Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] Vem aí o Boeing 797 Gse_multipart13851

[Internacional] Vem aí o Boeing 797

Ir em baixo

[Internacional] Vem aí o Boeing 797 Empty [Internacional] Vem aí o Boeing 797

Mensagem por Amilckar em Sex 10 Mar 2017, 16:04

Vem aí o Boeing 797

Fabricante americana estuda um inédito jato birreator que se posicionará entre o 737 e o 787

[Internacional] Vem aí o Boeing 797 Boeing-797-750x500
Projeção do Boeing 797 feita para jogos de simulação: novo jato pode agradar companhias de baixo custo (Fly Away)

A Boeing nega, mas executivos de empresas que participam das pesquisas de suas novas aeronaves garantem que vem aí o 797, um novo birreator de corredor duplo. De acordo com o jornal Seattle Times, da cidade sede da Boeing, a fabricante ainda reluta em revelar sua intenção de criar esse novo avião, mas as próprias companhias anseiam por ele.

E que aeronave seria essa? Um modelo ‘widebody‘ (fuselagem larga) com capacidade para mais de 200 assentos. Ou seja, com perfil para substituir o 757 de corredor único e ser uma alternativa para as companhias que precisam de um avião maior, mas consideram o 787-8 muito grande – ao menos na aviação virtual, o ‘797 já existe’, como mostra a ilustração da abertura, retirada de um game de simulação.

A solução só não é simples porque um jato com esse porte e dois corredores teria um custo por assento mais elevado. Por essa razão, o caminho passa por uma nova geração de motores ainda mais econômicos, uma fuselagem mais leve e uma aerodinâmica eficiente capaz de tornar sua operação tão viável quanto a de um avião de corredor único como o Airbus A321.

A vantagem é que esse jato teria um alcance superior e poderia assumir rotas transoceânicas que não justifiquem um modelo maior. A Boeing já estuda o assunto há tempos na forma dos projetos MOM (algo como ‘meio do mercado’) e NMA (novo avião médio), mas quem garante que surgirá em breve o 797 é Steven Udvar-Hazy, presidente da Air Lease Corp, grande cliente da Boeing e espécie de guru do mercado: “Chame o de 797”, disse Udvar-Hazy para o jornal de Seattle. “É isso que ele será”.

Rival indireto

A Boeing tem hoje esse nicho não explorado em seu portfólio (veja abaixo), mesmo que lance a mais nova versão do 737, a 10X. Companhias que precisam de mais do que um 737 MAX 9, com capacidade para pouco mais de 200 assentos, só encontram o 787-8, que leva mais do que 300 passageiros em classe única. O problema é que ele custa quase o dobro do 737 (225 milhões de dólares contra 117 milhões do irmão menor).

[Internacional] Vem aí o Boeing 797 Infografico-boeing-797-750x500
Os aviões da Boeing e Airbus e onde o 797 poderia se encaixar

O que anima a fabricante a seguir em frente é estimar um mercado para cerca de 5 mil aeronaves nos próximos anos. Acredita-se que essa demanda esteja em parte em companhias de baixo custo que operam hoje com aviões menores. Mesmo uma companhia como a Delta pode ver no hipotético 797 o avião ideal para rotas transatlânticas, por exemplo. No Brasil, a Gol parece ser um caso semelhante. A empresa aérea, que tem uma frota única de 737, não possui uma opção viável de aeronave capaz de realizar seus voos internacionais – ela operou algumas frequências para os Estados Unidos usando o 737 e fazendo várias escalas enquanto suas concorrentes utilizam jatos de fuselagem larga.

O fantasma para a Boeing é justamente o fato de aviões de fuselagem larga e pequena capacidade terem ‘naufragado’. A Airbus tentou emplacar o A310, versão menor e mais moderna do pioneiro A300 e vendeu apenas 255 aviões. A própria Boeing viu o 767-200 vender bem menos que a versão -300, mais longa. Dos 1,2 mil produzidos apenas 250 foram do 767 mais curto.

[Internacional] Vem aí o Boeing 797 Varig-767-200-750x420

[Internacional] Vem aí o Boeing 797 Passaredo-a310-750x420

[Internacional] Vem aí o Boeing 797 Boeing_757-750x420

John Leahy, executivo de vendas da Airbus, desdenhou do potencial de um novo widebody. Para ele, as companhias precisam de modelos como o A321neo, capaz de levar 240 passageiros com um custo muito baixo e alcance que permitiria voos transatlânticos.

Pode ser apenas uma forma de despistar, afinal a Airbus foi rápida em lançar o A350XWB assim que viu que o 787 fazia sentido, mesmo com todas as incertezas criadas pelas novas tecnologias empregadas. Quem conhece a Boeing de perto arrisca dizer que o 797 pode ser anunciado em 2018, mas a entrada em serviço dificilmente ocorreria antes de 2025. Até lá, vai dar para saber quem ocupará melhor esse ‘vácuo’ entre os jatos de corredor único e os atuais widebodies.

Fonte: Airway

_________________
Carlos Amilckar
[Internacional] Vem aí o Boeing 797 Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11035
Reputação : 511
Idade : 53
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

[Internacional] Vem aí o Boeing 797 Empty Re: [Internacional] Vem aí o Boeing 797

Mensagem por andre_sp em Seg 13 Mar 2017, 10:53

Good post Amilckar.

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 11470
Reputação : 1044
Idade : 50
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum