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Transformar um objeto em bgl

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Dúvida Transformar um objeto em bgl

Mensagem por IGOR-AVIADOR Ter 18 Set 2018, 23:18

Estou querendo mexer em uns cenários e gostaria de acrescentar algo a eles,tipo grama.Minha idéia é criar no Sketchup e colocar no FSX,sei que o ModelConverterX poe esses objetos no lugar via imagem de satélite,mas quero salvar como um bgl para abrir no ADE ja que será mais facil usar e colocar e modificar.Alguém sabe me dizer como crio um bgl para colocar no ADE e quais arquivos ou pastas não posso esquecer?

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Dúvida Re: Transformar um objeto em bgl

Mensagem por MarcoAtSantiago Qua 19 Set 2018, 09:34

IGOR-AVIADOR escreveu:Estou querendo mexer em uns cenários e gostaria de acrescentar algo a eles,tipo grama.Minha idéia é criar no Sketchup e colocar no FSX,sei que o ModelConverterX poe esses objetos no lugar via imagem de satélite,mas quero salvar como um bgl para abrir no ADE ja que será mais facil usar e colocar e modificar.Alguém sabe me dizer como crio um bgl para colocar no ADE e quais arquivos ou pastas não posso esquecer?

Ola Igor, o próprio modelconverterx faz isso. Vá na opção "Wizards/Convert and place object wizard". Lá você posiciona, rotaciona, escala e exporta para bgl. wink

Antes de tudo, pelo sketchup, você precisa exportar o modelo para o formato Collada (DAE) para depois trabalhar no ModelConverterX

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Dúvida Re: Transformar um objeto em bgl

Mensagem por eduardoamll Qua 19 Set 2018, 11:12

Você abre o arquivo no MCX, e Clica no botão Export Scenery, escolhe a opção "FSX BGL File". Ele vai exportar o objeto como se fosse uma library (biblioteca de objetos), e se você desejar, pode colocar vários objetos em um único arquivo.
No ADE, você vai em Tools-> Library Object Manager, e adiciona o BGL criado para a lista de bibliotecas.

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Dúvida Re: Transformar um objeto em bgl

Mensagem por IGOR-AVIADOR Qua 19 Set 2018, 13:03

eduardoamll escreveu:Você abre o arquivo no MCX, e Clica no botão Export Scenery, escolhe a opção "FSX BGL File". Ele vai exportar o objeto como se fosse uma library (biblioteca de objetos), e se você desejar, pode colocar vários objetos em um único arquivo.
No ADE, você vai em Tools-> Library Object Manager, e adiciona o BGL criado para a lista de bibliotecas.

Muito obrigado Eduardoamll, não querendo abusar mas ja abusando kkkk após criar esse arquivo ele cria alguma pasta texture ou scenery para que eu possa colocar as texturas e aparecer no FSX?Tentei criar um ontem mas acho q devo estar fazendo algo errado pois no ADE aparentemente é colocado mas não aparece no FS.

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Dúvida Re: Transformar um objeto em bgl

Mensagem por eduardoamll Qua 19 Set 2018, 16:53

IGOR-AVIADOR escreveu:Muito obrigado Eduardoamll, não querendo abusar mas ja abusando kkkk após criar esse arquivo ele cria alguma pasta texture ou scenery para que eu possa colocar as texturas e aparecer no FSX?Tentei criar um ontem mas acho q devo estar fazendo algo errado pois no ADE aparentemente é colocado mas não aparece no FS.

Você deve criar essas pastas manualmente. Para fazer apenas testes, pode colocar nas pastas scenery e texture da pasta Addon Scenery do FSX.
O bgl vai para a pasta Scenery, e as texturas em Texture.
Ao colocar os arquivos nas pastas, experimente abrir ele (o BGL) com o MCX. Se carregar as texturas, ele está OK.
As texturas devem ser salvas em formato DDS ou BMP (DXT ou 32 bits).

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Dúvida Re: Transformar um objeto em bgl

Mensagem por IGOR-AVIADOR Qua 19 Set 2018, 18:28

eduardoamll escreveu:
IGOR-AVIADOR escreveu:Muito obrigado Eduardoamll, não querendo abusar mas ja abusando kkkk após criar esse arquivo ele cria alguma pasta texture ou scenery para que eu possa colocar as texturas e aparecer no FSX?Tentei criar um ontem mas acho q devo estar fazendo algo errado pois no ADE aparentemente é colocado mas não aparece no FS.

Você deve criar essas pastas manualmente. Para fazer apenas testes, pode colocar nas pastas scenery e texture da pasta Addon Scenery do FSX.
O bgl vai para a pasta Scenery, e as texturas em Texture.
Ao colocar os arquivos nas pastas, experimente abrir ele (o BGL) com o MCX. Se carregar as texturas, ele está OK.
As texturas devem ser salvas em formato DDS ou BMP (DXT ou 32 bits).


Ainda não estou fazendo certo,alias vou fazer agora e vou falando o passo a passo de como estou fazendo e você me diz oq ta errado:
1º-Importo uma grama no Sketchup
2º- Exporto como arquivo .dae(collada)
3º-Abro esse arquivo no MCX e clico em Export Scenery e salvo.
obs: ele usa uma imagem em png ou tif ou tga,mas se eu converter para dds ou bmp ele não reconhece
4º crio duas pastas:Scenery e Texture,em Scenery coloco o BGL mas em texture não sei oq colocar.
5º-Entro no ADE coloco na parte de manager library adiciono mas mesmo assim não aparece no FS.

Com certeza estou errando em algo mad mad mad

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Dúvida Re: Transformar um objeto em bgl

Mensagem por eduardoamll Qui 20 Set 2018, 13:34

O FSX só aceita texturas em BMP ou DDS e em dimensões multiplas de 2 (64; 128; 256; 512; 1024; 2048; 4096 px).
No próprio Material Editor do MCX, tem uma segunda aba chamada Textures, que tem a opção pra redimensionar as texturas para os múltiplos de 2 e salvá-las em DDS. Se eu não me engano, ele vai salvar as texturas na mesma pasta do arquivo Collada DAE. A partir do momento que fizer isso, automaticamente, a textura no formato correto vai estar sendo usado para o objeto.

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