Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.



[FSX] C-130 FAB2451 - Lançamento Paraquedista, CDS e Rasante.

Ir em baixo

[FSX] C-130 FAB2451 - Lançamento Paraquedista, CDS e Rasante.

Mensagem por LelecoMH em Ter 06 Fev 2018, 00:42

Olá amigos,

Realizei três exercícios operacionais na aeronave C-130 da CaptainSim e no FSX, operação realizada no Campo Délio Jardim de Matos (SBAF), o lendário Campo dos Afonsos, o Berço da Aviação Militar, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Utilizei a textura antiga da FAB, pois é a aeronave que trabalhei por 4 anos da FAB e a textura que contribui para a criação quando era militar e a mesma eu vôo desde 2000.

No treinamento ocorreu tanto o lançamento de pessoal como o de carga, visando a manutenção operacional do Esquadrão.





O briefing é parte importante da missão. Serei breve nesta parte, com condições climáticas e a topografia da região já estabelecida, entre outras informações da aeronave, antes da decolagem.




1º Saída – Lançamento PQDT - Precursor, Luz verde, vertical


Aeronave pronta.


Taxiamento para cabeceira 26 - Afonsos


Alerta para decolagem.


Após decolagem logo no través para lançamento a 1000ft encima da Brigada Paraquedista.


Na final para lançamento. O Mestre de Salto (INTER) informa ao 1P (comandante), correções para lançamento, mais para esquerda, mais para direita, fiz correções da aeronave, com dados do vento que exerce no nível da aeronave e o vento em solo. O comandante da aeronave executa a devida correção, executando curvas para o lado solicitado, de 5º a 10º retornando para rumo de lançamento.


INTER informa NA ROTA. 2P informa NA ROTA, ascendendo a luz verde e abre o defletor para auxilio ao lançamento.


Após o lançamento, INTER comunica HOMENS FORA, 2P apaga luz verde e ascende luz vermelha


INTER comunica fitas a bordo, 2P apaga luz vermelha e 1P inicia procedimentos de aceleração e evasiva.

O primeiro exercício foi realizado em apoio aos Precursores do Exercito Brasileiro nos lançamentos paraquedista a 1000 ft, 03 passagens realizando lançamento Precursor, Luz Verde e Vertical na ZL BRAVO


Após foi realizado 02 passagens a 12000 ft – realizando salto livre dos Cometas.
Pouso e configuração da aeronave para próxima missão.


2º Saída – Lançamento CDS / RASANTE

O segundo exercício ocorreu apoiando os militares de Operações Especiais do Exército Brasileiro. Nessa fase, foram treinados os Lançamentos CDS e RASANTE de Carga, que propiciam suprimento e pessoal necessários para a simulação de uma Ação de Forças Especiais e do batalhão BOMPSA, cuja sigla significa Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar, é uma unidade militar de especialistas do Exército que são aptos para realizar a dobragem de todos os tipos de paraquedas, executar a manutenção de materiais aeroterrestres e realizar o lançamento de suprimentos de aeronaves militares.

“Esse lançamento demonstra a grande competência logística desenvolvida, que aliada ao preparo e habilidade das tripulações, torna capaz a distribuição de grande quantidade de material utilizando apenas uma aeronave”.

O sistema de entrega de contêineres (CDS – Container Delivery System) é o método mais utilizado para a inserção aérea de suprimentos rapidamente para operações militares e de contingência. Os pacotes de contêineres são usados como um meio de entregar equipamentos muito pesados para o veículo individual em solo a transportar. Além disso, eles podem ser utilizados para fornecer a unidade aerotransportada ou para reabastecer unidades já no chão. Quando usado corretamente, os recipientes podem ser uma ferramenta valiosa para o Comandante Aerotransportado.

DOMPSA entregou a carga ao nosso Loadmaster a tempo após os lançamentos de paraquedistas, e foi a bordo dando assistência a carga HEAVY para lançamento na ZL B, do outro lado da pista do Campo dos Afonsos. Após a decolagem, foi realizado uma Navegação a baixa altura, 1000ft na região SUL dos Afonsos (Bangu / Campo Grande - RJ)
Navegador informa alerta 20 minutos para o lançamento e o Loadmaster informa Carga Checada.
Navegador informa alerta 10 minutos e a luz vermelha para o lançamento e o Loadmaster informa Carga Checada.


Navegador informa alerta 6 minutos e neste momento a porta Carga / Rampa é aberta, na perna do vento encima da brigada paraquedista do EB, e o Loadmaster informa Carga Checada.


1P executa ingresso na final a 1000ft encima do CEASA-RJ e o Navegador informa alerta 1 minuto
O Loadmaster irá tirar a ultima amarração da carga, aonde estará pronta para o lançamento, e a partir deste momento o 1P deverá evitar qualquer movimento brusco para que a carga não saia inadvertidamente da aeronave.
1P executa descida de 1000ft para 700ft, para realizar lançamento CDS na ZL BRAVO.
Navegador alerta 5 segundos, e de acordo com as condições do vento, comanda a palavra LUZ VERDE, autorizando o lançamento
O Loadmaster aciona o punho mecânico e o 2P aciona o botão de ADS, acionando o punho de ignição mecânica, assim, ejetando o paraquedas de ejeção tracionando a carga HEAVY para fora da aeronave.
Loadmaster informa CARGA FORA e o 1P realiza evasiva.


Aeronave segue para o setor SUL dos Afonsos e realiza navegação a baixa altura, e os alertas de 20 minutos, 10 minutos e 6 minutos será realizado novamente agora para lançamento rasante na ZL ALFA.


Aeronave entra na perna do vento já configurada com trem baixado e travado fins auxiliar no lançamento rasante. Para este lançamento o trem de pouso não deve tocar ao solo (gramado)


Na final para o lançamento rasante


Efetuado o lançamento rasante


Após o lançamento rasante, o Loadmaster informa carga fora e o 2P acende luz vermelha e o 1P executa a evasiva para o setor SUL dos Afonsos.


Após a missão, aeronave retorna para pouso na 08 - Afonsos.


Missão Cumprida

Foi realizado lançamento Paraquedista, lançamento livre, lançamento CDS e Rasante
Lançar! Suprir! Resgatar! Nossa Sagrada Missão!


Carga CDS pronta para o lançamento


Lançamento Rasante realizado pelo 1º Grupo de Transporte de Tropa no Campo dos Afonsos


Foto tirada do vídeo de Luciano Vargas Freitas do Youtube.

_________________
C-130 Pilot (2000-2018) - 1º GTT Virtual - www.gttvirtual.com
Ten Brig Leandro

II WAR Pilot (2001-2018) - 1º GAVCA Virtual - www.gavca.com
Jambock_18 Guerra
_________________________________
ASUS MAXIMUS IX FORMULA - I7 7700K - Cooler Corsair H100i - Win 7 Pro 64 bits - 16GB DDR4 - HD 500GB SSD + HD 3 TB - ASUS GTX 1070 8GB DDR5-O - 03 Monitores 27 Pol AOC 2757FH - Fonte Corsair RM750x - Trackir5 - Saitek X52 - Saitek Rudder

LelecoMH
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 02/07/2017
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 37
Simulador preferido : IL2, FSX, Prepa
Emprego/lazer : Mecânico de Aeronaveres
Nacionalidade : Brasil

http://www.gttvirtual.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [FSX] C-130 FAB2451 - Lançamento Paraquedista, CDS e Rasante.

Mensagem por otaviobonomi em Qui 01 Nov 2018, 02:55

Muito Bacana, Parabéns! Vc pode instalar o efeito de lançamento de PQDs, facinho de instalar(só por a linha de comando no aircraft.CFG do C130 e jogar as texturas na pasta effects/texture), assim na reta de lançamento vc aperta letra I (smoke sistem) para o os paraquedistas saltarem.
Abraço,
Otavio.

_________________
3dmodelbrasil.com
avatar
otaviobonomi
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 31/10/2018
Mensagens : 39
Reputação : 0
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Instrutor de Paraquedismo CNP Boituva
Nacionalidade : Brasil

http://www.3dmodelbrasil.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum