Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


para - Como fazer Backup com imagem do HD e FSX para evitar sempre reinstalar tudo? Gse_multipart13851

Como fazer Backup com imagem do HD e FSX para evitar sempre reinstalar tudo?

4 participantes

Ir para baixo

para - Como fazer Backup com imagem do HD e FSX para evitar sempre reinstalar tudo? Empty Como fazer Backup com imagem do HD e FSX para evitar sempre reinstalar tudo?

Mensagem por brunnosouto Seg 19 Set 2016, 10:56

Bom dia pessoal,

sou novo no forum, apesar de ser antigo na simulação.

Tenho uma maquina boa ( I7, 16 gb RAM, GTX 760, SSD 250 gb + HD 1TB). Uso muitos addons ... ORBX GLOBAL e VECTORS, cenarios do brasil do Paulo ricardo, cenarios europa, colombia, motor de meterologia, add ons para enviar dados para telas dos ipad, drivers da Saitek (tenho todos kits da saitek).

Instalo o FSX no SSD (o pc praticamente so é pro FSX) e alguns cenarios mais pesados no HD de 1TB pra nao encher o SSD.

Minha pergunta é, qual melhor estrategia para criar uma imagem de recuperação para evitar o trabalho intenso de reinstalar tudo? Estou formatando o PC hoje para recomecar do zero e nao quero ter este trabalho mais. Minha duvida é pq coloco algumas coisas do FSX no SSD e outras no HD 1 TB.

Peco gentileza me deem uma forca neste aspecto, software que permite isto e qual melhor estratégia.

De antemao agradeco em demasia pela atencao.

brunnosouto
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 19/09/2016
Mensagens : 14
Reputação : 0
Idade : 42
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

para - Como fazer Backup com imagem do HD e FSX para evitar sempre reinstalar tudo? Empty Re: Como fazer Backup com imagem do HD e FSX para evitar sempre reinstalar tudo?

Mensagem por clayton1975 Seg 19 Set 2016, 13:35


_________________
I7 8770k 4.8Ghz, EVGA GTX1080-SC 8GB, Aorus Z-370M, 32Gb 2400Mhz,02 SSD M.2 480Gb+1Tb, 02 Seagate Barracuda 7200 1T, Fonte Corsair 750W, Thrustmaster T-1600,  Saitek Pro Flight Throttle Quadrant, VKB T-Rudder mkIII, Monitor LG 29wk600.
clayton1975
clayton1975
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 18/07/2013
Mensagens : 189
Reputação : 12
Idade : 49
Simulador preferido : P3DV5/X-Plane11
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

para - Como fazer Backup com imagem do HD e FSX para evitar sempre reinstalar tudo? Empty Re: Como fazer Backup com imagem do HD e FSX para evitar sempre reinstalar tudo?

Mensagem por brunnosouto Seg 19 Set 2016, 19:26

Boa noite,

Obrigado pela atenção, mas este topico que sugeriu trata mais de quem tem uma instalação antiga. Eu estou comecando do zero. Queria saber qual programa ideal para fazer imagem com praticidade de recuperacao, e sobretudo a questao de a instalacao do FSX ficar em 2 HDs.

Continuo no aguardo por ajuda.


brunnosouto
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 19/09/2016
Mensagens : 14
Reputação : 0
Idade : 42
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

para - Como fazer Backup com imagem do HD e FSX para evitar sempre reinstalar tudo? Empty Re: Como fazer Backup com imagem do HD e FSX para evitar sempre reinstalar tudo?

Mensagem por james008 Seg 19 Set 2016, 21:50

A solução mais prática talvez seja fazer um arranjo RAID 1, em que você teria dois dispositivos permanentemente espelhados, em tempo real, só que, no seu caso, você precisaria fazer dois arranjos RAID 1, um pra o SSD e outro pro HDD. O problema é que se algo na instalação do FSX se corromper, o HDD espelhado sofrerá do mesmo mal. Isso resolve caso o HDD principal falhe, aí sim o outro está a ponto de bala e atualizado para substituir, mas se algum problema em algum arquivo do FSX ocorrer, ocorrerá também no HDD espelho.

Eu, particularmente, não uso nem a instalação base do FSX no SSD, mas sim no HDD, primeiro porque o SSD pro FSX só diminuiria um pouco os tempos de carregamento do simulador e do cenário, mas não faria diferença prática alguma durante o vôo, segundo porque, ainda assim, essa vantagem no carregamento seria melhor aproveitada caso todo o simulador, inclusive os add-ons, estivesse no SSD, mas, estando divididos, a parte que está no HDD continuaria retardando os tempos de carregamento.

Eu uso dois SSDs em RAID 0 para o sistema, dois HDDs eu RAID 0 para o FSX (por força do RAID 0, a performance do FSX no HDD fica bastante acelerada em comparação a um HDD só e, possivelmente, estando o FSX todo num arranjo de 2 HDDs em RAID0, a performance será similar ou até mesmo superior em relação a estar parte num SSD e parte num HDD avulso), outros dois HDD em RAID 1 para guarda com espelhamento de arquivos importantes, instaladores de add-ons, documentos, fotos e tudo mais que gostaria de ter redundância e, finalmente um HDD adicional para arquivos de menor importância e backup periódico do FSX.

Periodicamente eu faço backup manual das pastas mais importantes do FSX (addon scenery, aeronaves adicionais, scenery, texture, effects, modules etc.) para esse último HD, de modo que, se algo acontecer, eu tenho backup mais ou menos recente do simulador, ainda que não seja em tempo real, porque, como dito, se optar por backup em tempo real via RAID 1, você terá seu backup corrompido se algo no FSX se corromper. Neste backup, é fundamental salvar também os arquivos instalados em outras pastas do sistema (c:\users\...\appdata\local e roaming, c:\programdata e meus documentos) e, se eu tiver algum problema na instalação original, tenho fácil acesso ao meu backup quase que 100% atual, eventualmente desatualizados em alguns dias ou semanas.

Detalhe: se optar pelo RAID, lembre-se que ele é controlado via placa mãe, portanto não consome recursos de processador como outras soluções de backup/imagem de HD via software podem consumir, e processador livre é praticamente tudo em matéria de frames no FSX.

Marcelo Monteiro


Última edição por james008 em Seg 19 Set 2016, 21:53, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acrescentar detalhe)

james008
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 16/06/2014
Mensagens : 76
Reputação : 4
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

para - Como fazer Backup com imagem do HD e FSX para evitar sempre reinstalar tudo? Empty Re: Como fazer Backup com imagem do HD e FSX para evitar sempre reinstalar tudo?

Mensagem por brunnosouto Seg 19 Set 2016, 21:57

Obrigado pelas informações Marcelo. Muito proveitosas. Mas estava pensando em algo estilo o Norton Ghost, que fazia uma imagem de todo o sistema e softwares instalados. Literalmente uma IMAGEM de todo o sistema s softwares. Estou recomecando do Zero... apos instalar pelo menos o ORBX Global + ORBX vectos + configurar kits saitek + telas do IPAD + Controles e ajustes do FSX + EZDOK camera ....etc ... Ai fazer uma imagem.

Caso de algum erro..voltar à este ponto.

brunnosouto
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 19/09/2016
Mensagens : 14
Reputação : 0
Idade : 42
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

para - Como fazer Backup com imagem do HD e FSX para evitar sempre reinstalar tudo? Empty Re: Como fazer Backup com imagem do HD e FSX para evitar sempre reinstalar tudo?

Mensagem por Paulo Stavis Ter 20 Set 2016, 13:40

brunnosouto escreveu:Obrigado pelas informações Marcelo. Muito proveitosas. Mas estava pensando em algo estilo o Norton Ghost, que fazia uma imagem de todo o sistema e softwares instalados.  Literalmente uma IMAGEM de todo o sistema s softwares. Estou recomecando do Zero... apos instalar pelo menos o ORBX Global + ORBX vectos + configurar kits saitek + telas do IPAD + Controles e ajustes do FSX + EZDOK camera ....etc ... Ai fazer uma imagem.

Caso de algum erro..voltar à este ponto.

http://www.macrium.com/reflectfree.aspx

A versão free aparenta ter funções suficientes. Pelo que pesquisei este é um dos melhores programas para este fim. Nunca testei, prefiro instalar tudo novamente mas fica a sugestão.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

para - Como fazer Backup com imagem do HD e FSX para evitar sempre reinstalar tudo? Empty Re: Como fazer Backup com imagem do HD e FSX para evitar sempre reinstalar tudo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos