Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.

FSX-SE Demora no carregar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

FSX-SE Demora no carregar

Mensagem por Valdir Ávila em Dom 07 Jan 2018, 17:35

Srs...estou tendo um estranho problema aqui.
De uns dias para cá, o meu FSX ao carregar o voo fica uns 2 minutos parado em "6% .. Loading terrain data" depois continua o carregamento.
ja usei o tewack do disable preload=1 mas mesmo assim nao resolve.

Alguma ideia do que pode ser?

http://www.flygolv.com/
Intel Core I5 4690 3.9ghz - mem 8GB King Hyper 1600mhz - GPU R9 270 2GB DDR5 - HD Caviar Black 1Tb - Fonte Huntkey 650w - Win10 - FSX SE. Minhas imagens do FSX-SE
Valdir Ávila
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 09/08/2011
Reputação : 24
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Re: FSX-SE Demora no carregar

Mensagem por antoniointini em Dom 07 Jan 2018, 18:44

Se já tentou o tweak do preload, algumas outras possibilidades:

- Faça um teste com o antivírus desligado. Se for o problema, tente adicionar algumas exceções (ex: diretório do FSX) pra ganhar tempo.
- Vale a pena desabilitar cenários q vc não usa mais (vc sempre pode retorná-los qdo quiser usar).
- Se seu HD não for SSD, vale a pena considerar a compra de um para instalar seu FSX, ou então desfragmentar o HD convencional periodicamente (pode ganhar um pouco de velocidade). SSD será um ganho excelente inclusive para seu sistema operacional.
antoniointini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 20/10/2011
Reputação : 25
Simulador preferido : FSX SE
Emprego/lazer : Engenheiro Químico

Mensagem por Duley em Ter 09 Jan 2018, 01:35

Eu particularmente não recomendo SSD pro FSX. É um desperdício. Alguns anos atrás comprei meu primeiro SSD exclusivamente pro FSX, gastei uma nota preta e o ganho nos carregamentos foi inexpressivo. Fiquei bastante frustrado. Já o sistema operacional no SSD, esse sim vale a pena.
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Reputação : 236
Simulador preferido : FSX / P3D

Mensagem por Paulo Stavis em Ter 09 Jan 2018, 09:48

Valdir Ávila escreveu:Srs...estou tendo um estranho problema aqui.
De uns dias para cá, o meu FSX ao carregar o voo fica uns 2 minutos parado em  "6%  .. Loading terrain data" depois continua o carregamento.

O disablepreload só não permite que ele pré-carregue os arquivos enquanto você seleciona aeronave e aeroporto, ou seja, não iria influir. O que acontece é que alguns cenários podem ter mais arquivos que outros, uma região que costuma demorar um pouco mais pra carregar é cenário da Orbx.
Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Reputação : 608
Simulador preferido : P3Dv4

Mensagem por antoniointini em Ter 09 Jan 2018, 10:32

O ganho de carregamento com SSD vai depender muito do seu setup atual, e do quanto vc está engargalado com HD (usando o taskmanager, acompanhe o % de uso do disco). Existem taxas diferentes de transferência (SATA 1, 2 ou 3), e quanto mais engargalado estiver, mais justificaria a compra de um SSD. O problema é que é um investimento caro, como bem apontou o Duley, então vai depender do orçamento e como última tentativa (sem garantia de que resolverá, se o problema não for gargalo no HD).

A questão do antivírus, além de interferência no carregamento em si, pode também causar um uso muito alto do HD (e se este não for rápido, o gargalo se forma). Eu tinha o Norton instalado aqui, e percebi que esta porcaria estava inutilizando meu notebook, de tanto que ele engargalava o HD. Arranquei de todos os PC's, e hoje só uso a dupla Windows Defender + Malwarebytes (versão premium).

antoniointini
Capitão
Capitão

Masculino

Mensagem por Valdir Ávila em Ter 09 Jan 2018, 10:43

antoniointini escreveu:O ganho de carregamento com SSD vai depender muito do seu setup atual, e do quanto vc está engargalado com HD (usando o taskmanager, acompanhe o % de uso do disco). Existem taxas diferentes de transferência (SATA 1, 2 ou 3), e quanto mais engargalado estiver, mais justificaria a compra de um SSD. O problema é que é um investimento caro, como bem apontou o Duley, então vai depender do orçamento e como última tentativa (sem garantia de que resolverá, se o problema não for gargalo no HD).

