Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Core i3 sétima geração roda legal? Gse_multipart13851

Core i3 sétima geração roda legal?

+2
Paulo Stavis
jcsk8
6 participantes

Ir para baixo

Core i3 sétima geração roda legal? Empty Core i3 sétima geração roda legal?

Mensagem por jcsk8 Qui 08 Nov 2018, 19:07

Olá.

Sempre leio que o valor do clock é o que mais importa pro processamento de simuladores como o prepar, fsx e xplane 11.
Recentemente vi que a intel tem um modelo de i3 com clock de 3.0 Ghz.

Core i3-7100 Kaby Lake 7a Geração, Cache 3MB 3,9GHz

O preço é bem atrativo, 550 reais na Kabum.

Alguém usa ou saberia indicar se seria uma boa plataforma? Pretendo usar o Xplane 11 ou o FSX mesmo.

Obrigado.

jcsk8
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 12/02/2012
Mensagens : 87
Reputação : 2
Idade : 45
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Core i3 sétima geração roda legal? Empty Re: Core i3 sétima geração roda legal?

Mensagem por Paulo Stavis Sex 09 Nov 2018, 08:12

jcsk8 escreveu:Olá.

Sempre leio que o valor do clock é o que mais importa pro processamento de simuladores como o prepar, fsx e xplane 11.
Recentemente vi que a intel tem um modelo de i3 com clock de 3.0 Ghz.

Core i3-7100 Kaby Lake 7a Geração, Cache 3MB 3,9GHz

O preço é bem atrativo, 550 reais na Kabum.

Alguém usa ou saberia indicar se seria uma boa plataforma? Pretendo usar o Xplane 11 ou o FSX mesmo.

Obrigado.

Depende... Se você tem um I3 3.0GHz x I3 4.0Ghz obviamente que o segundo se sai melhor. Porém não custa lembrar que o i3 é a linha mais baixa da intel, 2 nucleos somente e 3mb de cache.
Analisando do ponto de vista da linha, não investiria em um processador da linha 7 (mais antigo) e sim da linha 8 (atual). Isso pois a linha 8 do i3 já vem com 4 nucleos.

A escolha entre i3/i5/i7 é mais relacionada ao orçamento. Mesmo assim não recomendo algo menor que o i5, até porque a configuração recomendada para o xplane é i5 (o i3 entra na mínima).
Essa diferença de núcleos você pode não notar diretamente no xplane mas não podemos esquecer que rodamos coisas em paralelo aos simuladores, ou seja, quanto mais núcleos melhor dá pra distribuir as tarefas. Isso sem falar na longevidade da peça. Digo isso pois levei um i7 2600k por quase 8 anos (na época era o top) e até pouco tempo atrás rodava os jogos atuais de forma bem satisfatória.

Em resumo eu ficaria ainda, no mínimo, com o i3 8100 (700 a vista na kabum). O i5 8400 está por volta de 1000. Tem a série 9 já mas os preços estão bem exagerados ao meu ver. thumbsup
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Core i3 sétima geração roda legal? Empty Re: Core i3 sétima geração roda legal?

Mensagem por jcsk8 Sex 09 Nov 2018, 10:05

Obrigado, Paulo.
Eu olhei, mas os da 8 geração quase todos tem o clock menor. o i3 8100 tem clock de 3.6 contra 3.9 do 7100.
Mas como você disse, e faz sentido, a questão do SO rodando por trás e outros fatores vão influenciar sim. Eu estava pensando somente no simulador em si mas não me lembrei do resto.

Acho que vou esperar e pegar um i5-7640x. O valor é o dobro, mas tem 4 de clock e 4 núcleos.

jcsk8
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 12/02/2012
Mensagens : 87
Reputação : 2
Idade : 45
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Core i3 sétima geração roda legal? Empty Re: Core i3 sétima geração roda legal?

Mensagem por jcsk8 Sex 09 Nov 2018, 10:09

Se bem que achei essa lista, e tô vendo que a performance single thread não depende somente do clock absoluto.

https://www.cpubenchmark.net/singleThread.html

jcsk8
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 12/02/2012
Mensagens : 87
Reputação : 2
Idade : 45
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Core i3 sétima geração roda legal? Empty Re: Core i3 sétima geração roda legal?

Mensagem por Paulo Stavis Sex 09 Nov 2018, 10:54

jcsk8 escreveu:Obrigado, Paulo.
Eu olhei, mas os da 8 geração quase todos tem o clock menor. o i3 8100 tem clock de 3.6 contra 3.9 do 7100.
Mas como você disse, e faz sentido, a questão do SO rodando por trás e outros fatores vão influenciar sim. Eu estava pensando somente no simulador em si mas não me lembrei do resto.

Acho que vou esperar e pegar um i5-7640x. O valor é o dobro, mas tem 4 de clock e 4 núcleos.

Entre o I3 8100 e o I5 7640 eu ficaria com o 7460 mesmo porém considere dar uma segurada e pegar uma série mais atual. Agora é uma época meio ruim de comprar pois os preços inflam em função da blackfraude. O lançamento da serie 9 deve dar uma abaixada nos valores da serie 8 também.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Core i3 sétima geração roda legal? Empty Re: Core i3 sétima geração roda legal?

Mensagem por Nilo Sex 09 Nov 2018, 12:34

Vai de i5 8600k e seja bem feliz !!

_________________
Core i3 sétima geração roda legal? Nilo4%252FVV139
Nilo
Nilo
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 13/12/2009
Mensagens : 2932
Reputação : 287
Idade : 54
Simulador preferido : FSX - X-Plane11
Emprego/lazer : Bancário/Fotografia e Futebol
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Core i3 sétima geração roda legal? Empty Re: Core i3 sétima geração roda legal?

Mensagem por Vitor SBNF Ter 27 Nov 2018, 11:31

Eu rodo FSX SE num i3 7100 e uma "GPU" onboard (Intel HD 630).

Com A300 Simcheck e 737 Wilco (os dois que mais uso) deixo os frames travados em 30 sem maiores problemas. Configurações médias a altas, sem usar sombras.

Meus voos são no Brasil, cenários free de Campinas, Galeão, Guarulhos, Brasília...
Não é o ideal, claro, mas faz um bem pro bolso que você nem imagina!

_________________
Vitor: respirando aviação desde 1979 - 737 Classic "Driver"

Vitor SBNF
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/03/2011
Mensagens : 58
Reputação : 3
Idade : 45
Emprego/lazer : Engenheiro Civil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Core i3 sétima geração roda legal? Empty Re: Core i3 sétima geração roda legal?

Mensagem por jcsk8 Seg 30 Set 2019, 09:14

GAlera, deu um up aqui pra nao abrir outro tópico.
Bom, analisando as sugestões, outras dúvidas me surgem. até agora não fiz upgrade. Continuo simulando no fs2004.
O Nilo sugeriu o i5 8600. Pelo preço, ainda compensa? Os novos i3 agora têm 4 núcleos/threads. O desempenho em single thread do 9100f em chamou a atenção.
Tendo em vista que o Xplane (plataforma pretendida pelo custo/benefício) gosta de memória, e eu pretendo usar 32Gb acham que fica um conjunto equilibrado?
Minha vga atual é uma GTX 1050. Posterior mente pretendo comprar uma melhor, uma 1070 talvez. Mas de início iria manter a minha atual.
Se me indicarem outro proc melhor que o 9100f até uns 900 reais eu considero.

Obrigado.

jcsk8
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 12/02/2012
Mensagens : 87
Reputação : 2
Idade : 45
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Core i3 sétima geração roda legal? Empty Re: Core i3 sétima geração roda legal?

Mensagem por Paulo Stavis Seg 30 Set 2019, 09:51

jcsk8 escreveu:GAlera, deu um up aqui pra nao abrir outro tópico.
Bom, analisando as sugestões, outras dúvidas me surgem. até agora não fiz upgrade. Continuo simulando no fs2004.
O Nilo sugeriu o i5 8600. Pelo preço, ainda compensa? Os novos i3 agora têm 4 núcleos/threads. O desempenho em single thread do 9100f em chamou a atenção.
Tendo em vista que o Xplane (plataforma pretendida pelo custo/benefício) gosta de memória, e eu pretendo usar 32Gb acham que fica um conjunto equilibrado?
Minha vga atual é uma GTX 1050. Posterior mente pretendo comprar uma melhor, uma 1070 talvez. Mas de início iria manter a minha atual.
Se me indicarem outro proc melhor que o 9100f até uns 900 reais eu considero.

Obrigado.

Não há necessidade de colocar 32gb, o processador vai limitar a performance muito mais do que você colocar 16gb em vez de 32gb. Nessa faixa de preço, considerando mobo + proc + memoria, não vejo muita alternativa a não ser o i3 9100f.
Entre o i3 9100f e o i5 8600 a diferença chega a ser de 0 a 20fps em alguns jogos. Porém não achei um kit upgrade desse processador, o que achei estava por volta de 1500, ou seja, acima do orçamento.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Core i3 sétima geração roda legal? Empty Re: Core i3 sétima geração roda legal?

Mensagem por jcsk8 Seg 30 Set 2019, 11:10

Paulo, o orçamento de até 900 seria apenas para o processador. A placa mãe, memórias seriam custeadas à parte.
Essa diferença que você citou de fps seriam pra outros jogos, tipo fps? Porque eu praticamente só uso o simulador, emuladores antigos que rodam em qualquer máquina e xadrez, rsrs.
Então basicamente só preciso pra rodar o xplane mesmo.
Também ma satisfaço com um zibbo, ou algo do tipo com cenários mais simples. Não vôo para os EUA ou coisa do tal. Mais rotas nacionais mesmo.

jcsk8
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 12/02/2012
Mensagens : 87
Reputação : 2
Idade : 45
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Core i3 sétima geração roda legal? Empty Re: Core i3 sétima geração roda legal?

Mensagem por Paulo Stavis Seg 30 Set 2019, 12:21

jcsk8 escreveu:Paulo, o orçamento de até 900 seria apenas para o processador. A placa mãe, memórias seriam custeadas à parte.
Essa diferença que você citou de fps seriam pra outros jogos, tipo fps? Porque eu praticamente só uso o simulador, emuladores antigos que rodam em qualquer máquina e xadrez, rsrs.
Então basicamente só preciso pra rodar o xplane mesmo.
Também ma satisfaço com um zibbo, ou algo do tipo com cenários mais simples. Não vôo para os EUA ou coisa do tal. Mais rotas nacionais mesmo.

Se o orçamento é de 900 pro processador, não compensa mais (ja que ainda nao fez o up) guardar uns centavos e pegar um i5-9600k? Está saindo por 1200 a vista na pichau. scratch
A comparação de FPS é só pra você ter uma visão melhor das diferenças entre os dois, ou seja, dá pra decidir melhor se vale a pena gastar mais por um i5 8600 ou não (na minha opinião, não vale por ser mais antigo).
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Core i3 sétima geração roda legal? Empty Re: Core i3 sétima geração roda legal?

Mensagem por jcsk8 Seg 30 Set 2019, 14:56

Seria uma hipótse, Paulo. Anotei esse modelo aqui na minha lista. Vou analisar com calma. Apesar de que ele seria praticamente 3x o preço do i3 que achei.
Acredito que eu acabe montando inicialmente com o i3 mesmo pra mudar de plataforma, podendo ano que vem trocar apenas o processador, se sentir necessidade, já que usam a mesma placa. Usando essa diferença de uns 700 reais pra investir numa placa tipo GTX 1660 Ti.
Mas isso só vale se o i3 conseguir empurrar o simulador, senão é dinheiro jogado fora. Não achei ninguém rodando ele com o xplane 11 ainda, nem no forum da xplane pra poder ajudar.

Obrigado pela ajuda.

jcsk8
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 12/02/2012
Mensagens : 87
Reputação : 2
Idade : 45
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Core i3 sétima geração roda legal? Empty Re: Core i3 sétima geração roda legal?

Mensagem por rodrigo mago Sáb 19 Out 2019, 21:28

Eu uso hoje o i5 9400f, six core com clock em stock de 2,9 ghz, mas com turbo booster chega em 4,1 ghz, 16gb de RAM 2400mhz e p3d rodando em média com 40 frames, estou satisfeitíssimo com o resultado, ninca tive nada igual, só uma ressalva, tive por pouco tempo, digo algumas poucas semanas. Usava um i5 4590 e ganhei um i7 4790k de um amigo que mudou todo seu conjunto e quando instalei, mudou muito em relação ao que tinha antes mas meu PC começou a desligar e ficar tentando inicializar, passava 1, 2 dias ele pegava de boa e eu conseguia fazer um voozinho, mas um dia ele não quis mais acordo e depois de 4 anos, troquei tudo e agora é só alegria. Como ganhei o i7, repassei pra outro amigo simuleiro, nao iria me servi mais.

_________________
Rodrigo Nogueira Braga
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago
rodrigo mago
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 5227
Reputação : 429
Idade : 54
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Core i3 sétima geração roda legal? Empty Re: Core i3 sétima geração roda legal?

Mensagem por allan777 Qui 19 Dez 2019, 17:47

Paulo Stavis escreveu:
jcsk8 escreveu:GAlera, deu um up aqui pra nao abrir outro tópico.
Bom, analisando as sugestões, outras dúvidas me surgem. até agora não fiz upgrade. Continuo simulando no fs2004.
O Nilo sugeriu o i5 8600. Pelo preço, ainda compensa? Os novos i3 agora têm 4 núcleos/threads. O desempenho em single thread do 9100f em chamou a atenção.
Tendo em vista que o Xplane (plataforma pretendida pelo custo/benefício) gosta de memória, e eu pretendo usar 32Gb acham que fica um conjunto equilibrado?
Minha vga atual é uma GTX 1050. Posterior mente pretendo comprar uma melhor, uma 1070 talvez. Mas de início iria manter a minha atual.
Se me indicarem outro proc melhor que o 9100f até uns 900 reais eu considero.

Obrigado.

Não há necessidade de colocar 32gb, o processador vai limitar a performance muito mais do que você colocar 16gb em vez de  32gb. Nessa faixa de preço, considerando mobo + proc + memoria, não vejo muita alternativa a não ser o i3 9100f.
Entre o i3 9100f e o i5 8600 a diferença chega a ser de 0 a 20fps em alguns jogos. Porém não achei um kit upgrade desse processador, o que achei estava por volta de 1500, ou seja, acima do orçamento.

Paulo, me dê uma luz ai...como que o processador limita a perfomance mais com 32gb do que com 16gb, não deveria ser o contrário?
Pergunto pq estou com uma dúvida pois comprei uma mobo (asrock x570phantim gamming X) e coloquei duas memórias 2x8 (G.Skill Trident Z RGB 16GB (2x8) DDR4 3466Mhz), totalizando 16gb e estava pensando em colocar 2x16.
Abcs

allan777
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 15/03/2011
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 43
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Core i3 sétima geração roda legal? Empty Re: Core i3 sétima geração roda legal?

Mensagem por Paulo Stavis Sex 20 Dez 2019, 09:23

allan777 escreveu:Paulo, me dê uma luz ai...como que o processador limita a perfomance mais com 32gb do que com 16gb, não deveria ser o contrário?
Pergunto pq estou com uma dúvida pois comprei uma mobo (asrock x570phantim gamming X) e coloquei duas memórias 2x8 (G.Skill Trident Z RGB 16GB (2x8) DDR4 3466Mhz), totalizando 16gb e estava pensando em colocar 2x16.
Abcs

O que eu quiz dizer é que colocando 16gb ou 32gb com um i3, o processador é o limitador da performance nesse caso e não haverá diferença em colocar mais ram. E nem colocando mais ram você terá algum ganho, pois o processador é fraco. thumbsup
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Core i3 sétima geração roda legal? Empty Re: Core i3 sétima geração roda legal?

Mensagem por allan777 Sex 20 Dez 2019, 11:37

Paulo Stavis escreveu:
allan777 escreveu:Paulo, me dê uma luz ai...como que o processador limita a perfomance mais com 32gb do que com 16gb, não deveria ser o contrário?
Pergunto pq estou com uma dúvida pois comprei uma mobo (asrock x570phantim gamming X) e coloquei duas memórias 2x8 (G.Skill Trident Z RGB 16GB (2x8) DDR4 3466Mhz), totalizando 16gb e estava pensando em colocar 2x16.
Abcs

O que eu quiz dizer é que colocando 16gb ou 32gb com um i3, o processador é o limitador da performance nesse caso e não haverá diferença em colocar mais ram. E nem colocando mais ram você terá algum ganho, pois o processador é fraco. thumbsup

Entendi. Valeu!

allan777
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 15/03/2011
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 43
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Core i3 sétima geração roda legal? Empty Re: Core i3 sétima geração roda legal?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos