Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Licenças e Desenvolvimento Gse_multipart13851

Licenças e Desenvolvimento

3 participantes

Ir para baixo

Licenças e Desenvolvimento Empty Licenças e Desenvolvimento

Mensagem por matheus_vallim Qui 06 Jul 2017, 12:38

Caros, boa tarde!

É sabido que as licenças do Prepar3D causam discussões. Aqui no Vôo Virtual, fui instruído por muitos (se não quase todos que consultei) a comprar a versão Academic. A AVSIM é clara que se deve usar a versão Profissional para nós, "simuleiteiros". E o FSDeveloper vai mais a fundo e diz que ninguém pode adquirir o Prepar3D se não for estudante de aviação (Academic) ou piloto real em treinamento (Profissional).

Não vou reativar a discussão, mas sim criar uma nova sobre a licença de desenolvimento. Ela custa $9,90 ao mês. De acordo com o site oficial:

Anyone can become a Prepar3D Developer. No matter if you are a seasoned developer, or just starting out, we want to encourage you to develop for Prepar3D.

A single subscription will provide 2 full copies of Prepar3D Professional or Professional Plus for your use.

The Prepar3D Developer Subscription is designed to provide resources needed to develop Prepar3D Compatible offerings. The program is also open to any individual or business who is interested in using Prepar3D to develop applications and add-ons. Developers can employ a rich set of resources enabling you to develop complementary product offerings ranging from scenarios, vehicles, application add-ons or even integrating Prepar3D into a solution for deployment.


Ou seja, por $10 dolares você tem 2 licenças válidas por 1 mês. Incrivel, não? E é realmente incrível!

De acordo com a LM, você não pode "testar" seus addons no Prepar3D Academic ou Profissional. Toda vez que você for "testar" seus addons, tem que ser na versão dessa licença.

Exemplo: você começa um addon e vai trabalhar nele durante 2 meses. No ultimo mês, você paga seus 10 dolares, testa o addon, faz os ajsutes e lança (pago ou de graça).

Em vez de ter pago $200 (ou $60), você pagou apenas $10 para testar seu addon. Perfeito!

Outro ponto: os SDK são free. Totalmente acessíveis para todos. Eu mesmo uso o SDK da v4 para compilar meus addons para o FSX. Isso é permitido. Consequentemente, eles podem servir (e provavelmente vão servir) para o P3D v4, mas para ajustes finos, precisaria da licença developer.

Eu particularmente acho isso muito confuso por parte da LM. Mas as conclusões que chego, amparadas por gente experiente na área de desenvolvimento, é essa:

- Quer fazer addon para o Prepar3D? Faça: o SDK é free.
- Quer testar no Prepar3D (logicamente, se você faz, você vai testar)? Teste: $9.90 pelo mês que usar ou testar.
- Tem a versão Academic? Não pode testar. Colocar o seu BGL feito no Prepar3D para testar na versão Academic não pode, porque, se a versão é Academic, você a está utilizando somente para complementar sua formação prática durante seu curso de Ciências Aeronáuticas. Afinal, você comprou a versão Academic para isso, não para testar seus addons.

Não quero entrar no mérito entre Profissional x Academic, mas expor como, de fato, funciona a licença Developer.

Conclusão: a LM é clara ao dizer que o P3D é um simulador profissional, e que deve ser usado para tal, voltado à pilotos ou estudantes. Mas incentiva terceiros a desenvolver addons. Para isso, pague 10 dolares pelo mês que utilizar durante o desenvolvimento de seus addons.

Ressalto que essa conclusão, similar às discussões entre Profissional e Academic, possui diversas interpretações. Falha da LM, ao meu ver, pois poderia deixar as coisas mais simples.

Matheus

_________________
Matheus Vallim
Projeto "Academia da Força Aérea" Simulator

matheus_vallim
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 09/04/2011
Mensagens : 249
Reputação : 20
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Licenças e Desenvolvimento Empty Re: Licenças e Desenvolvimento

Mensagem por Paulo Stavis Qui 06 Jul 2017, 13:08

Se você for parar pra ler, na verdade nenhuma licença serve para o consumidor final. Ele mostra no quadrinho da pagina de comparação de licenças que não se pode usar para entretenimento, ou seja, eu posso usar porque tenho uma CHT e estou treinando para um recheque, por exemplo. Você, por outro lado, não poderia usar porque não está treinando e sim se divertindo, por exemplo.
Mas lá tem "learning", bom, e seu você está aprendendo pra um dia tirar sua CHT? Você pode usar então. E se nunca tirar, como fica?

Realmente não entendo porque eles fazem isso sendo que não há nenhum tipo de verificação sobre quem compra a licença academica. E também a unica diferença é a logomarca "academic". Tem quem fale que é porque eles não querem vender para o consumidor final. Acho mentira, se fosse assim eles iam ter tanta venda pra compensar o investimento? Aposto que ganham muito mais dinheiro vendendo academica e, por consequencia, licença de desenvolvimento (um puxa o outro) do que vendendo aquela de 2300 dólares.

Em cima de tudo eles deixam o SDK livre. Portanto você pode desenvolver e publicar sem testar, estaria de acordo com a politica. E se você desenvolveu, não testou e colocou no seu P3D (seja la qual for a versão) e achou um bug, corrigiu e lançou um patch. Isso tornou a instalação no seu P3D um teste?

A coisa começa a ficar muito nebulosa. Como alguns falam, vai de cada um analisar qual licença é cabivel à sua condição. Eu não vejo problema em usar a academica e baixar o SDK, desenvolver e testar no academico. Já o Raimundo pode ver isso como ilegal, pagar a licença de desenvolvedor e usar suas criações no seu P3D Profissional enquanto treina para seu recheque.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Licenças e Desenvolvimento Empty Re: Licenças e Desenvolvimento

Mensagem por matheus_vallim Qui 06 Jul 2017, 13:28

Excelente ponto de vista, Paulo.

Estava pesquisando sobre a licença de desenvolvimento e encontrei, no fórum oficial do P3D, um usuário pedindo ajuda para compilar seus modelos para o FSX, usando o SDK do P3D v4!

http://prepar3d.com/forum/viewtopic.php?t=120704

Esse tópico me faz ainda mais acreditar que possoo comprar uma licença por 1 mês por 10 dolares para testar meus addons para o P3D v4. Ou simplesmente fazer para o FSX e "não testar" para o P3D.

Matheus

_________________
Matheus Vallim
Projeto "Academia da Força Aérea" Simulator

matheus_vallim
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 09/04/2011
Mensagens : 249
Reputação : 20
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Licenças e Desenvolvimento Empty Re: Licenças e Desenvolvimento

Mensagem por Paulo Stavis Qui 06 Jul 2017, 13:41

matheus_vallim escreveu:Esse tópico me faz ainda mais acreditar que possoo comprar uma licença por 1 mês por 10 dolares para testar meus addons para o P3D v4. Ou simplesmente fazer para o FSX e "não testar" para o P3D.

Matheus

Ai tu coloca "não testado no P3D" no readme e espera os reviews. Tem gente que pode deixar de comprar/usar por medo (não está escrito "funciona no P3D"). Ou manda pra teus beta-testers e o problema passa a não ser seu... lol

Sério, não entendo qual o problema da LM. Vende um simulador que quase ninguém pode usar mas também não está nem ai pra ver se quem usa está dentro do EULA.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Licenças e Desenvolvimento Empty Re: Licenças e Desenvolvimento

Mensagem por JoaoVBettu Qui 06 Jul 2017, 13:48

Só para esclarecer a questão do uso para entretenimento, a Lockheed Martin, judicialmente, não pode comercializar o P3D com esse objetivo, pois o direito de uso da plataforma ESP para esse fim foi adquirido pela Dovetail Games alguns anos atrás.

_________________
Licenças e Desenvolvimento 446432
IVAO-BR - Senior Private Pilot | Ryzen 7 5800X @ 4.7GHz | 32GB RAM DDR4 3600MHz | Galax RTX3070 8GB | Windows 11 Pro
JoaoVBettu
JoaoVBettu
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/09/2013
Mensagens : 508
Reputação : 18
Idade : 26
Simulador preferido : X-Plane 11/MSFS
Emprego/lazer : Arquiteto Cloud/DevOps
Nacionalidade : Brasil

http://www.instagram.com/joaobettu/

Ir para o topo Ir para baixo

Licenças e Desenvolvimento Empty Re: Licenças e Desenvolvimento

Mensagem por matheus_vallim Qui 06 Jul 2017, 14:30

JoaoVBettu escreveu:Só para esclarecer a questão do uso para entretenimento, a Lockheed Martin, judicialmente, não pode comercializar o P3D com esse objetivo, pois o direito de uso da plataforma ESP para esse fim foi adquirido pela Dovetail Games alguns anos atrás.

João, essa informação explica muita coisa! Interessante. Está certa a LM então.

Abraços,

_________________
Matheus Vallim
Projeto "Academia da Força Aérea" Simulator

matheus_vallim
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 09/04/2011
Mensagens : 249
Reputação : 20
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Licenças e Desenvolvimento Empty Re: Licenças e Desenvolvimento

Mensagem por JoaoVBettu Qui 06 Jul 2017, 14:46

matheus_vallim escreveu:
JoaoVBettu escreveu:Só para esclarecer a questão do uso para entretenimento, a Lockheed Martin, judicialmente, não pode comercializar o P3D com esse objetivo, pois o direito de uso da plataforma ESP para esse fim foi adquirido pela Dovetail Games alguns anos atrás.

João, essa informação explica muita coisa! Interessante. Está certa a LM então.

Abraços,

Exato, na venda de licenças a LM dá uma de durona, mas por baixo dos panos não pune ninguém por usar as licenças de forma "errada", até porque ela adoraria vender o máximo de licenças possíveis com objetivo de entretenimento, mas também não quer levar um processo milionário.

Abraço!

thumbsup

_________________
Licenças e Desenvolvimento 446432
IVAO-BR - Senior Private Pilot | Ryzen 7 5800X @ 4.7GHz | 32GB RAM DDR4 3600MHz | Galax RTX3070 8GB | Windows 11 Pro
JoaoVBettu
JoaoVBettu
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/09/2013
Mensagens : 508
Reputação : 18
Idade : 26
Simulador preferido : X-Plane 11/MSFS
Emprego/lazer : Arquiteto Cloud/DevOps
Nacionalidade : Brasil

http://www.instagram.com/joaobettu/

Ir para o topo Ir para baixo

Licenças e Desenvolvimento Empty Re: Licenças e Desenvolvimento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos