Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Dúvidas sobre o curso de Piloto Comercial Gse_multipart13851

Dúvidas sobre o curso de Piloto Comercial

3 participantes

Ir para baixo

Dúvidas sobre o curso de Piloto Comercial Empty Dúvidas sobre o curso de Piloto Comercial

Mensagem por Stefano Oliveira Seg 22 Jan 2018, 00:26

Pessoal,bom dia a todos
Tendo em vista que estou terminado o curso prático de PP,e prestes a iniciar o curso prático de PC,tenho algumas dúvidas em mente

1-Posso levar passageiros em voo do PC?,porque a informação que eu tenho é que voo panorâmico tem que ser local,não pode ser navegação,e não pode ser lançado como instrução,porém você pode registar esse voo como Pilot In Command na CIV,ou seja como que um voo não pode ser lançado como instrução mas pode ser lançado como PIC?

2-O curso de PC são 70h de PIC sendo 20h locais e 50 de navegação,além de 5 noturnas,eu tenho 14 horas registradas como PIC na minha CIV ,sendo que essas horas de acordo com o meu aeroclube por mais que sejam PIC,tem que colocar nas observações a assinatura e o CANAC do INVA que voou com você (nesse caso,o INVA tem que assinar pois '"liberou" o voo solo pra você),essas 14 horas de PIC são contabilizadas no curso de PC?

3-No curso de PC visual já me falaram que você é obrigado a fazer 5 horas de IFR em instrução,isso é verdade?

A quem puder me ajudar,meu muito obrigado!
Stefano Oliveira
Stefano Oliveira
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 06/04/2013
Mensagens : 39
Reputação : -1
Idade : 25
Simulador preferido : P3DV3
Emprego/lazer : Piloto Privado,Guitarrista
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre o curso de Piloto Comercial Empty Re: Dúvidas sobre o curso de Piloto Comercial

Mensagem por Zarapeiro Seg 22 Jan 2018, 09:13

Vou tentar ajudar, vamos lá:

1- Após você checar seu PP, você será habilitado como Piloto Privado em Monomotor Terrestre, ou seja PIC, poderá passar plano em seu nome e tudo mais. Porém o RBAC 61 é claro em dizer que Voo de Instrução é voo de instrução

"(l) Os voos de instrução previstos neste Regulamento devem ter como única finalidade a instrução
do piloto, não sendo permitido o transporte de passageiros ou cargas, ou a realização de outros
serviços aéreos durante a instrução."

Não sei como funciona na sua escola, cada escola tem o seu regimento interno quanto a voos panoramicos com pax sendo você o PIC, bom verificar, mas como você ja é PP, este voo não seria mais de instrução.

2- Hora é hora, tudo contabiliza no final pro PC, se você vai checar o PP com 35 horas, ela já ajuda no montante das 150 se você fizer em escola ou 200 se você fizer em aeronave particular. Bastando você observar os requerimentos que o RBAC 61 pede, hora de navegação, hora noturna, etc

3 - Sim, é verdade, inclusive pelo regulamento são DEZ horas se você não fizer simulador homolgado, se fizer abate 5, ficando então as 5 horas IFR real:

"(C) 10 (dez) horas de instrução de voo por instrumentos, das quais no máximo 5 (cinco)
horas podem ser substituídas por instrução realizada em dispositivo de treinamento por voo simulado
qualificado e aprovado pela ANAC"

No mais, leia o RBAC 61, documento que rege as licenças e habilitações dos pilotos, espero ter ajudado

http://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/rbha-e-rbac/rbac/rbac-061-emd-06/@@display-file/arquivo_norma/RBAC61EMD007.pdf

Zarapeiro
Zarapeiro
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 05/07/2012
Mensagens : 70
Reputação : 4
Idade : 30
Simulador preferido : Xplane
Emprego/lazer : Aux Administrativo/PCA-MNTE-IFR-INVA
Nacionalidade : Brasil

http://www.sagavirtual.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre o curso de Piloto Comercial Empty Re: Dúvidas sobre o curso de Piloto Comercial

Mensagem por Paulo Stavis Seg 22 Jan 2018, 10:40

Stefano Oliveira escreveu:Pessoal,bom dia a todos
Tendo em vista que estou terminado o curso prático de PP,e prestes a iniciar o curso prático de PC,tenho algumas dúvidas em mente

1-Posso levar passageiros em voo do PC?,porque a informação que eu tenho é que voo panorâmico tem que ser local,não pode ser navegação,e não pode ser lançado como instrução,porém você pode registar esse voo como Pilot In Command na CIV,ou seja como que um voo não pode ser lançado como instrução mas pode ser lançado como PIC?

Em teoria as horas realizadas em escola são todas à nivel de instrução. Há uma instrução sobre o curso de PC e todas as missões que devem ser realizadas ao longo do curso. Em teoria, novamente, teriam que ser realizadas essas missões e tudo mais. Porém na realidade o aluno acaba só acumulando hora de voo.
Essa regra do voo panoramico também varia bastante. Pelo menos onde voei só é permitido voo local mesmo e essas horas entram nas 20h locais. A questão do PIC o Zarapeiro já respondeu muito bem  thumbsup  thumbsup

Stefano Oliveira escreveu:2-O curso de PC são 70h de PIC sendo 20h locais e 50 de navegação,além de 5 noturnas,eu tenho 14 horas registradas como PIC na minha CIV ,sendo que essas horas de acordo com o meu aeroclube por mais que sejam PIC,tem que colocar nas observações a assinatura e o CANAC do INVA que voou com você (nesse caso,o INVA tem que assinar pois '"liberou" o voo solo pra você),essas 14 horas de PIC são contabilizadas no curso de PC?

As horas que você tem, imagino eu, são horas feitas durante o PP correto? Acontece que essas horas são lançadas como PIC porém na verdade são horas feitas sob supervisão. Somente as horas feitas APOS o PP contam para o PC, a unica hora que vale para contabilizar alguma coisa é o total, ou seja, é necessário 150h de voo porém tirando as 35h de PP. Obviamente que se você checou com 50h, faltariam somente 100h de voo porém será necessário cumprir os demais requisitos (horas de navegação e horas de voo local).
Por mais que a hora seja lançada PIC durante o PC e venha acompanhada de assinatura de INVA e CANAC, elas contam sem problemas. Isso pois é um costume daqui, que ao meu ver, é incorreto porém é uma forma do INVA também acumular horas de voo (se fosse igual nos EUA o INVA só acumularia horas no PP do aluno à grosso modo).

Stefano Oliveira escreveu:3-No curso de PC visual já me falaram que você é obrigado a fazer 5 horas de IFR em instrução,isso é verdade?

As horas que você descreveu (70h em comando, 50h em navegação, etc) são requisitos para o check do PC/IFR. Portanto você teria que cumprir os requisitos do check do PC/IFR (me esqueci quantas horas de IFR são necessárias mas entra o voo em si e o simulador). Se você faz essas 5h de IFR somente vai checar PC/VFR o que, ao meu ver, não vale a pena.
Sugiro dar uma conversada ai pra ver certinho o que estão te passando. Vale muito mais a pena você já checar pelo menos o IFR do que ficar PC/VFR e depois ter que fazer mais as horas do IFR por fora. Isso, claro, se o bolso permitir né.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre o curso de Piloto Comercial Empty Re: Dúvidas sobre o curso de Piloto Comercial

Mensagem por Stefano Oliveira Seg 22 Jan 2018, 18:02

Pessoal,muito obrigado pelas respostas,me ajudaram muito
Vou tentar conversar lá no aero pra ver se consigo fazer alguns voozinhos locais só pra levar passageiro
Realmente vale muito mais a pena realizar o check PC/IFR de uma vez do que somente PC visual,que nesse caso seria obrigado de qualquer jeito a voar 5h de Instrução IFR
Stefano Oliveira
Stefano Oliveira
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 06/04/2013
Mensagens : 39
Reputação : -1
Idade : 25
Simulador preferido : P3DV3
Emprego/lazer : Piloto Privado,Guitarrista
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre o curso de Piloto Comercial Empty Re: Dúvidas sobre o curso de Piloto Comercial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos