Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


como - Dúvida sobre descontinuidade de rota entre SID - rota - STAR e como as CIAs fazem. Gse_multipart13851

Dúvida sobre descontinuidade de rota entre SID - rota - STAR e como as CIAs fazem.

2 participantes

Ir para baixo

como - Dúvida sobre descontinuidade de rota entre SID - rota - STAR e como as CIAs fazem. Empty Dúvida sobre descontinuidade de rota entre SID - rota - STAR e como as CIAs fazem.

Mensagem por Correajl Dom 16 Jul 2017, 16:35

Pessoal, estou começando nessa coisa de simulação e tenho uma dúvida relativa aos procedimentos SID, uma rota e uma STAR. Uso FSX com 737NG PMDG e estou tentando fazer via FMC. Estou com o Airac de 201706.

Vejo que muitos tutoriais e cursos dizem que, quando temos essas descontinuidades, provavelmente estamos fazendo o plano de voo errado. Faz todo sentido, mas uma coisa me chamou a atenção e não consegui entender.

O voo é de SBSR para SBKP. Abaixo os links para as cartas.

http://www.aisweb.aer.mil.br/?i=aerodromos&lingua=pt-br&codigo=SBSR
Procedimento SID BARU-RIBE

http://www.aisweb.aer.mil.br/?i=aerodromos&codigo=SBKP
Procedimento STAR RNAV OBMAV 1A-PUPSI 1A RWY 15
Procedimento IAC ILS Y OU/OR LOC Y RWY 15

Seguindo toda a teoria que leio sobre planejamento, a SID citada leva até RIBE com transição em AAQ. Dali eu poderia traçar a rota até SBKP e tudo funciona normalmente, embora isso não faça muito sentido pois ir até AAQ é meio alongar o caminho, pois existe uma aerovia que vai direto de SBSR para SBKP. E, no mundo real, realmente isso não é aplicado (abaixo).

Quando olhamos aquelas rotas dos chamados voos repetitivos, vemos que nenhuma CIA aérea faz alguma rota que saia de AAQ, onde termina a SID. Todos os voos de SBSR para SBKP usam a Z10.

http://portal.cgna.gov.br/files/abas/2017-07-10/painel_rpl/localidades/Loc_SBSR_EOBT.txt

Aqui está o link da enrc L2 para facilitar também:
http://www.aisweb.aer.mil.br/cartas/rotas/xxxs_enrc-l2_enrc_20161013.pdf?CFID=9d0fba78-66f6-4a10-bcf6-baeb33c3910a&CFTOKEN=0

Dúvidas:

1) estou entendendo algo errado ou é isso mesmo que descrevi?
2) é obrigatória a saída usando uma SID? Ou é possível sair de outra forma? Imagino que exista saída visual ou algo assim.
3) quando usando uma SID, ela deve ser executada inteiramente, até a transição, ou pode sair no meio do procedimento, por exemplo, se no meio deste você passa em uma aerovia?
4) neste voo que citei, como as CIAs entram na Z10 ? Não usam SID para saída? Me parece que nenhuma SID de SBSR leva a um ponto da Z10, mas todos os voos são por ela. Fiquei sem entender.

Desde já agradeço a atenção. Valeu, abração!
Smile

Correajl
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 16/07/2017
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 38
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Dúvida sobre descontinuidade de rota entre SID - rota - STAR e como as CIAs fazem. Empty Re: Dúvida sobre descontinuidade de rota entre SID - rota - STAR e como as CIAs fazem.

Mensagem por Paulo Stavis Dom 16 Jul 2017, 17:50

Correajl escreveu:Pessoal, estou começando nessa coisa de simulação e tenho uma dúvida relativa aos procedimentos SID, uma rota e uma STAR. Uso FSX com 737NG PMDG e estou tentando fazer via FMC. Estou com o Airac de 201706.

Vejo que muitos tutoriais e cursos dizem que, quando temos essas descontinuidades, provavelmente estamos fazendo o plano de voo errado. Faz todo sentido, mas uma coisa me chamou a atenção e não consegui entender.

O voo é de SBSR para SBKP. Abaixo os links para as cartas.

http://www.aisweb.aer.mil.br/?i=aerodromos&lingua=pt-br&codigo=SBSR
Procedimento SID BARU-RIBE

http://www.aisweb.aer.mil.br/?i=aerodromos&codigo=SBKP
Procedimento STAR RNAV OBMAV 1A-PUPSI 1A RWY 15
Procedimento IAC ILS Y OU/OR LOC Y RWY 15

Seguindo toda a teoria que leio sobre planejamento, a SID citada leva até RIBE com transição em AAQ. Dali eu poderia traçar a rota até SBKP e tudo funciona normalmente, embora isso não faça muito sentido pois ir até AAQ é meio alongar o caminho, pois existe uma aerovia que vai direto de SBSR para SBKP. E, no mundo real, realmente isso não é aplicado (abaixo).

