Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Como melhorar o uso da memória no WIN10. Aprenda aqui! Gse_multipart13851

Como melhorar o uso da memória no WIN10. Aprenda aqui!

3 participantes

Ir para baixo

Como melhorar o uso da memória no WIN10. Aprenda aqui! Empty Como melhorar o uso da memória no WIN10. Aprenda aqui!

Mensagem por Ultra Sex 23 Set 2016, 09:27

Ando sumido... mas sempre que posso venho e trago boas novas, ou não tão novas assim...

Pessoal me perguntando através de MP como melhorar o desempenho do WIN10 para os simuladores. Abaixo segue um video bem explicativo de como fazer. Bem simples e rápido. Desta forma é possível limitar o uso do SYSTEM do win10 para não consumir tanta memória já que esse é o maior vilão até então!

Espero que ajude!



Abraços em todos!

thumbsup

_________________
Ryzen 5 3600 |  Asus Prime B450M  |  RX 5700XT  8G Sapphire Nitro+ | 16Gb Vulkan T-Force DDR4 3000  |  WaterCooler ML120L V2  |  TV Samsung TU7020 43' 4K  |  Win10 Pro 64  |  Case Redragon Grimlock
Ultra
Ultra
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/03/2010
Mensagens : 2238
Reputação : 411
Idade : 47
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar o uso da memória no WIN10. Aprenda aqui! Empty Re: Como melhorar o uso da memória no WIN10. Aprenda aqui!

Mensagem por flavioSSA Sex 23 Set 2016, 10:52

Ultra, tudo bem? Com todo respeito, permita-me discordar do vídeo.
Sobre esse lance de consumo de memória, deve-se ter cuidado com o que se pode fazer. No caso deste video, o rapaz dá a "dica" de mexer na memória virtual, mais conhecida como "SWAP". O processo "system" é um processo de gerenciamento de kernel do s.o. e ele não deve ser alterado pois vai impactar diretamente na forma como o s.o. funciona. Somente, pessoas com conhecimento acima da média em S.O. devem mexer com isso.
Voltando ao vídeo, o processo "system" vai usar mais memória virtual "swap" quando tiver menos memória física disponível. Então, por exemplo, se a máquina tiver de 8gb pra menos, vai se ter mais consumo de swap com acesso de I/O de disco e consequentemente mais uso de memória física pelo processo "system" para gerenciar os ponteiros de memória na área de swap utilizados. (O processo system vai gastar mais memória física para gerenciar mais memória swap, por isso o processo system chega aos 1gb)
Se a máquina tiver mais memória física, este processo system vai precisar de menos área de swap. Veja como fica aqui em minha máquina com 32Gb (Esse valor praticamente NUNCA vai sair disso, somente se carregar muita coisa com alta demanda de memória, como softs de processamento de video, softs de imagem com imagens MUITO grandes e por ai vai):

Como melhorar o uso da memória no WIN10. Aprenda aqui! Swap
Olhem como o consumo do processo system é ínfimo em uma máquina com boa quantidade de memória física. (Esta sessão windows está aberta a 2hs30, mais abaixo explico o motivo de saber essa informação)

Então, resumindo, em uma máquina com pouca disponibilidade de memória física, o SWAP vai sempre ser necessário. E o cara no vídeo está exatamente RESTRINGINDO que o S.O. procure o uso de swap (De forma altamente equivocada). Ou seja, você vai ter mais memória física disponível para abrir outras coisas, mas a performance de qualquer programa que abrir que precise de espaço de memória maior do que a disponível fisicamente, vai precisar de swap que não existe mais pois o usuário mesmo restringiu esse parâmetro!! Portanto, em maquinas com pouca memória, deixe o controle em "AUTOMATICO" mesmo. Não recomendo mexer com este parâmetro. No video, dá pra ver que o rapaz SÓ TEM 4GB de memoria o que obriga o win10 a fazer swap de cara!! E no resultado que ele diz que o system só usa "17mb apenas", TODO windows quando inicializa, vai vir com o uso de memória deste processo praticamente zerado, só subindo a medida que for abrindo aplicativos em uma sessão de uso. Ele ainda usa um sistema operacional de 64bits, o que aumenta em muito a quantidade de memória necessária para operar (Teria que explicar arquitetura de palavras 64bits mas fica para um outro momento), então o rapaz está passando conceitos equivocados!! -- Muito cuidado com tutoriais do youtube --  assobiar
Em máquinas com maior quantidade de memória física disponivel (8gb pra cima em média a depender do que pretende abrir no computador), não haverá nenhuma razão para mexer com esse parâmetro, pois dificilmente o computador precisará recorrer a memória swap para gerenciar programas abertos.

Sei muito bem disso, pois sou DBA na vida real e um dos meus afazeres é "calcular" estes valores de uso de memória de banco de dados corporativos, para que exatamente o banco consiga operar dentro da memória física, sem precisar de partir para o swap.

Então dando minha contribuição para este ponto, a única forma de garantir que o windows não vá para a área de swap seria adquirir mais memória. 12gb a 16gb (Qualquer valor maior do que 8gb) acredito que atenda as demandas da maioria dos usuários do windows hoje. Inclusive para simuladores.

Aqui tem um texto legal sobre área swap se alguém quiser se aprofundar um pouco mais sobre o tema: http://www.hardware.com.br/tutoriais/hardware-iniciantes-3/pagina3.html

Valeu! thumbsup

_________________
Flavio - MSFS & P3D v4.5 - Win 11 Pro 64 - VV206
i912900KF 5.2ghz - ASUS TUFZ690 - AIO Cooler Master PL360 Flux Masterliquid - 32gb Kingston Fury DDR4 3600mhz - Asus RTX 2080 Super - AGON 32'' AG323FCXE 165mhz
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSDs M2 2Tb+1Tb XPG - Minhas imagens do FS
flavioSSA
flavioSSA
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8137
Reputação : 793
Idade : 48
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar o uso da memória no WIN10. Aprenda aqui! Empty Re: Como melhorar o uso da memória no WIN10. Aprenda aqui!

Mensagem por campospinto Sex 23 Set 2016, 14:29

Oi Flavio, muito interessante suas observações, já andei pesquisando sobre isso e acabei deixando o Windows 10 gerenciar do jeito dele.
Um fato que notei no 10 é que ele aloca uma porção bem pequena do disco, tenho 8GB de RAM e minha partição é de apenas 1728MB, me lembro que Windows 7 64 o valor alocado era muito maior, as vezes maior que memória RAM existente.
Quanto ao mito de restringir ou até extinguir swap , ainda na época do Windows 7 li um tutorial onde a ideia era que se não existisse swap o sistema ia "se virar" e operar apenas com RAM, experimentei e não gostei.


João Alfredo

_________________
É impossivel agradar Gregos e Troianos
campospinto
campospinto
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 10/11/2011
Mensagens : 684
Reputação : 44
Idade : 66
Simulador preferido : FSX SE X-Plane
Emprego/lazer : Manutenção de micros/pedaladas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar o uso da memória no WIN10. Aprenda aqui! Empty Re: Como melhorar o uso da memória no WIN10. Aprenda aqui!

Mensagem por flavioSSA Sex 23 Set 2016, 14:52

Oi João, então .... esse "se virar" que é o problema. Rsss....
O Win10 consome menos, pois a tecnologia de gerenciamento de memória vai melhorando com o tempo e claro, o próprio Win10 usa um kernel bem mais eficiente do que as versões anteriores. thumbsup

_________________
Flavio - MSFS & P3D v4.5 - Win 11 Pro 64 - VV206
i912900KF 5.2ghz - ASUS TUFZ690 - AIO Cooler Master PL360 Flux Masterliquid - 32gb Kingston Fury DDR4 3600mhz - Asus RTX 2080 Super - AGON 32'' AG323FCXE 165mhz
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSDs M2 2Tb+1Tb XPG - Minhas imagens do FS
flavioSSA
flavioSSA
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8137
Reputação : 793
Idade : 48
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar o uso da memória no WIN10. Aprenda aqui! Empty Re: Como melhorar o uso da memória no WIN10. Aprenda aqui!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos