Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] FAB recebe novo avião para “calibrar” aeroportos Gse_multipart13851

[Brasil] FAB recebe novo avião para “calibrar” aeroportos

Ir para baixo

[Brasil] FAB recebe novo avião para “calibrar” aeroportos Empty [Brasil] FAB recebe novo avião para “calibrar” aeroportos

Mensagem por Amilckar Qui 29 Set 2016, 07:33

FAB recebe novo avião para “calibrar” aeroportos

Legacy 500 com antenas e equipamentos especiais vai inspecionar o tráfego aéreo brasileiro

[Brasil] FAB recebe novo avião para “calibrar” aeroportos LegacyFAB_02-960x640
Não parece, mas esse Legacy tem 14 antenas escondidas pela fuselagem e as asas (DECEA)


A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu na sexta-feira (23) o primeiro jato Legacy 500, denominado IU-50, aeronave que será responsável por medir, aferir e calibrar equipamentos auxiliares à navegação aérea instalados em aeroportos de todo o Brasil.

O avião da Embraer com equipamentos especiais será operado pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), uma unidade do Departamento de Controle do Espaço Aérea (DECEA), baseado na área militar do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ).

O primeiro IU-50, que a FAB chama de “aeronave laboratório”, faz parte do projeto I-X, iniciado em 2015, para substituição dos veteranos IC-95, baseados no turbo-hélice Embraer Bandeirante. O GEIV ainda vai receber outro Legacy 500 em dezembro deste ano e outras quatro aeronaves serão entregues ao grupo até o final de 2020, informou o DECEA.

Aeronave laboratório

O Legacy convertido para inspeção aérea possui 14 antenas na parte externa, além das já existentes, e uma câmera de alta resolução. A aeronave pode analisar as capacidades e condições dos radares pelo Brasil ou encontrar fontes de interferência nos serviços de comunicação e navegação, como rádios piratas.

[Brasil] FAB recebe novo avião para “calibrar” aeroportos LegacyFAB_01-960x640
Batismo do primeiro IU-50, na base do GEIV, no Rio de Janeiro (DECEA)


Com explica o DECEA, o processo de reaparelhamento proporciona um salto na qualidade nas possibilidades da inspeção em voo no Brasil, em virtude da implantação do “Programa Sirius” no espaço aéreo nacional. O projeto é uma série de soluções estratégicas para melhorar e gerenciar o espaço aéreo brasileiro, associado às necessidades do meio ambiente.

Com o Legacy 500, o DECEA afirma que as novas aeronaves do GEIV vão tornar os serviços de apoio à navegação aérea mais seguros, com sistemas de maior precisão e confiabilidade. O grupo ainda destaque a facilidade de operação do jato, o único do mundo em seu porte com tecnologia “fly by wire”, controle das superfícies móveis de comando da aeronave por intermédio de pulsos elétricos. O IU-50 alcança 800 km/h e tem autonomia de 5.600 km.

[Brasil] FAB recebe novo avião para “calibrar” aeroportos BandeiranteFAB_02-960x640
O IC-95 Bandeirante foi utilizado pelo GEIV durante 32 anos (FAB)


Fonte: Airway

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] FAB recebe novo avião para “calibrar” aeroportos Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos