 que pegavam fogo.
Os A220 da swiss ficaram 1 semana no chão graças a problemas no motor.. Desligamentos em voo. (PW de novo, se não me engano). O A330 NEO da Tap deixando os tripulantes enjoados e ninguém sabe por que..

Enfim, vai falir todo mundo então! A Boeing tá em uma situação mais delicada que todo mundo aí, mas essa matéria não parece ser escrita por especialista de aviação. Max é uma aeronave aerodinamicamente ingovernável?? Os motores precisavam ser maiores e por isso foram deslocados criando uma diferença no comportamento do centro de gravidade. A Boeing não quer gastar em um projeto novo, as companhias também não querem um avião 100% novo(Custos de treinamento), então foi feita mais essa alteração no 737-200!  lol  Não tem nada de aerodinamicamente ingovernável. O MCAS atua (ou deveria atuar) próximo a situações específicas em que o CG do avião o torna difícil de controlar, impedindo o piloto de entrar nesse tipo de situação.. Não foi o que aconteceu, todos sabemos. Se o MCAS não tivesse entrado indevidamente (pelos problemas de sensores) e atuado de maneira bizonha (parabéns Boeing!) os aviões teriam pousado no seu destino como outras centenas de MAX mundo a fora. O MCAS sequer atua em condições normais de voo. A grosso modo é uma espécie de A-Floor dos Airbus, que, abaixa o nariz e coloca potencia máxima nos motores para evitar stall. Ou seja, deveria ser uma proteção.

Quanto às fissuras, tem em tudo que é tipo de avião, o caso aí é que vieram antes do tempo projetado. Não será o primeiro avião a apresentar o problema. E o NG já está mais que provado ao longo dos anos.

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Mensagem por eduardoamll em Ter 05 Nov 2019, 11:59

Acho que está um pouco de especulação demais.
Esse problema no 737 NG possivelmente foi em algum lote específico de material, pois o projeto já tem mais de 20 anos. Nesse tempo Muitas aeronaves já foram fabricadas, voaram e foram pro machado sem apresentar esse problema.

Agora nessa questão do MAX, o problema principal que ficou evidente é a negligência da FAA, e possivelmente as coisas devem estar mais rigorosas para certifica-lo novamente.
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Mensagem por claudiofalcao em Qui 14 Nov 2019, 16:50

eduardoamll escreveu:Acho que está um pouco de especulação demais.
Esse problema no 737 NG possivelmente foi em algum lote específico de material, pois o projeto já tem mais de 20 anos. Nesse tempo Muitas aeronaves já foram fabricadas, voaram e foram pro machado sem apresentar esse problema.

Agora nessa questão do MAX, o problema principal que ficou evidente é a negligência da FAA, e possivelmente as coisas devem estar mais rigorosas para certifica-lo novamente.

Também acho que é muita especulação.
A Boeing é muito grande e com certeza, o impacto da parada do MAX já foi absorvido e não vai fazer a empresa ir à bancarrota.
Só espero que botem logo o MAX para voar. Acho que agora, o que está faltando é alguém ter pulso e bater no peito, puxando as rédeas para colocar o bichinho para voar. Tem gente lá que está com o...que não passa uma agulha.

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