Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal Gse_multipart13851

[FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal

5 participantes

Ir para baixo

Dúvida [FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal

Mensagem por matheus_vallim Ter 13 Jun 2017, 14:30

[Moderação, como não existe uma área específica para Desenvolvimento de Aeronaves, decidi postar aqui mesmo]

Caros, boa tarde.

Há cerca de 8 anos, eu e o Lidimar lançamos um T-25 para o FS2004 bem completo, com Virtual Cockpit funcional e um painel bem legal.

Nesse tempo eu me afastei da aviação virtual, fiz faculdade e não tinha um computador para rodar o FSX na época. De volta ao hobby, percebi que hoje temos o P3D e o FSX:SE, além do promissor FSW. Ambos possuem aeronaves com altíssimos detalhes, texturas 4096x4096 e outros recursos que nos dão dor de cabeça com VAS, 32 bits etc.

Enfim, o tempo passou, temos computadores muito bons e o meu laptop roda (enfim) o FSX.

Procurando por aeronaves para o FSX, me deparei com o meu T-25 para o FS2004. Tentei baixá-lo em vários sites para ver se era compatível com o FSX. E nada. Por sorte, como mostram as imagens, achei o modelo em Gmax, bonito, finalizado, mas sem as texturas e nem o arquivo XML base que controla animações, gauges do VC, entre outros. Então, por que não me aventurar?

Pontos em destaque:

- Não prometo nada, pois farei desse projeto um addon FREE.
- Ajuda: muito bem vinda. Quero texturas de altíssimas resolução. Nossa comunidade do Vôo Virtual é grande, quem sabe alguém aqui não seja cadete da AFA ou tenha acesso ao T-25 em si para tirar fotos?
- Prepar3D: não tenho, não pretendo ter no curto prato (só quando comprar um PC novo, o que vai demorar), mas quero uma aeronave compatível com o FSX:SE e o P3D. Precisarei de ajuda quanto a testes. Minha base é o Gmax, acredito que seja compativel com o SDK do P3D.
- Idéias: muito bem vindas. Quero fazer Gauges em 3D, ponteiros em 3D, botões clicáveis, entre outros. Compartilhem suas idéias!
- Dúvidas: terei muitas dúvidas, principalmente porque nunca mexi em compilação de aviões para FSX.

FS2004:
[FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal T-25-03

[FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal T25-02

[FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal T25-01

O que tenho daquele modelo mãos:

Um modelo bem avançado, sem texturas, sem XML code. A idéia é customizar o VC com instrumentos 3D.

[FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal T25%20VC

[FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal T25

Gostaria de contar com apoio de vocês nesse projeto.

Um abraço,
Matheus


Última edição por matheus_vallim em Sex 16 Jun 2017, 19:56, editado 1 vez(es)

matheus_vallim
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 09/04/2011
Mensagens : 249
Reputação : 20
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: [FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal

Mensagem por eduardoamll Ter 13 Jun 2017, 17:11

Que ótima notícia Matheus e boa sorte no desenvolvimento.

Do que eu conheço, em termos de modelagem, a principal diferença entre o SDK do FSX e do P3D é o xToMdl.exe (sucessor do antigo MakeMDL), o programa que transforma o modelo exportado do programa 3D em modelo MDL para rodar no simulador e basicamente qualquer aeronave nativa do FSX funciona no P3D.
Grosseiramente para uns testes iniciais, você pode exportar do GMAX como um arquivo ".X" , abrir ele com o Model Converter X e a partir dali exportar como MDL e utilizar no simulador. Fiz isso com os caminhões animados que criei para o tráfego de solo em aeroportos e funcionava para utilizar como um "avião voável" e fazer alguns testes, como nas animações.
eduardoamll
eduardoamll
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/07/2011
Mensagens : 1850
Reputação : 356
Idade : 33
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: [FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal

Mensagem por VSP4264 Qua 14 Jun 2017, 17:33

Matheus,

Você já pensou em fazer contato com a AFA em Pirassununga? Eles são bem prestativos em redes sociais, se você explicar direitinho acho que eles abraçam a causa!

_________________
Alexandre "VSP4264" Alves - BHZ - MG
VSP4264
VSP4264
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 17/02/2011
Mensagens : 2207
Reputação : 219
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: [FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal

Mensagem por matheus_vallim Qui 15 Jun 2017, 17:18

VSP4264 escreveu:Matheus,

Você já pensou em fazer contato com a AFA em Pirassununga? Eles são bem prestativos em redes sociais, se você explicar direitinho acho que eles abraçam a causa!

VSP4264, boa idéia! Mas vou me adaptar às técnicas de modelagem e compilação para o FSX afim de chegar ao pessoal da AFA com algo concreto em vista.

eduardoamll escreveu:Que ótima notícia Matheus e boa sorte no desenvolvimento.

Do que eu conheço, em termos de modelagem, a principal diferença entre o SDK do FSX e do P3D é o xToMdl.exe (sucessor do antigo MakeMDL), o programa que transforma o modelo exportado do programa 3D em modelo MDL para rodar no simulador e basicamente qualquer aeronave nativa do FSX funciona no P3D.
Grosseiramente para uns testes iniciais, você pode exportar do GMAX como um arquivo ".X" , abrir ele com o Model Converter X e a partir dali exportar como MDL e utilizar no simulador. Fiz isso com os caminhões animados que criei para o tráfego de solo em aeroportos e funcionava para utilizar como um "avião voável" e fazer alguns testes, como nas animações.

Eduardo, como exportar para *.x e onde encontrar o xToMdl.exe? To tentando achar isso no FS Developer, mas "regredi" ao básico apos todos esses anos!

Vamos à luta pelo T-25 hehe!

Matheus

matheus_vallim
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 09/04/2011
Mensagens : 249
Reputação : 20
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: [FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal

Mensagem por eduardoamll Qui 15 Jun 2017, 18:00

Não se preocupe Matheus. Quando fui tentar recomeçar em 2013 na criação de cenários, também tive a mesma sensação.

Quando você instalar o SDK do FSX, vem um conjunto de plugins (gamepack) para usar no GMAX. Após instalar esse plugin, será habilitado as ferramentas exclusivas do FSX e a opção de exportar para o formato ".X". A ferramenta XTOMDL.exe vem junto com no SDK do FSX, aí você precisa indicar o caminho para o Model Converter X encontrar ela.
Você obrigatoriamente terá que usar o SDK do FSX para exportar do GMAX, pois o do Prepar3D não tem mais plugins para ele.

_________________
DELL G15 5530 - i5-13450HX 2.40 GHz| NVIDIA RTX 3050 6GB| 24GB DDR5| (256 GB + 1TB) SSD | Win11 home
eduardoamll
eduardoamll
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/07/2011
Mensagens : 1850
Reputação : 356
Idade : 33
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: [FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal

Mensagem por matheus_vallim Qui 15 Jun 2017, 18:50

Eduardo, na hora de exportar aparece "Flightsim Cloud (*.CLD) e Flightsim Model (*.MDL)"

matheus_vallim
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 09/04/2011
Mensagens : 249
Reputação : 20
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: [FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal

Mensagem por eduardoamll Qui 15 Jun 2017, 19:04

Essa do arquivo ".x" segundo a FS Developer
Unfortunately Gmax won't export a X file... some issue with Autodesk not wanting MS to put that ability in. So you'll need to export as a FlightSim Model...
Ou seja, ele não vai criar arquivo intermediário no formato X. Então exporta como Flightsim Model (*.MDL)".
Dá uma olhada nisso. http://www.fsdeveloper.com/wiki/index.php?title=Exporting_a_GMax_object_into_FSX
Se conseguir criar um MDL, aí vc abre ele com o MCX. To vendo que as ferramentas de plugin do Gmax são diferentes do 3DS.

_________________
DELL G15 5530 - i5-13450HX 2.40 GHz| NVIDIA RTX 3050 6GB| 24GB DDR5| (256 GB + 1TB) SSD | Win11 home
eduardoamll
eduardoamll
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/07/2011
Mensagens : 1850
Reputação : 356
Idade : 33
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: [FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal

Mensagem por matheus_vallim Qui 15 Jun 2017, 19:29

eduardoamll escreveu:Essa do arquivo ".x" segundo a FS Developer
Unfortunately Gmax won't export a X file... some issue with Autodesk not wanting MS to put that ability in. So you'll need to export as a FlightSim Model...
Ou seja, ele não vai criar arquivo intermediário no formato X. Então exporta como Flightsim Model (*.MDL)".
Dá uma olhada nisso. http://www.fsdeveloper.com/wiki/index.php?title=Exporting_a_GMax_object_into_FSX
Se conseguir criar um MDL, aí vc abre ele com o MCX. To vendo que as ferramentas de plugin do Gmax são diferentes do 3DS.

Existia um jeito, eu lembro, tenho certeza... acho que usava o MakeMDL do FS2004 e gerava um *.x intermediário. Fiz assim no T-25. Postarei atualizações quando descobrir.

EDIT: imagens mais abaixo.


Última edição por matheus_vallim em Dom 18 Jun 2017, 00:49, editado 1 vez(es)

matheus_vallim
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 09/04/2011
Mensagens : 249
Reputação : 20
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: [FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal

Mensagem por VSP4264 Sex 16 Jun 2017, 20:52

Eu consigo imagens pra voce, contacte via MP...

_________________
Alexandre "VSP4264" Alves - BHZ - MG
VSP4264
VSP4264
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 17/02/2011
Mensagens : 2207
Reputação : 219
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: [FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal

Mensagem por matheus_vallim Dom 18 Jun 2017, 00:52

Imagens:

- Instrumentos 3D em desenvolvimento:

[FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal 20170618004153_1

[FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal 20170618004245_1

_________________
Matheus Vallim
Projeto "Academia da Força Aérea" Simulator

matheus_vallim
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 09/04/2011
Mensagens : 249
Reputação : 20
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: [FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal

Mensagem por GustavoAguiar Seg 19 Jun 2017, 01:12

Bom ver esse modelo de volta! Voei muito nele no FS9.
Na época que lançamos ele na extinta Aerovirtual, foi um sucesso! Eu posso ajudar fazendo repinturas pra ele (não manjo nada de fazer paintkits) e disponibilizar no meu blog.

Ah, pra corrigir: a bequilha dele era fixa no FS9. Lembro que pedi pro Lidimar dar um jeito e ele ficou de corrigir. Até hoje não corrigiu. lol
Lembro que ele não tinha som. Seria bom se alguém pudesse fazer o som pra ele.
GustavoAguiar
GustavoAguiar
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 30/09/2009
Mensagens : 572
Reputação : 53
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Mecânico de Aeronaves
Nacionalidade : Colômbia

http://airprofiles.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: [FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal

Mensagem por Alvega Seg 26 Jun 2017, 00:09

Tópico encerrado temporariamente a pedido do autor pois está decidindo ainda se o addon será freeware ou payware.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: [FSX/P3D] Desenvolvimento T-25 Universal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos