Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.

[Confecção] Novo Yoke para o console

Ir em baixo

[Confecção] Novo Yoke para o console

Mensagem por MarcoAtSantiago em Qui 06 Dez 2018, 20:01

Olá povo, boa noite !

Dei início à confecção do novo yoke para substituir meu antigo, para assim poder agregar mais funções de visualização. Essas novas funções, atualmente ficam no console, ao lado, de forma que sempre que preciso ajustar a visão, tenho que desviar o olhar e saber onde irei "bulinar". Com esse novo yoke, ja que no antigo não tem espaço para adicionar nada, esse problema seja sanado.

Esse yoke será composto de duas peças de pinho com espessura de 18mm cada. Assim terei bastante espaço para abrigar os botões e bastante material (madeira) para modelar os encaixes das mãos e dedos.

Para quem tiver interesse no modelo do yoke, basta fazer o download do molde aqui Ele cabe em uma folha A4

Colagem dos moldes, para recorte

Recorte...

Aquele retângulo desenhado na manopla direita, é para os botões do ATC, já em uso no atual e velho yoke.

Para as funções adicionais de visualização, utilizarei joysticks retirados de controle de video game...

Entretanto esses controles não atuarão de forma analógicas e sim digitalmente, simplesmente porque não tenho mais portas analógicas disponíveis na minha mjoy16 e nem nos arduinos.

Para isso, tenho que desmontar cada joystick, remover o potenciômetro e interromper a trilha de carbono. Assim, cada potenciômetro funcionará como dois interruptores, tendo como pino central o seu comum.

Soltando o joystick da placa...

Desmontanto e retirando os potenciômetros...

Aí você abre o potenciômetro e faz duas interrupções. Assim, quando movimentar a alavanca, só um lado é acionado ;-)

Depois é só montar tudo e soldar os cabos (essa parte ainda não fiz kkkkk)

Bom, por enquanto é isso aí. Próxima etapa, grosar, lixar, lixar, lixar, lixaaaaar.

Major
Major

Masculino
Inscrito em : 23/04/2017
Reputação : 48
Nacionalidade : Brasil

Re: [Confecção] Novo Yoke para o console

Mensagem por Edenio Rodrigues em Sab 08 Dez 2018, 12:27

Grande Marco, bom dia amigo thumbsup
Vejo que  o batalhão de ticos e tecos, não lhe dão sossego Very Happy
Desejo que as lixadas sejam, se possível, agradáveis Amor  
E iremos contemplar mais uma obra de arte.
Obrigado por compartilhar.  Smile ,  abraços

Voar, triunfo da evolução
Stargate -  http://usbi.com.br/
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Reputação : 452
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia

Mensagem por MarcoAtSantiago em Sab 08 Dez 2018, 19:14

Edenio Rodrigues escreveu:Grande Marco, bom dia amigo thumbsup
Vejo que  o batalhão de ticos e tecos, não lhe dão sossego Very Happy
Desejo que as lixadas sejam, se possível, agradáveis Amor  
E iremos contemplar mais uma obra de arte.
Obrigado por compartilhar.  Smile ,  abraços

Meu Comandante Edênio, obrigado pelas palavras.

Logo logo as grosas e lixas entrarão em ação, enquanto não, hoje foram as furações e entalhes para passagem de cabos e fixação dos sticks.Também achei um novo teclado, canibalizado de um telefone fixo (eita coisa velha lol ). Durante a semana espero poder fazer os testes nesse teclado e ver se ele atende às necessidades. O bom é que a plaquinha dele já tem leds para retro-iluminação.

Enquanto isso, os trabalhos de hoje...

A minha tupia resolveu bater as botas, assim, tive que usar a furadeira de bancada para fazer os sulcos por onde passarão os cabos. Ao menos essa parte ficará escondida.

Aqui, o teclado que deverá substituir o antigo, usado para conversar com o serviço de ATC

Major
Major

Masculino
Inscrito em : 23/04/2017
Reputação : 48

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: