Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


paulo - Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!) Gse_multipart13851

Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!)

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!)

Mensagem por sned1331 Seg 07 Ago 2017, 07:36

Prezados Comandantes. Um dos primeiros procedimentos que faço antes de decolar é usar a tecla B. Isto tem haver com a pressão atmosférica no local da minha decolagem. Tenho notado que plugando minha aeronave a 37.000 pés, percebo que no altímetro ela altera em quase 1000 pés ou 1300 ou mais pés acima do que foi plugado (voando com atualização de tempo a cada 15 minutos do clima). Gostaria de saber o que faz isto?. É a pressão atmosférica? Mas como? Outra dúvida. Se o meu planejador me deu um mínimo de 1500 pés. Quanto devo ficar acima deste 1500 pés (MDA) quando o teto está muito baixo. Eu sei que é via carta, mas se não tiver carta no aeródromo? Att André
sned1331
sned1331
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/06/2017
Mensagens : 58
Reputação : 3
Idade : 56
Simulador preferido : fs 2004
Emprego/lazer : Professor Universitário.
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!)

Mensagem por Paulo Stavis Seg 07 Ago 2017, 10:24

sned1331 escreveu:Prezados Comandantes. Um dos primeiros procedimentos que faço antes de decolar é usar a tecla B. Isto tem haver com a pressão atmosférica no local da minha decolagem. Tenho notado que plugando minha aeronave a 37.000 pés, percebo que no altímetro ela altera em quase 1000 pés ou 1300 ou mais pés acima do que foi plugado (voando com atualização de tempo a cada 15 minutos do clima). Gostaria de saber o que faz isto?. É a pressão atmosférica? Mas como? Outra dúvida. Se o meu planejador me deu um mínimo de 1500 pés. Quanto devo ficar acima deste 1500 pés (MDA) quando o teto está muito baixo. Eu sei que é via carta, mas se não tiver carta no aeródromo? Att André

A tecla B ajusta o altimetro para o ajuste correto no local que você está. A altitude até a qual o B ajusta em QNH é 18.000 pés, acima disso apertando B ele ajusta em QNE. Em muitos paises a altitude de transição e o nivel de transição são diferentes do padrão usado no FS, que é o padrão dos Estados Unidos, onde a altitude e o nivel de transição ficam fixados em 18.000. Portanto essa diferença vem do reajuste do altimetro feito ao apertar B acima de 18.000 pés.

QNH: Ajuste local
QNE: Ajuste padrão (1013/2992).
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!)

Mensagem por sned1331 Seg 07 Ago 2017, 11:13

Cmte Paulo. Grato. Agora a pouco, estava voando de Prudente para SBKP e como Campinas é mais alto, a pressão lá é menor, quando na aproximação a Torre SBKP pediu que ajustasse meu barômetro (Altímetro). Aí minha pressão saiu de 1013 e foi para valores acima. Não era para esta pressão baixar, pois Viracorpos tem 2156 pés? Grato André
sned1331
sned1331
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/06/2017
Mensagens : 58
Reputação : 3
Idade : 56
Simulador preferido : fs 2004
Emprego/lazer : Professor Universitário.
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!)

Mensagem por Paulo Stavis Seg 07 Ago 2017, 11:32

sned1331 escreveu:Cmte Paulo. Grato. Agora a pouco, estava voando de Prudente para SBKP e como Campinas é mais alto, a pressão lá é menor, quando na aproximação a Torre SBKP pediu que ajustasse meu barômetro (Altímetro). Aí minha pressão saiu de 1013 e foi para valores acima. Não era para esta pressão baixar, pois Viracorpos tem 2156 pés? Grato André

Realmente quanto mais você sobe menor é a pressão porém não podemos esquecer que a pressão não sofre influencia somente da altitude mas também sofre os efeitos dos sistemas de pressão (ciclone, anti-ciclone). Isso faz com que um aeroporto no litoral possa ter pressão maior ou menor do que um mais alto. Cito um exemplo de agora: SBJV está com ajuste 1021, SBRJ 1023, SBKP 1021 e SBCT 1023.
Veja que mesmo SBJV sendo litoral (teoricamente pressão maior) há uma zona de maior pressão sobre SBCT, causando o aumento na pressão.

É bom ressaltar também que 1013 é o ajuste padrão pois é impraticável você manter o altimetro corretamente ajustando em voo de cruzeiro. Pense o quanto o altimetro seria ajustado em um voo de 12h passando por diferentes paises? Praticamente a cada 15' haveria um novo ajuste. Portanto o altimetro é colocado em 1013 pois assim todas as aeronaves voando em uma determinada localidade terão o mesmo erro em relação a sua altitude real e, por consequencia, irão manter a mesma altitude.

Sugiro dar uma pesquisada sobre QNH, QNE e altimetria em geral, é bem interessante. thumbsup
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!)

Mensagem por sned1331 Seg 07 Ago 2017, 12:01

Cmte Paulo. Agora conseguir compreender. Aqui é Canavieiras-BA. Acho que é 13 metros. Se esfriar vai sair de 1013 para cima. Ok. Se o avião tiver pesado, mais pista e mais flap ele vai precisar. Outra dúvida. Desculpa, primeiramente. Se meu mínimo é 4000 pés em um aeroporto "X". Quanto devo ficar acima deste 4000 pés? Via carta só? Se não tiver carta? Fica como. Almenara-MG está a 608 pés e lá é montanha (paliteiro). Se o tempo não tiver legal eu preciso ficar a uns 2000 pés? Att André (Canavieiras-BA) DESCULPA!!!!!!!!!!!!
sned1331
sned1331
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/06/2017
Mensagens : 58
Reputação : 3
Idade : 56
Simulador preferido : fs 2004
Emprego/lazer : Professor Universitário.
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!)

Mensagem por Paulo Stavis Seg 07 Ago 2017, 13:04

sned1331 escreveu:Cmte Paulo. Agora conseguir compreender. Aqui é Canavieiras-BA. Acho que é 13 metros. Se esfriar vai sair de 1013 para cima. Ok. Se o avião tiver pesado, mais pista e mais flap ele vai precisar. Outra dúvida. Desculpa, primeiramente. Se meu mínimo é 4000 pés em um aeroporto "X". Quanto devo ficar acima deste 4000 pés? Via carta só? Se não tiver carta? Fica como. Almenara-MG está a 608 pés e lá é montanha (paliteiro). Se o tempo não tiver legal eu preciso ficar a uns 2000 pés? Att André (Canavieiras-BA) DESCULPA!!!!!!!!!!!!

O seu voo é VFR ou IFR? Estando VFR você precisa seguir os requisitos (ficar distante de nuvens tantos M, visibilidade do solo, etc). E só pode voar se estiver em condições visuais. Já voando IFR você segue os mínimos da região (fora de aerovia você pega sua rota, vê se tem elevações em um eixo de tantas nm, coloca tantos pés acima, etc) e voa nele até atingir o ponto ideal de descida, desce até a altitude minima do aeroporto (mostrado nas cartas de aproximação).
Onde não há carta, não há voo IFR e, portanto, se estiver abaixo de 5km de visibilidade/1500 pés de teto não se pode aproximar VFR.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!)

Mensagem por sned1331 Seg 07 Ago 2017, 13:16

Prezado Cmte Paulo. Muito grato mesmo. Tirou muitas dúvidas. Agradeço de coração. Att André
sned1331
sned1331
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/06/2017
Mensagens : 58
Reputação : 3
Idade : 56
Simulador preferido : fs 2004
Emprego/lazer : Professor Universitário.
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Cmte Paulo. GRATO!!!!!!!!

Mensagem por sned1331 Seg 07 Ago 2017, 16:14

Cmte Paulo. GRATO!!!!!!!! Desde 1998 que efetuo voos sem colocar tempo ruim na rota. Coloquei uma vez e me ferrei lá em Magdan-Rússia. Agora, depois de tanto tempo, chegou a hora de enfrentar o bicho de frente. Agora meus voos estão sendo com a meteorologia atualizada a cada 15 minutos. Vou aprendendo aos poucos. Um dos motivos de não voar com a meteorologia atualizada, era por conta da internet em Canavieiras (BA) ser muito lenta e complicava. Coragem eu tinha e precisava muito de conhecimento. Aos poucos vai se ganhando um conhecimento aqui, outro ali e vou voando às vezes no tudo branco. Grato mesmo. Att André
sned1331
sned1331
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/06/2017
Mensagens : 58
Reputação : 3
Idade : 56
Simulador preferido : fs 2004
Emprego/lazer : Professor Universitário.
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!)

Mensagem por enzoaugusto Sex 29 Dez 2017, 18:34

Boa tarde amigos, me tirem uma duvida, eu percebo que na IVAO qundo se fala em ajustar o altimetro é falado em millibars (exemplo 1013mb) e na aeronave da PMDG está em inches (exemplo 29.92 in), eu normalmente aperto o atalho "B" para ajustar automaticamente, gostaria de saber se em como alterar o PMDG para millibars?

_________________
Enzo Augusto



****************************************************************************************
My Hardware:

- Fonte: Cosair CX750 Bronze
- Motherboard: Asus ROG Maximus X Formula
- RAM Memory: Kingston Hyper X Predator 32GB 3.200Mhz
- Processor: Intel 8ª geração I7-8086K 4.00 GHz/5.00 GHz
- Fan Cooler: Cool Master Hyper 212X
- Graphics Card: Giygabyte Nvidia RTX 4070 TI
- SSD 1: Kingston NV2 2TB NVMe M.2 (Master "C:")
- SSD 2: Kingston 1tb ("D:")
- Hard Disk: Seagate 2TB (Backups "E:")
- Monitor: Philips 272G, 27"/144Hz / 1ms Full HD with technology GSYNC (Nvidia)", Full HD, 144Hz, 1ms
- Headset: CoolerMaster Hyper X Cloud II

My Cockpit:

- Saitek Pro Flight Yoke System
- Saitek Pro Flight Throttle Quadrant
- Saitek Pro Flight Rudder Pedals
- Oculus Rift S
enzoaugusto
enzoaugusto
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 30/08/2014
Mensagens : 340
Reputação : 16
Idade : 45
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!)

Mensagem por Paulo Stavis Sáb 30 Dez 2017, 10:12

enzoaugusto escreveu:Boa tarde amigos, me tirem uma duvida, eu percebo que na IVAO qundo se fala em ajustar o altimetro é falado em millibars (exemplo 1013mb) e na aeronave da PMDG está em inches (exemplo 29.92 in), eu normalmente aperto o atalho "B" para ajustar automaticamente, gostaria de saber se em como alterar o PMDG para millibars?

No EFIS (http://www.flightvectors.com/_Media/b737-efis-control-panel_med.png) tem dois knobs, um pros minimos e um pra setar o altimetro. Se você girar esse do altimetro ele troca de milibar pra polegada (é só posicionar corretamente o mouse que ele muda a mãozinha e você consegue trocar).
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos