Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.

Campo ROTA no plano de voo VFR Gse_multipart13851

Campo ROTA no plano de voo VFR

Ir em baixo

Campo ROTA no plano de voo VFR Empty Campo ROTA no plano de voo VFR

Mensagem por Alexandre Goncalves em Qua 21 Mar 2018, 17:13

Boa tarde. Tenho uma dúvida quanto ao preenchimento do campo ROTA (ROUTE) no plano de voo visual (VFR). É possível utilizarmos os nomes de FIXOS (ou waypoints) nesse campo (no caso de querermos inserir no GPS) ou devemos, necessariamente, converter o nome do fixo em coordenadas geográficas? Pergunto isso porque, dependendo da resolução e qualidade do cenário do simulador, nem sempre temos a visão ideal de pontos no solo que parecem adequados quando vistos nas cartas aéreas visuais. Fiz um voo alguns dias atrás pela Vatsim, no continente africano, e usei os nome dos FIXOS para a elaboração do plano. O controlador me disse que não havia aquele tipo de procedimento de saída do aeródromo de partida, mas não me disse exatamente o que estava em desacordo: se eu deveria substituir os nomes dos FIXOS pelas respectivas coordenadas ou proceder de outra forma. Afinal, ele permitiu o voo, e segui a rota utilizando o plano que eu tinha feito originalmente, inserindo os fixos no GPS. Penso que isto foge à regra VFR, mas, em razão da dificuldade em fazer o voo no simulador baseado apenas nas referências de solo, foi o que me permitiu concluir o trajeto conforme planejado. Algum comandante do Voo Virtual saberia dizer como seria a maneira correta de preencher tal campo (quem sabe inserindo também algum exemplo)? Se eu tivesse preenchido apenas com as coordenadas geográficas dos FIXOS, no contato via fonia com o controle, caso questionado, eu poderia dizer que estava voando com heading X (nome do FIXO)? Obrigado a todos.
Alexandre Goncalves
Alexandre Goncalves
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 04/11/2017
Reputação : 1
Nacionalidade : Brasil

Campo ROTA no plano de voo VFR Empty Re: Campo ROTA no plano de voo VFR

Mensagem por Zarapeiro em Qua 21 Mar 2018, 17:45

Boa Alexandre, vou relatar aqui, o que eu faço no Real e o que é documentado. Até um tempo atrás, coisa de 1 ano ou 2, você tinha que colocar uma coordenada a cada 200 nm ou 1 hora de voo, porém aparentemente com a nova edição da MCA-100-11 essa regra caiu, mas pelo menos uma coordenada deve ser inserida, Mas o formato continua sendo o seguinte:

Exemplo: SWFR/SBPJ F095
DCT (atenção ao formato) 1250S04753W DCT

Você pode sim utilizar fixos para descrição da sua rota (apesar que já ouvi muita discussão sobre esse tema, devido a existirem fixos com altitudes definidas e bla bla bla) ou simplesmente pegar um fixo qualquer e transformar em coordenada, desde que observada o formato acima. Espero ter esclarecido e demais duvidas, consulte o documento MCA-100-11 o que deixo o link aqui: https://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4602
Zarapeiro
Zarapeiro
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 05/07/2012
Reputação : 4
Simulador preferido : Xplane
Emprego/lazer : Aux Administrativo/PCA-MNTE-IFR-INVA

http://www.sagavirtual.com.br

Mensagem por Alexandre Goncalves em Qua 21 Mar 2018, 18:02

Muito obrigado, Zarapeiro. Para não criar polêmica com os controladores, nos próximos voos vou inserir as correspondentes coordenadas geográficas no plano a ser enviado para aprovação e os nomes dos fixos eu incluo diretamente no GPS. Quem sabe assim eu não levo mais nenhum "puxão de orelhas". Abraços.
Alexandre Goncalves
Alexandre Goncalves
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 04/11/2017
Reputação : 1

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: