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Tráfego aéreo editado

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Mensagem por Capt Jose Ter 01 Jan 2019, 20:18

Boa tarde/noite, comandantes.

Em primeiro lugar, desejo a todos um 2019 repleto de bons e belos voos.

Tenho um problema para o qual solicito a prestimosa ajuda e orientação dos demais colegas de fórum. Seguinte: Tenho o P3D v4.1 e, depois de muita insatisfação com a sofrível cobertura dos tráfegos AI disponíveis decidi editar o meu próprio tráfego. O primeiro objetivo, alcançado, foi melhorar (com resultados surpreendentes) o tráfego na América Latina, África e na porção asiática que vai da Turquia até a China.

Estou usando os planos de voo disponíveis nos sites da UTT da AIG. Quanto às texturas das aeronaves, tenho priorizado o padrão 1024 x 1024, que é presente na maioria do material disponível e que funciona em 64bits.

Os planos de voo são editados através do AIFP (versão 3.2.15). Entrando diretamente (e finalmente), no problema que motivou este pedido de ajuda, tenho notado que, principalmente nas cias aéreas com frota numerosa e diversificada (como Garuda Indonesia, Malaysia, China Eastern, JAL e Thai, para focar na região onde estou aprimorando o tráfego), o AIFP me mostra, depois de acionada a função "Buitl Traffic", seguido de "Traffic and park analyzer", a seguinte mensagem: "the following aircraft sith parking code(s) could not be accommodated in coded park spots at time requested", seguida de uma extensa lista de aeronaves que não aparecem quando o cenário é carregado. Como resultado, o aeroporto fica vazio ou com uma enormidade de gates disponíveis e um movimento escasso quando, pela quantidade de cias instaladas, deveria estar superlotado. Os Airbus A330-300 da Garuda e da Malaysia não carregam e não aparecem no aeroporto assim como dezenas de 737-800. mad

Quando editei o tráfego de cias com frota relativamente homogênea mas pouco numerosa, como Malindo e Batik Air, também carregou com menos aeronaves, tanto estacionadas como voando próximo ao aeroporto onde foi feito o teste, do que deveria ou poderia ter (fato verificado pela enormidade de gates vazios nos aeroportos de Jakarta e Kuaka Lumpur) No caso de cias aéreas menores, como Citilink e Indonesia Air Asia, as aeronaves, mesmo com as texturas instaladas e plano de voo instalado via AIFP, sequer aparecem em Soekarno-Hatta. Outras cias aéreas como Air China, Ethiopian e Aeroflot, nas quais foi usado o mesmo procedimento, o tráfego carrega normalmente. fighting

Já desinstalei as texturas, uma por uma, conferindo se todas elas tinham o mesmo tamanho (1024 x 1024), e chequei se todas elas foram feitas no padrão fsx (texturas do fs9 não funcionam no P3DV4) e, em alguns casos, descartei as texturas que não estavam disponíveis, instalando, em sua maioria, as standard liveries de cada cia aérea. Também chequei, uma a uma, as linhas que compõem 'fltsim.x' de cada aeronave. Também tomei o cuidado de observar se o "activity level" de todos os planos de voo estavam em 1%, consertando os que não estavam. O nível de tráfego, ajustado dentro do P3D, permanece setado em 100%. O problema persiste.

Colocando-me à disposição para prestar maiores esclarecimentos, pergunto: o que pode estar causando esse problema e como soluciona-lo?

Desde já, minhas saudações e meus agradecimentos.

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Mensagem por eduardoamll Ter 01 Jan 2019, 21:14

Talvez não seja o seu problema: O tráfego é para o P3D V4. Então todos os modelos tem que ser ou do FSX, ou do P3D. Modelos antigos do FS2004 não vão funcionar. O pessoal da AIG conseguiu autorização dos criadores de diversos modelos AI e converteu praticamente todos os principais modelos AI antigos do FS2004 para o formato do P3D V4. No fórum deles, já tem esses modelos AI.

Nas entradas "FLTSIM.X" existe um item chamado " Title", que deve corresponder com o mesmo nome na Aircraft List do plano de voo

Item da Aircraft List: AC#60,480,"FAIB A320neo Azul"

[fltsim.0]
title=FAIB A320neo Azul

Caso isso não aconteça, ao carregar o plano de voo no AIFP, essas aeronaves vão ficar listadas em vermelho. Aí existe no AIFP, uma funçao substitute, que você pode associar outro Avião para cumprir os planos da aeronave, ou a função replace, que você escolhe outro número AC# da lista de aeronaves para cumprir os planos de voos associados a anterior.
Exemplo: Posso mandar substituir todos os 737-800W de um plano da GOL, por um EMB-175 da Air Canada.
Uma modificação que fiz em meu PC: Coloquei apenas o 747-8 da Cargolux pra fazer todos os voos, assim como simplifiquei um plano de voo da Emirates apenas para o 777-300 e A380-800.

Para verificar se está tudo OK com suas pinturas, instale o Model Converter X ( Latest version) e carregue o MDL da aeronave em questão. Se as entradas FLTSIM estiverem OK, vai dar pra carregar todas as pinturas da aeronave. (aparece uma lista no programa).

Algumas coisas em relação ao tráfego AI: Se não é a densidade do tráfego (%) As vezes uma companhia tem poucos voos para um determinado aeroporto, ou o dia/horário que você abriu o aeroporto, é um momento que não tem muito movimento dela.
Quando você abre um aeroporto, é como se naquele momento o aeroporto estivesse fechado. Aí demora um pouquinho para você ver um movimento mais intenso nos céus.

Enfim. É um processo de tentativa e erro. E espero que de certo thumbsup thumbsup
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Mensagem por Capt Jose Ter 01 Jan 2019, 21:58

eduardoamll escreveu:Talvez não seja o seu problema: O tráfego é para o P3D V4. Então todos os modelos tem que ser ou do FSX, ou do P3D. Modelos antigos do FS2004 não vão funcionar. O pessoal da AIG conseguiu autorização dos criadores de diversos modelos AI e converteu praticamente todos os principais modelos AI antigos do FS2004 para o formato do P3D V4. No fórum deles, já tem esses modelos AI.

Nas entradas "FLTSIM.X" existe um item chamado " Title", que deve corresponder com o mesmo nome na Aircraft List do plano de voo

Item da Aircraft List: AC#60,480,"FAIB A320neo Azul"

[fltsim.0]
title=FAIB A320neo Azul

Caso isso não aconteça, ao carregar o plano de voo no AIFP, essas aeronaves vão ficar listadas em vermelho. Aí existe no AIFP, uma funçao substitute, que você pode associar outro Avião para cumprir os planos da aeronave, ou a função replace, que você escolhe outro número AC# da lista de aeronaves para cumprir os planos de voos associados a anterior.
Exemplo: Posso mandar substituir todos os 737-800W de um plano da GOL, por um EMB-175 da Air Canada.
Uma modificação que fiz em meu PC: Coloquei apenas o 747-8 da Cargolux pra fazer todos os voos, assim como simplifiquei um plano de voo da Emirates apenas para o 777-300 e A380-800.

Para verificar se está tudo OK com suas pinturas, instale o Model Converter X ( Latest version) e carregue o MDL da aeronave em questão. Se as entradas FLTSIM estiverem OK, vai dar pra carregar todas as pinturas da aeronave. (aparece uma lista no programa).

Algumas coisas em relação ao tráfego AI: Se não é a densidade do tráfego (%)  As vezes uma companhia tem poucos voos para um determinado aeroporto, ou o dia/horário que você abriu o aeroporto, é um momento que não tem muito movimento dela.
Quando você abre um aeroporto, é como se naquele momento o aeroporto estivesse fechado. Aí demora um pouquinho para você ver um movimento mais intenso nos céus.

Enfim. É um processo de tentativa e erro. E espero que de certo  thumbsup  thumbsup

Obrigado pela resposta. Este é o procedimento que eu venho adotando até agora. Inclusive, acabei e editar o tráfego da Singapore Airlines. Coloquei apenas uma textura de cada modelo (A333, B772, B77W e A388) e, mesmo carregando o cenário de WSSS em diversos horários do dia, aparecem apenas um punhado de 773 e 772 que, somados, não chegam a 10. Rechequei as texturas, o nível de atividade e as linhas de código de cada fltsim.x Tanto com o flightplan da UTT como o da AIG. O resto sumiu.

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Mensagem por eduardoamll Ter 01 Jan 2019, 22:44

Vamos para outra solução: Abra o arquivo txt do plano de voo, e vá nas aeronaves que não apareceram e digite na busca o ICAO do aeroporto (no caso WSSS) e veja o horário de partida (está em UTC) e carregue o simulador nesse horário (UTC)

Exemplo pra uma perna do A330 da Avianca BR
AC#50,PR-OCJ,1%,WEEK,IFR,1/02:45,@1/12:55,380,F,8500,KJFK,2/05:30,@2/15:25,370,F,8501,SBGR

Esse A330 está saindo as 02:45 (UTC) de GRU no dia 1 (Segunda) com destino a JFK chegando por volta de 12:55 (UTC). As 05:30 (UTC) do dia 2 (terça) ele sai do JFK com destino a GRU, chegando as 15:25 (UTC).

É pro avião estar no aeroporto nesse intervalo entre a chegada e partida. Caso não esteja, carregue o aeroporto +10-15 min depois do horário de partida, e veja se o avião AI está voando. Se ele estiver, é alguma coisa no cenário, como falta de vagas pro tamanho dele (pode-se descartar se tem o 777, como você disse). Caso o avião não apareça, é algum problema com o modelo AI.

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Mensagem por Capt Jose Ter 01 Jan 2019, 23:20

eduardoamll escreveu:Vamos para outra solução: Abra o arquivo txt do plano de voo, e vá nas aeronaves que não apareceram e digite na busca o ICAO do aeroporto (no caso WSSS) e veja o horário de partida (está em UTC) e carregue o simulador nesse horário (UTC)

Exemplo pra uma perna do A330 da Avianca BR
AC#50,PR-OCJ,1%,WEEK,IFR,1/02:45,@1/12:55,380,F,8500,KJFK,2/05:30,@2/15:25,370,F,8501,SBGR

Esse A330 está saindo as 02:45 (UTC) de GRU no dia 1 (Segunda) com destino a JFK chegando por volta de 12:55 (UTC). As 05:30 (UTC) do dia 2 (terça) ele sai do JFK com destino a GRU, chegando as 15:25 (UTC).

É pro avião estar no aeroporto nesse intervalo entre a chegada e partida. Caso não esteja, carregue o aeroporto +10-15 min depois do horário de partida, e veja se o avião AI está voando. Se ele estiver, é alguma coisa no cenário, como falta de vagas pro tamanho dele (pode-se descartar se tem o 777, como você disse). Caso o avião não apareça, é algum problema com o modelo AI.

OK, Eduardo, Obrigado mais uma vez.

Com relação às texturas, o AIFP, através da função, "validate/consolidade aircraft list" não mostrou nenhuma textura inválida ou indisponível para P3DV4.

Na outra ocasião, testei em diversos horários, deixei aberto durante alguns minutos e nada. Em Jakarta, por exemplo, às 00:00 UTC, não há nenhum A333-300 da GIA, quando deveria ter uns três ou quatro, pelo menos. Além disso, o número de 737-800 é muito menor do que o estimado. Em Kuaka Lumpiur, o tráfego da Malaysia se resume, às 02:00 UTC, a uns 10/12 738 estacionados ou voando próximo ao aeroporto e uns três ou quatro A333. Em ambos os casos, instalei outras cias, como Malindo, Batik Air, Sriwijaya, Air Asia e suas filiais/subsidiárias, mas todas elas estão com muitos aviões faltando. No caso da Citilink e da Indonesia Air Asia, nenhum. Em Changi, abri o cenário em diversos horários e às 15:00 UTC não tinha mais do que 4 A388 e uns 6 ou 7 B77W, sendo que todas as texturas foram instaladas. Instalei com o FP da AIG, troquei pelo da UTT e a situação se repetiu.

Isto feito, usei a ferramenta "Traffic and parking analyzer" sobre o arquivo *.bgl da Singapore e eis que ele me mostra duas listinhas: uma denominada "There was no parking available at the time requested for the following aircraft", com uma considerável lista de aeronaves. Mais abaixo, a outra, fatídica: "The following aircraft with parking code(s) could not be accommodated in coded parking spots at the time requested". Todos os aviões que deveriam estar nos gates foram parar nessa listinha, enquanto o cenário está às moscas. Posteriormente, fiz o mesmo procedimento em outros arquivos que já havia compilado e o resultado foi semelhante (principalmente com relação à segunda lista). Se a falta de tráfego tiver algo a ver com essa situação, como posso solucioná-la?

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Mensagem por eduardoamll Qua 02 Jan 2019, 00:07

A tradução literal para os dois itens é:

"Não havia estacionamento disponível no horário solicitado para as seguintes aeronaves "
As seguintes aeronaves com código (s) de estacionamento não puderam ser acomodadas em vagas de estacionamento codificadas no horário solicitado "

Pelo que to vendo, seus aeroportos não tem vagas de estacionamento para os aviões nos horários que ele listou. Isso aí já é "problema" no AFCAD do aeroporto.

Se você está usando um cenário default, é bem possível isso acontecer, apesar que é estranho em aeroportos grandes.
Não sei o teu conhecimento em criação de cenários, mas resumidamente: um 737-800 precisa de uma vaga de estacionamento, com 18 m de raio (radius no ADE). um A380 precisa de uma vaga com 40m de raio. Se não tiver vaga pra ele estacionar no momento de chegar, ele vai pousar, taxiar e desaparecer.


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Mensagem por Capt Jose Qua 02 Jan 2019, 00:27

Os cenários nos quais fiz esses testes são:

1) WMKK: A_A (Copyright Jirayu Tanabodee)
2) WSSS: ImagineSim WSSS for P3DV4
3) WIII: Soekarno-hatta by Ray Smith (cenário estilo "default, disponível na Avsim. Eu baixei nos tempos de FSX e ele, por ser leve e bonitinho, foi ficando).

Pergunto: se os aviões somem por falta de vagas com espaço suficiente, é possível corrigir usando, por exemplo, o ADE?

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Mensagem por eduardoamll Qua 02 Jan 2019, 01:03

Capt Jose escreveu:Pergunto: se os aviões somem por falta de vagas com espaço suficiente, é possível corrigir usando, por exemplo, o ADE?

Isso mesmo, basta corrigir com o ADE. Obviamente, faça um backup do arquivo original, caso de algum problema. As vezes nem é falta de vagas, falta o parking code da empresa.
Estranho aparecer esse problema em cenários como WSSS for p3dv4, que é de certa forma, recente.
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Mensagem por Capt Jose Qua 02 Jan 2019, 01:09

Também achei estranho, e em WSSS é que o problema está mais grave. Em todo o caso, vou fazer o teste.

edit.: Fiz o teste no cenário de Jakarta. aumentei o raio de alguns portões de 36 para 45 metros, desinstalei todas as texturas e comecei tudo do zero. Às 14:00 hora local, havia 4 a330-300, 6 777-300er, 4 CRJ-1000 e uns 15 737-800 no máximo. Quando fui instalar Indonesia Air Asia e Indonesia Air Asia X, não carregou nenhum (parece que o aeroporto está repelindo a Airbus).mad

Passei pelo parking analyzer e ele soltou aquela mesma listinha  Desta vez, com os portões correspondentes. Parece que estou tendo dois ou três problemas diferentes quando poderia ser apenas um. zangado


Última edição por Capt Jose em Qua 02 Jan 2019, 19:42, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : complementar informações.)

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