Quando olhamos aquelas rotas dos chamados voos repetitivos, vemos que nenhuma CIA aérea faz alguma rota que saia de AAQ, onde termina a SID. Todos os voos de SBSR para SBKP usam a Z10.

http://portal.cgna.gov.br/files/abas/2017-07-10/painel_rpl/localidades/Loc_SBSR_EOBT.txt

Aqui está o link da enrc L2 para facilitar também:
http://www.aisweb.aer.mil.br/cartas/rotas/xxxs_enrc-l2_enrc_20161013.pdf?CFID=9d0fba78-66f6-4a10-bcf6-baeb33c3910a&CFTOKEN=0

Dúvidas:

1) estou entendendo algo errado ou é isso mesmo que descrevi?
2) é obrigatória a saída usando uma SID? Ou é possível sair de outra forma? Imagino que exista saída visual ou algo assim.
3) quando usando uma SID, ela deve ser executada inteiramente, até a transição, ou pode sair no meio do procedimento, por exemplo, se no meio deste você passa em uma aerovia?
4) neste voo que citei, como as CIAs entram na Z10 ? Não usam SID para saída? Me parece que nenhuma SID de SBSR leva a um ponto da Z10, mas todos os voos são por ela. Fiquei sem entender.

Desde já agradeço a atenção. Valeu, abração!
Smile

Welcome

O que acontece as vezes é que um aeroporto não tem ligação com outro, apesar de haverem as aerovias entre os dois. E não há uma SID que conecte o aeroporto à tal aerovia. Quando se iniciam as operações há de se improvisar um pouquinho.
Outro fato é que uma coisa é a rota colocada no plano e outra é a rota autorizada. Nada impede da rota no PV ser Z10 PUPSI e durante a copia ser rotineiro o ATC autorizar a saida RIBE, após RIBE direto PUPSI, por exemplo.

1) Conforme comentei seu entendimento está correto sim. No plano de voo é necessário jogar uma rota que ligue os dois aeroportos, de preferência uma mais direta. Poderia-se colocar a W19, que é ligada a RIBE e após RPR a W51 até PIR mas isso significa uma volta bem maior. O que é feito é colocar a Z10 e autoriza algo mais direto quando se pede a cópia.
2) É uma das opções. A linha aérea costuma usar sempre saida IFR onde existe uma, deixando a saida visual para aeroportos que somente operam visual. Por mais que a SID não tenha uma ligação direta com a aerovia, pelo menos pra subida inicial é melhor executar uma e assim garante-se a segurança com relação à obstáculos. Após a altitude de segurança do setor é mais provável um DCT.
3) Não sei se há alguma situação em que corta-se a SID no meio pois elas são feitas para levar até uma aerovia. O que acontece é que a transição é opcional, pelo menos ela deve ser executada até o fixo de nome da saida (ex. saida RIBE vai até o fixo RIBE, saida CGO até o VOR CGO). Se há algum caso mais específico não tenho exemplo pra lhe dar agora.
4) Fico lhe devendo o procedimento real mas aposto R$10,00 que saem na RIBE e após tal altitude vão direto AAQ ou voam direto pro fixo LOKAR e seguem na Z10 até PUPSI pra ingressar na STAR.

Espero ter sanado suas duvidas. thumbsup

PS: Da proxima vez escolhe uma ponte aérea ou uma rota mais fácil lol lol lol lol
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Dúvida sobre descontinuidade de rota entre SID - rota - STAR e como as CIAs fazem. Empty Re: Dúvida sobre descontinuidade de rota entre SID - rota - STAR e como as CIAs fazem.

Mensagem por Correajl Seg 17 Jul 2017, 07:45

Caro Paulo, muito obrigado pelos esclarecimentos. Valeu demais, explicou sim. Acredito que muita gente que esteja começando tenha estas dúvidas e com as cartas e tudo mais explicado, até com os exemplos que você passou, esclarece bem!

Hahaha! Boa. Na verdade eu pensei "vou fazer uns voos aqui no interior de SP que deve ser mais simples do que aeroportos como Congonhas e Santos Dumont". Mas o que aconteceu foi o contrário fighting
thanks

Correajl
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 16/07/2017
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 38
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

como - Dúvida sobre descontinuidade de rota entre SID - rota - STAR e como as CIAs fazem. Empty Re: Dúvida sobre descontinuidade de rota entre SID - rota - STAR e como as CIAs fazem.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos