Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.

SID para SBTT

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

SID para SBTT

Mensagem por antoniointini em Dom 04 Jun 2017, 18:58

Pessoal,

O aeroporto de SBTT (Tabatinga) está bem na fronteira do Brasil com Peru e Colômbia. Na AISWEB não há nenhuma SID que entre no território peruano que tenha transição com KALOR (provavelmente por conta da jurisdição). Se eu quiser entrar na A566, devo seguir COM decolagem sem SID? Ou devo efetuar algum procedimento específico?

antoniointini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 20/10/2011
Reputação : 16
Simulador preferido : FSX SE
Emprego/lazer : Engenheiro Químico
Nacionalidade : Brasil

Re: SID para SBTT

Mensagem por João Pedro em Dom 04 Jun 2017, 19:51

antoniointini escreveu:Pessoal,

O aeroporto de SBTT (Tabatinga) está bem na fronteira do Brasil com Peru e Colômbia. Na AISWEB não há nenhuma SID que entre no território peruano que tenha transição com KALOR (provavelmente por conta da jurisdição). Se eu quiser entrar na A566, devo seguir COM decolagem sem SID? Ou devo efetuar algum procedimento específico?

Em casos assim, o controle passa algum procedimento para a aeronave, e.g.: "Após a decolagem mantém a proa até _____ e depois voa direto KALOR" ou outra coisa que seja necessária. Nesse caso, como Tabatinga é um aeródromo com pouquíssimo tráfego, eu decolaria manteria a proa da pista até 400 AGL e depois voaria direto na proa do fixo de rota. Não é um procedimento oficial, embora seja totalmente aplicável se feito em coordenação com o controle.

João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Reputação : 218
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante

Mensagem por antoniointini em Dom 04 Jun 2017, 20:38

Muito obrigado João! Foi o que acabei fazendo... era mais pra ter certeza de que não tinha alguma ação específica (já que se tratava de fronteira entre países). Este voo foi uma das pernas do Tour da Ivao de aeronaves Vintage (estou fazendo com o Electra da Varig, só com VOR e NDB).

antoniointini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 20/10/2011
Reputação : 16
Simulador preferido : FSX SE
Emprego/lazer : Engenheiro Químico

Mensagem por João Pedro em Dom 04 Jun 2017, 22:10

antoniointini escreveu:Muito obrigado João! Foi o que acabei fazendo... era mais pra ter certeza de que não tinha alguma ação específica (já que se tratava de fronteira entre países). Este voo foi uma das pernas do Tour da Ivao de aeronaves Vintage (estou fazendo com o Electra da Varig, só com VOR e NDB).

Por nada, Antônio.
A autorização de saída é dada pelo ATC que controla a área - como tabatinga só tem AFIS creio que deva ser passado pelo ACC. Porém, a coordenação é feita com todos para que seja feita a coisa mais fluente e segura possível. Com certeza deve haver contato entre os controladores brasileiros e os peruanos.

João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Reputação : 218
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: