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PMDG - 737 NGX, probelmas de redução de velocidade!

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Mensagem por enzoaugusto Qua 21 Mar 2018, 11:58

Bom dia amigos, desde os primeiros vôos como o Boeing 737-800 (w) da PMDG eu percebo o quanto esse avião é liso, para redução de velocidade sempre tenho que dar uma atenção especial, diferente do 777 e 747 (pmdg) no qual basta diminuirmos a potencia dos motores e em casos extremos usarmos o Spoiler (freio aerodinamico/speed brake) que a velocidade diminui normalmente o 737 não, na maioria das vezes busco chegar a limitação da altitude da carta (ex FT080/110) antes para que eu possa estabilizar a aeronave (neste exemplo a FT100) e iniciar procedimento de redução de velocidade com o spoiler armado para não ultrapassar os 250 nós abaixo do FT100, ontem por exemplo passei uma dificuldade muito grande, estava em procedimento de aproximação em Congonhas (SBSP) de origem Santos Dumont (SBRJ), estava aproximando via KOMGU2A (STAR) para pista 17R, entre os fixos OGTAL e KOMGU a velocidade de 230 nós subiu para quase 300 nós mesmo com meus motores no minimo e o Spoiler armado, o tempo estava instável (chuvas, raios e ventos) porem mesmo que eu estivesse com vento de cauda após na perna de vento quando eu alinhasse com a pista a velocidade tinha que diminuir (IAC ILS Z ou/or LOC Z RWY 17R), porem não aconteceu, tive que arremeter e refazer o procedimento de aproximação, caso contrario chegaria a congonhas para pouso com velocidade de 285 nós que é inviável.
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Mensagem por jeferson antich Qua 21 Mar 2018, 18:22

lembra do angulo de descida nessa hora? como estava?


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Mensagem por YuriVarjão Sex 23 Mar 2018, 07:53

Amigo, uma alternativa boa é baixar o trem de pouso um pouco antes pra drenar velocidade e se a velocidade permitir, vir flapeando parar criar um arrasto aerodinâmico cada vez maior

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Mensagem por enzoaugusto Sex 23 Mar 2018, 13:16

jeferson antich escreveu:lembra do angulo de descida nessa hora? como estava?


Boa tarde amigos, desculpa a demora para responder, eu estava tentando flapear porem com 290 knos era impossível, trem de pouso também, vinha razão de descida era 0, pois eu estava com altitude de FL048 estabilizada.

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Mensagem por Paulo Stavis Sex 23 Mar 2018, 13:57

enzoaugusto escreveu:Bom dia amigos, desde os primeiros vôos como o Boeing 737-800 (w) da PMDG eu percebo o quanto esse avião é liso, para redução de velocidade sempre tenho que dar uma atenção especial, diferente do 777 e 747 (pmdg) no qual basta diminuirmos a potencia dos motores e em casos extremos usarmos o Spoiler (freio aerodinamico/speed brake) que a velocidade diminui normalmente o 737 não, na maioria das vezes busco chegar a limitação da altitude da carta (ex FT080/110) antes para que eu possa estabilizar a aeronave (neste exemplo a FT100) e iniciar procedimento de redução de velocidade com o spoiler armado para não ultrapassar os 250 nós abaixo do FT100, ontem por exemplo passei uma dificuldade muito grande, estava em procedimento de aproximação em Congonhas (SBSP) de origem Santos Dumont (SBRJ), estava aproximando via KOMGU2A (STAR) para pista 17R, entre os fixos OGTAL e KOMGU a velocidade de 230 nós subiu para quase 300 nós mesmo com meus motores no minimo e o Spoiler armado, o tempo estava instável (chuvas, raios e ventos) porem mesmo que eu estivesse com vento de cauda após na perna de vento quando eu alinhasse com a pista a velocidade tinha que diminuir (IAC ILS Z ou/or LOC Z RWY 17R), porem não aconteceu, tive que arremeter e refazer o procedimento de aproximação, caso contrario chegaria a congonhas para pouso com velocidade de 285 nós que é inviável.
(on IVAO)

Verifique se a STAR está programada corretamente, sem descontinuidades. Fique atento pois se a aeronave não consegue manter a descida planejada o VNAV salta fora e você pode não perceber. Costumo alterar as restrições mais proximas da IAC que constam como 5000A (por exemplo) para 5000, muitas vezes a aeronave se perde facilmente com essas restrições Above. As restrições At or above e at or below também costumam dar uma embananada no PMDG, procuro sempre editar para um valor intermediário (ex. entre 140 e 170 coloco pra passar no 150 ou 160).

Um bom gerenciamento ajuda bastante: A aeronave quando começa a ter problemas pede spoiler, você precisa dar o spoiler e ficar atento se a velocidade de descida está compativel (ou seja, se está no perfil calculado). Quando você mesmo assim ainda começa a sair do perfil pode tentar reduzir a velocidade para uma menor que a máxima do trem de pouso e baixar o mesmo pra ajudar, apesar que não vejo necessidade nessas chegadas de SBSP.
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Mensagem por enzoaugusto Sex 23 Mar 2018, 20:25

Paulo Stavis escreveu:
enzoaugusto escreveu:Bom dia amigos, desde os primeiros vôos como o Boeing 737-800 (w) da PMDG eu percebo o quanto esse avião é liso, para redução de velocidade sempre tenho que dar uma atenção especial, diferente do 777 e 747 (pmdg) no qual basta diminuirmos a potencia dos motores e em casos extremos usarmos o Spoiler (freio aerodinamico/speed brake) que a velocidade diminui normalmente o 737 não, na maioria das vezes busco chegar a limitação da altitude da carta (ex FT080/110) antes para que eu possa estabilizar a aeronave (neste exemplo a FT100) e iniciar procedimento de redução de velocidade com o spoiler armado para não ultrapassar os 250 nós abaixo do FT100, ontem por exemplo passei uma dificuldade muito grande, estava em procedimento de aproximação em Congonhas (SBSP) de origem Santos Dumont (SBRJ), estava aproximando via KOMGU2A (STAR) para pista 17R, entre os fixos OGTAL e KOMGU a velocidade de 230 nós subiu para quase 300 nós mesmo com meus motores no minimo e o Spoiler armado, o tempo estava instável (chuvas, raios e ventos) porem mesmo que eu estivesse com vento de cauda após na perna de vento quando eu alinhasse com a pista a velocidade tinha que diminuir (IAC ILS Z ou/or LOC Z RWY 17R), porem não aconteceu, tive que arremeter e refazer o procedimento de aproximação, caso contrario chegaria a congonhas para pouso com velocidade de 285 nós que é inviável.
(on IVAO)

Verifique se a STAR está programada corretamente, sem descontinuidades. Fique atento pois se a aeronave não consegue manter a descida planejada o VNAV salta fora e você pode não perceber. Costumo alterar as restrições mais proximas da IAC que constam como 5000A (por exemplo) para 5000, muitas vezes a aeronave se perde facilmente com essas restrições Above. As restrições At or above e at or below também costumam dar uma embananada no PMDG, procuro sempre editar para um valor intermediário (ex. entre 140 e 170 coloco pra passar no 150 ou 160).

Um bom gerenciamento ajuda bastante: A aeronave quando começa a ter problemas pede spoiler, você precisa dar o spoiler e ficar atento se a velocidade de descida está compativel (ou seja, se está no perfil calculado). Quando você mesmo assim ainda começa a sair do perfil pode tentar reduzir a velocidade para uma menor que a máxima do trem de pouso e baixar o mesmo pra ajudar, apesar que não vejo necessidade nessas chegadas de SBSP.

Boa noite a todos, obrigado amigo Paulo, porem sempre verifico a rota com bastante atenção, vejo e revejo todas interceptações e sua continuidade, porem confesso que sempre inicio a descida manualmente mas AP ativo (A/T e VNAV tambem), costumo usar uma razão de descida 2.500 quando estou muito alto (sempre com spoiler armado), e 1.000 a 1.300 normalmente quando estou dentro do previsto do plano de voo.
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Mensagem por jeferson antich Sex 23 Mar 2018, 20:57

estranho , pois numa altitude dessas com motores em idle e spoiler on não deveria estar aumentando tanto a velocidad assim, pelo menos não tão rápido. certamente vc está com A/T ligado e a velocidade setada nos parametros? isso acontece sempre ou só num determinado clima?
tente programar essa decida direto no fmc e veja se continua.... tente não fazê-la manual.....

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Mensagem por enzoaugusto Sex 23 Mar 2018, 22:57

jeferson antich escreveu:estranho , pois numa altitude dessas com motores em idle e spoiler on não deveria estar aumentando tanto a velocidad assim, pelo menos não tão rápido. certamente vc está com A/T ligado e a velocidade setada nos parametros? isso acontece sempre ou só num determinado clima?
tente programar essa decida direto no fmc e veja se continua.... tente não fazê-la manual.....

Amigo Jeferson, eu sempre tenho um pouco de dificuldade de reduzir a velocidade do 737, o 777 e 747 basta reduzir a potencia dos motores que a velocidade diminui rapidamente, o 737 nao, esse dia o clima estava turbulento em SP, porem nao entendi porque a velocidade continuou alta depois da perna de vento...

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Mensagem por skymorais Sáb 24 Mar 2018, 08:58

Olá Enzo! Eu ja passei por situação idêntica a sua,voando online pela Ivao,e sob condições de chuva e turbulência ,passei a notar que sempre que encontrava essas condições meteorológicas,a redução de velocidade era sempre muito difícil no PMDG 737, levantando as minhas suspeitas que poderia ser algo relacionado as configurações do active sky. Após compra do A320 da FSLabs,segui as sugestões de configuração do active sky (uso o ASP4), e ocorreu uma melhora nesse comportamento anormal do 737. Fica a dica ,se você faz uso do referido “motor” metereológico. Grande abraço


Última edição por skymorais em Sáb 24 Mar 2018, 10:11, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Paulo Stavis Sáb 24 Mar 2018, 09:17

enzoaugusto escreveu:Boa noite a todos, obrigado amigo Paulo, porem sempre verifico a rota com bastante atenção, vejo e revejo todas interceptações e sua continuidade, porem confesso que sempre inicio a descida manualmente mas AP ativo (A/T e VNAV tambem), costumo usar uma razão de descida 2.500 quando estou muito alto (sempre com spoiler armado), e 1.000 a 1.300 normalmente quando estou dentro do previsto do plano de voo.

E porque você faz isso? Não há necessidade... O VNAV serve justamente para fazer a descida conforme o perfil respeitando as velocidades. Mas cada um faz do jeito que acha melhor ne?
Um detalhe: Você fala que arma os spoilers. Isso significa que você realmente deixa eles só armado ou que você quer dizer que eles estão extendindos? Só armar (shift + wink não faz com que eles levantem e ajudem a reduzir a velocidade, só extendendo eles (wink ajuda.
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Mensagem por enzoaugusto Sáb 24 Mar 2018, 12:23

skymorais escreveu:Olá Enzo! Eu ja passei por situação idêntica a sua,voando online pela Ivao,e sob condições de chuva e turbulência ,passei a notar que sempre que encontrava essas condições meteorológicas,a redução de velocidade era sempre muito difícil no PMDG 737, levantando as minhas suspeitas que poderia ser algo relacionado as configurações do active sky. Após compra do A320 da FSLabs,segui as sugestões de configuração do active sky (uso o ASP4), e ocorreu uma melhora nesse comportamento anormal do 737. Fica a dica ,se você faz uso do referido “motor” metereológico. Grande abraço

Boa tarde a todos, amigo Skymorais eu também vôo com ASP4, você poderia me passar essa configuração para voar na IVAO? pois procurei na internet algo mas não encontrei, eu desabilito no IVAP a meteorologia e uso o activesky para prepar3d v4.

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Mensagem por enzoaugusto Sáb 24 Mar 2018, 12:29

Paulo Stavis escreveu:
enzoaugusto escreveu:Boa noite a todos, obrigado amigo Paulo, porem sempre verifico a rota com bastante atenção, vejo e revejo todas interceptações e sua continuidade, porem confesso que sempre inicio a descida manualmente mas AP ativo (A/T e VNAV tambem), costumo usar uma razão de descida 2.500 quando estou muito alto (sempre com spoiler armado), e 1.000 a 1.300 normalmente quando estou dentro do previsto do plano de voo.

E porque você faz isso? Não há necessidade... O VNAV serve justamente para fazer a descida conforme o perfil respeitando as velocidades. Mas cada um faz do jeito que acha melhor ne?
Um detalhe: Você fala que arma os spoilers. Isso significa que você realmente deixa eles só armado ou que você quer dizer que eles estão extendindos? Só armar (shift + wink não faz com que eles levantem e ajudem a reduzir a velocidade, só extendendo eles (wink ajuda.

Amigo Paulo, desculpa os termos usados no qual não está sendo realmente explicito, quando eu falo armado quero dizer estendidos e se puder me tire uma dúvida por favor, eu voo com VNAV e LNAV ativos, porem quando necessito descer eu coloco a altitude solicitada e pressiono o ALT INTV e logo começa a descer até onde solicitei, quando vejo que a descida esta lenta então desabilito o LNAV e faço manualmente (mas AP ativo) através do VERT SPEED, estou errando em algo? Normalmente ele faz tudo sozinho até a aproximação? pois até a aproximação final eu normalmente só uso o VNAV (Rota).

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Mensagem por Paulo Stavis Sáb 24 Mar 2018, 12:40

enzoaugusto escreveu:Amigo Paulo, desculpa os termos usados no qual não está sendo realmente explicito, quando eu falo armado quero dizer estendidos e se puder me tire uma dúvida por favor, eu voo com VNAV e LNAV ativos, porem quando necessito descer eu coloco a altitude solicitada e pressiono o ALT INTV e logo começa a descer até onde solicitei, quando vejo que a descida esta lenta então desabilito o LNAV e faço manualmente (mas AP ativo) através do VERT SPEED, estou errando em algo? Normalmente ele faz tudo sozinho até a aproximação? pois até a aproximação final eu normalmente só uso o VNAV (Rota).

Errado eu não sei se é porém posso dizer que não é o modo ideal.

Estando com o VNAV ativo a unica coisa a fazer após atingir o TOC é monitorar a distancia para o TOD. Quando proximo deste (10m) a aeronave vai mostrar uma mensagem no FMC dizendo "reset MCP altitude". Neste momento você seta a proxima restrição da carta no MCP (ou outra altitude que tenha sido autorizada pelo controle). Ao atingir o TOD a descida sera iniciada automaticamente e a velocidade será controlada de acordo com o planejamento do FMC.
A descida será feita respeitando o perfil vertical, de acordo com as restrições. Não há necessidade de apertar o ALT INTV nem utilizar o VERT SPEED. Porém como falei acima é bom retirar as restrições AT or ABOVE/AT or BELOW deixando uma altitude fixa (a aeronave não irá se perder tanto quando você altera isso).

Não custa lembrar que o VNAV vai seguir o que está no FMC, ou seja, se o procedimento programado está correto e sem descontinuidades ele vai descendo conforme as altitudes do plano. Aí é só interceptar o ILS e boa ou seguir conforme outro modo de navegação. Sugiro dar uma lidinha no manual de procedimentos, la tem bastante informação sobre como voar cada tipo de procedimento com e sem a automação do FMC.
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Mensagem por skymorais Sáb 24 Mar 2018, 13:30

Boa tarde Enzo,amanhã eu posso postar sim essas configurações - acho que são 3 ou 4 ajustes - Se alguém que possui o FSLabs quiser postar ainda hoje,seria legal pois assim você já poderia iniciar alguns testes para confirmar se é esse o problema com o comportamento anormal da aeronave

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Mensagem por skymorais Dom 25 Mar 2018, 09:23

skymorais escreveu:Boa tarde Enzo,amanhã eu posso postar sim essas configurações - acho que são 3 ou 4 ajustes -  Se alguém que possui o FSLabs quiser postar ainda hoje,seria legal pois assim você já poderia iniciar alguns testes para confirmar se é esse o problema com o comportamento anormal da aeronave

Bom dia Enzo! Como prometido,segue abaixo os ajustes sugeridos pela FSLabs para o A320. Grande abraço, e vamos torcer para que sane o problema com o PMDG 737.

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Mensagem por enzoaugusto Dom 25 Mar 2018, 18:23

skymorais escreveu:
skymorais escreveu:Boa tarde Enzo,amanhã eu posso postar sim essas configurações - acho que são 3 ou 4 ajustes -  Se alguém que possui o FSLabs quiser postar ainda hoje,seria legal pois assim você já poderia iniciar alguns testes para confirmar se é esse o problema com o comportamento anormal da aeronave

Bom dia Enzo! Como prometido,segue abaixo os ajustes sugeridos pela FSLabs para o A320. Grande abraço, e vamos torcer para que sane o problema com o PMDG 737.

RECOMMENDED SETTINGS FOR ACTIVE SKY
ASP4
Max Cloud Turbulence: 20%
Max Wind Turbulence: 20%
Turbulence Scale Effect: 10%
Enhanced Turbulence: Off

Obrigado! thumbsup

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Enzo Augusto



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- SSD 2: Kingston 1tb ("D:")
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Mensagem por jeferson antich Dom 25 Mar 2018, 23:20

tente primeiro diminuir a velocidade até a sua desejada e depois coloque o bixo pra descer numa razão de no máximo 1000 pés por minuto... estenda os spoylers se precisar... deve resolver porém vai ter que começar a descer mais cedo

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