Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


PFPX Dúvidas Gse_multipart13851

PFPX Dúvidas

2 participantes

Ir para baixo

PFPX Dúvidas Empty PFPX Dúvidas

Mensagem por jpkosta Dom 29 Abr 2018, 15:58

Oi gente,
Sobre o PFPX, algumas dúvidas que não to sabendo contornar:
1 - Sobre Importar Profiles:
Como eu faço pra importar um profile de 777 pro PFPX?
Eu fui na AVSIM e achei os profiles do Mykyta Demydiuk | FlyPrecisely (https://library.avsim.net/search.php?SearchTerm=flyprecisely&CatID=root&Sort=Name&ScanMode=0&Page=2) - pra quem interessar.
No Leiame, diz que eu tenho que colocar na pasta ...\PFPX Data\AircraftTypes
Mas na hora em que abro o PFPX pra criar um perfil de aeronave, em New Aircraft/Add new acft from template, não aparece o perfil que eu joguei lá na pasta. Alguem pode ajudar?

Outra,
Este profile que adicionei na pasta ...\PFPX Data\AircraftTypes, ele não serve pra calcular Performance, correto? Nem o TOPCAT tem um perfil do 773. Então como fazer, já que vejo muita gente usando um calculo de performance pro 777?

2 - Pesos:
Quando estou criando o plano de voo, algo que me incomoda muito é não ter a possibilidade de ver o TOW ou o LDW antes de clicar em Compute Flight. Então se ele está acima do peso de decolagem ou de pouso, só vou saber APÓS clicar lá, tendo que refazer os pesos. Eu uso o TOPCAT pra calcular Performance de decolagem, mas nem no quadro que abre, ao clicar em TKF PERF e LDG PERF mostra o peso. Ao menos ainda não achei onde ver esses pesos pra conseguir ajustar antes de Clicar em Compute Flight. Alguem pode ajudar com isso, se tiver como visualizar esses dados antes?

3 - ETOPS
Alguem poderia dar uma breve aula de como calcular ETOS no PFPX?
Eu ajusto o ETOPS do NGX (180) e do 777 (330) no PFPX (no profile da aeronave) mas não sei como operacionalizar isso.
Exemplo de um voo de NGX de FLZ para FNC, o caminho é todo coberto pelo ETOPS da origem e destino.
PFPX Dúvidas Etops10

Então, não precisa fazer nada? Para uma APU ligada durante todo o voo ETOPS, então liga na decolagem e desliga no pouso?

Em um voo ETOPS 330 (777), a rota GRU/LHR tambem é assim, coberta durante todo o trajeto
PFPX Dúvidas Etops210
Entao como fazer na operação da aeronave, visto que não exite restrição?


Eu sei...
É quase uma ajuda ao manual, mas nada sobre isso tem no manual.

Se algum (alguma alma caridosa dos amigos) puder ajudar, agradeceria muito. yes

_________________
Porque antes de se espatifar no chão, agente aperta "reset"  Very Happy
Acompanhe meu canal no Youtube: www.youtube.com/flightsimhost
Windows 10 64 Bits, MOBO Gigabyte Z270XP SLI, I7 7700k Kaby Lake 4,6Ghz OC 5.0Ghz, NVidia GTX1070 256bits, 8Gb DDR5, 32GB RAM DDR4 2400Ghz OC 3000GhZ, 02 SSD Samsung 120GB, 01 SSD 960 PRO NVMe M.2 512GB, HidroCooler H75,
jpkosta
jpkosta
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 27/08/2009
Mensagens : 401
Reputação : -16
Idade : 45
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Administrador
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

PFPX Dúvidas Empty Re: PFPX Dúvidas

Mensagem por Paulo Stavis Seg 30 Abr 2018, 09:42

jpkosta escreveu:1 - Mas na hora em que abro o PFPX pra criar um perfil de aeronave, em New Aircraft/Add new acft from template, não aparece o perfil que eu joguei lá na pasta. Alguem pode ajudar?

Outra,
Este profile que adicionei na pasta ...\PFPX Data\AircraftTypes, ele não serve pra calcular Performance, correto? Nem o TOPCAT tem um perfil do 773. Então como fazer, já que vejo muita gente usando um calculo de performance pro 777?

O arquivo foi na pasta correta, primeiramente? Essa pasta encontra-se num lugar muito chato de achar na primeira vez: C:\Users\Public\Documents\PFPX Data (note que é na pasta de documentos publicos).

Estando na pasta correta, o que você adicionou foi um aircraft type e não um template. Fico devendo a diferença entre eles mas acredito que o template seja específico para um addon (vem com pesos e performance muito similares ao addon) uma vez que alguns addons possuem sutis variações em relação a aeronave real.
O que você vai fazer em seguida é adicionar uma nova aeronave (new aircraft) e depois vai no campo type e vai procurar a aeronave com a designação correta. Uma forma de notar essa diferença é instalar os aircraft types do 747. Depois de instalado você vai ver que aparecem todos os modelos la (BDSF, BCF, ER, ERF, etc). Com as outras aeronaves é a mesma coisa, no do 737 se não me engano é meio dificil notar qual é o novo ou o default então acabo excluindo o default pra deixar somente o addon.

Vale lembrar que o TOPCAT não possui maneira de adicionar mais aeronaves por fora, somente o desenvolvedor consegue (porém abandonou o programa).

2 - Pesos:
Quando estou criando o plano de voo, algo que me incomoda muito é não ter a possibilidade de ver o TOW ou o LDW antes de clicar em Compute Flight. Então se ele está acima do peso de decolagem ou de pouso, só vou saber APÓS clicar lá, tendo que refazer os pesos. Eu uso o TOPCAT pra calcular Performance de decolagem, mas nem no quadro que abre, ao clicar em TKF PERF e LDG PERF mostra o peso. Ao menos ainda não achei onde ver esses pesos pra conseguir ajustar antes de Clicar em Compute Flight. Alguem pode ajudar com isso, se tiver como visualizar esses dados antes?[/quote]

O objetivo é justamente esse, computar o voo para depois ver o peso. Isso pois o computar o voo vai calcular todas as restrições, subidas e descidas e aplicar o consumo de combustivel. Vai calcular então quanto vai ser o gasto e só aí chega-se aos pesos.

3 - ETOPS
Alguem poderia dar uma breve aula de como calcular ETOS no PFPX?
Eu ajusto o ETOPS do NGX (180) e do 777 (330) no PFPX (no profile da aeronave) mas não sei como operacionalizar isso.
Exemplo de um voo de NGX de FLZ para FNC, o caminho é todo coberto pelo ETOPS da origem e destino.

Então, não precisa fazer nada? Para uma APU ligada durante todo o voo ETOPS, então liga na decolagem e desliga no pouso?

Em um voo ETOPS 330 (777), a rota GRU/LHR tambem é assim, coberta durante todo o trajeto
Entao como fazer na operação da aeronave, visto que não exite restrição?[/quote]

http://forum.aerosoft.com/index.php?/topic/102367-etops-guides-reupload/

Pra você ver a diferença, tire o ETOPS. Ele fica 60' dentro de FLZ e de mais um aeroporto no meio ali. Existem partes que ficam fora desse limite, necessitando então, de ETOPS. Após selecionar a certificação você vai ver que a origem e destino quase cobrem toda a rota, e o aeroporto do meio vai cobrir o que falta. Neste caso você está apto a realizar o voo.
Porém se não houvesse esse aeroporto intermediário que conseguisse cobrir a rota e nem um outro, o voo com ETOPS 180 não poderia ser feito, seria necessário outra aeronave com ETOPS maior ou mudar a rota para que ela ficasse o tempo todo a 180' de um aeroporto.
O fato da APU estar ligada não tem a ver com o ETOPS em si, e sim com a certificação da aeronave para a regra. O 777 possui um gerador de emergencia, o tal RAT enquanto o NGX não possui. Portanto para o NGX é APU on. Essa informação sobre o APU eu não sabia, acabei pesquisando agora mas não encontrei quando deve ser ligada ou desligada.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

PFPX Dúvidas Empty Re: PFPX Dúvidas

Mensagem por jpkosta Dom 06 maio 2018, 15:57

Bom... quanto ao PFPX e seus templates, acabei deixando de lado essas configurações. A pasta estava correta, mas descobri que é muito melindre pra pouco efeito. E no caso do T7, o resultado é ínfimo, sem ter o calculador de performance.
Ademais, percebi que pra frotas ETOPS, o SIMBRIEF é muito mais válido.

Quanto a ETOPS, agradeço a explicação. Eu li. Busquei mais videos explicativos e tals e acabei compreendendo mais sobre o assunto. Só ainda não sei quais os procedimentos de operação no T7 em zona ETOPS. Mas eu agradeço a explicação. Obrigado mesmo.
jpkosta
jpkosta
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 27/08/2009
Mensagens : 401
Reputação : -16
Idade : 45
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Administrador
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

PFPX Dúvidas Empty Re: PFPX Dúvidas

Mensagem por Paulo Stavis Seg 07 maio 2018, 09:37

jpkosta escreveu:Bom... quanto ao PFPX e seus templates, acabei deixando de lado essas configurações. A pasta estava correta, mas descobri que é muito melindre pra pouco efeito. E no caso do T7, o resultado é ínfimo, sem ter o calculador de performance.
Ademais, percebi que pra frotas ETOPS, o SIMBRIEF é muito mais válido.

Na verdade só vale a pena pra aeronave que não tem nenhum dado no PFPX (como as variações do 747 por exemplo). O 777 ja vem alguns inclusos. O calculo de performance ele faz normalmente com ou sem o template desde que tenha só o aircraft type. O que falta é o calculador de decolagem (TOPCAT) ter todas as aeronaves.

jpkosta escreveu:Quanto a ETOPS, agradeço a explicação. Eu li. Busquei mais videos explicativos e tals e acabei compreendendo mais sobre o assunto. Só ainda não sei quais os procedimentos de operação no T7 em zona ETOPS. Mas eu agradeço a explicação. Obrigado mesmo.

Mas qual procedimento você quer saber? Não tem nenhum botão pra apertar e nem configuração pra mudar. Você precisa só acompanhar a navegação para saber os pontos críticos (onde você fica mais longe entre as duas alternativas), quando alterna pra um lado ou para outro (dá pra usar a função fix e criar os arcos) e é basicamente isso. O T7 não precisa do APU ligado, somente o 737.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

PFPX Dúvidas Empty Re: PFPX Dúvidas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos