Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.

Core i3 sétima geração roda legal?

Ir em baixo

Core i3 sétima geração roda legal?

Mensagem por jcsk8 em Qui 08 Nov 2018, 19:07

Olá.

Sempre leio que o valor do clock é o que mais importa pro processamento de simuladores como o prepar, fsx e xplane 11.
Recentemente vi que a intel tem um modelo de i3 com clock de 3.0 Ghz.

Core i3-7100 Kaby Lake 7a Geração, Cache 3MB 3,9GHz

O preço é bem atrativo, 550 reais na Kabum.

Alguém usa ou saberia indicar se seria uma boa plataforma? Pretendo usar o Xplane 11 ou o FSX mesmo.

Obrigado.

jcsk8
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 12/02/2012
Reputação : 2
Nacionalidade : Brasil

Re: Core i3 sétima geração roda legal?

Mensagem por Paulo Stavis em Sex 09 Nov 2018, 08:12

jcsk8 escreveu:Olá.

Sempre leio que o valor do clock é o que mais importa pro processamento de simuladores como o prepar, fsx e xplane 11.
Recentemente vi que a intel tem um modelo de i3 com clock de 3.0 Ghz.

Core i3-7100 Kaby Lake 7a Geração, Cache 3MB 3,9GHz

O preço é bem atrativo, 550 reais na Kabum.

Alguém usa ou saberia indicar se seria uma boa plataforma? Pretendo usar o Xplane 11 ou o FSX mesmo.

Obrigado.

Depende... Se você tem um I3 3.0GHz x I3 4.0Ghz obviamente que o segundo se sai melhor. Porém não custa lembrar que o i3 é a linha mais baixa da intel, 2 nucleos somente e 3mb de cache.
Analisando do ponto de vista da linha, não investiria em um processador da linha 7 (mais antigo) e sim da linha 8 (atual). Isso pois a linha 8 do i3 já vem com 4 nucleos.

A escolha entre i3/i5/i7 é mais relacionada ao orçamento. Mesmo assim não recomendo algo menor que o i5, até porque a configuração recomendada para o xplane é i5 (o i3 entra na mínima).
Essa diferença de núcleos você pode não notar diretamente no xplane mas não podemos esquecer que rodamos coisas em paralelo aos simuladores, ou seja, quanto mais núcleos melhor dá pra distribuir as tarefas. Isso sem falar na longevidade da peça. Digo isso pois levei um i7 2600k por quase 8 anos (na época era o top) e até pouco tempo atrás rodava os jogos atuais de forma bem satisfatória.

Em resumo eu ficaria ainda, no mínimo, com o i3 8100 (700 a vista na kabum). O i5 8400 está por volta de 1000. Tem a série 9 já mas os preços estão bem exagerados ao meu ver. thumbsup
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Reputação : 655
Simulador preferido : P3Dv4

Mensagem por jcsk8 em Sex 09 Nov 2018, 10:05

Obrigado, Paulo.
Eu olhei, mas os da 8 geração quase todos tem o clock menor. o i3 8100 tem clock de 3.6 contra 3.9 do 7100.
Mas como você disse, e faz sentido, a questão do SO rodando por trás e outros fatores vão influenciar sim. Eu estava pensando somente no simulador em si mas não me lembrei do resto.

Acho que vou esperar e pegar um i5-7640x. O valor é o dobro, mas tem 4 de clock e 4 núcleos.

jcsk8
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino

Mensagem por jcsk8 em Sex 09 Nov 2018, 10:09

Se bem que achei essa lista, e tô vendo que a performance single thread não depende somente do clock absoluto.

https://www.cpubenchmark.net/singleThread.html

jcsk8
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino

Mensagem por Paulo Stavis em Sex 09 Nov 2018, 10:54

jcsk8 escreveu:Obrigado, Paulo.
Eu olhei, mas os da 8 geração quase todos tem o clock menor. o i3 8100 tem clock de 3.6 contra 3.9 do 7100.
Mas como você disse, e faz sentido, a questão do SO rodando por trás e outros fatores vão influenciar sim. Eu estava pensando somente no simulador em si mas não me lembrei do resto.

Acho que vou esperar e pegar um i5-7640x. O valor é o dobro, mas tem 4 de clock e 4 núcleos.

Entre o I3 8100 e o I5 7640 eu ficaria com o 7460 mesmo porém considere dar uma segurada e pegar uma série mais atual. Agora é uma época meio ruim de comprar pois os preços inflam em função da blackfraude. O lançamento da serie 9 deve dar uma abaixada nos valores da serie 8 também.
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Reputação : 655
Simulador preferido : P3Dv4

Mensagem por Nilo em Sex 09 Nov 2018, 12:34

Vai de i5 8600k e seja bem feliz !!

Brigadeiro