A questão do antivírus, além de interferência no carregamento em si, pode também causar um uso muito alto do HD (e se este não for rápido, o gargalo se forma). Eu tinha o Norton instalado aqui, e percebi que esta porcaria estava inutilizando meu notebook, de tanto que ele engargalava o HD. Arranquei de todos os PC's, e hoje só uso a dupla Windows Defender + Malwarebytes (versão premium).

Pois é ... eu tenho sérias desconfianças do Avast antivirus ... apesar de ter colocado como exclusão toda a pasta do FSX e seus componentes...
Mas estranho que de uns dias para cá somente começou a demorar assim o load. Na verdade sempre demorou.. mas não tanto como agora. uns 2 ou 3 minutos neste loading terrain. Desistalei até o Open LC SA da ORBX para ver se melhoraria, pois eu estava tendo muitos bluries nos cenarios photoreais. Ainda preciso fazer mais testes para ver se melhorou alguma coisa

Intel Core I5 4690 3.9ghz - mem 8GB King Hyper 1600mhz - GPU R9 270 2GB DDR5 - HD Caviar Black 1Tb - Fonte Huntkey 650w - Win10 - FSX SE. Minhas imagens do FSX-SE
Valdir Ávila
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino

Mensagem por antoniointini em Ter 09 Jan 2018, 11:05

Pra mim, particularmente, em termos de FSX, o grande salto foi instalar o SSD (antes, eu costumava ter carregamentos demorados como o seu). Mas, considere as ressalvas que mencionamos acima pra não correr o risco de gastar e continuar com o problema.

- Sobre o antivírus, faça um teste com ele desativado (é rápido de fazer, e já tira a dúvida).

- Tente reparar a instalação também. De repente pode resolver alguma coisa que não pensamos aqui.

antoniointini
Capitão
Capitão

Masculino

Mensagem por jeferson antich em Ter 09 Jan 2018, 15:25

De uns dias para cá, o meu FSX ao carregar o voo fica uns 2 minutos parado em  "6%  .. Loading terrain data" depois continua o carregamento.

tenta isso :
entra na sua biblioteca de cenários e apenas desmarque tudo....
depois comece a marcar um cada vez pra ver o que acontece.... deve ser algum senário que está dando esse problema... já aconteceu comigo uma vez e foi assim que descobri...

placa mãe gigabyte h81m-s1
hd 1tb sata
monitor philips 20 polegadas
windows10 home 64bits
jeferson antich
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 10/11/2014
Reputação : 43
Simulador preferido : Xplane 11
Emprego/lazer : micro empresário

Mensagem por Valdir Ávila em Qua 10 Jan 2018, 21:03

Aqui eu uso os cenarios em 2 hd diferentes.. 1 HD o mais rapido com os cenarios da Orbx e os cenarios Photoreal. No outro HD somente os cenarios de aeroporto.
Será que isto pode influenciar em algo?

Tambem tem o fato de eu ter somente 8gb de memoria ram ... se bem que nao sei se isto influenciaria tanto assim.

Valdir Ávila
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino

Mensagem por antoniointini em Qua 10 Jan 2018, 22:56

Valdir,

Não vejo pq a divisão em mais de um HD seria um problema. Dê preferência por instalar os cenários de aeroportos dentro da pasta Addon Scenery, dentro do diretório do FSX (não me recordo se no FSX é possível instalar fora desta; no P3D, não há restrição - inclusive não existe esta pasta neste simulador).

8 GB de memória é além do que o FSX necessita; com 4 GB já funcionaria.

antoniointini
Capitão
Capitão

Masculino

Mensagem por Valdir Ávila em Qui 11 Jan 2018, 11:32

antoniointini escreveu:Valdir,

Não vejo pq a divisão em mais de um HD seria um problema. Dê preferência por instalar os cenários de aeroportos dentro da pasta Addon Scenery, dentro do diretório do FSX (não me recordo se no FSX é possível instalar fora desta; no P3D, não há restrição - inclusive não existe esta pasta neste simulador).

8 GB de memória é além do que o FSX necessita; com 4 GB já funcionaria.

Obrigado Antonio.
Sim no FSX é possivel sim... aqui funciona bem .. só apontar no FSX onde esta o cenario que ele pega sem problemas.
Não se se foi devido a esta ultima atualização da Microsoft.. mas Bluries são demais nos meus cenarios photoreal. .. parece até ser o FS9 e lembro que não era assim.
Noto que o carregamento das texturas esta muito demorado. Ja tentei tudo quanto é tweack que achei na net para tentar resolver.. mas sem sucesso.
Agora removi todos os tweacks e deixei somente o fsx.cfg nativo mesmo. Alias sempre usei assim.. nunca precisei colocar nenhum tweack no FSX Steam.

Valdir Ávila
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino

Mensagem por jeferson antich em Qui 11 Jan 2018, 12:08

Tenta colocar um por um na pasta addon scenery e veja o que acontece... Geralmente a demora se da por conta de algum senario estar corrompido ou com erro. Pelo fato do simulador ter que buscar o senario em outro hd sempre vai retardar o carregamento.. É isso que diz a teoria popular...

placa mãe gigabyte h81m-s1
hd 1tb sata
monitor philips 20 polegadas
windows10 home 64bits
jeferson antich
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 10/11/2014
Reputação : 43
Simulador preferido : Xplane 11
Emprego/lazer : micro empresário

Mensagem por luciano-silva em Sab 13 Jan 2018, 23:12

Estou passando pelo mesmo problema, porém não chega a 2 minutos mas é perceptível a "engasgada" neste estágio do carregamento.

W10 Pro 64 - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 3.4 Ghz - Memória: 16 GB 2X8 Corsair 1600 MHz - Placa de Video: NVidia GTX 670 2GB DDR5 256Bits / 2 Hard Disk: Seagate 1,0 Tbs + 1 Hard Disk SSD Sansung 500 Gbs  / Fonte: Corsair GS700W
luciano-silva
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/05/2013
Reputação : 34

Mensagem por Razalas2015 em Dom 14 Jan 2018, 17:21

apaga essa pasta
C:\ProgramData\Microsoft\FSX\SceneryCache

(faz um backup dela)

e abre ele de novo para o FSX criar uma nova pasta.

Francisco.

Razalas2015
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/04/2015
Reputação : 6

Mensagem por Valdir Ávila em Seg 15 Jan 2018, 20:01

Razalas2015 escreveu:apaga essa pasta
C:\ProgramData\Microsoft\FSX\SceneryCache

(faz um backup dela)

e abre ele de novo para o FSX criar uma nova pasta.

Francisco.

Aqui esta pasta esta vazia.
Não seria a Scenery Index?  nesta tem bastante coisa.

Acho que terei que reinstalar tudo di novo..
Ta borrado ... ta demorado... ta travando... zuou geral..
Começei a sentir isto depois da atualização da Microsoft... começou aos poucos e ferrou geral
Valdir Ávila
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino

Mensagem por HighTechGG Ontem à(s) 13:07

Olá, esta parada é normal para quem tem muitos cenários, o meu fica +- 7 min e depois avança. No 2º carregamento ou para um próximo aeroporto, ele ja sai de primeira e carrega rápido porque o cache já fica armazenado.
Tente ver se você habilitou a gravação de cache no meu da biblioteca de cenários, a cada 30 dias, delete este cache e ative novamente.

Win7 64Bits SP1 Ultimate + Win10 Pro 64Bits - 16GB Corsair Vengeance 1600 CL9
Boot Triplo - 1 Seagate 1TB - 1WD Blue 1TB + 1 SSHD 2TB e 2 Seagate 2TB
Backup=2 WD1TB, 2 Seagate 2TB,  3 Seagate 1TB, 2HDs 500MB + 3 Hot-Swap
3 Monitores LED 23 LG / Resolução 6048x1080 - + 1 SAMSUNG LCD 15,7
2 Joystick Logitech Force 3D PRO - HT Philips 5.1 770W 3D HTS3564/78
Saitek Pro Flight Yoke System, 2 Throttle Quadrant, Switch Panel, Radio Panel
MCP 737 Virtual Avionics 2014 - Volante Logitech GT Driving Force -
TrackIR 5
HighTechGG
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 20/07/2010
Reputação : 55
Emprego/lazer : Vendedor - Constr Civil

Mensagem por Valdir Ávila Ontem à(s) 16:53

Rapaiz... este do cache ae ..pensando aqui faz sentido. Creio que o FSX grave em cache para quando precisar carregar ficar mais rapido do que ficar varrendo o disco atras dos arquivos do cenario. No meu aqui estava habilitado a limpesa automatica do cache. Creio que por isto que deva estar demorando para carregar as texturas de solo. Boa.
Vou fazer o teste agora com o cache acionado...qquer coisa reporto aqui.

Valdir Ávila
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: