Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.



[Brasil] Exército Brasileiro tem interesse em helicópteros SuperCobra

Ir em baixo

[Brasil] Exército Brasileiro tem interesse em helicópteros SuperCobra

Mensagem por Amilckar em Dom 11 Mar 2018, 08:58

Exército Brasileiro tem interesse em helicópteros SuperCobra





O Exército Brasileiro (EB) entrou em contato com o governo dos Estados Unidos para analisar a possibilidade de comprar helicópteros de ataque Bell AH-1W SuperCobra, disse a corporação ao site Jane’s 360, especializado em assuntos militares. Segundo a publicação, as aeronaves, atualmente armazenadas, podem ser adquiridas de estoques do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) por meio do programa de Venda Militar Estrangeira (FMS – Foreign Military Sales).

Em contato com o Airway, o EB confirmou que existem “contatos informais” com os EUA para esclarecimentos sobre as condições de uma futura aquisição das aeronaves, mas que ainda não se trata de uma “manifestação oficial entre os países”.

O EB ainda afirmou a reportagem, sem revelar os modelos de helicópteros, que está considerando “várias opções”. A aquisição de aeronaves de asas rotativas com capacidade de ataque faz parte do “Programa Estratégico do Exército de Aviação do Exército” (Prg EE AvEx), tornado público em agosto de 2017.

O Exército também acrescentou que o objetivo geral do programa é “readequar o Sistema de Aviação do Exército em função das demandas (atuais e futuras) da sociedade brasileira, estabelecidas por intermédio da Estratégia Nacional de Defesa, e considerando a disponibilidade de recursos para os próximos anos”.

Guerreiro do Vietnã

O SuperCobra é uma evolução do Bell AH-1 Cobra, o precursor dos helicópteros de ataque. O modelo entrou em combate pela primeira vez em 1967 durante a Guerra do Vietnã, operado pelo exército e a marinha dos EUA. Já a versão “Super”, com armamentos mais avançados e desempenho superior, voou pela primeira vez em 1969 e foi introduzido nas forças armadas americanas a partir de 1971 – a versão AH-1W, ainda mais avançada, estreou em 1986.

O Cobra foi desenvolvido a partir do Bell UH-1, o “Huey”, o helicóptero mais icônico da Guerra do Vietnã, mas em vez de soldados ou feridos, foi concebido somente para missões de ataque. A aeronave pode ser armada com canhões, metralhadoras, foguetes e mísseis anti-tanque ou de interceptação aérea – é um helicóptero que pode caçar outros helicópteros ou aviões de baixa performance.

Segundo o fabricante Bell Helicopter, o Super Cobra pode voar a mais de 350 km/h e tem alcance de 590 km. O helicóptero é comandando por um piloto e um oficial responsável pelos armamentos. A versão mais recente do AH-1 é o modelo AH-1Z, que agora se chama “Viper”, operado pelos EUA desde 2010.

Fonte: NOTIMP

_________________
Carlos Amilckar
avatar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11035
Reputação : 508
Idade : 53
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum