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Desenvolver aeronaves X-Plane

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Desenvolver aeronaves X-Plane

Mensagem por eduphn em Qui 22 Jun 2017, 13:33

Pessoal,

Já uns anos no X-Plane versão 10, percebo claramente as reduzidas opções de versões de aeronaves para essa plataforma, e empresas grandes (PMDG) relutantes em mergulhar de cabeça com seus produtos nos software da Laminar há bons anos também.

Vendo casos de sucesso como as aeronaves pagas da Flight Factor, Dreamfoil... Bem como algumas gratuitas muito boas como o LET410 disponível no .org

Ficam algumas dúvidas a respeito da real possibilidade de se desenvolver aeronaves para essa plataforma para por exemplo uma startup.

Especulando sobre esse cenário, entendo quê:

- Especulando, será existe uma espécie de clube da Laminar que limita o número de desenvolvedores pagos para trabalhar com a plataforma;
Seja com o fornecimento de suporte técnico (expertise), bem como disponibilização de ferramentas, módulos, bibliotecas...

- Dado o número de aeronaves incompletas no .org, alguns muitos se interessam em começar o desenvolvimento e desistem no meio do caminho. Podemos sim considerar que se tratar de um hobby para alguns modelar e para isso dispõem de um tempo mínimo para esse hobby, mas o número é alto dessas aeronaves incompletas;

- Casos como o ERJ140 do Dan Klaue, que mesmo informando que não dispõe de tempo para um maior comprometimento com o desenvolvimento da aeronave (que é paga) dado seu vínculo com a Carenado, traduz-se o quanto parece ser difícil a implementação de aeronaves para o X-Plane, vide que o mesmo simula poucos sistemas da aeronave real (sem FMC, EFIS, FADEC... funcionais). Em comparação ao antigo ERJ145 da Feelthere para FSX, está bem distante em desenvolvimento;

- Por fim está o tempo de implementação de aeronaves que duraram anos (sei que para outras plataformas também) e elas não parecem constituir expertise para novas implementações. Explico: PMDG pelo que me consta demorou 4 anos para lançar o 73NG para o FSX, daí vieram muitos outros modelos no prazo de tempo bem inferior, possivelmente dada a expertise adquirida. Já a Flight Factor após o excelente B757, lançou apenas expansions pack e por fim lançou o B767 que em termos de operação e design, tem semelhanças com o B757, aí vieram B777 e A350 que não conheço ainda, e olha que o ramzzess deve ser influente na Laminar;


Aonde quero chegar: Será possível a possibilidade de uma startup iniciante na plataforma e ao menos adquirir o conhecimento do desenvolvimento de aeronaves? confused

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Re: Desenvolver aeronaves X-Plane

Mensagem por JoaoVBettu em Qui 22 Jun 2017, 14:02

eduphn escreveu:Pessoal,

Já uns anos no X-Plane versão 10, percebo claramente as reduzidas opções de versões de aeronaves para essa plataforma, e empresas grandes (PMDG) relutantes em mergulhar de cabeça com seus produtos nos software da Laminar há bons anos também.

Vendo casos de sucesso como as aeronaves pagas da Flight Factor, Dreamfoil... Bem como algumas gratuitas muito boas como o LET410 disponível no .org

Ficam algumas dúvidas a respeito da real possibilidade de se desenvolver aeronaves para essa plataforma para por exemplo uma startup.

Especulando sobre esse cenário, entendo quê:

- Especulando, será existe uma espécie de clube da Laminar que limita o número de desenvolvedores pagos para trabalhar com a plataforma;
Seja com o fornecimento de suporte técnico (expertise), bem como disponibilização de ferramentas, módulos, bibliotecas...

- Dado o número de aeronaves incompletas no .org, alguns muitos se interessam em começar o desenvolvimento e desistem no meio do caminho. Podemos sim considerar que se tratar de um hobby para alguns modelar e para isso dispõem de um tempo mínimo para esse hobby, mas o número é alto dessas aeronaves incompletas;

- Casos como o ERJ140 do Dan Klaue, que mesmo informando que não dispõe de tempo para um maior comprometimento com o desenvolvimento da aeronave (que é paga) dado seu vínculo com a Carenado, traduz-se o quanto parece ser difícil a implementação de aeronaves para o X-Plane, vide que o mesmo simula poucos sistemas da aeronave real (sem FMC, EFIS, FADEC... funcionais). Em comparação ao antigo ERJ145 da Feelthere para FSX, está bem distante em desenvolvimento;

- Por fim está o tempo de implementação de aeronaves que duraram anos (sei que para outras plataformas também) e elas não parecem constituir expertise para novas implementações. Explico: PMDG pelo que me consta demorou 4 anos para lançar o 73NG para o FSX, daí vieram muitos outros modelos no prazo de tempo bem inferior, possivelmente dada a expertise adquirida. Já a Flight Factor após o excelente B757, lançou apenas expansions pack e por fim lançou o B767 que em termos de operação e design, tem semelhanças com o B757, aí vieram B777 e A350 que não conheço ainda, e olha que o ramzzess deve ser influente na Laminar;


Aonde quero chegar: Será possível a possibilidade de uma startup iniciante na plataforma e ao menos adquirir o conhecimento do desenvolvimento de aeronaves? confused

Resposta rápida: IXEG. Eles não tinham muita experiência em desenvolvimento de aeronaves, e em 6 anos, com um grupo de apenas 3 desenvolvedores, fizeram esse 737Classic que bate muito avião por aí...

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Re: Desenvolver aeronaves X-Plane

Mensagem por Paulo Stavis em Qui 22 Jun 2017, 14:13

Vou dividir em duas partes minha opinião:

1) A empresa já desenvolve addons (ORBX, PMDG, Aerosoft, etc):

Como vimos algumas empresas começaram a fazer addons pro Xplane. A PMDG lançou o DC6 (acho extremamente questionável a escolha deste aviao como primeiro lançamento deles na plataforma). A Aerosoft publica addons de outros produtores. E a Orbx... bom, eles anunciaram que iriam fazer mas deram pra trás alegando problemas de compatibilidade.

O que acontece? Alguns tentam pegar alguma coisa que já está funcionando e rodar no outro simulador. Algumas coisas são mais simples enquanto outras mais complicadas. E isso se reflete no que a empresa pode produzir ou não.
Se ela não pode fazer um port de algum aspecto fundalmental isso significa que ela precisa desenvolver do zero uma tecnologia para aquela plataforma. E isso custa um bom dinheiro sem um retorno certo.

Quando se fala no caso da Orbx e todos os modules deles, é complicado você re-desenvolver tudo para outra plataforma. Coisa que eles levaram anos no FS. Isso pois eles querem que o cenário do FS seja identico ao do Xplane (people flow, object flow, etc). Já a PMDG lança um addon pro Xplane (DC6) e agora vai lançar para o P3D. Com certeza a aeronave será bem similar mas não será exatamente igual. O que não pode ser levado do Xplane pro FS não será e pronto.

Conclue-se que o maior entrave para uma produtora deste tipo é justamente adaptar seu trabalho à outra plataforma, mantendo todas as similaridades possíveis porém deixando uma coisa ou outra de lado quando necessário.

2) Empresa que está começando agora (seja somente xplane ou para ambos)

Uma empresa nova vai desenvolver suas técnicas do zero. Ela vai escolher uma plataforma, vai aprender sobre o desenvolvimento e vai evoluir a cada lançamento.
Como ainda não há nada rolando é mais facil para que, no início, a empresa defina para qual simulador ela vai produzir e desenvolva em paralelo para as duas plataformas, se for o caso. Como não tem nada pronto fica mais fácil você definir um padrão de qualidade e funcionalidade que atenda ambas as plataformas.

Será mais dificil o começo, obviamente, até que a maturidade do desenvolvimento seja atingida (quais ferramentas usar, qual o modo mais simples, como otimizar, etc) mas logo que isso seja atingido a tendência é ver qualidade em ambos os simuladores.

Em resumo não vejo problema algum em começar a desenvolver mas o know-how para FS é bem mais avançado que o do Xplane (visto que os tutoriais são em maior quantidade para o FS). Também penso que há de se buscar parcerias e ajuda no meio para conquistar seu lugar ao sol.
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Re: Desenvolver aeronaves X-Plane

Mensagem por eduphn em Qui 22 Jun 2017, 17:07

Como diria um professor que tive, não que seja difícil implementar as soluções... Mas o problema é o prazo que se for curto para implementar logo a solução custa caro se considerar o quantitativo de recursos alocados (horas) e caro com poucos recursos alocados se o prazo for longo.

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