Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Aproximações Circulares, Com Reversão e Hipódromo Gse_multipart13851

Aproximações Circulares, Com Reversão e Hipódromo

2 participantes

Ir para baixo

Aproximações Circulares, Com Reversão e Hipódromo Empty Aproximações Circulares, Com Reversão e Hipódromo

Mensagem por jpkosta Dom 02 Jul 2017, 03:06

Alguem poderia me informar o que seria uma aproximação com reversão? existe documentação detalhando ou normatizando esse procedimento?
E quanto a aproximações circulares (ou seria o correto "para circular"?)?Algum documento rege este procedimento, normatizando ele?
Aproximações tipo hipódromo? Nem sabia que tinha isso... Como é o procedimento?

Vi em um episódio do Mayday Desastres aéreos, que se usa o cronometro para cada etapa na APP Circular. Alguem poderia ajudar a esclarecer estas nomenclaturas e os procedimentos para cada uma?

Ficaria agradecido.

_________________
Porque antes de se espatifar no chão, agente aperta "reset"  Very Happy
Acompanhe meu canal no Youtube: www.youtube.com/flightsimhost
Windows 10 64 Bits, MOBO Gigabyte Z270XP SLI, I7 7700k Kaby Lake 4,6Ghz OC 5.0Ghz, NVidia GTX1070 256bits, 8Gb DDR5, 32GB RAM DDR4 2400Ghz OC 3000GhZ, 02 SSD Samsung 120GB, 01 SSD 960 PRO NVMe M.2 512GB, HidroCooler H75,
jpkosta
jpkosta
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 27/08/2009
Mensagens : 401
Reputação : -16
Idade : 45
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Administrador
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aproximações Circulares, Com Reversão e Hipódromo Empty Re: Aproximações Circulares, Com Reversão e Hipódromo

Mensagem por Paulo Stavis Dom 02 Jul 2017, 13:52

jpkosta escreveu:Alguem poderia me informar o que seria uma aproximação com reversão? existe documentação detalhando ou normatizando esse procedimento?
E quanto a aproximações circulares (ou seria o correto "para circular"?)?Algum documento rege este procedimento, normatizando ele?
Aproximações tipo hipódromo? Nem sabia que tinha isso... Como é o procedimento?

Vi em um episódio do Mayday Desastres aéreos, que se usa o cronometro para cada etapa na APP Circular. Alguem poderia ajudar a esclarecer estas nomenclaturas e os procedimentos para cada uma?

Ficaria agradecido.

Proc. com reversão: ILS Y 10 SBEG; Proc. Hipodromo: NDB 14 SBBU.

Tem documentação da ICAO sobre como construir o procedimento e quais as áreas de proteção necessárias porém não sei lhe dizer no momento qual documento é. O DECEA também tem alguma coisa, teria que dar uma procurada nas publicações deles.

No caso da App para circular acredito que se falou em voos de linha aérea. Nestes casos eles recomendam tempos para algumas pernas (por ex. afastar 45' na perna do vento). No FCTM do NGX tem algumas orientações também sobre isso.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aproximações Circulares, Com Reversão e Hipódromo Empty Re: Aproximações Circulares, Com Reversão e Hipódromo

Mensagem por jpkosta Seg 03 Jul 2017, 17:15

ILS Y 10 SBEG - Ok! Entendi!
NDB 14 SBBU - Bloqueio do NDB a 4000ft, entrando em padrão de espera descendo até 2900ft quando posso abandonar o orbita e seguir para pouso. Correto?
Dúvida1 - as legs da espera, são de 1min, conforme padrão?
Duvida2 - já que eu posso executar o padrão de espera até 2900ft, o que me impede de já descer a 2900ft com entrada direta para pouso, após o bloqueio do NDB? É como se fosse uma perna de afastamento se eu entendi bem... bloqueia a 4000ft em descida, termina a curva base a 3400ft para rebloquear o NDB a 2900ft e seguir para pouso.

Pode ajudar, paulo?

_________________
Porque antes de se espatifar no chão, agente aperta "reset"  Very Happy
Acompanhe meu canal no Youtube: www.youtube.com/flightsimhost
Windows 10 64 Bits, MOBO Gigabyte Z270XP SLI, I7 7700k Kaby Lake 4,6Ghz OC 5.0Ghz, NVidia GTX1070 256bits, 8Gb DDR5, 32GB RAM DDR4 2400Ghz OC 3000GhZ, 02 SSD Samsung 120GB, 01 SSD 960 PRO NVMe M.2 512GB, HidroCooler H75,
jpkosta
jpkosta
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 27/08/2009
Mensagens : 401
Reputação : -16
Idade : 45
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Administrador
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aproximações Circulares, Com Reversão e Hipódromo Empty Re: Aproximações Circulares, Com Reversão e Hipódromo

Mensagem por Paulo Stavis Seg 03 Jul 2017, 17:34

jpkosta escreveu:ILS Y 10 SBEG - Ok! Entendi!
NDB 14 SBBU - Bloqueio do NDB a 4000ft, entrando em padrão de espera descendo até 2900ft quando posso abandonar o orbita e seguir para pouso. Correto?
Dúvida1 - as legs da espera, são de 1min, conforme padrão?
Duvida2 - já que eu posso executar o padrão de espera até 2900ft, o que me impede de já descer a 2900ft com entrada direta para pouso, após o bloqueio do NDB? É como se fosse uma perna de afastamento se eu entendi bem... bloqueia a 4000ft em descida, termina a curva base a 3400ft para rebloquear o NDB a 2900ft e seguir para pouso.

Pode ajudar, paulo?

Na verdade não seria bem uma espera. Se você vem do setor noroeste, por exemplo, dá pra ingressar direto na perna de afastamento, fazer a curva pra perna de aproximação, bloquear e seguir em frente (não sei se seriam estes nomes das pernas mesmo ou teria algum especifico para o hipodromo). Já se fosse do setor leste pode fazer um ajuste à orbita tipo teardrop e seguir o procedimento.
O procedimento se faz assim: Você bloqueia ele pela primeira vez a 4000' e logo que estabelecer na 319 pode descer pra 3400' (altitude minima até voltar na QDM 139) e bloqueia novamente com altitude minima de 2900'. Após o bloqueio segue até a MDA...

Duvida 1: As pernas são de 1' mesmo a não ser que tenha outra especificada (já vi alguns que fala em DME ou perna maior que 1').
Duvida 2: A espera, se fossemos considerar, poderia ser executada a, no minimo, 4000' pois é a minima do setor (de todos eles na verdade). Você não poderia voar a 3400 na espera pois é 4000' o minimo do setor, e nem a 2900.
Estas restrições existem justamente para evitar algum problema maior. Falando no setor direto tudo fica simples, TEORICAMENTE poderia voar descendo a 2900' para cruzar o NDB e pousar direto. Porém veja que proximo a QDR 360 aproximadamente, setor que ainda seria permitida uma entrada direta, se você voa a 2900 pra passar no NDB a essa altura você dará um razo no obstáculo que está a 2234'. Falando dos outros setores de aproximação, não vejo nenhum obstáculo significativo na carta mas mesmo assim, caso houvesse, limitando a aeronave a 4000' até que ela bloqueie o NDB e esteja dentro da área de proteção você consegue atender a vários setores e várias limitações (caso houvesse) com um só procedimento.

Esse tipo de aproximação é uma das mais simples que teria, na minha opinião, pois você faz a aeronave descer em um padrão de espera e, portanto, precisa garantir as áreas de proteção em um espaço aéreo menor do que se for pra fazer uma reversão (pense sempre na área de proteção como a área provável que a aeronave vá estar + limites regulamentares).

Concluo que não há um impedimento em fazer o que você diz. Só que eu jamais desceria pra baixo da MSA em condições IMC ou iria inventar de cruzar o NDB abaixo dos 4000' que ele pede no inicio do procedimento. thumbsup
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aproximações Circulares, Com Reversão e Hipódromo Empty Re: Aproximações Circulares, Com Reversão e Hipódromo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos